domingo, 20 de junho de 2010

Jeová Campos participa de evento de lançamento do PAA no Palácio e fala da inclusão de municípios sertanejos

O deputado estadual Jeová Campos, que é líder do PT na Assembleia Legislativa da Paraíba e presidente da Comissão de Desenvolvimento da Casa, prestigiou, na manhã desta sexta-feira (18), no Palácio da Redenção, o lançamento o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que beneficiará cerca de 20 mil pessoas de 19 municípios paraibanos. Para Jeová, que em 2009 realizou diversas audiências públicas em parceria com os representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no sertão paraibano para implantar o Programa, a ação será de fundamental importância para a melhoria de vida das pessoas que vivem em constante insegurança alimentar e nutricional, bem como para o desenvolvimento da agricultura familiar local. Segundo ele, algumas cidades da região já fazem parte do programa e outras, como Cajazeiras, poderão ser incluídas, em breve.

“O PAA tem melhorado muito a vida dos agricultores de alguns estados brasileiros que já possuem o Programa. Isso porque ele não só desenvolve a produção familiar desses agricultores, como também ajuda a colocar alimentos saudáveis na mesa daquelas pessoas que vivem na pobreza”, destacou o deputado, lembrando as palavras da Ministra do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, que na ocasião do lançamento do Programa anunciou o repasse de R$ 2,2 milhões para a compra de 1.413 toneladas de alimentos na Paraíba, através de seu Ministério.

Para este ano, o PAA atenderá a 606 agricultores das cidades de Pitimbu, Caaporã, Conde, Alhandra, Capim, Curral de Cima, Sapé, Cruz do Espírito Santo, Sobrado, Pilões, São Miguel de Taipu, Itabaiana, Araçagi e Mamanguape, sendo avaliada ainda a participação de mais cinco municípios.

Embora não tenham sido anunciados entre os municípios atendidos pelo PAA, segundo o deputado estadual Jeová Campos, existem cidades sertanejas que já participam do Programa, como é o caso de São João do Rio do Peixe, através do Programa do Mel. Em Cajazeiras, o parlamentar afirma que o projeto de participação está em fase de construção. “Depois das audiências que promovi através da Assembleia Legislativa, o tema foi bastante debatido e um projeto para a participação da cidade no PAA já está sendo construído, tendo em vista que até capacitação técnica já foi realizada na cidade para atender os produtores”, disse Jeová.

De acordo com o superintende regional da Conab, Ângelo Viana, a cidade de Cajazeiras já tem estrutura para receber o programa, pois tem um grande número de agricultores e até um Banco de Alimentos, inaugurado recentemente. “Quando concluirmos o projeto para inclusão do município, o Banco de Alimentos já servirá para captar o que foi produzido. A Conab já vai comprar direto desse banco”, explica Ângelo.

O PAA

Criado pelo governo Lula no ano de 2003, o PAA tem o objetivo de adquirir alimentos, com isenção de licitação e por valores de referência nem inferiores e nem superiores àqueles praticados pelo mercado regional. Uma vez adquiridos, esses alimentos são destinados a entidades sociais cadastradas nos comitês municipais do PAA na Paraíba e, por fim, esses alimentos chegam às pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas por programas sociais locais.



Jeová reforça pedido de criação de creche para filhos de servidores da PM durante audiência com o Cel. Monteiro

A falta de uma creche nas proximidades do 6° Batalhão de Polícia Militar na cidade de Cajazeiras e a ausência de cobertura na quadra poliesportiva do Comando na cidade levaram o deputado estadual Jeová Campos (PT) nesta sexta-feira (18) a se reunir com o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Wilde de Oliveira Monteiro, na sede da Secretaria de estado da Administração, em João Pessoa. Durante a audiência, Jeová reforçou seu pedido de criação de uma creche para os filhos dos servidores da PM, bem como a cobertura da quadra utilizada pelos policiais e servidores para suas práticas desportivas.

A solicitação, que partiu dos próprios servidores da PM, já foi matéria inclusive de um ofício encaminhado pelo gabinete do parlamentar à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, solicitando a atenção especial da secretária Giucélia Figueiredo no sentido de implantar uma creche naquela localidade. O documento, com a data de março de 2010, destaca a urgência da referida creche, por conta da necessidade que têm os servidores da PM daquela localidade de deixarem seus filhos seguros enquanto trabalham, como também facilitar a evolução educacional de suas crianças.

Na oportunidade, o Cel. Monteiro garantiu o atendimento do pedido e afirmou que também vai requerer a cobertura da quadra poliesportiva da PM na cidade. “Vamos apenas aguardar o projeto da creche e da quadra para resolvermos a questão. Vamos concentrar esforços para entregar os pleitos aos servidores”, disse Cel. Monteiro.

Para o deputado estadual Jeová Campos, o atendimento dos pedidos da categoria dará mais qualidade ao trabalho prestado pela Polícia Militar em Cajazeiras. “Penso que se eles estiverem satisfeitos com o atendimento de seus pleitos, eles também executarão seu trabalho de forma agradável. Neste caso, eles terão seus filhos seguros e um local digno para a prática de esporte”, destaca Jeová.


News - Assessoria & Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário