terça-feira, 18 de maio de 2010

Polícia Federal recebe denuncia contra o senador paraibano Efraim Morais

Parlamentar do DEM-PB é suspeito de contratar funcionários fantasmas.
Irmãs recebiam R$ 100, mas folha do parlamentar aponta R$ 3,8 mil.

O senador Efraim Morais (DEM-PB) foi denunciado à Polícia Federal por suspeita de contratação de funcionários fantasmas. A acusação, feitas por duas jovens de Brasília, também já chegou à Presidência do Senado. O senador não quis conversar com a reportagem do Jornal Nacional sobre o assunto.

Veja site do Jornal Nacional

A denúncia foi feita pelas irmãs Kelriany e Kelly Nascimento da Silva. Ambas não tinham emprego fixo, mas recebiam o que acreditavam ser uma bolsa de estudos de R$ 100 que duas amigas teriam conseguido junto à Universidade de Brasília (UnB). Para isso, elas assinaram procurações que iriam para a universidade.

“ Ela pediu nossos documentos, autorização para abrir conta no banco e depois ela falou que ia passar o número da conta e o cartão para gente, para podermos estar recebendo esse auxílio. Aí o tempo foi passando, e elas traziam pra gente até em casa a quantia” contou Kelriany.

A descoberta foi feita no mês passado, quando Kelriany conseguiu um emprego e foi ao banco abrir uma conta. Só neste dia a estudante descobriu que ela e a irmã já tinham contas correntes, e estavam empregadas no gabinete do senador Efraim Moraes (DEM-PB). O salário de cada uma das irmã era de R$ 3,8 mil.

“Nunca imaginei que eu poderia ser uma funcionária fantasma. Nunca me passou pela cabeça”, disse Kelly.

Nos documentos que entregaram à Polícia Civil, as irmãs aparecem na relação de funcionários do gabinete do senador. Uma das amigas que pediu a procuração é Mônica da Conceição Bicalho, que trabalha para o senador. O parlamentar não quis conversar com a equipe do Jornal Nacional. Mônica declarou que as duas irmãs prestavam serviço ao gabinete, e que o senador não tinham conhecimento das irregularidades.

Em 2008, ele teve de demitir seus parentes do gabinete devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao nepotismo. No mesmo ano, surgiram denúncias de que ele estaria envolvido com fraudes nas licitações do Senado para contratação de empresas terceirizadas. O parlamentar acabou inocentado na investigação da Corregedoria da Casa.


Do Jornal Nacional
G1


Andre Gadelha: Serei candidato a Deputado Estadual e sendo eleito não disputarei a prefeitura de Sousa em 2012

O ex-vice prefeito de Sousa Andre Avelino de Paiva Gadelha Neto, prestou uma entrevista exclusiva ao Programa FM Alerta da Rádio 104 FM na tarde desta terça-feira, dia 18 de agosto de 2010 onde confirmou a sua pré-candidatura a Deputado Estadual pelo PMDB nas eleições deste ano. Gadelha falou sobre os últimos apoios recebidos, entre os quais, dos ex-prefeitos de Vieirópolis, Santa Oliveira e Célio Aristóteles, do Empresário Antônio Barbosa e mais 4 vereadores e 4 suplentes daquela Cidade, e garante que sua candidatura esta consolidada e ganhando a cada dia mais força por uma das 36 vagas rumo a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.

Outro ponto destacado por Andre foi justamente sobre as freqüentes perguntas de que ele estaria saindo com a candidatura de Deputado de olho no pleito de 2012, “dou minha palavra, sendo eleito deputado estadual não disputarei a eleição para prefeito de Sousa em 2012”. Em sua justificativa Andrezão disse que este é o compromisso que esta fazendo com as pessoas de outras cidades que estão apostando na sua eleição de deputado.

Ele finalizou alertando aos eleitores da cidade de Sousa para ter cuidado com a invasão dos políticos de fora que podem atrapalhar a eleição dos deputados da Terra. Mais ele acredita que como no passado a Cidade Sorriso pode conseguir novamente um grande número de vagas na Assembleia e Câmara dos Deputados.



Mário Gibson


Contas de Inaldo Leitão e Chico Ferreira estão na Pauta do Tribunal de Contas desta quarta-feira

Contas anuais de doze Prefeituras e nove Câmaras Municipais compõem a pauta de julgamentos do Tribunal de Contas do Estado para esta quarta-feira (19). Também serão julgadas as contas de 2008 do ex-secretário da Articulação Governamental Inaldo Leitão, as da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (encaminhadas por José de Oliveira Costa) e as da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Miguel Barreiro Neto), essas duas últimas referentes ao exercício de 2007.

Vários processos atinentes às administrações municipais são remanescentes da sessão da semana passada. É o caso das prestações de contas encaminhadas pelos ex-prefeitos de Salgadinho (Damião Balduíno da Nóbrega – 2007), de Pirpirituba (Josivalda Matias de Sousa – 2007), de Santa Cruz (Francisco Ferreira Sobrinho – 2007), de Uiraúna (João Bosco Nonato Fernandes – 2006 e 2007) e, ainda, dos atuais prefeitos de Princesa Isabel (Thiago Pereira de Sousa Soares – 2007), de Amparo (João Luiz de Lacerda Júnior – 2008) e Santa Rita (Marcos Odilon Ribeiro Coutinho – 2008).

Com primeiro agendamento, ocorrerá o exame das contas dos ex-prefeitos de São Sebastião do Umbuzeiro (Alexandre Fernandes Andrade – 2007), de Manaíra (José Wellington de Sousa – 2007), de Curral de Cima (Manoel Ferreira do Nascimento – 2008) e, também, dos prefeitos atuais de Curral Velho (Luiz Alves Barbosa – 2007) e Jacaraú (Maria Cristina da Silva – 2008).

As Câmaras de Vereadores com prestação de contas na pauta do TCE são as Jericó (2008), Brejo dos Santos (2008), São José do Sabugi (2007 e 2008), Casserengue (2007), Nova Palmeira (2007 e 2008), Sertãozinho (2008), Logradouro (2008), Curral de Cima (2008) e Belém (2008).

As sessões do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso público permitido e transmissão pela inetrnet, no endereço eletrônico www.tce.pb.gov.br.


TCE-PB


Prefeito Fabio Tyrone é apontado como a mais nova liderança política do Sertão

Depois do 3º Encontrão das oposições realizado neste sábado (15/05) em Sousa, o Prefeito Fábio Tyrone (PTB) se consolida como uma liderança incontestável no sertão, pelo menos é essa a avaliação de muitos seguimentos da imprensa estadual.

O blog do jornalista Luis Torres, em artigo publicado neste sábado (15/05), afirma:

“ovacionado, Tyrone se torna a principal liderança do sertão, e se projeta para o futuro. Podem anotar”.


Abaixo leia o artigo na íntegra.

Ovacionado pelos presentes no Encontro das Oposições, Tyrone foi elogiado pelo ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB), para quem a atual administração mudou a feição de Sousa.

Bem avaliado administrativamente, considerado leal pelos aliados e dono de posições firmes, Tyrone vai a cada dia se consolidando como uma das principais lideranças políticas do Sertão.

A história, certamente, terá algo mais reservado para o atual prefeito de Sousa no futuro. Pode anotar.


Luís Tôrres.

O também jornalista Fabiano Gomes escreveu em seu site, algo semelhante ao que publicou Torres.



Da redação com ASCOM/Fábio Tyrone


Deputado Jeová Campos solicita implantação de Pelotão Policial no município de Imaculada

Preocupado com a situação de constate perigo enfrentada pela população do município de Imaculada, situado no sertão paraibano, a uma distância de 42 km da cidade de Teixeira, que em função de sua vasta área rural e pouquíssimo efetivo policial sofre com as diversas investidas dos bandidos, o deputado estadual Jeová Campos (PT), protocolou nesta terça-feira (18) junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a solicitação de implantação de um Pelotão Policial no município. Em sua justificativa, o deputado enfatiza que na localidade ocorrem diversos assaltos à mão armada tanto a estabelecimentos comerciais como a residências, Agências dos Correios e Casas Lotéricas.

“Faço esse apelo ao governador do estado para que requeira ao Comando Geral da Polícia Militar de nosso estado, a implantação desse pelotão em Imaculada, que com quase 14 mil habitantes vive constrangida e assustada diante da onda de violência que devasta a localidade”, disse o parlamentar. Segundo ele, a cidade tem uma grande área rural, cortada por estradas vicinais, quase todas de difícil acesso, devido à sua região serrana, e os moradores, quando precisam atravessar essas áreas se sentem ameaçados pela falta de segurança e pelos constantes assaltos.

“Essas áreas de risco precisam ser monitoradas”, solicita o deputado, acrescentando que essas áreas também são as preferidas dos jovens adolescentes que vêm se drogando e prostituindo na região e que todos os órgãos responsáveis precisam se unir para garantir a segurança pública daquele município. “Já existe um empenho concentrado das autoridades constituídas do município e um total apoio da sociedade civil organizada. Agora vamos partir para outras esferas e garantir a segurança do local com a implantação de um pelotão policial no município”, finalizou o parlamentar.


News - Assessoria & Comunicação


Prefeito de Sousa destaca trabalho desenvolvido pela STTRANS no Sousa Folia

A Superintendência de Trânsito de Sousa (STTRANS) durante os dias do Sousafolia 2010, desempenhou um papel fundamental na organização do trânsito nas ruas de Sousa, repetindo o sucesso dos outros grandes eventos da cidade, como a feira do côco e o carnaval. Foram disponibilizados um contingente de 15 agentes de trânsito, além do apoio da Polícia Militar.

A organização do trânsito durante o Sousafolia foi exemplar, não sendo constatados nenhum acidente de trânsito e a delimitação das áreas de taxis e mototaxis foi importante para essa organização e bem estar dos cidadãos que utilizaram os serviços durante as festividades.

“A equipe da STTRANS, como também todas os outros setores competentes da prefeitura Municipal estão de parabéns, pois souberam organizar devidamente o trânsito durante os dias de festa, com segurança e respeito aos que foram aproveitar os dias do evento”, declarou o prefeito Fábio Tyrone na ocasião.


Ascom Sousa

MPF disponibiliza ferramenta para denúncia de crimes na internet

Ação faz parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, o 18 de Maio

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) disponibiliza hoje, 18, ferramenta de denúncia sobre crimes contra os Direitos Humanos na internet. A ferramenta encontra-se disponível no site do MPF (www.prpb.mpf.gov.br) e pode ser utilizada por qualquer cidadão para denunciar crimes na internet relacionados à pornografia infantil, racismo, xenofobia, neonazismo e tráfico de pessoas.

A iniciativa faz parte da mobilização nacional em torno do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescente, o 18 de maio, sendo implementada através de termo de cooperação entre o MPF na Paraíba e a SaferNet Brasil.

Segundo o procurador da República Rodolfo Alves Silva, com essa nova ferramenta o Ministério Público terá maior agilidade no processamento das denúncias. “Atualmente, todas as denúncias encaminhadas para a SaferNet Brasil são encaminhadas para a Procuradoria da República no Estado de São Paulo que, por conta disto, tem a atribuição para iniciar as investigações e, conforme o resultado destas, encaminhar para as diversas unidades do Ministério Público Federal de acordo com o lugar da prática do crime. Com esta ferramenta, em razão da descentralização, objetiva-se aumentar a agilidade no início das investigações das denúncias que forem formatadas diretamente na página da Procuradoria da República na Paraíba, no intuito de dar maior eficiência na repressão à prática destes crimes”, explica o procurador.

Como denunciar - Para fazer uma denúncia, basta acessar o endereço www.prpb.mpf.gov.br , clicar no banner vermelho “Crimes na Internet Denuncie”, escolher o item que se refere ao crime ocorrido, copiar o endereço (URL) da página que contém o crime e colar no espaço intitulado “Página da Internet”. Há também o espaço “Comentário” em que o denunciante pode dar mais detalhes sobre o crime presenciado. Não há necessidade de identificação do denunciante, já que somente é necessário encaminhar o link da página onde foi identificada a ocorrência de algum dos crimes.

A ferramenta inovadora foi desenvolvida pela SaferNet Brasil para otimizar o processo de identificação dos crimes cometidos através da internet. Após efetuada a denúncia, a ferramenta acessa o link automaticamente e verifica o conteúdo postado.

Esse conteúdo é cruzado com as informações dos bancos de dados da Safernet e de outros órgãos numa espécie de filtragem, evitando-se a duplicidade de investigação sobre o mesmo conteúdo pelos diversos órgão repressivos. Os resultados gerados pelo sistema serão enviados diretamente para o Ministério Público Federal na Paraíba que poderá iniciar imediatamente procedimentos para combater os crimes denunciados.

18 de maio - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000, em decorrência do assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, ocorrido na cidade de Vitória (ES), em 1973. Araceli foi espancada, violentada e assassinada. Após 37 anos, os culpados pelo crime não foram punidos.

Técnicas de investigação – Nos dias 13 e 14 deste mês o MPF e a Safernet Brasil promoveram o Curso Prático de Investigação de Pornografia Infanto-juvenil e aos Crimes de Ódio na Internet: Módulo Básico. O curso foi ministrado pelo diretor presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares e pelo diretor de prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm.

O objetivo foi desenvolver conhecimentos e habilidades em investigações de combate à pornografia infanto-juvenil e aos crimes de ódio instrumentalizados através da internet, para atuar na repressão a esses crimes, bem como difundir os métodos investigativos.

Participaram do curso representantes da Polícia Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, Ministério Público Federal e Estadual. Também na sexta-feira (14), o MPF e a SaferNet promoveram palestra para cerca de 300 pais, alunos e educadores do Colégio Motiva com o tema Navegar com Segurança é Preciso.


Assessoria de Comunicação


Capacitação em fisioterapia respiratória equipara atendimento do HRC a grandes centros do país

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), através da coordenação de fisioterapia, promoveu nos dias 14 e 15 de maio de 2010 uma capacitação com todo o quadro de profissionais de Fisioterapia da unidade. O curso com duração de 20 horas teve como foco a Ventilação Mecânica e Manobras de Fisioterapia Respiratória e foi ministrado por George Márcio da C. e Souza, que é mestre e especialista no assunto. Segundo a coordenadora de fisioterapia do HRC, Dra. Amanda Rolim, a capacitação trouxe técnicas avançadas e atualizadas para a equipe. Para o diretor geral do hospital, Dr. Antônio Fernandes Filho, a iniciativa contribuiu para que o atendimento prestado pelo HRC ficasse equiparado a grandes centros de referência do país.

Segundo Dra. Amanda Rolim, os profissionais que participaram desta capacitação estão preparados para auxiliar pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou mesmo na clínica médica a melhorar o desempenho respiratório, evitando complicações como pneumonias. “O professor George Márcio, que é especialista em Fisiologia do Exercício pela USP e Mestre em Reabilitação Pulmonar pela UNIFESP trouxe o que existe de mais moderno em técnicas de fisioterapia usadas em São Paulo e até na Bélgica. Quando sentamos e fazemos exercícios de movimentação com os pacientes que estão muito tempo deitados proporcionamos melhoria no desempenho dos órgãos, o que pode acelerar a possibilidade de melhoria e alta do paciente”, afirma a profissional.

Para o Dr. Antônio Fernandes essa iniciativa deixou o HRC como uma das unidades mais preparadas e atualizadas da região no atendimento de pessoas com problemas respiratórios. “Um dos objetivos desta capacitação foi melhorar a qualidade no atendimento do hospital aplicando as práticas realizadas nos grandes centros de referência de Fisioterapia Respiratória. Além disso, um paciente atendido por esses fisioterapeutas disponíveis 24h, faz com o que ele se recupere mais rápido, evitando também gastos desnecessários para a unidade que podem ser aplicadas em outras áreas”, afirmou o diretor.

A capacitação também foi extensiva aos estudantes e profissionais interessados que futuramente poderão atuar no quadro de profissionais do HRC que possui fisioterapeutas em regime de plantão 24h, para dar suporte junto ao médico na ventilação respiratória de pacientes com insuficiência respiratória e outras complicações pulmonares decorrentes das enfermidades, do tempo de internação, da pouca movimentação corporal, etc.


News - Assessoria & Comunicação


Prefeitura de Sousa e INCRA Fecham Parceria para Emissão de Certificados de Propriedades Rurais

O Instituto Nacional da Reforma Agrária (INCRA), a partir desta terça-feira (18/05) estará realizando treinamento para servidores das Prefeituras de Sousa e outras cidades do sertão da Paraíba para confecção e digitação para emissão da CCIR (Cadastro de Certificação de Imóvel Rural).

De acordo com os representantes do INCRA os servidores serão treinados para a emissão de Certificados de Imóvel Rural em propriedades de até quatro módulos rurais, e o que antes levava até 3 meses para ser emitido pode ser realizado em alguns minutos, pois todo o trabalho de cadastramento e digitação passará e ser realizado na própria cidade e não mais na sede do INCRA em João Pessoa.

A certificação de um imóvel rural corresponde à elaboração de uma planta e Memorial Descritivo georreferenciados da área total, acompanhados da declaração de todos os respectivos confrontantes, concordando com os limites levantados e com o caminhamento percorrido pelo agrimensor credenciado, durante os serviços de georreferenciamento do imóvel rural.

Durante este mês, os servidores do INCRA, estarão na Prefeitura de Sousa desenvolvendo o treinamento e visando descentralizar os serviços para obter mais rapidez e eficiência na emissão dos cadastros.


Ascom Sousa

Sousa Folia: Advogado desabafa e anuncia que vai ajuizar ações contra quem causou danos ao Evento

Amanheci ainda cansado do trabalho executado no Sousa - Folia 2010, confesso que, já planejando o Sousa - folia 2011, contudo, apreensivo quanto aos esforços na execução de outro projeto de tamanha envergadura. Hoje escuto nos noticiários o sucesso do evento.

Mas, recorro aos meus arquivos mentais e vem de forma viva o sofrimento para colocar na Rua mais de 20.000 (vinte mil pessoais) dia-a-dia; as discussões com pessoas contraria ao projeto a espera das decisões judiciais, e acima de tudo o autoritarismo de algumas pessoas que diziam de forma convicta que o evento não aconteceria naquele local.

A propósito colocaram em dúvida a realização do evento, contudo desde segunda-feira que a direção recebe Emails e telefonemas de foliões dizendo que não vieram por força da mídia contra a realização do evento que fora amplamente divulgada; tive o cuidado e a paciência de recolher todas as informações contrarias. Que sejam: em blogs, sítios, informativos e mídia falada.

Entrementes ainda esta semana iremos catalogar todas as informações; executar um levantamento dos danos causados e, tomar as medidas jurídicas cabíveis.
Neste espaço não poderia deixar de agradecer a DEUS, aos foliões, a maioria da população sousense, as emissoras de radio que vestiram a camisa, a policia militar e civil o STTRANS, aos seguranças e o pessoa de apoio (principalmente os de Sousa/Pombal e Cajazeiras) e acima de tudo a determinação do meu amigo LUIZ DE SOUSA, sem este a cidade de Sousa não teria o melhor carnaval fora de época da Paraíba.

Neste momento ainda, não me sinto preparado para falar sobre os bastidores do Sousa - folia 2010, mas, comprometo-me a contar as barbáries que aconteceram. De logo, dizendo que são muitas as pessoas que tiram proveitos de um ato empreendedor.
E, invoco aos sousenses de coração, principalmente aos donos de RESTAURANTES, POUSADAS, MOTEIS, BARES, AMBULANTES, MOTO-TAXISTA, TAXISTA, POSTO DE GASOLINA e etc. Não se permitam que os seus pensamentos sejam manobrados, abracem a causa desde o seu inicio para que este EVENTO seja sempre realizado, mesmo que, seja outro o seu organizador.

Sofri, lutei, aconteceu o evento com sucesso. (João Hélio/2010).