terça-feira, 6 de abril de 2010

Inaldo Leitão revela que pode deixar o PSB e garante que Dilma terá dois palanques na Paraíba

“Não tenho contato com esse pessoal do PSB e nem tenho contato com Ricardo Coutinho"

O assessor da presidência da república e ex-deputado federal, Inaldo Leitão, admitiu pela primeira vez, durante entrevista a Rede Paraíba Sat, que pode deixar o PSB a qualquer momento já que não será candidato nas eleições deste ano. Segundo ele, o ingresso no PSB aconteceu apenas por conta de um convite feito pelo presidente nacional da legenda e governador do Pernambuco, Eduardo Campos.

“Não tenho contato com esse pessoal do PSB e nem tenho contato com Ricardo Coutinho. Me filiei apenas por conta do convite de Eduardo Campos. Quando falo em PSB me refiro a Eduardo e não a Ricardo. Como não vou ser candidato eu posso me desligar do partido a qualquer momento”, disse, revelando que vai subir no palanque de quem estiver apoiando na ocasião. “Se as eleições fossem hoje subiria no palanque do PSB, mas como não é, vou subir no palanque em que eu estiver apoiando na época. Isso significa que possa surgir um fato novo que possa mudar a realidade atual.”, completou.

Para Inaldo, a pré-candidata do PT a Presidência da República, Dilma Rousseff, terá dois palanques, sendo um comandado pelo governador José Maranhão (PMDB) e outro apoiado por Ricardo Coutinho (PSB). “O Estado terá dois palanques para Dilma e isso é certo já que os dois partidos fazem parte da base aliada do governo Lula”, frisou.



PolíticaPB


Tribunal julga contas de 9 Câmaras e de 12 Prefeituras da Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado reúne-se, nesta quarta-feira (07), para examinar, entre outras, as contas anuais de doze prefeitos e ex-prefeitos e, ainda, de nove Câmaras de Vereadores. Também serão julgadas, na ocasião, as prestações de contas da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Campina Grande (2005), da Companhia de Água e Esgotos (2006), da Paraíba Previdência (2006) e da Defensoria Pública do Estado (2008).

Remanescentes da sessão anterior, retornam à pauta do TCE as contas do ex-prefeito de Conceição Alexandre Braga Pegado (exercícios de 2007 e 2008), as do ex-prefeito de Caraúbas José Gomes Ferreira (2007) e do prefeito de Salgadinho Damião Balduíno da Nóbrega (2006). Também, as da Câmara Municipal de Princesa Isabel (2007).

Depois disso, o Tribunal verificará as contas de 2007 da ex-prefeita de Bom Sucesso (Nevanda Lima), dos prefeitos de Riachão (Paulo da Cunha Torres) e Mogeiro (Margarida Gomes). Os ex-prefeitos de São José do Bonfim (Miguel Mota Victor), Santana dos Garrotes (José Carlos Soares), Dona Inês (Luiz José da Silva), Cuité de Mamanguape (João Dantas de Lima) e Ibiara (Nailson Ramalho) e Bonito de Santa Fé (Josimar Alves Rocha) terão o julgamento das contas de 2008.

Também terão suas contas examinadas pelo TCE as Câmaras Municipais de São Sebastião do Umbuzeiro, São Miguel de Taipu e Itatuba (exercício de 2007) e, ainda, as de Campina Grande, Massaranduba, Parari e Pedro Regis. Da Câmara de Lagoa Seca o TCE verificará as contas de 2007 e 2008.

As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso permitido ao público e transmissão pela internet, no endereço www.tce.pb.gov.br.


TCE-PB


Marcondes Gadelha esclarece divergências ocorridas no PSC paraibano

O deputado federal Marcondes Gadelha, presidente regional do PSC, fez uma análise sobre os últimos acontecimentos envolvendo a legenda na Paraíba. Segundo Gadelha, apesar dos excessos, a unidade do partido está mantida. “Muito embora tenhamos vivido momentos desconfortáveis, de alguma incontinência verbal, não houve o rompimento dos vínculos entre Zé Luís e o PSC. Para se ter uma idéia, nos falamos em todos os dias da Semana Santa, sempre buscando uma solução consensual; que o atendesse sem ferir os processos internos da agremiação”.

Segundo Gadelha, a nova direção entende que Zé Luís é um quadro qualificado para representar o partido em qualquer missão, inclusive gerenciando uma Secretaria de Estado. Ocorre que quando o vice-prefeito manifestou a sua intenção, o partido já havia discutido o assunto e comunicado sua decisão ao governo. “Quando começamos a discutir esse assunto com o governador, há cerca de cinqüenta dias, havia a expectativa de todos de que ele pudesse assumir a prefeitura de Campina Grande. Penso que ele construiu, legitimamente, sonhos e projetos que acabaram não se concretizando e ficou a expectativa de aplicar suas idéias em outra seara. Contudo, quando veio a confirmação de que ele não mais poderia assumir, a executiva do PSC já havia discutido inúmeras possibilidades e chegado a um nome de consenso”.

Segundo o deputado, a bancada estadual havia aprovado a solução encontrada e continua a defendê-la. Ainda assim, ele disse que pretende conversar novamente com os parlamentares e outros membros da executiva. “Tenho o compromisso de ouvir nossos companheiros em todas as decisões relevantes. No entanto, qualquer que seja o desfecho, nós vamos lutar para dar a Zé Luís a visibilidade merecida, dentro e fora do partido. Nós nos pretendemos democráticos e solidários e em um partido assim, a vontade da maioria deve sempre prevalecer, sem que as opiniões minoritárias sejam desconsideradas”.

Por fim, Marcondes disse que a unidade interna e o apoio ao governo Maranhão não foram abalados. “Somos aliados do projeto de reconstrução da Paraíba. Todos somos. Como somos, também, amigos de Zé Luís. O partido entende o seu momento emocional e vai priorizar suas angústias e demandas. Até o encontro regional do partido, na próxima semana, todos esses problemas estarão superados, se Deus quiser, pois há muito trabalho a fazer. Não tínhamos sede própria e perdemos o fundo partidário em anos anteriores”, finalizou.



Ascom

Deputado Leonardo Gadelha diz que não teme cassação e garante que PSB foi quem mudou pensamento político na Paraíba

Depois que o deputado estadual Nivaldo Manuel (PMDB) foi cassado por infidelidade partidária, o também deputado Leonardo Gadelha (PSC), que responde a processo parecido por ter deixado o PSB, declarou na tarde desta terça-feira (6) que está pronto para ser cassado caso seja este o entendimento da justiça eleitoral. Ele diz, contudo, que não abre mão de sua coerência: "Tem tanta gente que no passado morreu por causa da defesa de suas ideias, que eu não me preocupo em perder alguns meses de meu mandato".

Ele diz que o Partido Socialista Brasileiro deu uma guinada de 180° desde que o seu presidente estadual, o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho, anunciou aliança com o PSDB do ex-governador Cássio Cunha Lima e com o DEM do senador Efraim Morais.

Gadelha lembra ainda que, no caso do PSB, aconteceu um fato único, quando 100% das bancadas estadual e federal deixaram a legenda socialista. Ao todo foram dois deputados estaduais (o próprio Leonardo Gadelha e Carlos Batinga), dois suplentes que ocuparam mandato (Nadja Palitot e Expedito Pereira) e dois deputados federais (Manoel Júnior e Marcondes Gadelha) que deixaram o PSB em setembro do ano passado.

"Esta foi uma demonstração clara de que não saímos do partido por capricho. O PSB sofreu uma guinada grande e passou a defender posições que não condizia com o que defendemos. Quem mudou foram eles, não nós", destacou.

Caso José Luís Júnior

O deputado estadual Leonardo Gadelha (PSL) comentou ainda sobre o que ele chamou de "pseudo-imbróglio" envolvendo o vice-prefeito de Campina Grande, José Luís Júnior, que requereu recentemente a indicação da legenda ao cargo de secretário de Infraestrutura do Governo da Paraíba.

Leonardo, que deixou na semana passada a pasta, disse que as intenções do vice-prefeito são legendas, mas que vieram fora do tempo, já que em conversas por quase 50 dias o partido já havia indicado o nome de Renato gadelha para a função. Ele promete, contudo, reunir o partido para resolver o caso. "Vamos sentar e rediscutir a questão e a maioria vai decidir. Porque a decisão não é minha, mas do partido", concluiu.


Phelipe Caldas
Paraíba 1


Sousa e mais 15 municípios da Paraíba ficam sem recursos do PSF

O Diário Oficial da União desta terça-feira (6) traz a suspensão dos recursos do Programa Saúde da Família de 16 cidades da Paraíba.

A suspensão dos recursos é por conta da identificação de irregularidades existentes no cadastramento de profissionais da Saúde da Família.

As cidades que tiveram os recursos suspensos foram Alagoa Nova, Areia, Aroeiras, Barra de São Miguel, Caldas Brandão, Campina Grande, Cuité, Ibiara, Lucena, Pilar, Pombal, Remígio, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santo André e a Cidade de Sousa.


Confira abaixo a portaria do Diário Oficial.


GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA No- 713, DE 5 DE ABRIL DE 2010

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES.

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e Considerando os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica;

Considerando o disposto na Política Nacional de Atenção Básica, instituída pela Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006; Considerando o disposto na Portaria SAS/MS nº 750, de 10 de outubro de 2006, que define o Sistema de Cadastro Nacional de
Estabelecimentos de Saúde - SCNES como base de cadastral para o SIAB; Considerando a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos para Municípios e Distrito Federal; e Considerando a existência de irregularidades no cadastramento de profissionais da Saúde da Família identificadas no SCNES, resolve:

Art. 1º Suspender a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde, da competência financeira fevereiro de 2010, dos Municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais no SCNES, relacionados no Anexo a esta Portaria.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


JOSÉ GOMES TEMPORÃO


Eliseu Lins


Canal Vivo: Prefeitura Entrega Cartilhas Educativas Para Alunos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Ação Social realizou na manhã desta terça-feira (06/04), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rômulo Pires, trabalho de conscientização com os alunos e os professores em face do projeto sócio-ambiental “Canal Vivo”, de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Sousa.

Na ocasião houve distribuição de cartilhas educativas para os mais de 100 alunos presentes, da 1ª a 4ª séries, e uma palestra, explicando a importância do projeto “Canal Vivo” e a necessidade da preservação do canal do estreito, não poluindo e não despejando lixo, já que o projeto tem a finalidade de sanear as margens do canal do estreito e canalizar todo o esgotamento sanitário da cidade para a estação de tratamento que também está sendo recuperada, beneficiando assim aproximadamente 2500 famílias, o que atenderia uma média de 11 mil pessoas.

A Secretaria de Ação Social fará este trabalho de conscientização ambiental com os alunos da rede municipal em todas as Escolas do Município.

A população precisa de trabalhar juntamente com o Governo Municipal em prol do Projeto “Canal Vivo”, que visa melhorar a vida dos sousenses e das famílias que moram nas proximidades do canal, além de contribuir com o meio-ambiente.


Decom

Jeová se solidariza com Santiago e seus familiares

Jeová se solidariza com Santiago

O deputado estadual Jeová Campos (PT) viajou ontem (06) para o município de Poço Dantas após receber a notícia do falecimento do agropecuarista Manuel Francisco Ferreira, irmão do deputado federal Wilson Santiago (PMDB). Amigo da família, Jeová cancelou seus compromissos em João Pessoa e acompanhou, durante todo o dia, os familiares de Wilson Santiago, retornando no final do dia a capital paraibana. “Não poderia fazer diferente num momento como este. Vim trazer minhas condolências a Santiago e seus familiares”, disse o parlamentar. Manuel Francisco Ferreira faleceu após um enfarte fulminante, na segunda-feira (05).


News - Assessoria & Comunicação

Para Vital Filho, Lula e Veneziano serão “dois grandes apoios políticos” para José Maranhão

O pré-candidato a Senador pelo PMDB Vital do Rego Filho afirmou nesta terça-feira (06) que o governador José Maranhão terá muitos apoios políticos para a sua campanha de reeleição. Dentre estes apoios, Vital Filho destaca dois de grande importância: o do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e o do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do rego (PMDB).

Segundo Vitalzinho, Lula e Veneziano serão dois grandes cabos eleitorais da candidatura de Maranhão. “Maranhão vai ter dois grandes e importantes apoios políticos, um em nível nacional, que é o do presidente Lula, o maior cabo eleitoral que o Brasil vai ter nestas eleições; e outro em nível local, que é o do prefeito Veneziano, essa grande liderança de Campina Grande e da Paraíba”.

Vital Filho afirmou que há um sentimento de lealdade entre Veneziano e Maranhão muito forte, que vai gerar uma participação efetiva do prefeito campinense na campanha. “Existe um elemento forte de unidade entre Veneziano e Maranhão que é o sentimento de lealdade, de unidade”, disse Vital.

