
Advogados que integram a Assessoria Jurídica de Ricardo Coutinho (PSB), candidato a Governador pela Coligação “Uma Nova Paraíba”, estão concluindo os estudos visando apurar os números das pesquisas publicadas pelos institutos CONSULT, contratada pelo Sistema Correio de Comunicação e Diário Data Associado, contratada pelo Jornal “O Norte”, respectivamente, além de outros institutos suspeitos de vender pesquisas.
Segundo informação do advogado Johnson Abrantes (foto), que integra a equipe de assessoramento jurídico da campanha da oposição, no sábado, dia 14 do corrente, o Jornal “O Norte” publicou uma pesquisa que dá 32% de preferência para o candidato José Maranhão (PMDB) sobre o seu principal concorrente.
Na segunda-feira, dia 16 de agosto, o Jornal “Correio da Paraíba” e a “TV Correio”, publicaram outra pesquisa onde a maioria pró Zé Maranhão (PMDB) cai para 18%.
Pergunta-se – diz o advogado – “A menos de 200 metros de distância entre o Jornal Correio da Paraíba e o Jornal O Norte, que estão localizados na Avenida D. Pedro II, em João Pessoa, qual das pesquisas é a mais correta ou então qual delas é a mais errada?”.
Os advogados da oposição estão intrigados com o alto índice de disparidade nas pesquisas apresentadas pelo Correio da Paraíba e Jornal O Norte, já que ambas as empresas têm estreitas relações políticas e empresariais com o Governo do Estado da Paraíba.
Entendem os advogados da oposição que “estas pesquisas dirigidas representam uma afronta à inteligência dos Paraibanos e está longe da realidade da atual campanha eleitoral. As ruas atestam à diferença”.
Na opinião do advogado Johnson Abrantes, que há muitos anos atua na Justiça Eleitoral, “a história das eleições na Paraíba tem muitas relações com as eleições de 2010”, citando precedentes:
Em 2002, as pesquisas apontavam Roberto Paulino vencendo as eleições, para Cássio Cunha Lima. Cássio Cunha Lima venceu com 57% contra 47% para o candidato do PMDB.
Nas eleições de 2006, a CONSULT divulgou várias pesquisas com os seguintes resultados:
- 12.04.2006 – Cássio 47% e José Maranhão com 40%.
- em 29.05.2006 – Cássio 37,75% e José Maranhão 44.95%.
- em 20.03.2006, Cássio tinha 36,25% e José Maranhão 46.35%.
A eleição de Governador em 2006, onde Cássio disputou com José Maranhão, as pesquisas sinalizavam, no primeiro turno, Cássio 47% e José Maranhão 42%.
No segundo turno, nova pesquisa apresentava Cássio com 43% e José Maranhão com 44%.
Na ótica dos advogados, existe um grande jogo de interesses na divulgação de pesquisas e historicamente nenhum instituto de pesquisas acertou no resultado das eleições na Paraíba. Os exemplos são inúmeros: “Antônio Mariz ganhou de Lúcia Braga, Ronaldo Cunha Lima ganhou de Wilson Braga, Cássio ganhou de Roberto Paulino no 1º e 2º turnos e de José Maranhão em duas eleições – 1º e 2º turnos”, quando todos os institutos diziam o contraditório.
O advogado Johnson Abrantes, que realizou um estudo sobre o resultado das pesquisas na Paraíba, disse que o “fato mais emblemático ocorrido na Paraíba, foi na eleição para senador em 2002, o número das pesquisas sinalizavam para os seguintes dados: José Maranhão com 42%, Wilson Braga 36,10%, Tarcísio Buriti 25% e Efraim Morais com 24%; o resultado foi a vitória de José Maranhão com 29% e Efraim Morais com 21%, ficando Wilson Braga com 20% e Buriti com 18%”.
“Na mesma eleição de 2002, no 2º turno o próprio IBOPE não acertou no resultado do pleito, em pesquisa realizada entre 13 e 15 de outubro de 2002, apresentou as seguintes intenções de votos: Roberto Paulino 49% e Cássio Cunha Lima 43%. O resultado do pleito deu Cássio eleito Governador com 52% e Roberto Paulino (PMDB) obteve 48% dos votos válidos”.
“Quem tiver um grama de juízo na cabeça, percebe, claramente, que pesquisa na Paraíba, só vale a do dia da eleição”, concluiu o advogado Johnson Abrantes.