segunda-feira, 3 de maio de 2010

Decisão de Padre trocar Igreja Católica por Evangélica repercute em todo Estado paraibano

O Padre Lourival Luiz de Sousa pediu na manhã de sábado (1º) o afastamento dos serviços sacerdotais da Igreja Católica e anunciou sua conversão ao protestantismo. Ele comunicou sua decisão de deixar a Católica através de documento entregue a Dom José Gonzáles, bispo diocesano de Cajazeiras.

Atualmente, Lourival estava servindo em paróquias de Sousa e Cajazeiras, já que tinha se desligado da Paróquia de Belém do Brejo do Cruz, onde recentemente recebeu da comunidade local uma passagem aérea com tudo pago para visitar a Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

Lá, Padre Lourival, segundo informações, foi bem recebido e teria participado de programa da emissora católica. Na volta ao Sertão da Paraíba, em cada missa que o sacerdote celebrava pregava muito que os católicos deixassem de idolatria e que se apegassem mais a Jesus Cristo.

Em entrevista exclusiva ao Portal Diário do Sertão, Lourival afirmou que sua mudança de religião se dá por não aceitar algumas coisas que acontecem dentro da crença católica, mas o ponto principal seria a questão da idolatria.

“Eu deixe a igreja católica, tirei a batina, como se diz, e fui ao vivo entregar a carta de renúncia ao bispo diocesano", disse o ex-padre. Perguntado pela reportagem se poderia voltar atrás em sua decisão, Lourival foi rápido em sua resposta.

“Não tem condição de eu voltar porque eu conheço a palavra. Deixe eu dizer uma coisa a você: 90% das pessoas que estão na igreja estão porque gostam deste negócio de imagem, gostam de procissão, a gente prega sobre a idolatria e aí as pessoas não aceitam que está na palavra, então este foi um dos grandes motivos da minha saída”, disse.

O ex-padre sabe que a sua saída da Igreja Católica causará uma grande polêmica no meio católico, mas ele disse que está disposto a sofrer todas as conseqüências, "em nome da palavra de Deus".

Padre Lourival recebeu a ordenação ao sacerdócio católico em 18 de junho de 2000. Ao longo desses quase dez anos, foi o pároco das cidades de Aguiar, Igaraci, Diamante, Boa Ventura, Curral Velho e Belém do Brejo do Cruz, tendo visitas marcantes em igrejas de outras cidades, e ainda era auxiliar nas igrejas de Sousa e Cajazeiras.

O portal Diário do Sertão procurou o Vigário Geral da Diocese, Padre Agripino Ferreira, que confirmou o afastamento de Padre Lourival de Sousa das suas funções sacerdotais. Agripino lamentou a saída do colega e afirmou à reportagem que espera que Lourival possa rever sua decisão.


Petson Santos, do Diário do Sertão
Correio da Paraíba

Um comentário:

  1. PASTORA BATISTA ANA PAULA VALADÃO, ORANDO DIANTE DO QUADRO
    DE JESUS, NO HORTO DAS OLIVEIRAS.

    PALAVRAS DA PASTORA ANA PAULA VALADÃO ( LÁ DAS MINAS GERAIS ) Endereço: diantedotrono@diantedotrono.net

    “Sei que isso pode não agradar a todos que vão ouvir… Mas eu tenho ficado muito impressionada com alguns católicos que eu tenho convivido, que tenho encontrado. Às vezes a gente encontra até um coração mais convertido do que dentro das igrejas evangélicas“.

    “Sei que as artes, de modo geral, foram rejeitadas em nossa cultura protestante, pois a pregação há muitos anos era basicamente anti-católica (…), mas a Bíblia não condena as esculturas, pinturas, a não ser aquelas que são usadas como ídolos.”

    “Recentemente a cantora e pastora batista, presenteou ao pai dela com uma imagem de leão de madeira que, como ela mencionou em seu blog pessoal, “É lindo! Forte! Ministra só de olhar!”

    Ministra só de olhar… O leão de madeira, presente de Ana Paula ao próprio pai, já é, por si só, mais um sinal de que ela não é igual a maioria dos evangélicos que tanto criticam os católicos pelas imagens de madeira que possuem em casa.
    Na casa do Sr. Valadão existe uma imagem de madeira. Uma imagem que, semelhante às imagens católicas, “ministra só de olhar”. Na casa de Ana Paula também existe uma imagem de madeira, conta a cantora: “Mamãe chorou tanto! Eu disse que ela e o papai são os leões grandes, e que nós somos os filhotes – pois compramos um leão pequeno para a nossa casa!”
    Como não identificar o leão de madeira com as imagens católicas? Impossível, pois ele “ministra só de olhar”. É um objeto, não é Deus, mas “ministra só de olhar”. Se um leão de madeira, que é figura do próprio Cristo, “ministra só de olhar”, o que dizer das imagens do próprio Cristo, das imagens da Mãe de Cristo, das imagens dos santos, dos anjos? Eles, que são mais que a figura de um leão, “ministram só de olhar” muito mais e nem por isso são ídolos, deuses, não usurpam a glória de Deus.
    Aprendam com os evangélicos da família Valadão: imagens de madeira podem, sim, nos remeter a Deus, transformar o ambiente de nossas casas em ambientes mais piedosos e fortalecer a nossa fé. Enfim, “ministrar só de olhar”.

    OBS.: SE AS IMAGENS DE LEÕES – SÍMBOLOS DE JESUS, O LEÃO DE JUDÁ, MINISTRAM
    SÓ DE OLHAR, COMO AFIRMOU A PASTORA, QUEM TERÁ COMPETÊNCIA PARA JULGAR AS IMAGENS RELIGIOSAS DOS ANJOS E SANTOS DOS CRISTÃOS CATÓLICOS? ESTES SÃO OS AMIGOS E HEROIS DE DEUS, OS QUAIS VIVERAM EM GRAU MÁXIMO AS EXIGÊNCIAS DO EVANGELHO E DE CRISTO.

    PALAVRAS DO TEÓLOGO PROTESTANTE LEIBNITZ, EM SUA OBRA SYSTEN THER THEOLOGIE:
    “Se os Santos Apóstolos ( e seus sucessores) alcançavam de Jesus aqui na terra: bênçãos, curas, milagres e benefícios para os irmãos; acaso valerão menos agora que habitam na Glória, junto a Fonte de todas as Graças” ?

    IGREJAS ADVENTISTAS:

    Imagens Representaria a Fé Adventista ?
    Sem dúvida, a segunda imagem representa a fé adventista. … já são tantos os acordos que…, não existem imagens que possa representar aquele … Leia também: O Que a Revista Adventista NÃO Disse Sobre a Medalha que a IASD Deu ao Papa …
    http://www.adventistas.com/…/fe_adventista.htm – Em cache – Similares

    CONSULTE NO GOOGLE: IMAGENS NOS TEMPLOS EVANGÉLICOS E TIRE DE VEZ SUAS DÚVIDAS.

    ZILMAR
    zilmarprado@bol.com.br

    ResponderExcluir