quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Campanha em Sousa: Candidatos visitam os Bairros com arrastões, visitas e outros na base do Tamborete

A campanha eleitoral em Sousa começou a esquentar nos últimos dias, a movimentação tem sido grande nos Bairros. Cada um no seu estilo.

Ontem o candidato do tamborete Salomão Benevides Gadelha do PMDB, visitou alguns Bairros como vem fazendo desde o último final de Semana. Ele fez comícios a base do tamborete, no Estreito e Jardim Sorrilândia.







Já ao candidato, André Gadelha também do PMDB fez arrastão no Bairro da Guanabara ao lado de correligionários, e sua assessoria informa que deverá ampliar também as visitas a partir de agora na Cidade.







Por outro lado, o Deputado Estadual Lindolfo Pires do DEM candidato a reeleição, depois de participar de votações importantes na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba retoma hoje (02/09), ao lado do Prefeito Fabio Tyrone as suas atividades políticas na Cidade de Sousa, onde fará comício no Bairro Jardim Santana.









O candidato Mikika Leitão não informou a imprensa nenhuma atividade para esta semana, como também o Petista Luciano Cartaxo.



Blog do Mário Gibson

Prefeito de São João do Rio do Peixe consegue Liminar no TRE da Paraíba e retorna a Prefeitura

O Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Manoel Soares Monteiro concedeu nesta quarta-feira, dia 01 de Setembro de 2010, uma liminar requerida pelos advogados Johnson Gonçalves de Abrantes e Edward Johnson, determinando o retorno imediato ao cargo do Prefeito de São João do Rio do Peixe, Lavoisier Dantas, cassado em sentença pelo juiz de primeira instancia da Comarca de São João do Rio do Peixe, Rossini Amorim Bastos.

Lavoisier Dantas (PP) teve o mandato cassado na manhã da última segunda-feira, dia 30 de Agosto, cujo juiz determinou a posse imediata do segundo colocado, Airton Pires que chegou a ser empossado um dia após a cassação do gestor municipal.

Lavoisier Dantas é acusado de uso da máquina administrativa em prol de sua reeleição na Campanha de 2008 e continuará no cargo até análise do mérito da questão no Pleno do próprio TRE, sendo que terá que reformular a decisão, caso contrário perderá em definitivo o mandato. Na AIME ação de impugnação de mandato eletivo não existe possibilidade de nova eleição, sendo assim, se vencer no Tribunal Regional Eleitoral o Empresário Airton Pires assumirá o comando dos destinos do antigo município de Antenor Navarro, hoje, São João do Rio do Peixe.



Blog do Mário Gibson


Começou: Enivaldo Ribeiro declara que PP vai votar em Vitalzinho e Cássio para o Senado

Quem ainda tinha alguma dúvida para quem ia o apoio do Partido Progressista (PP), presidido no Estado pelo ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, referente as candidaturas postas ao Senado, acabou no começo da tarde dessa quarta-feira, dia (01).

Segundo Enivaldo os filiados do PP decidiram, em reunião recente declarar apoio aos candidatos ao Senado de Campina Grande. “Vamos votar nos candidatos que representam a Rainha da Boborema ou seja, iremos acompanhar Vitalzinho é Cássio”, relata Ribeiro.

O PP já tinha declarado apoio ao candidato José Maranhão (PMDB) para o cargo de governador.



Emanoel Dantas, do portal Manchete da Hora

Prefeitos administram sem aumento de recursos desde 2008, diz a UBAM

As prefeituras receberam segunda-feira (30), a última parcela do mês de agosto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) já descontados os valores do Fundeb, com um repasse de R$ 963.006.704,92. Embora tenha havido um acréscimo de 20,8% em comparação a agosto de 2009, o aumento se deve a dois repasses extras de R$ 143 milhões relacionados às decisões judiciais e reclassificação de receitas. Já em relação à estimativa da Receita, houve um aumento de 11,65%. A Receita previa R$ 3,8 bilhões para agosto, porém o total repassado é de R$ 4,3 bilhões.

Para o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, esses números não indicam uma recuperação esperada para o FPM e nem desafoga as contas municipais, pois, segundo ele, os Municípios já amargam, durante dois anos, perda de mais de 53% dos recursos do FPM, onerando ainda mais as administrações, em virtude do atraso dos compromissos, impulsionando as prefeituras aos caos financeiro.

Leonardo lamentou que o momento ainda seja de apreensão quanto ao atendimento da equipe econômica do governo federal em relação as prefeituras de todo país, sobretudo os Municípios que vivem exclusivamente do FPM, por não possuírem potencial econômico para geração de outras receitas, o que tem empobrecido ainda mais as pequenas cidades.


Previsões

Ele acha que haverá um crescimento nos repasses do FPM nos meses de setembro e outubro. Segundo cálculos da UBAM, o repasse de setembro – dos três decêndios - deve ser em torno de R$ 4,3 bilhões e, em outubro, de R$ 4,5 bilhões. Caso esses repasses feitos, em setembro deve haver crescimento de 32,4% em comparação ao mesmo mês de 2009. Porém, no mês de outubro os Municípios já perdem 2,3% em relação ao ano passado.

“Com essas previsões, cremos que na totalização, infelizmente, o Fundo de Participação dos Municípios terá o mesmo comportamento de perdas equiparado aos anos de 2008 e 2009, pois só em agosto, as prefeituras perderam mais de R$ 600 milhões do FPM. Isso comprova que os Prefeitos vêm administrando os Municípios sem aumento de recursos desde o ano de 2008, tendo que arcar com a responsabilidade de manter o pagamento do salário mínimo (este aumentado duas vezes), o novo piso do magistério e o acumulado da inflação”. Disse Leonardo Santana.

A UBAM - que tem se notabilizado pela luta forte e consistente em favor dos Municípios de todo país - aposta que em 2011, com a posse dos eleitos deputados e senadores, a proposta da entidade possa ser aprovada, a qual determina a partilha de 25% do chamado bolo tributário para os menores entes da federação, como forma de recompor o “pacto federativo”. Assim sendo, as prefeituras poderão contar com um aumento do FPM, em torno de 40% do que é repassado hoje, o que, segundo Leonardo, será a redenção financeira dos Municípios.



Jornalista EDY MENDES



Campanha de Jeová também se fortalece no município de Pombal com o apoio da família Pereira

Apesar do encerramento da sessão ordinária desta quarta-feira (01) por falta de quórum no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jeová Campos (PT) compareceu à AL e resumiu-se a realizar seus despachos no próprio gabinete. Na oportunidade, Jeová também recebeu a visita de dois importantes agentes políticos: a filha do deputado estadual Chico Pereira, já falecido, Maria Izabel Vieira, da cidade de Pombal, e Vinícius Gonçalves, grande liderança política da região de Lucena, no litoral Norte do estado, que fizeram questão de se solidarizar à campanha de Jeová para deputado federal.

“Vim até o gabinete de Jeová para expressar o apoio de toda família Pereira à sua campanha. Venho de Pombal e falo em nome de toda família”, disse Maria Izabel, que também é irmã do ex-deputado estadual Aécio Pereira e do deputado federal Adauto Pereira, este também já falecido. De acordo com ela, a campanha de Jeová no município está forte e com o apoio dos Pereiras, de tradição política na região, a campanha ‘Compromisso Federal’ se agigantará ainda mais. “Vamos trabalhar para que Jeová tenha uma votação expressiva em Pombal”, destacou Maria Izabel, que visitou o deputado acompanhada de Vinícius Gonçalves, liderança de Lucena e que já trabalha em prol da coligação “Paraíba Unida” ao lado do candidato a deputado estadual Luciano Cartaxo (PT).

Campanha de Vitalzinho inova com utilização de totem interativo

A partir desta semana a campanha do candidato a Senador pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB) inaugura uma ferramenta inédita em estratégias de marketing político na Paraíba: um totem interativo. O equipamento eletrônico, desenvolvido pela Digital Mídia, Plugmedia e Três Comunicação, possui uma webcam e uma tela sensível ao toque para que as pessoas mandem mensagens para Vitalzinho. As mensagens serão incorporadas ao Guia Eleitoral de Vitalzinho na TV.

O totem tem quase dois metros de altura e uma tela de 30 polegadas. Ele circulará pela Paraíba com o ‘Movimento Vitalzinho’, ala jovem da campanha do futuro senador.

A Plugmedia adaptou o portal www.vitalzinho155.com.br para o formato do totem de modo que os participantes possam consultar um menu em que estarão disponíveis a biografia, propostas, fotos, enquete, agenda e o canal Alô Vitalzinho. Através deste canal as mensagens serão gravadas e veiculadas no guia da TV.

“O totem promove um encontro de mídias onde site, TV e eleitor estarão se interligando”, explicou Max Leal, publicitário da Três Comunicação. Max gravou um pequeno vídeo em que apresenta a ferramenta interativa. Os locais em que o totem estará serão divulgados no portal da campanha.

Prefeitura de Aparecida tem nova Secretária de Educação

A Jovem Edna Oliveira que já trabalha na Secretaria de Educação do Município de Aparecida acaba se tornar a mais nova Secretária da Pasta. Ela vai substituir o competente Secretário Breno Soares que passou em concurso público federal.

Segundo informações, a escolha de Edinha, como é mais conhecida foi definida tão logo o antigo Secretário anunciou que estaria deixando o Cargo para assumir uma nova Missão, junto ao MEC em Brasília.

A confirmação já foi anunciada oficialmente pelo próprio Prefeito Deusimar Pires do PSDB.


Blog do Mário Gibson



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Prefeito de Sousa disponibilizará 1 milhão de Reais no Orçamento de 2010 para solucionar problemas dos Barracos

O Prefeito Fabio Tyrone da Cidade de Sousa voltou se posicionar com relação à problemática dos Barracos na Cidade, e revelou que a sua posição continua a mesma, ao de respeito ao Ministério Público, mais acima de tudo em defesa dos “barraqueiros”.

Segundo Fabio Tyrone, o problema será resolvido pela sua gestão, mais sem que nenhum pai de família fique sem o seu “ganha pão”. Não haverá nenhuma tomada de medida drástica, as coisas serão resolvidas porque o Governo Municipal tem interesse em solucionar um problema que dura mais de 20 anos.

Tyrone, disse ainda, que no Orçamento para 2011, que já esta sendo confeccionado pela sua assessoria jurídica e técnica, está sendo disponibilizado o valor de 1 milhão de Reais para solucionar o problema que é fruto de outras gestões, já que segundo Ele, até hoje, desde que assumiu a Prefeitura nenhum novo barraco foi instalado na Cidade de Sousa.

Com o dinheiro previsto no orçamento do ano que vem, com certeza todas as providencias serão tomadas para sanar a problemática dos barracos sem que ninguém fique no prejuízo.

Quanto as Ações, o prefeito disse que sua única preocupação é com a situação social dos barraqueiros que não podem ficar sem o seu sustento de vida neste momento, mais que acredita que a própria justiça irá respeitar o posicionamento neste momento do Prefeito do Município, que se comprometerá em solucionar o problema em um curto espaço de tempo, mais dentro da legalidade, como no caso, tendo que ter em orçamento os valores necessários para construir quiosques e novas praças para abrigar as pessoas que há vários anos estão mantendo o seu sustento através da comercialização nestes barracos existentes por toda a Cidade.



Mário Gibson com informações do Prefeito do Municipal, Fabio Tyrone


Ministério Público ajuíza Ações contra as Prefeituras de Sousa e Aparecida

O Ministério Público Estadual da Paraíba, através da Curadoria do Patrimônio Público ajuizou nesta terça-feira, duas Ações, em tese pó atos de Improbidade e Civil Pública contra as Prefeituras de Sousa e Aparecida, responsabilizando os Prefeitos destas Cidades, Fabio Tyrone e Deusimar Pires pela não retirada dos Barracos instalados em Calçadas, o que não é permitido em Lei.

Além das respectivas Ações o MP pede o envio de toda a documentação juntada nos autos para Procuradoria Geral de Justiça, em tese por crime de responsabilidade, além de representação formal a Câmara de Vereadores pedindo a Cassação dos Gestores, conforme o previsto no Art. 4º do Decreto de Lei 201.

As ações serão distribuídas junto a um juiz competente que irá analisar os pedidos, podendo conceder uma liminar determinando a retirada, porem, o mais provável é que a autoridade judiciária determine a Citação dos Prefeitos para que estes se pronunciem sobre as Ações ajuizadas pelo representante do Ministério Público.



Blog do Mário Gibson

Segundo colocado toma posse em São João do Rio do Peixe e prefeito cassado aguarda liminar para retornar a Prefeitura

Foi diplomado na tarde desta terça-feira (31), o segundo colocado nas eleições de 2008, candidato a prefeito da cidade de São João do Rio do Peixe, o empresário Airton Pires, que substituiu ex-prefeito Lawoisiêr Dantas (foto), após ter seu mandato cassado pelo juiz eleitoral Rossini Amorim Basto, no dia de ontem.

A posse foi movimentou por parte de simpatizantes e partidários. A solenidade de posse foi presidida pelo Vereador Muniz, onde cinco parlamentares presentes deram posse ao empresário Airton Pires. Após a solenidade de posse o atual prefeito saiu em carreata pelas principais ruas do município.

Já o advogado do prefeito cassado impetrou junto ao Tribunal Regional da Paraíba (TER-PB) uma liminar com intuito de conseguir a volta de Lawoisiêr ao executivo daquele município.



Hidroastro Abrantes - SI