terça-feira, 30 de novembro de 2010

Oposição sofre nova derrota em Sousa e Prefeito já tem maioria absoluta na Câmara Municipal

Como diria aquele ditado que “a vaca foi pro brejo”, na Câmara de Sousa a vitória de Ananias terminou também indo pro brejo. Por 8 votos a 0, a Casa de Otacílio Gomes de Sá escolheu no inicio da noite desta terça-feira seu novo presidente, trata-se de Adilmar de Sá Gadelha o Caca. Apenas os vereadores Ananias Vieira de Almeida e Daniel Pinto não compareceram ao plenário para votação, mais estiveram na Câmara onde chegaram até a formar uma outra chapa, com Ananias para Presidente, Junior de Nedimar para vice, e Denis e Daniel Pinto para as duas secretarias, sendo que a chapa foi desmontada, depois que o vereador Nedimar de Paiva Gadelha Junior, o Jr. De Nedimar determinou a retirada do seu nome da chapa minutos antes da votação e em plenário anunciou a sua adesão ao esquema situacionista que agora tem 7 dos 10 vereadores.

O Vereador Ananis Vieira de Almeida do PMDB que dormiu presidente e amanheceu derrotado, deixou o plenário após rápida conversa com a imprensa, abalado, não quis tocar fogo no assunto, mais demonstrou indignação com o que viu e observou as vésperas do pleito eleitoral da casa, principalmente com os colegas vereadores Caca Gadelha e Jr de Nedimar, mas não quis traçar maiores detalhes sobre o caso. Das poucas palavras que pronunciou, disse que a idéia do confinamento partiu do próprio vereador Junior, que foi o primeiro a deixar o Hotel Brejo das Freiras ao lado do cunhado, o secretário de saúde Gilberto Sarmento e familiares, dizendo que teria recebido um convite e não poderia deixar escapar a oportunidade de ser o presidente.

Segundo as informações, para a surpresa do vereador, o outro colega de bancada resolveu antecipar os fatos e ligou para o prefeito se colocando a disposição para ser o novo presidente, já que a corrente tinha acabado de ser quebrada, com isso, dada a palavra e garantia, Caca Gadelha foi rápido e acabou ficando com a indicação de candidato a presidente do poder legislativo, além de anunciar apoio ao Prefeito Fabio Tyrone do PTB, na câmara e politicamente. Quando Junior de Nedimar chegou, já era tarde, o chefe do executivo já havia garantido a Caca de Cozinho à presidência.
A vitória de Caca Gadelha traz fortalecimento a base governista e conseqüentemente grande derrota a bancada de oposição, que já não terá em breve, Estado, e agora o Legislativo a partir de 2011.

A oposição cometeu grandes burradas aos longos destes anos, a maior delas foi prorrogar a eleição após armadilha preparada pelo vereador Renato Garajau, para disputa ficar para depois da eleição estadual, do qual todos caíram como patinhos. Sem prefeitura e sem estado ficou fácil desbancar Ananias Vieira e o Grupo Gadelha com o seu papel assinado em cartório, que não valeu de nada. Aliás, em Sousa esta história de registrar em cartório sempre foi uma grande balela, quando o assunto é política. Outro fato, com a derrota do candidato José Maranhão, a estratégia teria que ter sido remontada, a candidatura de Ananias representava obstáculo ao governo municipal, e daí surgiu o interesse de derrotá-lo.

No BBB da Globo vence que fica até o fim na Casa, já no BBC – o Big Brother da Câmara venceu quem saiu mais rápido e bom de telefone, a ligação de Caca Gadelha em tempo recorde foi o suficiente para lhe garantir a vitória.

Muitos terão o que dizer sobre a postura dos parlamentares, mais a verdade é que no fundo, no fundo, todos tinham o mesmo objetivo, assumir a presidência da Casa, cujo orçamento será de 205 mil reais a parti de janeiro de 2011, o que garante meio caminho andado para um projeto de reeleição.



Mário Gibson




Nenhum comentário:

Postar um comentário