segunda-feira, 11 de março de 2013

Esposa de ex-vereador é acusada de reter cartões de idosos e fazer empréstimo de 10 mil reias




Na manhã desta segunda-feira (11), o senhor José Rufino da Silva, residente na cidade de Lastro, procurou o Ministério Público de Sousa e fez uma grave denuncia, onde narrou que uma mulher conhecida como Gilma, residente no Alto da Boa Vista, próximo a CAGEPA e esposa do ex-vereador Sebastião Gonçalves, conhecido também por “Bastião da Caçamba” estava em poder dos cartões dos aposentados José Antunes de Oliveira e Iraci Maria José da Conceição.

 Segundo informações do denunciante, Gilma além de está recebendo os benefícios dos idosos, também fez um empréstimo usando os cartões no valor de 10 mil reais. José Rufino disse também que os policiais militares do destacamento daquela cidade, Sargento Vieira e o Soldado Matias, tem conhecimento do fato e estão a disposição para testemunhas sobre o caso.

 O caso agora será investigado pelo Ministério Publico de Sousa.


Sertão Informado

TRE arquiva ação contra prefeito de Marizópolis





O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou o arquivamento de um recurso que pedia a cassação do diploma do prefeito de Marizópolis, José Vieira da Silva (PTB). A decisão do juiz João Bosco Medeiros foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (11). O autor da ação foi Abdon Lopes (PSB), que perdeu a eleição para Vieira em outubro de 2012.

No recurso, Abdon alegou que José Vieira seria inelegível pelo fato de ter sido condenado criminalmente no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. A defesa do prefeito contestou o recurso sob o argumento que ele teria sido movido fora do prazo legal.

O juiz João Bosco Medeiros seguiu o parecer da procuradoria Eleitoral e decidiu pelo arquivamento da matéria. Na decisão ele afirma que Abdon teria três dias para apresentar recurso contra o diploma, mas fez isso três dias depois do prazo terminar. Dessa forma, o recurso foi considerado intempestivo.
Essa é a segunda ação de cassação de diploma que José Vieira escapa. No dia 21 de fevereiro, o juiz Sylvio Pelico Porto Filho determinou a extinção de um processo similar movido pelo Ministério Público Eleitoral.


Jornal da Paraiba

Presidente do TRF5 lamenta a morte de Paulo Gadelha



PARA PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA LIMA, GADELHA ERA UM BOM AMIGO E UM EXCELENTE HOMEM


Há coisa de pouco meses, Paulo Gadelha despedia-se do TRF5, levado pela aposentadoria compulsória, posto que completara 70 anos de idade. Naquela oportunidade tive ensejo de muito dizer de Gadelha, destacando, inclusive, sua principal característica: ser um homem bom. Dos vários depoimentos que seus colegas publicaram na oportunidade de sua inatividade, todos destacaram seu amor à palavra e sua facilidade de fazer e de cultivar amizades. Sim, Paulo Gadelha era um bom amigo e um excelente homem.
Digo era, porque a vida o deixou na tardinha de ontem. Ou por outra, ele deixou a vida e foi-se em busca de outras plagas, se é que outras existem. Paulo não saberia mesmo viver sem conviver com seus amigos do Tribunal, sem sua judicatura fértil e sensível, sem o pleno uso do ambiente em que medravam seus ditos, suas frases inspiradíssimas, suas estórias do interior e da melhor política que se faz por este Brasil afora. Não combinava com os prazeres do ócio, mesmo aquele ócio merecido e digno de que se fizera credor. Fica o exemplo, fica a saudade, fica a vontade imensa de revê-lo em alguma tarde vadia, para sentar e conversar bobagens, por entre doses de seu johnnie de capa preta. Adeus, ou até logo, meu amigo Gadelha.

Autor: Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do TRF5

Adalberto tranqüiliza a população sobre o um possível colapso no abastecimento d’água em Cajazeiras. Segundo ele, a atual quantidade de água em Engenheiro Ávidos é suficiente para abastecer por um ano as cidades de Cajazeiras e Sousa, já que ambas necessitam de seis e sete milhões de metros cúbicos anuais, respectivamente. E a atual quantidade chega a 38 milhões, correspondendo a 15% de sua capacidade, onde o total é de 255 milhões.



CORPO ESTÁ SENDO VELADO NO EDIFÍCIO-SEDE DO TRF5 DESDE ONTEM, 10/03


Foto: Marcos Costa

O desembargador federal emérito do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, Paulo Gadelha, 70 anos, faleceu na noite de ontem (domingo, 10/03), no Hospital Santa Joana, no Recife (PE), onde estava internado desde o último dia 4. Recém-aposentado, o desembargador lutava há cinco anos contra um câncer no pulmão, motivo da sua morte. O velório está sendo realizado desde ontem, no edifício-sede do TRF5, e o sepultamento será hoje (11), às 16h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE). Ele deixa a esposa Maria Cecília e a filha, Raíssa Maciel Gadelha.
O desembargador emérito ingressou no TRF5 em 2001, através do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Nesta Corte, exerceu as funções de presidente da Terceira Turma, entre os anos de 2003 e 2005, vice-presidente no biênio 2007-2009 e presidente da Segunda Turma, cargo que exerceu de 2011 até a sua aposentadoria compulsória.
Paulo de Tasso Benevides Gadelha nasceu no município de Sousa (PB), em 19 de setembro de 1942. Filho de José de Paiva Gadelha e Miriam Benevides Gadelha, estudou no Ginásio Diocesano de Patos (PB), no Colégio Padre Félix (PE) e na Faculdade de Direito da Universidade da Paraíba, onde bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1966. Dentre as atividades desenvolvidas na área jurídica, destacam-se as atuações na Procuradoria Jurídica da Prefeitura de São José da Lagoa Tapada (PB), na vice-presidência do Instituto de Magistrados de Pernambuco, na presidência da Associação Regional de Juízes Federais (REJUFE), na diretoria de assuntos jurídicos da Associação de Juízes Federais (Ajufe) e como membro suplente do Conselho da Justiça Federal (CJF).
Em fevereiro de 1975, ingressou na Assembleia Legislativa da Paraíba como deputado estadual, lugar onde legislou até 1983. Em função da sua atuação cidadã, foi escolhido seis vezes como um dos cinco melhores deputados daquela Assembleia, pela bancada de imprensa. Em 2003, recebeu o título de Cidadão do Recife e, recentemente, foi-lhe outorgado o título de Cidadão de Pernambuco, reconhecimento que não pôde receber em função da doença. Era, ainda, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-PE), da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) e da Academia Paraibana de Letras, onde ocupava a cadeira de nº 23.
Paulo Gadelha tinha 10 livros publicados, entre eles “Além da Censura, Discursos” (A União Cia. Editora, João Pessoa, 1981), “Do Sigilo Bancário” (Banco do Nordeste do Brasil, 1987), “A Rosa e a França, Crônicas” (Banco do Nordeste do Brasil, 1990), “Temas de Direito Internacional Público - Vol. I” (Editora Universitária, João Pessoa, 1999), “História das Constituições Brasileiras” (Gráfica Marcone, Campina Grande, 2003), “Amor à Palavra” (TRF da 5ª Região, Recife – Pernambuco, 2004), “Varsóvia Revisitada e outros ensaios” (EBGE, Recife, 2005) e “História Política de Sousa” (1945-2004). Também colaborava, semanalmente, com alguns dos jornais mais importantes do Nordeste, entre eles Diario de Pernambuco, Correio da Paraíba e Correio de Sergipe.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

quinta-feira, 7 de março de 2013

Deputado Lindolfo assume liderança do DEM na Assembleia Legislativa


Deputado Lindolfo assume liderança do DEM na Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) publicou na edição do Diário do Poder Legislativo (DPL), desta quinta-feira (07), a indicação dos nomes dos deputados que irão liderar as bancadas dos Democratas e de mais dois blocos na Casa de Epitácio Pessoa durante a legislatura 2013/2014.

Conforme ofício encaminhado a presidência da ALPB os deputados Democratas: João Henrique, Domiciano Cabral e Francisco de Assis Quintans indicaram o colega de partido Lindolfo Pires (Democratas) para liderá-los.

Já o bloco parlamentar formado pelo PSB, PSDB, PPS e PSD indicaram o deputado Hervázio Bezerra (PSDB) como líder. Além de Hervázio, este grupo conta com outros quatro deputados: Lea Toscano (PSB), Gilma Germano (PPS), Eva Gouveia (PSD) e Antônio Mineral (PSDB). Vale salientar que Hervázio irá acumular a liderança do bloco com a da bancada da situação, conforme indicação do governador Ricardo Coutinho (PSB).

O bloco formado por PSL, PTdoB, PRB e PPL indicou o deputado Tião Gomes (PSL) como líder. O bloco conta ainda com os deputados Jutay Menezes (PRB), Genival Mathias (PTdoB) e Doda de Tião (PPL).

Os outros líderes na Casa são os deputados Raniery Paulino, do PMDB; Branco Mendes, da bancada do PEN; Vituriano de Abreu (PSC), do bloco PSC, PP e PT.

Prefeitura de Aparecida convoca concursado para assumir emprego



Prefeito de Aparecida chama concursado. Confira a lista

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº. 001/2013

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICA a CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS no concurso publico de provas e títulos para o quadro permanente de pessoal da Prefeitura Municipal de Aparecida, aberto pelo Edital Nº. 001/2009, publicado no DOE de 10, de outubro de 2009, cujo resultado foi homologado pelo Decreto nº. 305/2009, publicado no DOE de 05, de fevereiro de 2010, prorrogado pelo Decreto nº 368/2012, publicado no DOE de 01 de fevereiro de 2012 relacionados no Anexo II deste Edital, para realização da inspeção médica e investidura nos cargos públicos correspondentes, conforme o Resultado Final Oficial, devidamente publicado no site da empresa responsável pela realização do certame mantido na rede mundial de computadores (www.educapb.com.br). 

O candidato convocado deverá  comparecer na Secretaria de Administração, localizada no Edifício Sede da Prefeitura Municipal de Aparecida, sito na Rua Antonio Francisco Pires, 169, 1º Andar, Centro, Aparecida, Paraíba, PABX (83) 3543.1162, no período de 25 de Fevereiro a 22 de março de 2013 das 08:00 às 11:00 horas, munido dos originais e cópias dos documentos descritos no Anexo II deste Edital e no dia 26 de março de 2013, no horário das 08:00 às 10:00 horas, na Unidade de Saúde Alta Alves Ferreira, situada na Rua Francisco Batista, s/n, Térreo, Centro, Aparecida, Paraíba, PABX (83) 3543.1162 – RAMAL 27, para realização da inspeção médica oficial.

Aparecida, 20 de fevereiro de 2013.

JÚLIO CÉSAR QUEIROGA DE ARAÚJO (foto)
Prefeito

Convocado

Motorista B - Vicente Vitoriano Sobrinho Neto

Farmacêutico - Edgar Xavier de Sá 

Comparecerem a Prefeitura de Aparecida com os documentos necessários

sexta-feira, 1 de março de 2013

Vice-prefeito de entrega cargo de secretário de Saúde ao Prefeito em Sousa




O medico Jose Célio de Figueiredo, atual vice-prefeito da Cidade de Sousa e indicado após compromisso político para assumir a pasta de Secretário Municipal de Saúde deixou a pasta na noite de ontem.

Segundo o próprio Dr. Jose Célio, ele já havia pensado em deixar a pasta no primeiro mês de administração, mas só decidiu na noite desta quinta-feira, dia 28 de fevereiro entregar de vez a pasta.

O principal motivo da saída de acordo com o medico foi pelo fato de não concordar com o seu modelo administrativo, ou seja, com o modo em que estar sendo conduzida a sua administração.

Também se comenta que ele estava sem autonomia, o que o próprio Jose Célio confirmou que realmente apenas o secretário de finanças Felipe Abrantes era quem, nomeava e autorizava investimentos na sua pasta.

A saída do vice-prefeito do governo e os argumentos utilizados demonstram que a administração do prefeito Andre Gadelha esta completamente desnorteada, já que nem o seu vice acredita mais no sucesso de seu governo.

Agora, se Jose Célio tem ou não razão, isto, só o tempo irá esclarecer. 



