
Coincidências a parte ou não, mais a idéia era escavar o centro da torre para erguer uma coluna central que serviria de escora interna, o que em tese resolveria o problema, porem, se a mesma caiu sem a execução dos serviços, imagine o que aconteceria com pessoas trabalhando no centro da mesma.
Jarismar também trouxe outras revelações importantes, tais como a necessidade de se refazer um estudo e trabalho interno, principalmente no Teto Central da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, pois, segundo ele, a estrutura está comprometida.
“com o desabamento da primeira Torre parte do teto ficou prejudicado, a meu ver, as tesouras internas foram danificadas e é preciso se refazer o teto interno central por completo, o material além de ser antigo, ficou comprometido com os danos e pelo tempo”, disse o encarregado pela obra.
De acordo ainda com informações, as paredes laterais e centrais não possuem colunas de ferro e apesar de resistentes precisam de reparos na parte superior, do lado sul da parte externa da Igreja. As paredes começam com uma espessura de 85 centímetros, mais há 4 metros do termino, na parte do alto, tem apenas 40 centímetros de largura, e é justamente neste local que precisa ser reforçada para se evitar novos desabamentos.
Diante da situação atual em que se encontra a Nossa Linda e abandonada Matriz só resta rezarmos, pois, se a obra for realizada dentro de uma expectativa de apenas reconstruir a Igreja a qualquer custo, isso, pode até não demorar mais trará medo aos fieis católicos que podem ter que presenciar e lamentar não apenas a queda de uma, ou duas torres, mais de uma grande tragédia que pode deixar marcas profundas para muitas famílias.
A verdade não pode ser escondida, a Matriz está caindo aos poucos num alerta de que a Casa de Deus precisa ser reerguida de forma responsável e não apenas para dar satisfações a uma parte da Sociedade que preserva apenas as coisas materiais, esquecendo que tudo que é feito pelo homem tem prazo de validade. Sousa precisa de uma nova Igreja e não de remendos. Talvez, quando a segunda Torre sair , seja a vez do Teto, ou quem sabe de outra parte da estrutura de Tijolos desmoronarem.
Esqueçamos as belezas e vamos primar por segurança, pois, a palavra pode ser pregada ao Povo dentro ou fora da Matriz, o que ninguém pode contar é de que da próxima vez, o nosso querido Pai Eterno, se lembre que não haverá ninguém dentro de sua Casa.
Fui batizado na linda e bela Igreja Católica, mais com toda sinceridade, não tenho mais coragem de ficar admirando as belas pinturas do teto como fazia quando criança, abobado com tanto encanto e beleza, pois ao invés de admira-la, vou pedir, para não dizer temer que, o que me admirava, hoje me causa medo, espanto, e não me dar a segurança de retornar em paz.
Não quero fazer aqui nem um ato de terrorismo, mas “tapa buraco” não resolve problemas, apenas adia para uma data incerta, que eu não quero servir de cobaia para experiências sem sentido.
A Matriz pede socorro, e os alertas já foram enviados de maneira bem clara!
Mário Gibson
Nenhum comentário:
Postar um comentário