quarta-feira, 7 de março de 2012

Pesquisa do IDSUS continua repercutindo em todo o País e em Sousa vira trunfo para oposição

O IDSUS 2012 é resultado do cruzamento de 24 indicadores, sendo 14 que avaliam o acesso e outros 10 para medir a efetividade dos serviços. No quesito acesso, é avaliada a capacidade do sistema de saúde em garantir o cuidado necessário à população em tempo oportuno e com recursos adequados.

Entre esses indicadores estão a cobertura estimada de equipes de saúde; a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas pré-natal; e a realização de exames preventivos de cânceres de mama, em mulheres entre 50 e 69 anos, e de colo do útero, na faixa de 25 a 59 anos.

Dos indicadores de acesso também constam os de internação para tratamentos clínicos e para cirurgias de média e alta complexidade (como transplantes e cirurgias de coração e de rins), entre outros.


Portal da Saúde


A verdade é que todos os representantes dos Estados e Municípios mal avaliados e citados no levantamento da pesquisa não gostaram nada do resultado.

O levantamento divulgado, só mostra o que todo mundo já sabia, que a saúde brasileira continua na UTI, o pior é que o Governo divulga o que todos já sabemos, mas não explica qual medida deverá ser tomado para se resolver o problema.


Sousa

Na cidade de Sousa o problema não é diferente, a saúde tem uma série de complicações e devido a vários fatores foi considera a pior do estado, ou porque, uma das piores, já que a realidade nos demais municípios a situação não é diferente. Porem, uma coisa precisa ser dita, todos falam da nota do município de 3,61, a pior de todas, mas ninguém aponta uma sugestão para tirar a população deste péssimo problema.

Apesar dos meus 35 anos, conheci uma época em que tínhamos, dois hospitais, embora o carro chefe era o Santa Terezinha, duas boas maternidades e o hospital de Pronto Socorro. Hoje, temos mais recursos e menos hospitais abertos para o atendimento da população, e isso, a bem da verdade não é culpa apenas da atual gestão, mas é um resultado do conjunto da obra dos administradores que nunca trataram a saúde como uma prioridade para o povo.

Infelizmente hoje o debate, ficou apenas no campo da denuncia, a idéia é apenas tentar passar para a população que a coisa piorou, quando na verdade nunca esteve boa e até piorou nos últimos vinte e tantos anos.

Atualmente existem algumas atuações importantes no atual governo municipal, como o caso do Centro de Reabilitação, a tentativa de se criar um Hospital Materno Infantil que ainda não conseguiu decolar como se previa na idéia por conta da falta de médicos pediátricos etc.

A verdade é que a bomba estourou nas mãos do atual prefeito e, só ele pode tentar resolver ou pelo menos amenizar o problema, primeiro dando um choque de gestão na saúde, reunindo médicos, os servidores como um todo para esclarecer que saúde é coisa séria, não se pode brincar, esperar ou achar que tudo é brincadeira.

Neste momento jogar a culpa apenas para uma pessoa não é justo, pois sabemos que ao longo dos anos, o dinheiro público foi em grande parte mal aplicado, e muitas vezes segundo o próprio Tribunal de Contas do Estado desviado para outras finalidades. Mas não podemos esconder, que o atual Prefeito tem a responsabilidade de tentar mudar esta triste pagina, e isto só será possível se, primeiro, reconhecer que muita coisa precisa ser mudada; segundo, que a saúde precisa também ser descentralizada; terceiro, que os que hoje trabalham e recebem em dia saibam que atender bem não faz mal a ninguém; e em quarto e último lugar, quem precisa de atendimento não pode esperar muito, e os casos mais sérios precisam ter prioridades, e não apadrinhados.

Usar o índice do IDSUS apenas para fazer política, quando sabemos que em bem pouco tempo atrás, hospitais foram fechados por aqueles que hoje atiram pedras, não resolve e nunca vai resolver o problema da saúde de Sousa, vai ser sempre o sujo falando do mal lavado, quando o que falta de verdade é um bom atendimento de saúde.

Desculpe-me pela sinceridade, mas Santo só o homem lá de cima e espero que Ele continue nos dando, paz, muita saúde e nos afaste sempre daqueles que pregam a política do quanto pior melhor, para que uns se dêem bem, mesmo que seja com a desgraça dos outros.




Mário Gibson

Nenhum comentário:

Postar um comentário