sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Jeová Campos lamenta ausência em audiência Pró Expansão Universitária e faz pronunciamento em defesa do Vale do Piancó

Durante seu pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa na tarde de ontem (25), o deputado estadual Jeová Campos (PT) proferiu um pedido de desculpas antecipado dirigido à população do Vale do Piancó em razão de sua ausência na audiência a respeito da expansão universitária marcada para acontecer nesta sexta-feira (26) no município de Itaporanga. A impossibilidade de sua presença deve-se ao fato do deputado petista estar com o joelho direito contundido e locomovendo-se com o auxílio de muletas, dificultando sua viagem, em que pese a recomendação médica de repouso, apesar do parlamentar não seguir à risca o descanso obrigatório, visto que mesmo assim ainda mantém parte de sua agenda de audiências e sessões na capital paraibana.

Da tribuna, Jeová lamentou suas restrições e fez questão de articular uma longa defesa à favor da expansão universitária da região do Vale do Piancó, formado por 18 municípios polarizados pelo município de Itaporanga, que somados chega a uma população de 165 mil habitantes. “Sou completamente solidário ao pleito, pois o Vale é a única região do estado que não tem ensino superior presencial, nem escola técnico-profissionalizante. Essa grande mobilização popular em defesa de um campus universitário da UFCG em Itaporanga será de grande importância para o desenvolvimento da campanha que já acontece há anos na região”, destacou o parlamentar, que também é professor da UFCG, no campus de Sousa, e vem lutando pela implantação de pólos universitários no estado desde que assumiu seu mandato em 2006.

“Com a expansão universitária, todo o estado e sua população sai ganhando. A maior conseqüência da implantação dos campi da UFPB e UFCG no sertão e outras regiões é a qualificação de mão de obra, com formação intelectual voltada tanto para o mercado quanto para a pesquisa científica. Além disso, os campi aumentam o movimento no comércio e no setor imobiliário, fomentando o desenvolvimento”, argumentou Jeová, destacando o desejo e a luta não só dos itaporanguenses, que desenvolvem uma campanha obstinada pela instalação dos cursos da UFCG no município desde 2002, mas também de tantos outros municípios que ainda sonham com o avanço e expansão da Universidade em suas regiões, a exemplo da cidade de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão e a cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano.

Para o deputado estadual Jeová Campos, que é líder da legenda petista na AL e presidente da Comissão de Desenvolvimento da Casa legislativa, e já promoveu diversas audiências públicas para tratar da expansão universitária do Estado, os encontros servem para debater juntamente com autoridades políticas e representantes de entidades convidadas, as necessidades da expansão universitária em cada região do Estado e, ainda, traçar um perfil dos cursos que se adequarão às potencialidades da região. “É nosso dever como representante do povo buscar alternativas para solucionar, ou pelo menos, amenizar as carências e dificuldades enfrentadas pela população e é através da Educação, fator inerente ao desenvolvimento, que iremos consolidar esse sonho”, disse Jeová Campos, que auxiliou a cidade de Cajazeiras na conquista do Curso de Medicina para o Campus V da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).



News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário