
Um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP) constatou que houve uma redução no número de consumidores inadimplentes da região metropolitana de João Pessoa.
Segundo a pesquisa houve uma ligeira redução no número de inadimplentes (endividados com contas em atraso). Em novembro, 16,52% dos entrevistados admitiram possuir alguma dívida em atraso. O percentual é 0,36% menor que o registrado em outubro (16,88%).
É bom ressaltar que 45% dos consumidores inadimplentes tentaram renegociar suas dívidas com os credores. As maiores dificuldades encontradas para a renegociação foram apontadas como sendo a elevada taxa de juros (48%), a falta de recursos financeiros (16%) e os prazos curtos para pagamento (8%).
Endividamento
O IFEP também informou que, em novembro, 74% dos consumidores da Região metropolitana de João Pessoa possuem algum tipo de dívida voluntária (parcelamentos de cartão de crédito, carnê, cheque pré-datado, empréstimos pessoais, entre outros). Este resultado representa uma alta de 4,22% na comparação com outubro (69,78%). Segundo a pesquisa, os consumidores apresentaram em média 44,35% de comprometimento de sua renda com pagamento de dívidas. O ideal é que esta taxa para pagamento de dívidas não ultrapasse a 30%.
“Essa taxa de endividamento do consumidor paraibano pode ser explicada, em parte, pela proximidade das festas de final de ano, onde historicamente, acontece um aumento no consumo das famílias, além disso, a facilidade na obtenção de crédito e a prorrogação do IPI reduzido, são fatores que estimulam ainda mais a elevação do consumo e do endividamento”, explicou o presidente da Fecomércio Marconi Medeiros.
Na análise por sexo, o percentual de endividamento das mulheres (77,06%), foi superior ao dos homens (70,78%). Por faixa salarial, os consumidores com rendimentos entre três e quatro salários mínimos foram os mais endividados (79,46%).
Contudo, a taxa de endividamento de 74% apresentou uma queda de 8,04% se comparada ao mesmo período do ano anterior, que o percentual de endividados atingiu 82,04%.
Os dados da pesquisa foram coletados com 450 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa durante as duas primeiras semanas do mês.
Assessoria

Nenhum comentário:
Postar um comentário