sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Invasão de Casas em Cajazeiras termina em Prisões e até usos de balas de borracha para retirada das famílias da Cehap


25/09/2009.
Investidas da Tropa de Choque da Polícia Militar com direito a disparos com balas de borracha e prisões. Assim, populares que haviam invadido um conjunto habitacional entre os conjuntos Pio X e Mutirão, na zona norte de Cajazeiras, foram retirados do local na manhã de hoje (24). As casas, que são obras da Cehap (Companhia Estadual de Habitação Popular), foram ocupadas na segunda-feira (21) por dezenas de famílias.

Por volta de 11h, oficiais de Justiça acompanhados do promotor municipal Ismael Vidal, com auxílio da Polícia Militar, chegaram ao local para ordenar que as famílias desocupassem as casas.

Não houve resistência para a desocupação, mas quando as famílias já se encontravam do lado de fora das casas, algumas pessoas, com os ânimos mais exaltados, acabaram sendo detidas. Segundo o Comando da PM, alguns manifestantes teriam começado a atirar pedras nos policiais, os obrigando a investir com uso da força física. Nesse momento, a Tropa de Choque formou um cordão e partiu para cima, chegando até mesmo a efetuar disparos com balas de borracha. Ninguém ficou ferido. Mas algumas prisões foram feitas.

A ocupação das casas da Cehap aconteceu após a visita de líderes do movimento dos sem teto a Cajazeiras na semana passada. Três homens teriam vindo da capital e incentivado moradores a invadirem o local onde ficam várias casas inacabadas. Sabendo disso, representantes da Cehap vieram à cidade para conferir a lista de famílias cadastradas em um programa estadual de habitação e que esperam para se apropriarem das residências. Segundo a Companhia, grande parte das famílias que invadiram o local não faz parte do programa.

O programa habitacional

O conjunto habitacional que a Cehap está construindo em Cajazeiras ainda não está terminado. Grande parte das casas ainda está sem portas, parte dos telhados, sem fossas e iluminação. As casas já deveriam ter sido entregues no mês de junho, segundo explicou os próprios representantes da Companhia. As cerca de 150 famílias cadastradas já foram aprovadas pela Caixa Econômica Federal e aguardam o momento de terem suas casas.


Exatanews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário