
Passado 365 dias do ano de 2009, já é possível analisar o que se pode esperar dos administradores que correspondem as Prefeituras da Região da Grande Sousa, e fica bastante claro que em vários casos foram importante as mudanças.
Às vezes dar uma opinião equilibrada e qualificada sobre uma gestão, não é tarefa muito fácil, já que para cada pessoa existe um tipo de comportamento ou visão do administrador, porém, quem está de fora analisa melhor os fatos, isso, é claro sem ter que agradar os apaixonados ou revoltados de cada gestor público.
Começando pelas mudanças, podemos destacar o caso de Sousa, o Prefeito Fabio Tyrone conseguiu se sair bem na fita, analisando o conjunto como um todo, pagando em dia, resgatando o crédito do poder público, e não se viu ou se provou qualquer tipo de ato de desonestidade dentro do Governo, o que houve, ficou só no disse me disse, ou seja, nada. Outro ponto positivo da nova gestão, é que foi inteligente no ponto de não confrontar com o Governo do Estado e com isto, conseguiu o dinheiro do asfalto das 26 Ruas, da mesma forma, não brigou com a ENERGISA e conseguiu o Projeto de Iluminação da Cidade, e ao invés de tentar tapear com a Luz Solar pagou em dia a Empresa, ganhando melhorias para Sousa que ficou com outra cara, na parte central e praças da Cidade. Talvez seja um dos únicos prefeitos da Paraíba que conseguiu mesmo na crise construir com recursos próprios, que diga os moradores do Bairro José Lins do Rêgo, Andre Gadelha, Alto do Cruzeiro e de vários outros, que foram agraciados com a pavimentação de Ruas e até em outros, o Bairro Inteiro. Na saúde o Centro de Prevenção do Câncer foi à maior conquista para as pessoas humildes de nossa Cidade, a medicação também, melhorou muito, remédio tem em estoque na Farmácia Básica, agora é preciso abrir imediatamente o Hospital de Pronto Socorro, pois falta muita assistência médica a população, principalmente à noite e nos finais de semana, pois não existe atendimento nos Postos de Saúde da Família. A Educação foi à área que mais acertou no Governo atual neste primeiro ano, foi praticamente blindada de denuncias e não contribui em nada para reduzir o bom desempenho do governo, ao contrário do DAESA e da Secretária de Infraestrutura, que foram os calos, não que não tenham feito nada, mais pelo pouco que podia ser feito e não foi realizado, entre os fatores a péssima assessoria dos secretários destas pastas.
Dentro do contesto atual, daria uma nota 8 (oito) a Gestão Fabio Tyrone e considero que o primeiro passo foi dado, mais é preciso ter cuidado para não repetir o erro de outros, que iniciaram bem e terminaram muito mal. Entre os fatores que ainda complicam o governo municipal, destaco a falta de habilidade política do Prefeito em resolver alguns casos que terminaram em repercussões muito negativa dentro de sua administração, como a demissão de secretários por telefone, o episódio da TV durante a ocupação do prédio da Prefeitura na reclamação pela falta de água e até a sintonia com alguns membros da imprensa escrita e falada, Fabio, precisa ser mais político, conversar menos sobre a alguns aspectos e melhorar o marketing de seu governo que é péssimo.
Para finalizar digo que ainda dar para acreditar, e que querendo o atual prefeito pode dar passos importantes dentro não só da administração pública, mais também na carreira política, basta não se render as babões de plantões que sempre acham que tudo é uma maravilha, pelo menos, enquanto tiveram molhando as mãos com o cascalho público. E Tyrone, por favor, não deixe de em 2010 realizar o concurso público, pois, manter prestadores não é a forma mais democrática e coerente de um governo na administração pública, quem estudou e se qualificou é quem tem que ficar com a vaga disputada de forma limpa e não por indicações de terceiros.
Também quero dentro desta minha avaliação pessoal, destacar o trabalho do Prefeito Jose Rofrants do município de São Francisco, fez mais uma vez o dever de casa, pagando em dia, e um dos primeiros a antecipar o mês de Dezembro dos Servidores pagando antes do natal, sem falar na realização do concurso publico, e conseguiu dar cara própria ao governo e ao seu nome se tornando uma nova liderança política do município de São Francisco, com simplicidade e honestidade. O ponto fraco se diz respeito à realização de pouquíssimas obras, portanto, nota 8 (oito) também para o prefeito de São Francisco que foi reeleito e teve pra mim como ponte forte a realização do concurso e a continuidade do pagamento em dia de todos os servidores no termino de mais um ano de mandato após a sua reeleição.
Portanto, para mim Tyrone e Rofrants, estilos um pouco diferentes, mais que saíram bem neste ano de 2009.
Já com relação às administrações que ainda não deram conta do recado, é preciso destacar alguns destes gestores, entre estes e para mim não é nenhuma surpresa, colocaria José vieira da Silva, de Marizópolis, que não tem jeito, não muda em nada a sua maneira de administrar a Cidade, perseguições, atrasos de salários, falta de medicamentos, controle geral sobre a câmara e muito mais. Se for dar a nota correta, daria um 2 (dois) ou seja, estaria reprovado, é uma verdadeira decepção, e é melhor nem falar o resto, o que se comenta e o que se sabe ou se diz naquela pacata Cidade.
Com relação aos novos prefeitos eleitos, destacaria também a administração apagada do Prefeito de São Jose da Lagoa Tapada, Evilásio Neto, o Neto de Coraci, que atrasou salários dos servidores contratados, investiu pouco na administração e começou com um dom político péssimo, o de traidor, como fez com o Deputado Lindolfo, que foi um verdadeiro Guerreiro na Luta pelo asfaltamento de sua Cidade, além de ter o apoiado na sua eleição. Com isso, nota 4 (quatro) também foi reprovado em 2009 e precisa melhorar muito para a gestão do ano vindouro, caso contrario, poderá ser um político de apenas um mandato.
Já Juninho de Braga de Nazarezinho, também não se saiu bem na fita, continua perdido, brigou com quase todo mundo, entidades, sindicato e até arranjou problemas com o Padre, vai para a recuperação, Nota 6 (seis). Braga em um ano de Governo ressuscitou até os mortos que atualmente estão sendo vistos como salvadores da pátria para 2012, cuidado Juninho para também não ser mais um da lista dos políticos de um só mandato.
Com relação, aos prefeitos de Lastro, Vivaldo Diniz, Vieirópolis, Marcos Pereira, Raimundo Antunes de Santa Cruz e Deusimar Pires de Aparecida, Nota 7 (sete) alcançaram a media, mais precisam melhorar muito para os próximos anos de suas gestões. Vivaldo deixou de concluir o pagamento dos efetivos em 2009, ficou para 10 de janeiro de 2010, enquanto Marcos ficou muito preso as Ações Eleitorais e precisa dar uma verdadeira guinada para o ano seguinte 2010. Já Raimundo Antunes, precisa valorizar mais os seus aliados, regularizar o pagamento para que não continue sendo realizado em vários dias após o mês trabalhado e aprender a negociar com o sindicato para evitar problemas futuros, mesmo assim, acho que conseguiram dar condições de acreditar em um futuro melhor para cada um de seus municípios. No caso de Aparecida, Deusimar não conseguiu manter com toda a perfeição o governo Júlio Cesar no inicio de sua gestão, mais vacinou na hora certa, demitiu quando foi preciso, realizou concurso e organizou a folha de pagamento dos contratados, 2010 vai ser um ano para se avaliar melhor a sua gestão que dar esperanças de ser um governo de muita responsabilidade.
Diante deste pequeno relato, gostaria de desejar a todos os Prefeitos, um feliz Ano Novo, e que os erros de 2009 sejam vistos com metas a não serem continuadas em 2010, pois um ano é pouco, mais se deixar tudo para última hora poderá trazer-lhes muitos prejuízos em seus processos de apoios ou reeleição, tanto para quem está assumindo pela primeira vez o mandato, como para aqueles que continuam no poder executivo de suas cidades. Acho que o recado foi dado!
Resultado Final:
Melhores de 2009
Fabio Tyroe e José rofrants, nota 8
Deusimar Pires, Vivaldo Diniz, Marcos Pereira e Raimundo Antunes, nota 7
Juninho de Braga, nota 6
Piores de 2009:
Neto de Coraci, nota 4
Zé Vieira, nota 2
Mário Gibson

Nenhum comentário:
Postar um comentário