segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sousa ganha Cineclube Walter Carvalho

Neste sábado, 15 de maio de 2010, foram iniciadas as atividades do Cineclube Walter Carvalho. O encontro aconteceu nas dependências do Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa e reuniu admiradores da sétima arte que a partir de agora estarão reunidos em nome de um dos maiores nomes do cinema brasileiro, o paraibano renomado diretor de fotografia Walter Carvalho, responsável pela fotografia de alguns dos melhores títulos do cinema nacional como Carandiru, Abril Despedaçado, Terra Estrangeira, Cazuza – o Tempo não Pára, Lavoura Arcaica, Cleópatra, Chega de Saudade, Budapeste e Central do Brasil, filme que lhe rendeu as melhores premiações.

Entre os mais de 40 prêmios que Walter Carvalho já recebeu, destacamos os troféus em festivais internacionais voltados para fotografia, como o CameraImage, na Polônia, em que recebeu o Golden Frog por Central do Brasil, e o Festival da Macedônia, onde recebeu a Câmera de Prata por Terra estrangeira e duas Câmeras de Ouro, por Central do Brasil e Lavoura arcaica.

Entre os mais de 40 prêmios que Walter Carvalho já recebeu, destacamos os troféus Golden Frog por Central do Brasil no festival internacional CameraImage. na Polônia. voltado somente para fotografia e os prêmios Câmera de Prata por Terra estrangeira e duas Câmeras de Ouro, por Central do Brasil e Lavoura arcaica no Festival da Macedônia. Esses filmes valem ouro mesmo, viu.

Cabe-nos lembrar que Walter Carvalho começou sua carreira juntamente com seu irmão Vladimir Carvalho e nestes primórdios, participou das filmagens aqui em Sousa, do documentário O PAÍS DE SÃO SARUÊ, filme que contou com o apoio do então prefeito Antonio Mariz. Não será exagero, portanto, dizer que lembrar do nome de Walter Carvalho para um cineclube sousense não tratar-se-á mais de uma simples homenagem mas sim de um dever nosso enquanto paraibano de reverenciar este talento que leva o nome da Paraíba aos melhores patamares do cinema onde sua obra se encontra.

A primeira proposta do Cineclube Walter Carvalho é integrar pessoas interessadas em ver filmes, discuti-los - geralmente em seus três pontos: 1) O CONTEÚDO (as idéias apresentadas no filme), A FORMA (expressão cinematográfica da produção) e o ASPECTO EDUCACIONAL (sobretudo no tema abordado) e daí em diante desenvolver uma percepção cada vez mais aguçada sobre a Sétima Arte. Percebe-se então, neste ambiente que está se criando na Cidade Sorriso uma oportunidade de acesso aberto e gratuito para qualquer interessado em conhecer cinema além das telas e seus protagonistas e muito além do circuito comercial.

Também é intenção desse grupo de curiosos por cinema, depois de consolidar-se internamente e integrar-se a outros importantes cineclubes paraibanos como o Tin-tim(João Pessoa), o Machado Bitencourt (Campina Grande) e o CineNazareth (Nazarezinho), levar cinema para alguns bairros periféricos da cidade de Sousa assim como para o interior de escolas públicas e privadas interessadas.

No final do encontro de ontem ficaram definidas a criação da comunidade virtual CINECLUBE WALTER CARVALHO no Orkut – que já está disponível no link: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=101898545 e de um blog para tratar das ações do cineclube. Também ficou definida a exibição do filme - no próximo encontro que acontecerá no dia 30 de maio de 2010 a partir das 17horas também no Centro Cultural Banco do Nordeste.

O cineclube está de portas estão abertas(antes da exibição)!

Longa vida à vida e a obra dos Carvalhos.



Seu Sérgio
seusergio@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário