segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Jeová acompanha governador durante inauguração da adutora Capivara que atenderá 60 mil pessoas de oito cidades

O deputado estadual Jeová Campos, que é líder do PT na Assembleia Legislativa da Paraíba, esteve durante os dias de anteontem (07) e ontem (08) acompanhando o governador José Maranhão (PMDB), na inauguração da Adutora Capivara, que através da Barragem Capivara, localizada em Uiraúna, levará água potável para cerca de 60 mil pessoas, de oito cidades do sertão paraibano. Os municípios contemplados com água de boa qualidade são Uiraúna, Santarém, Bernardino Batista, Poço Dantas, Poço José de Moura, Vieirópolis, Lastro e São Francisco. Os maiores beneficiados serão moradores de mais de 20 sítios e assentamentos da zona rural desses municípios, através de 17 chafarizes interligados pelas tubulações da adutora, que chegará a essas comunidades por uma extensão de 100 quilômetros de tubulação. Além das comunidades, ainda agora serão beneficiados com as águas da adutora vários produtores rurais da região, por meio de sistemas de irrigação.

Na oportunidade, o deputado Jeová, juntamente com outras lideranças políticas, tais como, prefeitos e vereadores desses municípios contemplados com a obra hídrica, acompanhou o governador e sua equipe de auxiliares durante a inauguração ocorrida por em cada uma dessas localidades. A maratona de visitações foi iniciada na manhã de quinta-feira (07), pelo município de Poço José de Moura, uma das cidades base da atuação política do parlamentar petista. Para Jeová é uma grande satisfação ver essa riqueza em forma de água disponibilizada para aquela população, que em grande parte vive da agricultara e necessita de água não só para o consumo doméstico, mas também para irrigação de suas plantações. “A água é uma das maiores riquezas naturais de que o homem pode usufruir e eu me sinto muito feliz em ver que esse tesouro chega agora em abundância para nossa população sertaneja, através dessa adutora inaugurada pelo governador Maranhão”, destacou Jeová.

As visitações do governador do Estado e sua equipe seguiram ainda na quinta-feira (07) pela comunidade Fazenda Nova, zona rural de Santarém, depois nas cidades de Bernardino Batista, Poço Dantas e Santarém. Ontem (08), a comitiva viajou para o município de Vieirópolis, seguido de Santa Cruz, São Francisco, Lastro e finalizou em Uiraúna, onde está localizada a Barragem Capivara, que fornecerá água disponibilizada a todos esses mínicípoios através da adutora inaugurada. Participaram das inaugurações o prefeito de Poço José de Moura, Manoel Alves Neto, a ex-prefeita da localidade, Aurileide Moura, e a presidente da Câmara Municipal local, vereadora Veluma Aiala Mariz Moura, e os prefeitos de Bernardino Batista, José Edomarques Gomes, de Poço Dantas, Itamar Moreira, de Santarém, Lucrécia Adriana, bem como ainda o deputado federal Wilson Santiago, os secretários de Estado, Lena Guimarães (Comunicação), Francisco Sarmento (Recursos Hídricos), Carlos Firmino (executivo de Infraestrutura), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado, Expedito Leite, entre outros auxiliares.

Mais detalhes

A Barragem Capivara possuiu uma capacidade máxima para armazenar 37.549.827 milhões de metros cúbicos de água, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA). A mesma fornecerá água a adutora inaugurada que a teve sua construção iniciada em março de 2001, no segundo mandato do governador Maranhão. Paralisadas em 2003, suas obras foram reiniciadas em junho de 2005, mas sofreram nova paralisação, sendo retomadas em fevereiro de 2007. No entanto, a adutora não teve continuidade. Com apenas 10 meses à frente do Governo do Estado, Maranhão entrega a obra aguardada pela população daqueles municípios sertanejos. A Empresa Queiroz Galvão é a responsável pela construção da barragem e da adutora, cuja obra foi orçada em mais de R$ 35 milhões, e é considerada na área de infraestrutura uma das mais importantes no conjunto de ações promovidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Lula, envolvendo recursos federais dos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades, com a contrapartida estadual de cerca de 25% do valor investido.


News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário