segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

TV Verdes Mares diz que Diretoria do Fortaleza pagou 250 reais para cortar a grama do Marizão


Em um jogo bastante fraco e sem muitas emoções, o Sousa acabou surpreendido nos acréscimos com um gol marcado as 47 do segundo tempo com um gol do zagueiro Gabriel. Com a vitória de ontem, o Fortaleza entra de vez na briga e vai disputar a última vaga do seu grupo contra o Confiança, já que o Esporte garantiu a sua classificação de forma antecipada.

Outro ponto fraco da partida foi novamente o péssimo estado do gramado, que só não ficou pior graças aos dirigentes do time do Fortaleza, que segundo o narrador da TV “Verdes Mares” filiada a Rede Globo e o comentarista da partida tiveram que pagar o corte da grama, pois, os funcionários do estádio estavam com os salários atrasados e por isso, se recusaram a cortar a grama. A equipe ainda destacou que era muito triste a administração municipal não valorizar o futebol e acreditava que tal descompromisso seria em virtude de desavenças politias entre a Diretoria do Sousa e o atual prefeito da Cidade.

Com certeza todos os expectadores da referida rede de comunicação não devem ter ficado com uma boa imagem de uma Cidade, onde a sua principal praça de esporte precisa da ajuda de dirigentes da equipe adversária para realizar um simples corte de grama.
 
De acordo ainda com as informações, até a limpeza dos vestiários foi realizada pelos roupeiros do

 

Mário Gibson
Foto - verdesmares.globo.com

Prefeito André Gadelha entrega 100 mil reais às Escolas de Samba e garante desfile no carnaval de Sousa

 
 
 

Com o intuito de manter a tradição e garantir o desfile das escolas de samba no carnaval de Sousa, a Prefeitura Municipal através do Secretário de Turismo Carlos Harlen de Silva Marques repassou à liga dessas escolas, na pessoa do seu presidente Edilberto Abrantes, a quantia de cem mil reais na tarde desta sexta-feira (01) do mês de fevereiro.
 
A entrega aconteceu no Gabinete do Prefeito André Gadelha, momento em que se fez representar pelo Chefe de Gabinete do Município, Ananias Vieira.
 
Na oportunidade estiveram presentes representantes das escolas de samba, a exemplo de Joilson da Águia de Ouro (Zú Silva); Pelado da Tom Maior(André Gadelha); Neto Fumacê da X9(Estreito); Joaquim da Novos Sambistas(Estreito); Mazinho da Beira Rio(Guanabara); Chico Velho da Rosas de Ouro (Angelim) e Geraldo da Independentes do Guanabara que pertence ao bairro Guanabara.
Para o Prefeito André Gadelha, o repasse dessa verba contribui não só para a realização do tradicional desfile das escolas de samba no carnaval do município de Sousa, mas para o aquecimento da economia local, uma vez que este evento já faz parte do calendário turístico da Paraíba.
 
Ascom
 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Município de Sousa disponibiliza mais um carro pipa para atender comunidades atingidas pela seca

_DSC0880.JPG
 
O Prefeito André Gadelha assinou na manhã de hoje (31), um convênio com a Secretaria de Infra-estrutura do Estado para a aquisição de mais um carro-pipa para o município de Sousa. O antigo contrato com os três carros-pipa que fazem o trabalho de abastecimento na zona rural do município não havia sido renovado pela gestão anterior, ocasionando em perdas de verbas para este fim no mês de dezembro, deixando os trabalhadores sem o salário do respectivo mês, mas em contrapartida, André Gadelha renovou o contrato com os três carros-pipa já existentes e com esse novo convênio, o município de Sousa, além de ganhar mais um carro para abastecimento de água nas áreas mais afetadas pela estiagem, vai garantir o pagamento salarial em dia.
 
Para o Secretário de Agricultura do município de Sousa, Paulo Sérgio da Silva, esta notícia vem em boa hora, pois trata-se de mais um reforço para a zona rural, o que vai favorecer consideravelmente aos anseios dos agricultores e proporcionar maior agilidade quanto ao abastecimento de água tratada para quem mais precisa.
Ascom

Debate acirrado no TRE-PB sobre fraude no pleito de Cajazeiras​. Divisão da corte sobre anulação da eleição de Denise Oliveira vai ao TSE