Diferencial de campanha – Vital Filho falou sobre o que ele considera um “grande diferencial de campanha” exercido por ele e por Veneziano, que é o estilo de fazer a política na rua. “Eu e Veneziano, numa campanha, nos entregamos. Nós temos um diferencial, que é a garra com a qual fazemos campanha. Quem nos conhece em campanha pode comprovar esse estilo”.


Assessoria

Deputado Wilson Santiago marca encontro com profissionais da Imprensa em Campina Grande

O deputado Wilson Santiago (PMDB) promoverá um novo café da manhã para os profissionais que atuam na Imprensa paraibana. Desta vez, o parlamentar reúne jornalistas e radialistas, no próximo dia 16, a partir das 8h00, no Garden Hotel, em Campina Grande. A iniciativa tem a mesma intenção do último evento realizado pelo deputado em João Pessoa que é divulgar suas ações em prol da Paraíba na Câmara dos Deputados, fazer o lançamento oficial de seu site e divulgar seu twitter recentemente criado.

Santiago, que é pré-candidato ao senado, possui extensa lista de ações em favor do desenvolvimento da Paraíba que inclui, por exemplo, a assinatura da ordem de serviço, que aconteceu no último dia 31 de março, e que possibilitou as obras de pavimentação de 19 km da BR 434, que liga o município sertanejo de Uiraúna ao Ceará, beneficiando várias cidades paraibanas. O parlamentar é autor do Projeto de Lei que possibilitou a federalização do trecho que está sendo pavimentado e a obtenção de R$ 24 milhões de recursos da União para a concretização da obra.

Com relação a Campina Grande, vale lembrar que Santiago também é o autor da emenda que conseguiu destinar R$ 26 milhões para as obras de duplicação da avenida Argemiro Figueiredo, que liga às BRs 230 a 104. Santiago também conseguiu, através de emendas individuais, destinar recursos para tornar o São João de Campina Grande ainda maior.

A jornalista Eliane Sobral, que integra o comitê organizador do evento, explica que esses encontros com os profissionais da Imprensa fazem parte de uma ação que busca dar a verdadeira dimensão da importância da atuação parlamentar de Santiago. “A idéia é dar visibilidade as ações que têm ligação direta com o mandato do deputado e que geram emprego, desenvolvimento e progresso para a Paraíba, mas que muita gente, inclusive os profissionais formadores de opinião, ainda não tem conhecimento, afinal Santiago é um dos parlamentares que mais tem conseguido angariar recursos, através de emendas, diretamente para municípios paraibanos e para o Estado, contribuindo de maneira decisiva em importantes projetos e ações que beneficiam a população paraibana”, afirma a jornalista.

Depois de João Pessoa e Campina Grande, o deputado deve ainda realizar outro café da manhã, desta vez em Cajazeiras, com os profissionais que atuam no sertão do Estado.


News - Assessoria & Comunicação


Bolsa Família: Segunda Chance Para Quem Teve Benefício Suspenso

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), através da Secretaria de Ação Social do Município, iniciou nesta segunda-feira (05/04) a atualização para as famílias beneficiárias do “Bolsa Família”, que tiveram seus benefícios suspensos depois do recadastramento realizado no ano passado.

Cerca de 810 benefícios foram bloqueados ou mesmo suspensos pelo MDS no Município de Sousa, onde foi constatada no último mês de dezembro, inconsistência nas informações prestadas quanto ao recadastramento das famílias. As pessoas que possuem pendências com o Bolsa Família, devem se dirigir aos postos de saúde de seus bairros para saber se seus nomes estão nas listas.

Agora, quem teve seu benefício suspenso, deve procurar a Secretaria de Ação Social, que está em novo endereço, na Avenida Nelson Meira 31-a Estação, para prestar as informações corretas, para que o MDS possa liberar o benefício suspenso.

Desde o mês de janeiro de 2010, novas famílias foram contempladas com a liberação de mais benefícios para Sousa, que além de recuperar os 810 bloqueados, aumentou em cerca de 70 novas famílias, que passaram a receber o “Bolsa Família”.

Segundo a Secretária de ação social Johanna Estrela, o Município de Sousa terá um aumento de quase mil novas famílias que poderão voltar a receber o programa “Se conseguirmos recuperar os cerca de 810 bloqueados, Sousa ganhará quase mil novos benefícios do programa bolsa família, que irá ejetar mais recursos na nossa economia”. Declarou a Secretária.

Hoje, mais de 8 mil famílias recebem o “Bolsa Família” em Sousa. E com essa atualização cadastral o Município, poderá passar a ter quase 9 mil recebendo o benefício.


Decom