
O secretário de Infraestrutura do Estado da Paraíba, deputado Leonardo Gadelha, vistoriou na manhã deste domingo as obras de reconstrução da torre esquerda da igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Sousa. A igreja teve a torre esquerda destruída na madrugada do dia 29 de abril de 2007.
Durante a visita, Leonardo Gadelha reforçou o compromisso do Governador do Estado de concluir a obra no menor espaço de tempo possível. “O governador Maranhão sabe a importância que esta obra tem para a população de Sousa e determinou rapidez na reconstrução”.
Leonardo lembrou a importância histórica e cultural do prédio secular, patrimônio cultural do Estado, e testemunha dos mais importantes acontecimentos da cidade de Sousa e do alto sertão paraibano. “A Matriz dos Remédios representa os mais telúricos sentimentos de todos nós sousenses”.
Além da reconstrução da torre, o projeto contempla ainda a recuperação da segunda torre e do telhado, além da amarração das duas torres. O serviço impedirá possíveis danos no futuro, incorporando as modificações à fachada. O Governo do Estado vai aplicar recursos na ordem de 1.013.691,08 na reconstrução da torre da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.
A Matriz dos Remédios é patrimônio cultural da Paraíba e teve a construção, em estilo barroco, iniciada em 1814. As torres foram concluídas entre 1932 e 1942 com a participação popular. O padre Zacarias Rolim promoveu na época a Campanha dos Dez Tostões que arrecadou dinheiro e finalizou a obra de influências neo-góticas.
Acir Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário