segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vitalzinho destaca ações no Senado para garantir conclusão da Transposição de Águas do São Francisco

O candidato a Senador pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB) afirmou neste domingo (26) que vai colaborar, no Senado, para a conclusão do projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco, iniciado no governo do presidente Lula. Ele lembrou que, como deputado, sempre se posicionou a favor do projeto, que deixou de ser sonho no governo Lula para se tornar realidade.

“Se antes a transposição não passava de um projeto redigido em papel, se transformou na maior obra do século em todo o Nordeste e não poderia ser em outro governo, senão do presidente comprometido com esta região, que, hoje, cresce a passos largos”, disse.

Vitalzinho lembrou que, na Paraíba a transposição vai gerar 3 mil empregos diretos até 2025 e garantir maior oferta de água para 2,5 milhões de paraibanos de 127 municípios, com o aumento da garantia de água dos açudes Epitácio Pessoa, Acauã, Engenheiro Ávidos e sistema Coremas-Mãe-D'Água. “As águas do São Francisco chegarão às bacias dos rios Paraíba e Piranhas”, disse.



Ameaça - Vitalzinho lembrou que a Paraíba deixou de fazer seu dever de casa e, por pouco, não ficou fora do projeto, porque obras como a Adutora de Acauã foram esquecidas no governo passado, assim como a preparação dos municípios que seriam diretamente beneficiados com a transposição.

“Para não deixar a Paraíba fora do projeto o governador José Maranhão teve de correr contra o tempo e entregar a Adutora de Acauã aos municípios que estão localizados nas regiões do Baixo e do Médio Paraíba, como Juarez Távora, Ingá, Itatuba, Salgado de São Félix, Mogeiro, Juripiranga, Pilar, São Miguel de Taipu e Itabaiana, além do Distrito de Zumbi, em Alagoa Grande”, disse Vitalzinho.

Graças a essa medida, mais de 135 mil pessoas, segundo Vitalzinho, passaram a ter segurança hídrica, dispondo de um abastecimento de água digno e seguro, invulnerável ao fenômeno das secas. “A construção de novas adutoras permitiu à Paraíba ser dotada da nova infra-estrutura, necessária para receber as águas do Velho Chico”.

Ações no Senado - Vitalzinho, que nesta campanha foi pessoalmente ao canteiro de obras da transposição, ressaltou que as obras do Eixo Leste estão avançando rumo ao Cariri, chegando pela cidade de Monteiro. “No Eixo Norte, os municípios diretamente envolvidos serão Monte Horebe, São José de Piranhas, Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Santa Helena, Triunfo, Poço de José de Moura e Uiraúna”.

Para Vitalzinho, é preciso priorizar ações para os municípios que serão direta e indiretamente beneficiados com a abra. “No Senado, vamos lutar para garantir recursos federais, via FUNASA e Ministério das Cidades, para a preparação de infra-estrutura dos 54 Municípios beneficiados com a transposição, sendo 36 cidades do Sertão Norte e 18 do Cariri Leste, através de obras de abastecimento e esgotamento sanitário, além de ações para a destinação final de resíduos sólidos, para que não poluamos as águas”.


Patrulhas mecanizadas - Uma das propostas do Plano de Ação Parlamentar – PAP de Vitalzinho é destinar uma patrulha mecanizada para cada município paraibano, para dar-lhes capacidade de investimentos agrícolas ainda mais pujantes.


“É preciso incentivar os municípios que serão beneficiados com a Transposição com políticas públicas de incentivo à pesca e à agricultura, em áreas privadas e públicas, em regime de associação ou empresarial, através de incentivos do Ministério de Pesca e Aqüicultura; doação de sementes e grãos, através do Ministério da Agricultura e da CONAB; e investimento em obras de infra-estrutura que beneficiem a agricultores familiares, tais como: unidades de beneficiamento ou armazenamento, centros de treinamento e estruturação de cooperativas de produção ou comercialização”.

Ainda nessa linha, Vitalzinho defende a realização de atividades de fomento à produção agropecuária e a organizar o abastecimento de produtos agrícolas, além de lutar pela construção da Barragem de Catirina, em Campina Grande; e construção de uma micro bacia no município de Piancó, que irá beneficiar cerca de 30 cidades da região.

Para ele, estas ações auxiliarão a expansão da transposição. “Queremos ver a conclusão das obras do Projeto São Francisco e de trabalhos complementares que permitam a recuperação do rio e de seus afluentes; e a irrigação de terras e o abastecimento de água potável”, comentou. Para Vitalzinho, essas ações vão evitar, de vez, o êxodo rural, impedindo que se criem bolsões de pobreza nas regiões metropolitanas.




Agenda - 27 de setembro de 2010 (Segunda-feira)


MANHÃ

Participa de reunião com Coordenadores da Campanha em João Pessoa (9h); participa do ato dos artistas em apoio à reeleição do governador José Maranhão, na Boate In Toca, próximo ao Hotel Globo, em João Pessoa (11h)



TARDE

Participa de almoço de apoio à candidatura ao Senado oferecido pela Família Lucena, na residência do deputado estadual Fabiano Lucena (12h); viaja para Cajazeiras (13h30); participa de carreata de Cajazeiras a São José de Piranhas (15h); participa de comício em São José de Piranhas (17h)



NOITE

Participa de Comício da Chapa Majoritária em Cajazeiras (19h); participa de Comício da Chapa Majoritária em Sousa (21h)



Coordenadoria de Comunicação / Agenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário