segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Sousa Viabiliza Estudo Para Implantação do Banco de Sementes no Município

A Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com SAMAS, IFPB campus-Sousa, Associações Rurais e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) vêm realizando estudo para viabilizar a implantação do Banco de Sementes no Município.

O objetivo do projeto é formar estudo qualitativo e quantitativo das características morfológicas das sementes, a aptidão cultivável das sementes em cada comunidade rural, para em seguida, o levantamento das espécies de cultivo para testes laboratoriais, visando observar e descrever as características das sementes que serão armazenadas.

Várias sementes inserem no projeto Banco de Sementes, destacando: o feijão, o arroz, a fava, o gergelim, o milho, o amendoim e entre outros.

No último sábado 11/02, na comunidade “Malhada dos Alves”, na sede da Associação AMAV, primeira comunidade em análise desde novembro do ano passado, houve mais uma reunião com os produtores rurais daquela região discutindo o projeto Banco de Sementes, que contou com a participação de Hugo Vieira, professor do IFPB e coordenador do projeto, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, o representante da AMAV, Francimar Melo e o secretário do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Alírio de Melo.

Além da Comunidade “Malhada dos Alves” – serão mais 3 comunidades rurais beneficiadas pelo projeto Banco de Sementes.

Ainda na reunião os produtores rurais da “Malhada dos Alves” reivindicaram ações em prol da avicultura no Município quanto ao planejamento da produção, os sistemas de criação, a incubação de ovos e viabilidade mercantil.

O IFPB campus-Sousa implantará através do projeto Banco de Sementes uma área experimental para o cultivo de sementes, bem como disponibilizou dois alunos do Instituto cursam Agroecologia para estagiarem e exercerem seus conhecimentos na boa execução do projeto. O estágio é de caráter remuneratório, sendo pago pela Prefeitura de Sousa.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, destacou a importância do projeto “Banco de Sementes”.

“Nosso objetivo é garantir e assegurar a produção agrícola em Sousa. A novidade é que cada comunidade rural tem sua autonomia e formas próprias de gestão dos bancos de sementes, sendo que a estratégica advém das experiências, e assim percebam suas potencialidades a partir dos recursos locais existentes”.




Ascom Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário