segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ricardo Coutinho e Jose Maranhão participam hoje de debate na TV Correio

Os candidatos ao Governo do Estado participam de um debate na noite desta segunda-feira (18) promovido pela TV Correio. Ricardo Coutinho, candidato ao Governo do Estado pela coligação Uma Nova Paraíba, e José Maranhão, candidato à reeleição pela chapa Paraíba Unida, confimaram presença no encontro, que começa às 22h.

O debate será mediado pelo jornalista Helder Moura, colunista político do jornal Correio. A novidade é que não haverá sorteio de temas para serem respondidos pelos candidatos. “Nos quatro blocos do debate o tema será livre, com os candidatos fazendo perguntas entre si”, explicou o jornalista José Valdez, diretor de jornalismo da TV Correio.

Para o jornalista Helder Moura, o debate será uma boa oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas ao povo da Paraíba. “Esperamos que o debate possa produzir elementos que ofereçam aos eleitores paraibanos a possibilidade de fazer o melhor julgamento nas urnas nas eleições de 31 de outubro”, disse Helder.



Portal Correio


Para grupo de indecisos, Serra venceu debate Folha/RedeTV!

Para um grupo de 27 eleitores convidados a avaliar o debate minuto a minuto a convite da Folha e da RedeTV!, o candidato José Serra (PSDB) teve desempenho melhor que Dilma Rousseff (PT).

No início do programa, os avaliadores se dividiam assim: 23 indecisos, dois dispostos a votar em Serra e outros dois em Dilma.

Ao fim do debate, Serra tinha 14 votos, Dilma contava outros seis, e sete eleitores permaneciam indecisos.


O resultado acompanha a avaliação do desempenho de cada um: 14 acharam Serra melhor, e outros seis preferiram Dilma.

A avaliação reproduziu os métodos usados pelas duas campanhas para avaliar o desempenho de seus candidatos.

Os convidados assistiram à transmissão do debate num telão e receberam controles remotos para dar notas de 0 a 100 a cada resposta.

A avaliação foi promovida pela empresa Interativa, que opera o sistema "view facts".




Folha.com


domingo, 17 de outubro de 2010

Em plenária, PV confirma "independência" no segundo turno

Marina Silva fez elogios a Dilma e Serra, mas se negou a abrir seu voto

O Partido Verde (PV) decidiu neste domingo, durante plenária realizada em São Paulo, manter uma postura de independência no segundo turno da eleição presidencial.

No evento, a senadora e candidata do PV à Presidência, Marina Silva, leu uma carta aberta endereçada a Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), na qual faz elogios a ambos e se coloca como "mediadora" entre a sociedade e os partidos que disputarão a Presidência.

"Estou me dirigindo a duas pessoas dignas (...), desde a luta contra a ditadura até a efetividade dos governos de que participaram", afirmou a senadora, que terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com quase 20 milhões de votos. "Somos um veículo de comunicação de ambos com os eleitores. Mantemo-nos na condição de mediadores para contribuir para que este processo alcance melhores resultados", disse Marina.

Em sua carta, a senadora também critica o que define como "dualidade destrutiva" entre PT e PSDB. "Essas duas forças que nasceram inovadoras são hoje os fiadores desse conservadorismo renitente. É a armadilha em que ambos caem e para a qual levam o país."

A questão da religiosidade, que está no centro dos debates do segundo turno, também marca presença na carta aberta de Marina. Ela disse que as pessoas não podem ter seu voto diminuído devido à religião, e que a sua candidatura representava a diversidade.

"Procurei respeitar a fé que professo sem fazer dela uma arma eleitoral", diz a senadora, que congrega na Igreja Assembleia de Deus. "Voto secreto"

Em entrevista coletiva, Marina se negou a revelar em quem votará. "O voto é secreto, e para manter a minha independência no processo político, vou reservar esse direito de eleitora", afirmou Marina.

Marina também se recusou a dizer se será candidata a presidente em 2014 e descartou ter "ansiedade" para concorrer a outros cargos. "A política não deve ser feita sempre de caso pensado", afirmou a senadora, que descartou assumir um ministério no futuro governo.

Marina Silva disse ainda que não considera a sua saída do Senado, depois de 16 anos, uma "perda". A ex-candidata disse ser uma "militante do partido e uma militante da sociedade", que acredita na relação com os "núcleos vivos da sociedade".