Mario Gibson

Prefeitos de Bernardino Batista, Pedra Branca e Condado aderem à Ricardo Coutinho



Prefeitos de Bernardino Batista, Pedra Branca e Condado aderem à Ricardo Coutinho: Veja fotos O governador Ricardo Coutinho recebeu a adesão nesta quinta-feira (28) dos prefeitos de Bernardino Batista, Gervázio Gomes (PMDB), de Pedra Branca, Allan Bastos (PR) e de Condado, Caio Paixão (PR). Com as novos apoios, já são 26 prefeitos que aderiram politicamente a Ricardo este ano.

Os prefeitos da base de apoio do deputado estadual Lindolfo Pires foram recebidos pelo governador Ricardo Coutinho e declararam o interesse de estarem juntos ao projeto socialista. Os três prefeitos haviam votado no candidato do PMDB nas eleições de 2010.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que os apoios são bem vindos e vão ajudar a consolidar o projeto de desenvolvimento que está sendo implantado no Estado. Durante a audiência, os prefeitos falaram do desafio de suas gestões e do interesse em firmar parcerias com o governo do Estado.


O prefeito Gervázio Gomes disse que a Paraíba avançou muito nestes dois anos e a população já percebe essa mudança. Ele destacou que a construção do acesso ao município será a maior obra do município.“Em Bernardino Batista não é diferente e, por isso, estamos anunciando o nosso apoio ao projeto de reeleição de Ricardo Coutinho”.

O prefeito Allan Bastos e o ex-prefeito Antônio Bastos fizeram uma avaliação positiva da postura republicana de Ricardo ao investir no município, independentemente da posição política do gestor. Allan destacou que Pedra Branca foi muito beneficiada pelo governo do Estado, a exemplo da estrada até Itaporanga e, como prefeito, fará o possível para construir uma sólida parceria.


Para o prefeito de Condado, Caio Paixão, a postura de Ricardo Coutinho em receber todos os prefeitos de forma democrática e buscando parcerias é algo muito relevante.

Acompanhado do presidente da Câmara, vereador Valdeci Pereira, Caio ressaltou que quando o prefeito tem um governo parceiro só tem uma maneira de contribuir, com o apoio e o voto. “Estamos aqui para declarar o nosso apoio devido a sua disposição de ajudar o nosso município a crescer e sair do estado de calamidade”, completou Caio.


O deputado Lindolfo Pires (DEM) destacou que a presença dos prefeitos e o apoio ao governo nada mais é do que o reconhecimento por tudo que tem sido realizado nos municípios como estradas, abastecimento d´água, escolas, hospitais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.
 
“Os prefeitos tem dito que acreditam na palavra do governador e que querem integrar os seus municípios nesse processo de desenvolvimento”.
 
 
 
 
 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ricardo recebe deputados e pede coesão para manter governabilidade



Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 - 15h46
 
 


O governador Ricardo Coutinho reuniu na manhã desta terça- feira (26), no Palácio da Redenção, a bancada governista na Assembleia Legislativa e pediu unidade e coesão para garantir a manutenção da governabilidade no Estado. Ao se dirigir aos deputados, falou sobre as principais obras e serviços desenvolvidos pelo Governo, os projetos prioritários na Assembleia Legislativa e o novo edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social, que será lançado até o final de março.
Ricardo Coutinho destacou o bom momento do Governo, tanto do ponto de vista da aceitação popular quanto da realização de obras em todas as regiões, desde o Sertão, Cariri, Curimataú e o Brejo, até Campina Grande e João Pessoa. “As ações estão em um ritmo muito bom e chegaremos a R$ 5 bilhões em investimentos este ano. Esse é o momento de avançar, e precisamos de unidade e coesão da bancada na Assembleia Legislativa para garantir a manutenção da governabilidade”, frisou.
O governador também pediu apoio dos parlamentares aliados aos projetos prioritários e destacou que prefere uma bancada firme e aguerrida na defesa dos interesses da Paraíba do que a maioria pela maioria. “Temos um grupo mais coeso e a importante liderança de Hervásio Bezerra. Isso aponta que estamos no caminho certo”, completou.
A reunião contou com as presenças de 13 deputados estaduais e os parlamentares licenciados Manoel Ludgério (secretário de Desenvolvimento dos Municípios) e Adriano Galdino (secretário de Governo). A deputada Gilma Germano e o deputado Genival Matias justificaram suas ausências por se encontrarem fora do Estado.
Os deputados Hervásio Bezerra, Domiciano Cabral, Iraê Lucena, Tião Gomes, João Henrique, Antônio Mineral, Assis Quintans, Eva Gouveia, Léa Toscano, João Gonçalves, Jutay Meneses, Doda de Tião e Lindolfo Pires participaram da reunião. Além dos parlamentares, estiveram presentes o vice-governador Rômulo Gouveia, os secretários Lúcio Flávio (executivo de Governo), Estela Bezerra (Comunicação), Aracilba Rocha (Finanças) e Livânia Farias (Administração), o Procurador-Geral Gilberto Carneiro e Ricardo Barbosa (PAC e Suplan).