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB mostrou-se dividido em relação à denúncia de fraude na eleição de Cajazeiras, por conta da substituição da candidatura do ex-prefeito Carlos Antônio pela sua esposa, Denise Oliveira (PSB), que saiu vencedora no pleito do ano passado, derrotando o candidato Carlos Rafael (PTB).
Na tarde desta quinta-feira (31), a corte, que em decisão anterior, em caso semelhante, havia rejeitado recurso por unanimidade, manteve o mesmo entendimento no caso de Cajazeiras. Porém, desta vez, por 3 votos a 2. O placar apertado demonstra que o caso merece maior atenção, sobretudo porque a decisão final caberá ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE, que ainda não julgou caso semelhante no Brasil, de forma colegiada.
“Já podemos dizer que foi uma vitória o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que ficou dividido e debateu o caso de forma muito acirrada”, afirmou o advogado Luciano Pires, que defende Carlos Rafael.“Foi um debate muito acirrado até chegarmos à decisão final da corte. Agora, a matéria vai ao TSE com um entendimento dividido da corte paraibana”, completou.
Na votação, o Juiz Relator do processo, Marcio Acioly foi seguido pelos juízes Tércio Chaves e João Bosco. Por outro lado, entenderam que houve realmente fraude na substituição da candidatura em Cajazeiras os juízes Joás de Brito e Miguel de Brito Lira, este último, Corregedor do TRE. “O fato de o próprio corregedor entender pela fraude tem o seu peso junto ao TSE”,avaliou Luciano Pires, avaliou Luciano Pires, que destacou também a importância e a densidade dos argumentos do voto do Desembargador Joás de Brito. "Com argumentos fortes e contundentes, coube ao Desembargador Joás abrir a divergência do entendimento anterior da corte num momento importante da análise do processo", disse Luciano.
O julgamento do caso de Cajazeiras começou na segunda-feira, quando foram apresentados os votos de dois juízes. “Os votos contrários ao entendimento de que houve fraude na substituição ocorreram em questões técnicas. Os juízes entenderam que a matéria seria objeto de uma AIME, enquanto que os juízes que votaram entendendo a fraude sustentaram a tese de que a substituição afronta os princípios democráticos, o que não deixa de ser um ponto positivo a nosso favor”, entendeu Luciano.
Ele lembrou que conta a favor de Carlos Rafael o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, muito contundente, acatando a tese de fraude na substituição da candidatura. “Nossa Justiça está caminhando em harmonia com os anseios populares, a fim de evitar que candidatos sabidamente inelegíveis substituam suas candidaturas”, afirmou o advogado.
“Esses candidatos ocultos não se submetem ao processo, não vão as ruas expor suas idéias, não participam do programa eleitoral, fogem à valoração que o eleitor tem o direito de fazer a partir do conhecimento das idéias dos candidatos. Isso afronta a moralidade, a segurança jurídica, o direito á informação, se constitui em um inequívoco abuso de direito. Confio que o TSE haverá de banir esta conduta intolerável a fim de resguardar a lisura nas eleições”, destacou o advogado Luciano Pires.
Ele disse que os debates na corte paraibana foram “acalorados”e que “os votos convergentes, na verdade, não enfrentaram diretamente a questão da fraude, mas entenderam que a ação deveria ser discutida em AIME, enquanto que os votos divergentes entenderam que o Judiciário deve, sim, enfrentar, em todas as circunstancias, o abuso, a fraude e a violação aos princípios constitucionais”.
Luciano finalizou lembrando que não há precedente de julgamento colegiado, por parte do TSE, em caso semelhante, o que deverá ensejar um debate acirrado na corte superior também. “O tema deverá ser objeto de ampla discussão. Não há jurisprudência colegiada sobre esse assunto. Casos de substituição de candidatos na véspera da eleição surgiram a partir de um paradigma do TRE de São Paulo, que decidiu colegiadamente que houve fraude na cidade de Euclides da Cunha”.
 
 
Ass.Com Comunicação& Marketing

Leonardo Gadelha e Aguinaldo Ribeiro orientam prefeitos da PB sobre recurso federal

 
 
O deputado Leonardo Gadelha (PSC-PB) conclamou cerca de 80 prefeitos paraibanos, reunidos em Brasília, a investir pelos próximos anos na qualificação da gestão e dos projetos, com o objetivo de dinamizar o desenvolvimento no estado. “A palavra é qualificação, tanto nas prefeituras quanto nos projetos”, disse Gadelha no último dia do Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado na Capital Federal de 28 a 30 de janeiro. Mais de 3,5 mil prefeitos de todo o país participaram do evento.
Os prefeitos da Paraíba participavam de uma reunião no Ministério das Cidades, com o ministro Aguinaldo Ribeiro. Na ocasião, Ribeiro apresentou os trâmites para a contratação de projetos nas áreas de pavimentação, moradia, saneamento, educação e saúde, entre outras. Em consenso com Gadelha, o ministro reforçou a necessidade de planejamento e qualificação nas administrações. “Tem município sem plano diretor até hoje. É preciso saber onde se quer chegar, pensar os próximos 20 anos”, afirmou Aguinaldo Ribeiro.
 
 
 
 
Convidado pelo ministro das Cidades para compor a mesa de autoridades da reunião, Leonardo Gadelha elogiou o desempenho de Ribeiro à frente do ministério, e lembrou aos prefeitos que a presença de um paraibano no comando da pasta deve ser vista como uma grande chance para implementar novas ações. “Não temos o direito de perder essa janela de oportunidade. Nos últimos anos, nossos vizinhos Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte apresentaram altas taxas de crescimento. Agora é a vez da Paraíba”, disse o deputado.
Os prefeitos afirmaram reconhecer o bom momento para a Paraíba em Brasília. “Temos um cenário favorável e devemos aproveitar essa oportunidade apresentando nossos projetos”, disse o prefeito de Água Branca, Tarcisio Firmino. “É muito importante para nós poder centralizar os projetos diretamente com o deputado Leonardo Gadelha, que atua junto ao governo”, afirmou o mandatário de Lagoa Seca, José Tadeu.
Para o prefeito de Juru, Luiz Galvão, o Encontro em Brasília resultou novas experiências e aprendizado aos gestores municipais. “Há muita coisa importante oferecida pelos ministérios em diferentes áreas, como saneamento, pavimentação e moradias”, disse Galvão. “Com o comprometimento do deputado Leonardo Gadelha, que faz o elo com o governo Dilma e com o ministro Aguinaldo Ribeiro, a região irá se desenvolver mais rapidamente”, concluiu.
 
 
 
Assessoria
 
 

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros gerenciam desobstruç​ão da BR 230 em Sousa





No final da tarde desta quarta, (30), por volta das 16h00min a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Sousa interviram em um movimento de sem teto, as instituições gerenciaram a desobstrução da BR 230 nas imediações do Bairro Mutirão. A circulação dos veículos ficou prejudicada devido a obstrução da Rodovia por pessoas que haviam ocupado casas de maneira irregular em um conjunto próximo. As mesmas obstruíram com troncos e pneus, ateando fogo aos mesmos. Após 01h20min de negociação as equipes de segurança pública conseguiram lograr êxito convencendo os manisfestantes a liberarem o trânsito. Várias viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar deslocaram-se para o local. Graças ao gerenciamento preciso da crise nenhuma pessoa saiu ferida.





 




 















Relações Públicas da 1ªCRBM/5ºBBM - Sousa
Fotos: Aspirante Batista

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeitura de Sousa lança campanha de combate a hanseníase



A Prefeitura de Sousa, através da Secretaria de Saúde deu início ao programa de combate à hanseníase no município. De acordo com informações de Socorro Ribeiro - coordenadora do programa tuberculose e hanseníase – o objetivo desta ação é conscientizar a população sousense da importância de prevenir-se contra esse mal. Toda a secretaria de saúde está mobilizada através dos postos localizados nos bairros e foi montada uma tenda no calçadão no centro da cidade com distribuição de panfletos informativos. O secretário de Saúde Dr. José Célio adiantou que já disponibilizou uma sala equipada na própria secretaria para atender pacientes com sintomas da doença.

A hanseníase é transmitida por meio de vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso.

Para mais informações, a pessoa deve se dirigir até o órgão competente no município de Sousa. A campanha de combate à hanseníase segue o calendário nacional que vai de 30 de janeiro a 31 de março.



Ascom

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prefeito de Coremas garante realização do carnaval 2013



O Prefeito Antonio Lopes anunciou nesta terça-feira, dia 29 de janeiro de 2013, a garantia para a realização do Carnaval 2013 com varias atracões.

Apesar de não dispor de muitos recursos, a prefeitura ja contratou 8 bandas, algumas locais, outras regionais e ate baianas. O anuncio foi feito através do programa FM Alerta onde concedeu entrevista.



Mario Gibson


Opção pelo Simples Nacional termina dia 31 de janeiro


Segunda-feira, 28 de janeiro de 2013 - 16h59

As micro e pequenas empresas paraibanas têm até a próxima quinta-feira (31) para optarem pelo Simples Nacional, regime de tributação de pagamento simplificado. Para ingressar n o Simples, é necessário fazer a opção pela internet, no site do Simples localizado no portal da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), na área “Solicitação de Opção”. A partir daí, o empresário deve aguardar o deferimento do pedido.

As empresas com inscrição estadual que faturam até R$ 2,520 milhões no ano podem solicitar a opção, mas o gestor do Simples Nacional do Núcleo de Declarações da Receita Estadual, Henrique Oliveira Gadelha, alertou que empresas com pendências na Receita Estadual podem ter indeferimento no ato da liberação da opção, pois os dados já foram enviados à Receita Federal. “As pendências das empresas com o Fisco Estadual já estão disponíveis no acesso externo da página da Receita Estadual. Eles podem entrar na página da Receita Estadual, no acesso ao sistema corporativo ATF, para os contribuintes já cadastrados ou contadores das empresas”, detalhou.

Outra opção para os contribuintes verificarem se têm pendências será o deslocamento às repartições fiscais do Estado (Coletorias e Recebedorias de Renda de João Pessoa e Campina Grande). Ainda de acordo com Henrique Oliveira Gadelha, “os contribuintes paraibanos que desejarem fazer a opção pelo Simples Nacional devem consultar antes o arquivo de pendências para sanar as irregularidades que, por ventura, existem com a Receita Estadual com o objetivo de ser deferida a opção pelo Simples”, esclareceu o auditor.

O ingresso do Simples não é válido para empresas recém-criadas, que têm até 30 dias depois da liberação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para aderir ao regime. Quem quiser desistir do regime de tributação simplificado poderá fazê-lo a qualquer momento, no entanto, se for para o mesmo ano é necessário que o desenquadramento seja solicitado em janeiro, caso contrário a desvinculação só valerá para o ano seguinte.

No ano passado, cerca de três mil empresas paraibanas fizeram a opção pelo Simples Nacional na Receita Estadual. Além da facilidade de pagamento dos tributos, mediante o recolhimento de guia única, o regime do Simples também traz redução da carga tributária para os pequenos negócios.
As faixas de alíquotas do ICMS, por exemplo, oscilam de 0,5% (para quem fatura até R$ 180 mil no ano) e vai até 3,48% para quem fatura ate R$ 2,520 milhões, sublimite do teto no Simples Nacional no Estado da Paraíba.
As faixas de alíquotas do Simples na Paraíba têm reduções de 14,16% a 60%, quando comparadas à tabela nacional do regime diferenciado das micro e pequenas empresas. “Isso é um benefício acima do próprio regime nacional, que já traz redução”, observou o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano.

Outros tributos
O Simples Nacional abrange ainda os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ISS e a Contribuição Patronal Previdenciária para a Seguridade Social (CPP). O recolhimento é feito por um documento único de arrecadação que deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte.


SECOM

Chuvas devem ficar abaixo do esperado



Jornal da Paraíba - Luzia Santos

O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) divulgou ontem a previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril deste ano para todo país. Segundo o instituto, a tendência é de chuvas escassas e irregulares até o final do mês de fevereiro na Paraíba. Para os meses de março e abril, há maior probabilidade de chuvas, contudo, o prognóstico é que o volume de chuvas deve variar entre normal e abaixo do esperado.

De acordo com o Inmet, na faixa leste do Nordeste, que compreende o litoral, o volume de chuvas deve variar entre 200 e 700 milímetros. Nesta área, a média da temperatura máxima para o trimestre é de 26º a 32º C, e a mínima é de 18ºC a 24ºC, sendo que os menores valores (18ºC) ocorrem na região central da Paraíba.

De acordo com a meterelogista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, a previsão do Inmet é semelhante à feita pela agência. “Com as atuais condições oceânicas e atmosféricas, neste trimestre, a tendência é de que deverão ocorrer chuvas irregulares com padrões dentro da normalidade, especialmente o Sertão, Cariri e Curimataú, na Paraíba”, destacou.

Acrescentando que “isto significa que algumas localidades poderão receber uma quantidade de chuvas menores do que outras, sendo fundamental o monitoramento contínuo das condições atmosféricas sobre a Região e das condições oceânicas".

Ela explicou ainda que não deverá haver o prologamento, em 2013, da estiagem ocorrida ano passado. “A evolução atual dos campos atmosféricos e oceânicos apresentam uma tendência favorável a melhoria da qualidade do período chuvoso a partir do final de fevereiro e início do mês de março”, concluiu.