quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Em Aparecida: Eleição da Câmara é adiada após sumiço de vereadores da oposição

A Eleição para escolha da Nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da vizinha Cidade de Aparecida acabou não sendo realizada na tarde desta quarta-feira, dia 15 de Dezembro, depois do sumiço de 5 dos nove vereadores existentes naquela Casa Legislativa. Foi a primeira vez em que 5 parlamentares mirins foram derrotados por 4.

De acordo com as informações, a situação que contava com o número de apenas 4 vereadores foi ao plenário com o candidato Didi de Pires, já oposição que em tese tinha maioria simples de 5, não compareceu com a candidata Ziza. Com a demora da chegada dos membros da oposição, os presentes começaram a estranhar a demora, o tempo passou e nada de vereadores da oposição aparecidense, com isso, a eleição teve que ser adiada por falta de quorum qualificado no plenário. Se apenas mais um vereador estivesse presente, a eleição poderia ter sido realizada.

Dentro da casa legislativa a dúvida era descobrir o que tinha acontecido, e a confusão foi grande, até que então descobriram que um dos vereadores teria desaparecido pouco tempo antes da votação. Daí então começou a gritaria, foi Chico da Aba, foi Titinha, e a verdade então apareceu, a vereadora Titinha do PP, tinha sumido depois inclusive de ter participado de entrevista em emissora de Rádio no Programa FM Alerta, onde disse claramente que não deixaria de votar em Ziza para Presidente da Câmara.

Vereadores da bancada de oposição ao Prefeito Deusimar Pires do PSDB, estão indignados com a postura da vereadora Aparecidense, cujo menor nome que lhe foi atribuído foi o de “traíra”.

Como foi dito antes, se avexe não, pode acontecer tudo inclusive nada. E na tarde desta quarta, nada foi o que realmente aconteceu.




Mário Gibson



Prefeito mostra porque é liderança no Lastro e emplaca cunhado na Presidência da Câmara

O Prefeito José Vivaldo Diniz (foto) do Município de Lastro mostra mais uma vez porque comanda a liderança política em seu município e emplacou na Presidência do Legislativo o seu cunhado Expedito Gonçalves Filho, que comandará a Câmara no Biênio 2011/2012.

Vivaldo que há mais de 20 anos comanda a política lastrense e o principal sendo vitorioso em suas conquistas, seja como candidato, ou apoiando algum candidato. Desta feita, resolveu reunir a tropa e indicou o vereador Expedito Filho, contrariando as indicações de Célio dos Correios, Carlos de Ruado e do próprio atual presidente Gilberto Nonato, que não aprece mais nem na vice da chapa. Para completar ainda mandou um recado para o que sobrou da oposição na Casa Legislativa, “se os dois vereadores quiserem que votem no seu cunhado para não passar em branco, ou ter que anular o voto”, declarou o prefeito.

Portanto, nesta sexta-feira, o vereador Expedito Gonçalves Filho chegará a Presidência da Câmara com uma mãozinha do cunhado prefeito.



Mário Gibson



Tribunal de Contas tem Sessão movimentada nesta Quarta-feira

O Tribunal de Contas da Paraíba promove, nesta quarta-feira (15), a última sessão ordinária do ano para o exame, entre outros, de processos oriundos de sete Prefeituras e quatro Câmaras Municipais.

Ainda serão julgadas as contas da Assembleia Legislativa (exercícios de 2007 e 2008), da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (2007), de Encargos Gerais do Estado (2008), da Companhia Paraibana de Gás (2008) e da Companhia Docas da Paraíba (2008).
Também, da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor Alice de Almeida (2006 e 2008), do Fundo de Apoio à Pesquisa do Estado (2009), do Fundo de Recursos Hídricos (2009), do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário da Paraíba (2007) e do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola (2008).

Terão o julgamento das contas de 2007 os prefeitos de Brejo do Cruz (Francisco Dutra Sobrinho) e Imaculada (José Ribamar da Silva). E, de 2008, os de Livramento (Jarbas Correia Bezerra), Alcantil (José Milton Rodrigues) e Princesa Isabel (Thiago Pereira de Sousa Soares). A mesma pauta relaciona as contas dos ex-prefeitos de Bom Jesus (Evandro Gonçalves de Brito, 2007) e Cajazeiras (Carlos Antonio Araújo de Oliveira, 2008).

As Câmaras de Vereadores com prestações anuais de contas na pauta de julgamentos do TCE são as de Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz e Alagoinha (relativas ao exercício de 2008) e, ainda, de Nova Floresta (2008).



Wellington Farias
Portal Correio

Prefeitura disponibiliza relação dos benficiados do Garantia Safra 2010/2011 no Lastro

Comunicado aos agricultores do Município de Lastro – PB.

A Secretaria Municipal de Agricultura do Município de Lastro, comunica a todos os agricultores cadastrados no Programa Garantia Safra 2010/2011, que encontra-se disponível na sede da Prefeitura a relação com os nomes dos beneficiários para a etapa, junto com os Boletos referente ao pagamento do aporte dos Agricultores aderidos ao programa, por isso solicita-se a todos os agricultores que compareçam o mais rápido possível. Lembrando que o prazo final será no dia 31 de dezembro de ano corrente.

Agradece a Secretaria Municipal de Agricultura do Município de Lastro.



Att, Renato Marcelino de Almeida
Assistente Administrativo Prefeitura Municipal de Lastro – PB

Tel.: (83) 8127-4832

FAMUP Realiza Em Sousa Encontro Regional do Médio Piranhas

Na manhã desta terça-feira (14/12), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da (UFCG), Neroaldo Pontes, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) realizou o “Encontro Regional do Médio Piranhas” com a finalidade de discutir temas de interesse dos municípios que integram o Vale do Piranhas.
Representantes das Prefeituras de Poço José de Moura, Aparecida, Marizopólis, São Francisco, Santa Helena, Paulista, Cajazeirinhas, Picuí, Pombal, Brejo Cruz, Mato Grosso, São José da Lagoa da Tapada, Nazarezinho participaram do Encontro, além do Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, que também é o 2º Vice-presidente da FAMUP.

“Agradecer as presenças das autoridades aqui presentes: prefeitos, secretários, vereadores; especialmente a FAMUP por realizar o evento em nossa cidade, que para nós é um motivo de muito orgulho e satisfação. Poderemos aqui fortalecer os nossos municípios, através da integração e exigir do Governo do Estado e da União mais condições para que possamos executar as políticas públicas que integram o Vale do Piranhas”. Declarou o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, na abertura do Encontro.

Durante o Encontro foram discutidas em oficinas, várias temáticas, como: infraestrutura, segurança pública, geração de emprego e renda, economia, saúde e educação.

De acordo com o Presidente da FAMUP, Rubens Germano “Buba”(Prefeito de Picuí), é motivo de muita alegria realizar o evento no município de Sousa, agradecemos em nome da FAMUP, ao Prefeito Fábio Tyrone, na organização deste encontro, pois a qualidade da Gestão Municipal é fortalecida através de nossa união, fortalecendo nossas cidades com as trocas de experiências, idéias e projetos, nos integrando, com objetivo de desenvolver a região do Vale do Piranhas.

No Lastro: políticos já se articulam para 2011

Em alguns municípios do sertão, políticos já fazem projeções para eleições municipais de 2012.

No município de Lastro, que tem como prefeito José Vivaldo Diniz (PDT) e vice-prefeita Isabelle Abrantes (PSDB), não existe ainda uma definição, apesar do esquemas do prefeito ter larga aceitação popular.

A prova foi o resultado das eleições do corrente ano, onde todos os candidatos apoiados pelo prefeito e pela vice obtiveram expressiva votação.

No primeiro turno Ricardo Coutinho obteve 1.290 votos (42.27%) dos votantes, enquanto José Maranhão obteve 949 votos.

No segundo turno Ricardo Coutinho ampliou a maioria para 1.536 votos (67.75%) e José Maranhão diminuiu para 731 votos (32.25%).

Já os candidatos a Deputado Estadual e Federal apoiados pelo prefeito obtiveram a seguinte votação: Lindolfo Pires 1.051 votos (43.38%) e Armando Abílio 1.162 votos (48.46%).

Já os candidatos da oposição obtiveram: André Gadelha 715 votos (29.51%) para Deputado Estadual e Marcondes Gadelha 677 votos (28.23%).

Enquanto isto a oposição tenta se refazer do resultado negativo das últimas eleições e pretende disputar o pleito de 2012 com candidatura própria. A oposição do município deverá se organizar e conta em seus quadros com nomes para fazer frente ao candidato apoiado por José Vivaldo Diniz e seu grupo político.

A oposição pretende se recompor com os nomes de Emanuel Sarmento (que perdeu as eleições passadas para Vivaldo Dinis), Junior de Ademar, Assilon Elias Sarmento, ex-vereador Aragão, Ardruino de Freitas, Wellington Mendes Sarmento e o vereador Lemmys de Freitas.



Redação

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pauta desta terça-feira no TRE prevê julgamento de vereador do PMDB de Sousa

O futuro político do vereador sousense, Daniel Pinto da Nóbrega do PMDB poderá ser decidido, ou começar a ser decidido na tarde desta terça-feira, a partir das 14 horas durante sessão no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
De acordo com as informações, hoje deverá ser conhecido pelo menos, o voto do Relator do Processo de Cassação do vereador peemedebista, cassado em 2008 através de sentença do juiz eleitoral de Sousa Perilo Rodrigues de Lucena, sob a acusação de captação ilícita de sufrágio, a famosa compra de votos.

Para o Vereador Daniel Pinto, mais do que um processo de cassação por parte de crime de compra de votos, ainda valerá o seu futuro político, caso, venha a ser cassado em segunda instancia além de perder o cargo de vereador ele ficará impedido de disputar novas eleições durante 8 longos anos com base na nova lei ficha limpa.

Apesar de ser um processo complicado, o vereador é membro do PMDB de José Maranhão e muitos acreditam que o parlamentar mirim terá um final feliz em seu julgamento, ou seja, na sua absolvição.

Outra informação importante, é que tudo indica que os advogados vão tentar protelar o julgamento para o ano de 2011.



Mário Gibson

Efraim Morais diz que candidatura de Lindolfo para presidência da AL fortalece DEM, mas garante que partido vai respeitar posição contrária da bancada

De Montevidéu, no Uruguai, onde participa de mais uma reunião do Mercosul em nome do Senado Federal, o senador paraibano Efraim Morais, presidente do DEM da Paraíba, declarou que apóia integralmente o nome do deputado Lindolfo Pires para a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Segundo Efraim, a candidatura de Lindolfo fortalece o partido no Estado. “Não há dúvida de que é importante para o partido”, assegurou, declarando, no entanto, que vai respeitar a posição dos demais deputados que formam a bancada do DEM na Assembleia.

“O DEM respeitará a posição dos parlamentares porque esse é um assunto particular de cada deputado. Claro que defendemos a unidade da bancada, mas não podemos passar por cima do mandato dos parlamentares”, declarou Efraim.

Ele se referiu a posição já publicamente contrárias de deputados do DEM à candidatura de Lindolfo Pires, a exemplo de José Aldemir e Branco Mendes, que declararam voto no atual presidente, o tucano Ricardo Marcelo.

Em suma, Lindolfo vai ter que se esforçar com méritos próprios para conquistar o voto dos colegas de partido.



Luís Tôrres

Vereadores vão decidir amanhã Nova Mesa Diretora da Câmara de Aparecida

Os Vereadores que compõe o Poder Legislativo da Cidade de Aparecida decidirão amanhã o futuro da Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Duas chapas deverão concorrer ao pleito, uma encabeçada pela vereadora Maria de Fátima Nascimento do DEM, mais conhecida como Ziza. Já a situação terá o vereador Francinaldo Pires do PR, o Didi de Pires como candidato.

Com as chapas montadas, o voto do vereador Chico da Aba definirá o resultado da eleição0, pelo menos, é o que se imagina. Vindo da oposição, Chico da Abra chegou a pleitear a indicação de candidato da oposição, mais acabou sendo derrotado por Ziza que já tem o apoio dos vereadores, Washington Figueiredo que é candidato a vice na Chapa, e dos vereadores Jairo do PSL e Titinha do PP que também fazem parte da chapa oposicionista.

Por outro lado, Didi de Pires, terá como vice, Denilson do PSDB, e como 1º Secretário Antonio Barbosa do PR. Já a atual presidente Valdete de João Barra, apenas declarou apoio a chapa da situação.

A eleição será realizada amanhã, dia 15 de Dezembro no final da tarde, e neste momento a oposição tem grandes chances de vitória.




Mário Gibson

Jeová Campos acompanha Lula em visita às obras de transposição das águas do Rio São Francisco em São José de Piranhas

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva visitará, nesta terça-feira (14), as obras de transposição das águas do Rio São Francisco no município de São José de Piranhas, na região do Alto Sertão da Paraíba. Na ocasião, o deputado estadual Jeová Campos, filiado ao PT há mais de 30 anos e líder da bancada petista na Assembleia Legislativa da Paraíba, acompanhará o presidente durante todo seu percurso em terras paraibanas. O governador José Maranhão (PMDB) também se fará presente em São José de Piranhas para recepcionar o presidente Lula.

O deputado Jeová Campos afirmou que a observação in loco das obras da transposição das águas do Rio São Francisco realizada pelo presidente não só em São José de Piranhas, como também na cidade de Juazeiro do Norte (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina(PE), só evidencia o compromisso que o governo tem em relação ao projeto. “Temos que saudar o Lula por esta visita. Ela é a comprovação, se é que seja preciso, do compromisso e competência deste governo para com esta obra que trará vida para tantas famílias nordestinas”, destacou o parlamentar.

Jeová Campos integra, junto a representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, a comissão de organização do evento de recepção do presidente Lula na Paraíba. De acordo com o petista, a expectativa é de que o presidente já esteja em solo paraibano por volta das 9h. Segundo Jeová, Lula partirá de Juazeiro e desembarcará de um helicóptero na pista de pouso da cidade de São José de Piranhas, onde será recepcionado pelo governador e outros políticos da região.

Na Paraíba, o presidente visitará trechos da construção do maior túnel subterrâneo para transporte de água da América Latina, que tem início no município de Mauriti, no Ceará e acaba em São José de Piranhas. Na oportunidade, o presidente verificará a extensão do túnel Cuncas I, no lote 14 do Eixo.

Encontro do diretório estadual do PT

Jeová também participou, em João Pessoa, no último sábado (11) do primeiro encontro do diretório estadual do PT depois das eleições. Na oportunidade, na presença de correligionários de todo o estado, o partido decidiu, democraticamente, fazer oposição ao governo que tomará posse em 1º de janeiro de 2011. Para o parlamentar, que em 30 anos de PT nunca descumpriu às deliberações da legenda, a determinação pela oposição ao governo de Ricardo Coutinho (PSB) reflete uma oposição coerente, já que o PT defendeu durante a campanha um outro projeto político e tinha, inclusive, como vice governador na chapa majoritária, o atual presidente da legenda no Estado, deputado Rodrigo Soares. “A deliberação do encontro foi pela oposição, inclusive, pelo conjunto de forças que integram a composição do governo eleito, que se aliou ao projeto do PSDB e dos Democratas, mas faremos uma oposição que não se oporá a apoiar projetos de interesse do povo paraibano, especialmente, àqueles que fomentem o progresso, geração de renda e o desenvolvimento do Estado”, disse Jeová.





News - Assessoria & Comunicação