O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hervásio Bezerra, disse que a reunião foi positiva e indica horizontes ainda melhores. “O governador teve a oportunidade de falar aos deputados a respeito do Pacto Social e o que está sendo realizado e planejado de obras nos municípios. Esse é um nivelamento importante para a defesa das ações do governo em plenário”, afirmou.
Hervásio afirmou que está confiante na aprovação das matérias de interesse do governo, como o aval para empréstimo da Cagepa. Sobre a bancada governista, o líder frisou: “Passamos por turbulências, mas hoje temos uma bancada mais firme e determinada em defesa do governo do Estado”.
A secretária da Comunicação Institucional, Estela Bezerra, destacou o bom momento do Estado, em que o governador Ricardo Coutinho tem conseguido equilibrar a agenda política e a administrativa. “Essa agenda da governabilidade precisa ser constante na relação entre o Executivo e o Legislativo e estreia o equilíbrio de um governo que nos dois primeiros anos priorizou a governança diante das dificuldades apresentadas pelo Estado”, disse.
A deputada estadual Iraê Lucena afirmou que a reunião trouxe uma pauta positiva com as ações do governo e apontou para a unidade da bancada. “Essa bancada firme e forte com certeza vai ajudar a aprovar as medidas e as obras que o governo propõe em beneficio dos paraibanos e paraibanas”.
- See more at: http://www.paraiba.pb.gov.br/64817/ricardo-recebe-deputados-e-pede-coesao-para-manter-governabilidade.html#sthash.ouUmE9Jf.dpuf

Leonardo Gadelha discute violência na PB durante reunião da bancada no Congresso

 
 
A bancada da Paraíba se reuniu na Câmara dos Deputados, em Brasília, na noite desta terça-feira, 26 de fevereiro, para debater medidas de combate à violência no estado. Entre as propostas apresentadas pelos parlamentares, o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB) defendeu um controle rigoroso do movimento nas fronteiras com o Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
De acordo com Gadelha, são cada vez mais comuns os casos de quadrilhas que cruzam as fronteiras para cometer crimes em outros estados. “Gangues do Rio Grande Norte entram na Paraíba para cometer crime, e vice-versa. Isso ocorre também com quadrilhas de Pernambuco e do Ceará. Essa prática dificulta as investigações”, afirmou o deputado.
Como não existe uma polícia especializada em controle de fronteiras, Gadelha defende que o trabalho seja feito pela Polícia Militar e pelas Polícias Rodoviárias Federal e Militar. Além dessa medida, parlamentares apresentaram outras propostas, como a liberação de recursos para a compra de equipamentos e a aquisição de um helicóptero para uso da polícia.
As outras medidas apresentadas pela bancada tratam da instalação de um centro de formação para guarda municipal na Paraíba e a construção de um novo presídio no estado. Os temas serão levados pelos parlamentares ao Ministério da Justiça. Participaram da reunião, juntamente com Leonardo Gadelha, o senador Cícero Lucena, os deputados Manoel Junior, Hugo Motta, Wilson Filho, Damião Feliciano, Ruy Carneiro e Efraim Filho. Os parlamentares destacaram a importância do trabalho em conjunto feito pela bancada, que, independentemente do partido, são de interesse da população paraibana.