quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Poluição e transposição do Rio São Franscico são temas de palestra proferida por Jeová Campos na UFCG

04/11/2009.
A convite da Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande, o deputado estadual Jeová Campos (PT) ministrou uma palestra sobre desenvolvimento sustentável no campus universitário localizado no município de Sousa, na última sexta-feira (30). Na ocasião, a transposição das águas do rio São Francisco, o assoreamento dos rios que banham a região sertaneja e um projeto do Ibama para a restauração dos manaciais e saneamento dos municípios que poluem os rios da Bacia de Piranhas e Rio do Peixe foram tratados pelo parlamentar como assuntos de extrema urgência para o desenvolvimento da Paraíba.

“Um dos rios mais importantes da região sertaneja é o Rio Piranhas, que nasce na Serra de Bongá, perto da divisa com o estado do Ceará. É atraves dele que é feita a irrigação de grandes extensões de terras no sertão e ele precisa estar em boas condições para o uso, já que ele também faz parte do projeto de transposição do rio São Franscisco que vai desenvolver a região”, ressaltou o parlamentar, acrescentando que muitos rios da região que compõem a Bacia de Piranhas e Rio do Peixe estão sofrendo com a poluíção em razão da falta de saneamento nos municípios sertanejos.

Para Jeová é necessário que se realize o resgate desses rios através de um projeto de saneamento das cidades sertanejas. Segundo Jeová, o projeto já existe e precisa de urgencia. “O Ibama já tem um projeto de resgate desses rios que prevê a recuperação desses manaciais com o saneamento das cidades sertanejas e despoluição das bacias”, disse o deputado que solicita urgência dos governos para que a região receba as obras da transposição do Rio São Francisco.

Recentemente, o deputado Jeová Campos esteve com o presidente Lula no município de Mauriti, no estado do Ceará, na oportunidade da visita do presidente às obras da transposição e realizou a entrega de uma documentação para a concretização de dois blocos de obras no sertão paraibano na ordem de R$ 500 milhões. De acordo com o deputado, as obras requeridas integram a região do Rio São Fransciso sendo elas a construção de dois túneis, um na cidade de Cuncas (CE) e outro no município de São José de Piranhas (PB), além da construção da barragem de Boa Vista, também no sertão paraibano, finalizando dois lotes de obras.


News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário