segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Tyrone e André voltam a se enfrentar na Justiça Eleitoral

31/08/2009.
Terminou por volta das 17h30min da tarde de hoje, mais uma audiência eleitoral envolvendo prefeito e ex-vice prefeito de Sousa, que mais uma vez ficaram lado a lado no Fórum Eleitoral Desembargador Walter Sarmento de Sá. O encontro faz parte da continuidade das investigações através da fase de oitivas de testemunhas arroladas pelas partes, onde cerca de cinco pessoas foram ouvidas, sendo que, como ocorreu na primeira, todas foram contraditadas.

Os advogados Delosmar Mendonça, Egberto Guedes, João Estrela, Johnson e Edward Johnson patrocinaram mais uma vez a defesa dos investigados, já os advogados Alessandro Gadelha, Thiago Leite e Felipe Abrantes representaram os investigantes.

Na audiência desta segunda-feira (31), foram ouvidas as seguintes pessoas, o Médico Mauro Abrantes Sobrinho o Dr. Marizinho, os comerciantes, Haller Remut, Ericarlos de Sousa Rolim, João Adalberto, além do Gerente da Ótica Nova Real e o Presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Sousa Romel Marques Dantas. Já a contradita de uma das testemunhas conhecida como “Fanfan” por pouco não acabou presa, e ainda teve que ficar durante toda o desenrolar da investigação sob custódia sem poder sair do interior do Fórum Eleitoral, sem falar, que ainda terá que passar por uma possível investigação por prática de crime de falso testemunho após analise do Ministério Público que receberá uma cópia dos autos a pedido dos advogados do Prefeito Fabio Tyrone.

O Processo agora seguirá para fase de diligencias, onde os advogados terão um prazo comum de cinco dias para apresentarem as suas futuras manifestações nos autos do processo, sendo que caberá ao juiz Henrique Jacome de Figueiredo a decisão final sobre as argumentações de ambas as partes, inclusive, não sendo descartado a possibilidades da realização de outra audiência para oitiva das testemunhas referidas.

Após o termino dos interrogatórios, os Advogados de ambas as partes se pronunciaram sobre a segunda audiência da AIJE, e fizeram um balanço das investigações procedidas até o momento.

O Dr. Delosmar que defende os interesses do prefeito, disse que, “o balanço é super positivo, tendo em vista que o ônus da acusação cabe a quem acusa, e não houve nenhum dado de prova que levasse a uma demonstração dessas acusações, abuso de poder ou compra de votos, inclusive os depoimentos embora na condição de declarante realizados hoje foram coerentes, foram depoimentos que estão de acordo com aquilo que essa sendo dito pela defesa, enfim só reforçou a posição da defesa, e agora vamos solicitar algumas diligencias para complementar apenas por excesso de zelo aquilo que já foi colhido no Processo” finalizou Mendonça.

Já o Dr. Thiago Leite que defende os interesses do investigante André Gadelha, também fez uma análise dos interrogatórios, e disse, “todos os fatos que foram elencados na peça foram completamente comprovados, as testemunhas foram unânimes em afirmar toda a corrupção eleitoral de captação ilícita de sufrágios e o esquema de compra de votos realizados em Sousa no último pleito e agora vamos partir para a fase de diligencias finalizando a instrução processual com a comprovação e reiteração de tudo que esta comprovada de forma cabal nos autos, através de robusta prova documental e agora também com os próprios declarantes da parte investigada que confirmaram todo o teor do que já constava nos autos”, finalizou Leite.

Por outro lado os envolvidos diretamente no caso, o prefeito Fabio Tyrone do PTB e o ex-vice prefeito André Gadelha do PMDB também fizeram as suas análises sobre a audiência desta segunda, 31 de agosto de 2009.

Gadelha disse que, “tudo que nós dissemos ficou comprovado, inclusive pelo ex-diretor do Hospital Regional Marizinho Abrantes que confirmou que o Hospital fazia exames diários no decorrer do processo eleitoral, sem falar no Gerente da ótica que reconhece os recibos das ordens da Ótica, e que também ficou comprovada a distribuição das camisas verdes durante todo o período eleitoral”, finalizou André que saiu bastante confiante que assumirá a Prefeitura de Sousa, pois tudo que foi denunciado foi provado inclusive com a colaboração das próprias testemunhas arroladas pelo prefeito.

Já Tyrone disse que, “considero produtiva e positiva, porque as testemunhas arroladas por nós vieram em juízo para falar a verdade, e quem fala a verdade elucida os fatos ficando comprovado que quem comprovou votos foi a Coligação derrotada, e garante que ganhou no voto porque a população não aguentava mais tanta esculhambação, Sousa mudou, os salários estão em dia, a Cidade esta mais limpa, a prefeitura e os prédios públicos iluminados e lá não tem mais família e nem castra é do povo de Sousa, e eles vão ter que entender que a eleição já passou, eu não preciso roubar dinheiro publico e nem dividir cargos com parentes, hoje já se passaram oito meses e não tem uma denuncia contra o meu governo, com eles era um escândalo atrás do outro, e quanto a assumir a Prefeitura é bem melhor que eles comecem a trabalhar, pois quem sabe assim daqui a uns cem anos eles conseguem novamente um mandato de prefeito em Sousa”, finalizou Fabio.



Mário Gibson

Nenhum comentário:

Postar um comentário