Sobre a apresentação de propostas de governo feita pelo PV às candidaturas de Dilma e Serra, Marina disse acreditar que as proposições de seu partido tiveram um acolhimento maior por parte do PT do que do PSDB. Durante a plenária, o vice-presidente do PV, Alfredo Sirkis, chegou a dizer que a resposta às propostas dada pelos tucanos e assinada pelo presidente do partido, Sérgio Guerra, era "superficial" e parecia ter sido "escrita à pressas". Já o texto do PT, assinado por Dilma, se manteve, na opinião de Sirkis, em um "nível programático", sem fugir às questões. Postura dos filiados

Com sua postura de "independência" no segundo turno, o PV liberou seus filiados para declarar voto em Dilma ou Serra apenas como "eleitores", sem se identificar como membros do partido.

Os donos de cargos institucionais no PV, como o presidente da sigla, José Luiz Penna, o vice-presidente, Alfredo Sirkis, e os presidentes dos diretórios de São Paulo e Rio decidiram seguir o caminho de Marina Silva em não declarar apoio público a nenhum candidato.

Dos 92 convencionais com direito a voto na plenária do PV, apenas quatro se manifestaram contrários à independência no segundo turno.



BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.




BBC Brasil


Veja o desempenho de Ricardo e Maranhão nas seis regiões da PB

A primeira pesquisa Ibope de intenções de voto para o segundo turno das eleições na Paraíba, divulgada nesta sexta-feira (15) pela TV Cabo Branco, mostra que o candidato Ricardo Coutinho (PSB) venceria em todas as regiões do Estado, se as eleições fossem hoje.

Nos dois maiores colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande, o candidato socialista aparece com 59% da preferência dos eleitores. Já José Maranhão, aparece com 34% dos votos em João Pessoa e 29% em Campina Grande.



Veja na tabela abaixo o desempenho dos candidatos em todas as regiões.











Votos válidos

Considerando apenas nos votos válidos, quando se excluem as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, Ricardo Coutinho tem 63% das intenções de votos na Capital e José Maranhão tem 37%. Segundo o TSE, no primeiro turno o candidato socialista conquistou 59,48% dos votos válidos e o peemedebista teve 38,61%.

Já em Campina Grande, o Ibope revela que Ricardo Coutinho tem 67% das intenções de votos válidos e Maranhão aparece com 33%. No primeiro turno, de acordo com o TSE, o ex-prefeito de João pessoa teve 64,22% dos votos válidos e o atual governador teve 33,94%.

Foram entrevistados 1.204 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35662/2010.



Paraíba 1



Ibope: 11% dos eleitores que votaram em Maranhão agora votam em Ricardo

11% dos eleitores que votaram em Maranhão no 1º turno agora dizem votar em Ricardo

Foram entrevistados 1.204 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro.

A primeira pesquisa Ibope para o segundo turno das eleições na Paraíba, divulgada nesta sexta-feira (15), também questionou os eleitores sobre em quem eles votaram no primeiro turno. Conforme as respostas dadas foi verificado que 47% dos entrevistados nesta pesquisa votaram em Ricardo Coutinho no último dia 3 de outubro, 45% votaram em José Maranhão, 1% não votou, 5% afirmaram ter votado em branco ou nulo e 1% disse não lembrar em quem votou. Os outros candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições não atingiram 1%.

A partir de um cruzamento de dados feito entre os entrevistados que declararam os votos no primeiro turno e a intenção de votos para o segundo turno, o Ibope revela que 11% das pessoas que agora pretendem votar em Ricardo Coutinho votaram em Maranhão no dia 3 de outubro. Enquanto isso, a maioria dos eleitores que pretende votar no atual governador no próximo dia 31, declarou já ter votado nele no primeiro turno (92%) e só 5% disseram que votaram em Ricardo Coutinho.

Foram entrevistados 1.204 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro. A pesquisa, que foi encomendada pela TV Cabo Branco, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35662/2010.


Paraíba1


Prefeitura de Sousa Comemora o Dia do Professor

Na manhã desta sexta-feira (15/10), no Centro de Convivência da Unimed-Sousa “Orlando Xavier de Figuereido”, a Prefeitura de Sousa em parceria com sindicato dos professores e funcionários da educação (SINDPROMDE) realizou comemorações festivas em alusão ao dia do Professor.

Dezenas de professores da rede municipal de ensino fizeram presentes, além de funcionários e servidores da educação, a Secretária de Educação e Esportes, Neumira Sarmento e o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.

Durante as comemorações foi servido almoço para os presentes, homenagens, distribuição de brindes doados por empresários do município Sousa e som ao vivo.

“O mestre de ensino é quem conduz o desenvolvimento e o progresso do ser humano, somente através da educação é que podemos oferecer novas expectativas e dias melhores para nossas crianças e adolescentes”. Declarou a Secretária de Educação, Neumira Sarmento.

Também na ocasião o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou a importância do professor.

“Quero parabenizar a cada professor e em nome de todos sousenses quero agradecer pela dedicação e o carinho que no dia a dia é prestada as nossas crianças e adolescentes, apesar de tanta dificuldade e obstáculos encontrados, superam com sabedoria e amor à educação, demonstrando serem super-heróis. E a Prefeitura de Sousa faz questão de fazer sempre parceria com o Sindicato dos Professores na busca de melhores condições para obter a qualidade de ensino no Município”. Destacou o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.


Ascom Sousa



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Assessor de Vereador do PMDB anuncia adesão em Sousa e fica sem o emprego

O ex-vereador Pedro Afonso anunciou nesta sexta-feira dia 15 de Outubro de 2010, a sua adesão política ao Prefeito de Sousa, Fabio Tyrone Braga de Oliviera do PTB. A adesão veio como uma bomba, pois, Pedro Afonso, exercia até antes do anuncio da adesão, o cargo de chefe de gabinete do vereador Adilmar de Sá Gadelha do PMDB, que por sinal, exerce também o cargo de chefe do Diretório do Regional da CAGEPA em Sousa.

Se por um lado a noticia pegou a todos de surpresa, o ex-vereador também foi surpreendido com a demissão do cargo, informação esta repassada pela assessoria do próprio vereador Caca Gadelha, que já nomeou um substituto para a vaga, o assessor de Marcondes Gadelha, Chico de Josias, provando assim, a lealdade do vereador peemedebista com os Gadelhas da Casa Grande, Marcondes e Leonardo.



Mário Gibson


Primeira pesquisa Ibope para o Segundo Turno aponta vitória folgada de Ricardo Coutinho

Ricardo seria eleito com 12 pontos de diferença


Se o segundo turno fosse hoje, o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) seria eleito Governador do Estado. É o que mostra a pesquisa Ibope de intenções de voto divulgada nesta sexta-feira (15). Conforme a pesquisa, encomendada pela TV Cabo Branco, Ricardo Coutinho tem 52%, enquanto que seu adversário, José Maranhão (PMDB) aparece com 40%, uma diferença de 12%.










Esta é a primeira pesquisa Ibope sobre as intenções de voto para o segundo turno das eleições na Paraíba. Dos 1204 eleitores entrevistados entre os dias 12 e 14 de outubro, 5% disseram que ainda estão indecisos e 3% afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Quando considerados apenas os votos válidos - quando são excluídas as menções aos votos brancos, nulos e indecisos -, Ricardo Coutinho aparece com 57% e Maranhão tem 43%, uma diferença de 14 pontos. No primeiro turno, Ricardo Coutinho teve 942.121 mil votos (49,7% dos votos válidos) e Maranhão somou 933.754 votos (49,3%).















A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35662/2010.



Natália Xavier
Paraíba1

Ex-prefeito de Fagundes (PB) é denunciado pelo MPF por crime de responsabilidade

Obras de perfuração de poços tubulares foram executadas parcialmente


O Ministério Público Federal em Campina Grande (MPF) denunciou o ex-prefeito de Fagundes (PB), José Martins Cavalcante e o engenheiro Roberto Ribeiro Cabral por crime de responsabilidade, em razão de desvio de recursos públicos em proveito de pessoa jurídica administrada pelo segundo denunciado. As fraudes atingiram dinheiro repassado pelo Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Amazônia Legal, através da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos.

O Convênio nº 338/98, firmado em 30 de junho de 1998, objetivou perfurar seis poços tubulares, com instalações de catavento e reservatórios de água para cinco metros cúbicos, nas comunidades de Serra de Laranjeiras, Bonsucesso, Surrão, Alto Grande, Curral Velho e Tingui. Cada um dos poços estava orçado, à época (1998), em R$ 11 mil, sendo o valor total do convênio de R$ 66 mil, com R$ 60 mil repassados pelo governo federal e R$ 6 mil a título de contrapartida municipal.

Na denúncia, o MPF explica que para execução do convênio, o município de Fagundes supostamente realizou o Procedimento Licitatório n.º 0017/98, do qual saiu vencedora a Construtora Bricon Ltda., empresa administrada pelo denunciado Roberto Ribeiro Cabral. De setembro de 1998 a janeiro de 1999, a prefeitura de Fagundes (PB) pagou os R$ 66 mil a referida empresa, recebendo a obra, definitivamente, em 28 de fevereiro de 1999.

Embora com atraso, a municipalidade prestou as contas do convênio em 6 de abril de 1999. Inicialmente, o Convênio nº 338/98 teve a prestação de contas aprovada. No entanto, em decorrência de inspeção no local, realizada dois anos depois, devido à denúncia formulada pela Câmara Municipal de Vereadores de Fagundes (PB), foram constatadas irregularidades que resultaram no cancelamento do parecer de aprovação emitido anteriormente.

Em maio de 2002, em vistoria no local, o Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Amazônia Legal detectou que somente haviam sido construídos dois poços, precisamente nas comunidades Bonsucesso e Curral Velho. O caso foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Em acórdão, o TCU imputou solidariamente ao então prefeito José Martins Cavalcante e à Construtora Bricon Ltda., o débito de R$ 44 mil, referente à inexecução de quatro poços, visto que o valor de cada poço era de R$ 11 mil reais. Já a Polícia Federal, além de confirmar que apenas os dois poços foram perfurados, detectou superfaturamento nos valores unitários das construções, já que, à época do convênio (1998), o valor médio para as construções de cada poço era de R$ 7.261,44, tendo a prefeitura pago, como visto, R$ 11 mil por unidade. Portanto, houve um sobrepreço de 51,49%.


Pagamentos superfaturados


Para o MPF, o ex-prefeito José Martins Cavalcante realizou voluntariamente pagamentos superfaturados. “Observe-se, ainda, que o dolo dos denunciados resta induvidoso, considerando que mesmo não executadas, as obras foram recebidas definitivamente pela prefeitura, bem como tendo a empresa fornecidos notas fiscais e recibos, em que constava a execução integral dos poços nas localidades previstas no plano de trabalho”, destaca o Ministério Público Federal.

Na denúncia, o MPF explica que os envolvidos causaram prejuízo no valor de R$ 212.507,78, em valores atualizados em 13 de julho de 2006, conforme cálculo pericial da Polícia Federal. Pede-se a condenação dos dois nas penalidades previstas no artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei 201/67 (que dispõe sobre crime de responsabilidade de ex-prefeitos e vereadores).

Em razão dos mesmos fatos, mas no âmbito cível, o MPF já ajuizou a Ação de Improbidade Administrativa n.º 0003186-46.2007.4.05.8201. Inicialmente o processo foi extinto em decorrência de prescrição, tendo o Ministério Público Federal recorrido e sido provida a apelação, voltando a ação ao seu trâmite normal na 6ª Vara Federal.


*Processo nº 2006.82.01.000830-5, ajuizado em 17 de março de 2010.



Assessoria de Comunicação



Em Sousa: Confira as Atrações do Matriz das Artes Para Este Domingo (17/10)

A Prefeitura de Sousa através da Fundação Municipal de Cultura apresenta para este domingo (17/10) no projeto Matriz das Artes o Forrozão Zé Soares e Forró da Pegada com um ritmo inconfundível traz para os sousenses na Praça da Matriz o autêntico forró nordestino.

O “Matriz das Artes” é uma feira cultural onde há apresentações de diversos estilos musicais, culinária regional, apresentações teatrais e artesanato, um espaço garantido onde as famílias sousenses e os turistas têm a disposição o acesso a cultura de qualidade e totalmente gratuita, tendo início a partir das 16h00, indo até às 21h00.

O Projeto “Matriz das Artes” destaca-se como uma das mais importantes feiras culturais da região, estimulando também o turismo local.


Ascom