sexta-feira, 26 de março de 2010

Sousa e Atlético vão disputar o clássico mais importante do ano

Em casos diferentes, Sousa e Atlético vão se enfrentar domingo num jogo de vida ou morte, sendo, vida para o Dinossauro e Morte para o Trovão Azul. O jogo de domingo será mais do que decisivo, para o time sousense, é a expectativa de continuar no G4 e melhorar de posição, já para o time cajazeirense, só interessa a vitória para não retornar a segunda divisão.

As duas equipes enfrentam problemas com a torcida, um por estar quase rebaixado e outro porque os torcedores não sabem ou não aceitam perder. No jogo de domingo a torcida do Sousa precisa apreender a jogar mais com a equipe, incentivar, o Sousa é atual campeão paraibano, esta no Grupo dos 4 melhores colocados e mesmo assim recebe constantes criticas da torcida, não que a equipe não possa ser criticada, mais se analisarmos a situação do Atlético de Cajazeiras, nós não temos muito do que reclamar.

Portanto, a Torcida do Dinossauro precisa lotar o Marizão domingo no jogo que pode significar o funeral atleticano, e o pior, através de uma disputa entre rivais do futebol sertanejo.


Mário Gibson

Deputado solicita votos de aplausos para a TV Master

Voto de aplausos à TV Master

Foi enaltecendo o profissionalismo realizado com imparcialidade, justiça e competência, bem como a sua contribuição para com o lazer e o desenvolvimento da qualidade de vida do povo paraibano, que o deputado estadual Jeová Campos (PT) requereu ontem (25), junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ‘Voto de Aplausos’ à TV Master. Em sua justificativa, o parlamentar relembrou o aniversário de dois de fundação da emissora e destacou a qualidade dos diversos programas veiculados pelo canal. “A aludida TV tem conduzido seus diversos programas com dedicação, justiça e altivez, contribuindo para o engrandecimento e promoção do nosso estado, em seus diversos aspectos”, argumentou Jeová.


News - Assessoria & Comunicação

Denuncia: Professores são deixados no meio da Estrada por motorista que tem carro locado na Prefeitura de Vieirópolis

É com tristeza que recebi ontem uma mensagem do esposo de uma professora concursada da Prefeitura do Município de Vieirópolis, sendo que pela pessoa que eu conheço do Prefeito Marcos Pereira (foto), não acredito que a idéia tenha partido de sua cabeça, ou que tenha algum conhecimento do caso, que ora ocorre com Educadores da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a nota que me foi enviada, irresponsavelmente, um motorista deixou jogados professores que vinham de Vieirópolis para Sousa em plena Estrada de Acesso ao Lastro correndo risco de vida. Mais degradante e humilhante ainda, é que a secretária de educação que passava pelo local não parou nem para saber o que estava acontecendo.

Veja a nota na integra que nos foi enviada pelo esposo de uma das professoras que teve que se deslocar a pé da Estrada do Lastro para a Cidade de Sousa.

Caros radialistas!

É triste o que está acontecendo na cidade de Vieirópolis.Foi realizado um concurso público mas os professores que foram aprovados estão sofrendo com os obstáculos que a administração tem criado com o objetivo desses profissionais desistirem de seus trabalhos. Ontem, 25/03/10 a tarde quando os professores encerraram seu expediente e se deslocavam em uma camionete que é locada pela prefeitura de vieirópolis para trazer os estudante universitários para sousa, o motorista irresponsávelmente mandou 5 professoras descerem na estrada do Lastro alegando que ele recebia 2.500,00(dois mil e quinhentos reais)mensais pra trazer 16 pessoas e como estava passando da quantidade elas tinham que descer.

As professoras desceram na estrada do lastro e lá ficaram anoitecendo numa estrada perigosa daquela.O pior é que a secretária de Educação passou na estrada e viu as professoras na estrada e nem se quer desceu pra saber o que tinha acontecido.

Dr. Marcos precisa olhar mais o que a sua INCOMPETENTE equipe esta fazendo no município de Vieirópolis.A prefeitura paga 2.500,00 a essa camionete pra trazer os alunos até sousa e paga outro carro(do vereador Hélio de Moisés) que leva os alunos para cajazeiras e ainda tem outro que traz os alunos de Campo alegre para a estrada do lastro para pegar essa camionete que vem de vieirópolis. Dinheiro está sendo investido , o que está faltando é gerenciamento e pessoas competentes para trabalarem. Abra os olhos prefeito, veja o que estão fazendo na pacata cidade de Vieirópolis.

A politicagem em Vieiropolis é vergonhosa!!
Robson Araujo dos Santos (esposo de uma professora)
Obrigado !

Por favor divulgue ai no fm alerta.

Com a palavra o Prefeito Marcos Pereira para solucionar o problema.



Mário Gibson com informações.


Deputado federal, Wilson Santiago e estadual, Jeová Campos são homenageados pelas suas atuações

Eleitos, mais uma vez, os melhores do ano pela Maop Publicidade, através de uma recente pesquisa de opinião realizada pela empresa junto à Imprensa da microrregião de Cajazeiras, os deputados federal Wilson Santiago (PMDB) e estadual Jeová Vieira Campos (PT-foto), serão homenageados neste sábado (27), na casa de recepções La Fiesta, em Cajazeiras. Tendo ouvido grande parte da imprensa cajazeirense, bem como os profissionais de rádio, jornal impresso, internet e revista que atuam nos 17 municípios polarizados pela cidade, além da sociedade civil organizada da região, a empresa fará, a partir das 21h00, a entrega de 160 títulos e placas em homenagem aos paraibanos que no decorrer de 2009 se destacaram no cenário político, educacional, empresarial, de gestão pública, saúde, etc.

De acordo com um dos coordenadores do evento, realizado há mais de 20 anos, Olivan Pereira (Big Boy), a empresa sente imenso prazer em ofertar o tributo mais uma vez aos parlamentares paraibanos. “A Maop Publicidade tem grande orgulho em homenagear, especialmente, esses dois deputados, que além de desempenharem um grande trabalho em prol do desenvolvimento da região, e neste ponto é bom que se destaque tanto a atração de recursos para o desenvolvimento regional, feito por Wilson Santiago, quanto as ações e projetos defendidos pelo deputado Jeová Campos, que vai desde o incremento na educação, até a geração de emprego e renda e melhoria da saúde pública da região, também são grandíssimos homens públicos”, disse Big Boy. É bom enfatizar que este já é o oitavo ano consecutivo que Wilson Santiago figura como destaque do ano. Já Jeová receberá a distinção pela terceira vez, sendo a primeira pela sua atuação como advogado e as duas últimas como deputado estadual.

As razões que levaram Santiago e Jeová ao topo das escolhas dos radialistas, jornalistas e formadores de opinião da região, devem-se as ações divulgadas cotidianamente na imprensa paraibana de cada um desses homens públicos que com atuações competentes, defendem cada um em suas Casas Legislativas, projetos e ações que dignificam o homem nordestino, especialmente, o sertanejo e, por isso, orgulham o estado.

Jeová Campos, deputado estadual de primeira legislatura foi um dos responsáveis pela conquista da implantação do Curso de Medicina para o Campus V da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Cajazeiras. Além disso, ele também propôs a criação e instalação de uma Unidade de Medicina Legal (UML) na cidade, já defendia mesmo antes de se tornar parlamentar, a construção do Aeroporto Regional de Cajazeiras e conseguiu, recentemente, a instalação do escritório do Projeto Cooperar na cidade, bem como a conclusão das estradas que ligam Cajazeiras através da BR 230 ao distrito de Boqueirão no programa estadual “Novos Caminhos”.

Para o deputado, a homenagem é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado e um sinal de que está caminhando na direção certa. “Fico feliz com reconhecimento do meu trabalho, principalmente dos sertanejos que foram muitas vezes esquecidos pelos gestores públicos e já possuem uma grande descrença na política, devido às suas experiências anteriores. E esse reconhecimento é fonte de alimento para enfrentar as adversidades da política”, disse Jeová.

Já Wilson Santiago, ao tomar conhecimento da honraria, externou a sua satisfação, destacando que como parlamentar federal sempre está atento às possibilidades de atrair recursos para a realização de obras importantes para a Paraíba. “Recebo essa deferência com muita alegria, pois tenho consciência que estou sendo agraciado pelo meu trabalho a partir do qual muitas obras puderam ser realizadas, melhorando a qualidade de vida de todos os paraibanos”, declarou Wilson, que responde pela Vice-Liderança do Governo na Câmara Federal, e tem se mostrado um parlamentar bastante atuante e determinado que faz a diferença para a Paraíba, não apenas pela sua competente atuação nas diversas comissões que assume, mas, sobretudo pela sua capacidade de conseguir recursos, através de emendas, que asseguram a realização de obras em diversos municípios paraibanos, assim como para ações do governo estadual.

Foi iniciativa de Santiago, por exemplo, a emenda que conseguiu ampliar de R$ 49 milhões, para R$ 170 milhões os recursos para investimentos em infraestrutura de estradas na Paraíba, ele também foi autor da emenda que conseguiu destinar R$ 26 milhões para as obras de duplicação da avenida Argemiro Figueiredo, em Campina Grande, que liga às BRs 230 a 104, e também a emenda que garantiu cerca de R$ 50 milhões para obras do Centro de Convenções de João Pessoa.


News - Assessoria & Comunicação


Assembléia deverá convocar secretário para esclarecer “onda” de nomeações no estado

Requerimento encaminhado é baseado em denúncias divulgadas em veículos de comunicação

O secretário da Administração do governo do estado da Paraíba, Antônio Fernandes Neto, deverá ser convocado pela Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) para, em plenário, dar explicações sobre as mais de seis mil nomeações promovidas pelo governo de José Maranhão (PMDB), que contrariam a legislação vigente ao ultrapassar o limite permitido com gastos de pessoal.

Na manhã desta quinta-feira (25), o deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), primeiro-secretário da mesa diretora da Casa, encaminhou requerimento (14.527/2010) para garantir a convocação do secretário, que terá um prazo de 30 dias para atender ao chamado do Poder Legislativo.

“É bom lembrar que não se trata de um convite para uma sessão especial ou audiência pública. É uma convocação e, nesse caso, tem que ser atendida pelo secretário”, lembra Lindolfo Pires, justificando a convocação de acordo com o artigo 97 I, parágrafo 1º, do Regimento Interno da Casa e o artigo 53 da Constituição Estadual.

Para a elaboração do requerimento, o parlamentar baseou-se nas denúncias publicadas pelo ‘Jornal Contraponto’, em sua edição 273, de 19 a 25 de março, e no levantamento feito pelo site de notícias PolíticaPB.

O jornal traz que “o governador José Maranhão já assinou a nomeação de nada menos que 6.214 pessoas para cargos comissionados, sendo 5.344 para a administração direta e 870 na indireta”. E o site afirma que essas nomeações “contrariam a legislação vigente e podem ultrapassar o limite permitido com gastos de pessoal”.

“As denúncias estão nos meios de comunicação e queremos a convocação do secretário com o objetivo de debater e esclarecer os fatos. Se as explicações em plenário não forem satisfatórias, iremos acionar o Tribunal de Contas do Estado” (TCE-PB), adianta Lindolfo Pires.


Assessoria


Plantão Policial, Quinta para Sexta-feira, dia 26 de Março de 2010


sexta-feira, 26 de março de 2010

VIAS DE FATO - SOUSA - POSTO JÁCOME BR 230( COURÃO) - 03:30HS

VÍTIMA: A SOCIEDADE
ACUSADOS: THIAGO BERLARMINO DA SILVA, SOLTEIRO, 23 ANOS, DESEMPREGADO, JARDIM BELA VISTA, FRANCISCO JOSÉ MILITÃO, CASADO, 36 ANOS, JARDINEIRO, SITIO CONÇEIÇÃO, JOSÉ ARY BATISTA LACERADA, CASADO, OPERADOR DE MAQUINA, RUA RAIMUNDA XAVIER - B SÃO JOSÉ.

O COPOM RECEBEU UMA LIGAÇÃO INFORMANDO QUE NA LANCHOMENTE DO POSTO JÁCOME ANTIGO COURÃO ESTAVA ACONTECENDO UMA VIAS DE FATO , A PM AO CHEGAR AO LOCAL DA DENÚNCIA OS ACUSADOS ENCONTRAVAM-SE INGERIDO BEBIDAS ALCOÓLICAS,E SEGUNDO INFORMAÇÕES DA TESTEMUNHA EM DETERMINADO MOMENTO O PRIMEIRO ACUSADO SE AUSENTOU-SE DO LOCAL E LOGO O TERCEIRO ACUSADO SENTIU FALTA DO SEU OPARELHO CELULAR, QUANDO O PRIMEIRO ACUSADO RETORNOU AO LOCAL O TERCEIRO E O SEGUNDO ACUSADOS PASSARAM A INTERROGAR O PRIMEIRO ACUSADO SOBRE O DESAPARECIMENTO DO CELULAR E PASSARAM A DISCUTIR EM SEGUIDA ENTRARAM EM LUTA CORPORAL, SENDO QUE O PRIMEIRO ACUSADO SAIU COM LESÃO PELO O CORPO. OS AS CUSADOS FORAM CONDUZIDOS ATE A DP LOCAL PARA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.



PESSOA LOCALIZADA (MENOR) - SOUSA - PRAÇA DA MATRIZ - CENTRO - 02:00HS

PESSOAS ENVOLVIDAS: MENOR DE 07 ANOS.

O COPOM RECEBEU UMA LIGAÇÃO DAS TESTEMUNHAS INFORMANDO QUE NA PRAÇA DA MATRIZ ENCONTRA-SE UMA CRIANÇA PEDIDA. A PM AO CHEGAR AO LOCAL DA INFORMAÇÃO CONSTATOU A VERACIDADE DA DENÚNCIA. SEGUNDO AS TESTEMUNHAS A CRIANÇA ENCONTRAVA-SE DESACOMPANHADA O MESMO ESTAVA COM UNS FERIMENTOS NA PERNA ESQUERDA E A CRIANÇA INFORMOU A PM QUE TINHA SIDO UMA MORDIDA DE UM CACHORRO. EM SEGUIDA FOI SOCORRIDO PELA PM ATE O HOSPITAL REGIONAL PARA O ATENDIMENTO MEDICO E LOGO APÓS DE SER MEDICADO FOI CONDUZIDO ATE O CREDENDO VIDES AO CHEGAR O LOCAL FOI CONSTATADO QUE O MESMO TINHA FUGIDO DO REFERIDO LOCAL. O MESMO FOI ENTREGUE AS CONSELHEIRAS PLANTONISTA.



EMBRIAGUEZ E DESORDEM – SOUSA - POSTO COURÃO BR 230 - 00:30HS

VÍTIMA: RAIMUNDO FELIX MEDEIROS, SOLTEIRO, 38 ANOS, RUA DO ARAME - FREI DAMIÃO.
ACUSADO: CÍCERO ROMÃO BATISTA, AMASIADO, 23 ANOS,DESOCUPADO, RUA PROJETADA - JARDIM SORRILÂNDIA III.

QUANDO AGUARNIÇÃO EM RONDAS FOI SOLICITADA PELA VITIMA INFORMANDO QUE O ACUSADO ENCONTRA-SE NO POSTO APRESENTADO SINTONAS DE EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA ESTAVA PRATICANDO DESORDEM NO LOCAL AO FAZER UMA ABORDAGEM NO MESMO FOI ENCONTRA NA CINTURA UMA FACA PEIXEIRA APROXIMADAMENTE DE NOVE(09) POLEGADA. O ACUSADO JUNTAMENTE COM A FACA FOI CONDUZIDO ATE A DP LOCAL PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.



EMBRIAGUEZ AO VOLANTE - SOUSA - RUA DO ARAME, FREI DAMIÃO - 21H:10MIN.

VÍTIMA: A SOCIEDADE
ACUSADO: MARCELO SOARES DE SOUSA, 34 ANOS, CASADO, PEDREIRO, RUA DO ARAME - FREI DAMIÃO - SOUSA.

AO FAZER RONDAS DE PRAXE UMA GUARNIÇÃO DA PM DEPAROU-SE COM O ACUSADO CONDUZINDO UMA MOTOCICLETA HONDA 125, PLACA MNB 7104, COR VERMELHA, ANO 2004, COM FORTES SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA. SENDO FEITO, NA OPORTUNIDADE, O TESTE COM O ETILÔMETRO CONSTATANDO QUE O ACUSADO ESTAVA COM 0.91 MG/L DE ÁLCOOL NO ORGANISMO. SENDO, POIS, ACUSADO E VEÍCULO CONDUZIDOS PARA A D.P.C PARA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.



CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO, SOUSA, RUA ESPEDITO ABRANTES, B. AREIAS - 20H:00MIN

ACUSADO: SEVERINO NASCIMENTO, VULGO "RABADA", 41 ANOS, SOLTEIRO, BRAÇAL, RUA ESPEDITO ABRANTES - BAIRRO AREIAS - SOUSA - PB.

UMA GUARNIÇÃO DA PM PRENDEU O ACUSADO EM TELA POR FORÇA DE MANDADO DE PRISÃO EXPEDIDO PELA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DA COMARCA DE SOUSA - PB. O MESMO FOI ENTREGUE AO AGENTE PENITENCIÁRIO DA COLÔNIA PENAL AGRÍCOLA DA CIDADE DE SOUSA.



quinta-feira, 25 de março de 2010

AMEAÇA - SÃO GONÇALO - SOUSA - BARRACOS EM SÃO GONÇALO - 17H00MIN

VÍTIMA: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS, 33 ANOS, CASADO, COMERCIANTE, RUA JOSÉ PEREIRA DE SOUSA - SÃO GONÇALO - SOUSA.
ACUSADO: ALCIDO RAIMUNDO DA SILVA, 23 ANOS, SOLTEIRO, DESOCUPADO, RUA HUGO ROMERO - SÃO GONÇALO - SOUSA.

VÍTIMA E TESTEMUNHA ESTAVAM BEBENDO COM O ACUSADO, QUANDO EM DADO MOMENTO INICIOU-SE UMA PEQUENA DISCUSSÃO. EM SEGUIDA O ACUSADO RETIROU-SE DO LOCAL INFORMANDO QUE LOGO RETORNARIA. DE FATO, APÓS ALGUNS INSTANTES O ACUSADO RETORNOU E SACOU DE UMA FACA PEIXEIRA E INVESTIU CONTRA A VÍTIMA NO INTUITO DE ESFAQUEÁ-LO, NÃO LOGRANDO ÊXITO EM VIRTUDE DE O IRMÃO DA VÍTIMA TER ARREBATADO A FACA. A PM FOI SOLICITADA E EFETUOU A PRISÃO DO ACUSADO QUE SE ENCONTRAVA EMBRIAGADO. SENDO, POIS, CONDUZIDO A D.P.C DE SOUSA PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.




EMBRIAGUEZ E DESORDEM – SOUSA - RUA PROJETADA, MUTIRÃO - 18h:30min

VÍTIMAS: MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA DE ARAÚJO, 53 ANOS, DONA DE CASA, VIÚVA, RUA PROJETADA - MUTIRÃO - SOUSA.
ACUSADA: ANA PAULA SILVA PEREIRA, 28 ANOS, AMASIADA, DESOCUPADA, RUA PROJETADA - MUTIRÃO - SOUSA.

SEGUNDA VÍTIMA E TESTEMUNHA, A ACUSADA ACIMA ELENCADA, QUE CONVIVE COM O FILHO DA VÍTIMA, APRESENTANDO SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA ESTAVA PRATICANDO DESORDENS NA RESIDÊNCIA DA VÍTIMA, CHEGANDO A AMEAÇAR E APEDREJAR ESTA. NA OCASIÃO FOI CONSTATADO, AINDA, QUE A ACUSADA MORA COM UMA CRIANÇA DE 11 MESES EM CONDIÇÕES SUBUMANAS EM UM TERRENO NOS FUNDOS DA CASA DA VÍTIMA. ACUSADA E VÍTIMA FORAM CONDUZIDAS PARA A D.P.C E O FATO FOI INFORMADO AO CONSELHO TUTELAR QUE ESTEVE NA DELEGACIA E TOMOU AS PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO A CRIANÇA.



EMBRIAGUEZ AO VOLANTE - SOUSA - POSTO "ANDREZÃO" - BR 230 - 17h:57min.

VÍTIMA: A SOCIEDADE
ACUSADO: JOSÉ LEITE DA SILVA, 43 ANOS, CASADO, COMERCIANTE, APARECIDA - PB.

QUANDO REALIZANDO RONDAS DE PRAXE, UMA GUARNIÇÃO DA PM DEPAROU-SE COM O ACUSADO APRESENTANDO FORTES SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA CONDUZINDO UMA MOTOCICLETA. O ACUSADO FOI SUBMETIDO AO TESTE DO ETILÔMETRO, CUJO RESULTADO CONSTATOU 1.28 MG/L,SENDO O VALOR REAL DE 1.21 MG/L. ACUSADO E A MOTOCICLETA FORAM CONDUZIDOS A D.P.C PARA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.



PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO – SOUSA – COLÉGIO TEODORO NETO - MUTIRÃO - 13h30min

VÍTIMAS: A SOCIEDADE
ACUSADOS: MENOR DE 14 ANOS, SOLTEIRO, ESTUDANTE, RUA AUGUSTINO ALVES - MUTIRÃO.

SEGUNDO TESTEMUNHAS E A DIREÇÃO DO COLÉGIO TEODORO NETO, O MENOR INFRATOR ACIMA CITADO ESTAVA PERTURBANDO OS FUNCIONÁRIOS, BEM COMO APEDREJANDO AS INSTALAÇÕES DA CITADA ESCOLA. A DIREÇÃO AFIRMOU QUE O INFRATOR É ALUNO DO TURNO DA NOITE DO EDUCANDÁRIO EM EPÍGRAFE E QUE TEM O COSTUME DE REALIZAR TAIS PRÁTICAS DELITUOSAS. UMA GUARNIÇÃO DA PM DESLOCOU-SE ATÉ O LOCAL, TODAVIA NÃO ENCONTROU O MENOR, UMA VEZ QUE ESTE SE EVADIU. A GUARNIÇÃO EMPREENDEU DILIGÊNCIAS E FOI ATÉ A CASA DO MENOR, ONDE A GENITORA DESTE DISSE QUE NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER COM O MESMO E QUE ELE SEMPRE SE ENVOLVE EM DELITOS DESTA NATUREZA. O FATO FOI INFORMADO AO DELEGADO PLANTONISTA PARA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.


14ºBPM


Casal é conduzido à DP após usar motel quando se negou pagar despesas

Após fazer uso de apartamento de motel, casal é conduzido à DP para as providências cabíveis. O proprietário do Eros Motel, localizado às margens da BR-230, Cajazeiras/PB - comunicou o fato à Polícia Militar por volta das 04hs30 da madrugada de ontem, quinta (25).

Antônio Ribeiro da Silva, 42 anos, amasiado, desocupado, residente à Rua Santa Cecília – Jardim Oásis e, Minea Menezes da Silva também residente no endereço acima mencionado usaram um dos apartamentos do mencionado comércio.

Os acusados fizeram despesas de R$ 50,00 e não pagaram o consumo sendo os mesmos conduzidos á DP.

Folha Vip


quinta-feira, 25 de março de 2010

Definido: Ricardo renuncia prefeitura e confirma pré-candidatura ao governo do Estado

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) colocou um fim nos boatos espalhados nos últimos diz de que desistiria ao governo do Estado e seria candidato ao senado nas eleições de outubro deste ano. Em entrevista ao programa Paraíba Notícia da rádio 100.5, FM Líder. O programa é apresentado pelos jornalistas Adelton Alves e Edmilson Pereira e transmitido em cadeia com várias emissoras de rádios no Estado. Ricardo refutou os boatos e afirmou que deixará o cargo de prefeito no próximo dia 31 para cuidar exclusivamente de sua pré-candidatura ao governo da Paraíba.

Ele criticou o comportamento do deputado federal, Armando Abílio (PTB), que resolveu apoiar á reeleição de José Maranhão (PMDB). Ricardo Coutinho rebateu a queixa de falta de sensibilidade que lhe foi imposta pelos seus adversários do PTB. O prefeito disse que Armando e outros políticos que estão sendo cooptados pelo governo, em troca de Secretarias de Estado e empregos terão que se explicar junto ao eleitorado.

Mesmo tendo que renunciar a prefeitura para disputar o governo, Ricardo Coutinho revelou que o vice, Luciano Agra, já tem obras para inaugurar até o final de 2012.

Sobre a escolha do seu companheiro de chapa, na condição de candidato a vice, Ricardo disse o nome só deve ser escolhido em junho, nas convenções dos partidos que comporão o bloco de apoios ao seu projeto político.

Ricardo Coutinho concordou com a tese defendida pelo ex-governador Cássio Cunha Lima de que o vice deve ser de Campina Grande, dada a importância geopolítica do município e todo o comportamento da borborema.

Entre os nomes cotados, Daniela Ribeiro, Ivandro Cunha Lima, Deca do Atacadão, Arthur Cunha Lima e Rômulo Gouveia, Ricardo disse que todos têm densidade eleitoral, são excelentes nomes, que juntos a outros só somariam na chapa de oposição, reforçou.



Fonte: Felipe Junior

Ex-prefeito do Lastro é condenado a devolver dinheiro destinado a compra de transporte escolar para alunos da rede municipal de ensino

Os ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão da 1ª Câmara, condenaram o ex-prefeito do Lastro, Erasmo Quintino de Abrantes Filho, a devolver aos cofres do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a quantia de R$ 50.000,00, atualizada monetariamente e acrescida dos juros de mora. O TCU aplicou ainda ao ex-gestor multa no valor de R$ 15.000,00.

Erasmo Quintino de Abrantes Filho recebeu do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação R$ 50.000,00 para a aquisição de um veículo para uso no transporte escolar do município, mas não prestou contas dos recursos recebidos. Citado pelo Tribunal de Contas da União, ele manteve-se silente, fazendo operar contra si os efeitos da revelia.

“Uma vez que não foi apresentado nenhum documento capaz de comprovar o destino dado aos recursos do convênio, as contas do responsável devem ser julgadas irregulares, condenando-o à devolução integral do débito, atualizado monetariamente e acrescido dos juros de mora”, destacou em seu voto o ministro José Múcio Monteiro, relator do processo.


Lenilson Guedes

Contra a Dengue: Vigilância Sanitária Vai Utilizar Novo Larvicida em Sousa

A Prefeitura de Sousa, através do Departamento de Vigilância em Saúde, estará oferecendo treinamento para todos os agentes de Endemias do Município para utilização no uso de um novo tipo de larvicida usado no combate da larva do mosquito da Dengue.

Para os técnicos do Ministério da Saúde, o novo larvicida DIFLUBENZURON ,que substituirá o antigo TEMEFLÓS, não possui efeito cumulativo, é biodegradável, não causa irritações em outros seres vivos, não é absorvido por plantas e não causa danos ao meio ambiente.

De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde do Município de Sousa, Socorro Sá, o novo produto tem maior eficácia contra as larvas dos insetos do mosquito da dengue e não faz nenhum mal ao meio ambiente, sendo já testado em vários estado do Brasil com efeitos muito positivos.

O treinamento dos agentes de endemias é promovido pelo departamento de Vigilância em Saúde com apoio da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), nas dependências do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), antiga Escola Agrotécnica durante os dias 25 e 26 de março das 8h00 às 17h00.

O departamento de Vigilância em Saúde do município de Sousa, irá introduzir o novo produto, após o feriado da Semana Santa e conta com a colaboração de toda população de Sousa e região para juntos erradicar a Dengue de Sousa e região.


Decom


MPF recomenda suspensão de recursos para obras do Pólo Turístico do Cabo Branco

Caixa Econômica Federal deve sustar novos repasses até saneamento de irregularidades em licenciamento ambiental

O Ministério Público Federal enviou recomendação à Superintendência da Caixa Econômica Federal na Paraíba, para que sejam suspensos novos repasses de recursos federais voltados à execução das obras do Pólo Turístico do Cabo Branco, inclusive do Centro de Convenções, com base no Contrato CR.NR.0281901-29, até que sejam corrigidas irregularidades do respectivo licenciamento ambiental.

De acordo com a recomendação, elaborada com fundamento no artigo 6º, inciso XX, da Lei Complementar 75/93, a suspensão deve ser comunicada, imediatamente, ao governo do estado da Paraíba. O empreendimento em questão é financiado por recursos federais, objeto do contrato mencionado, cujo agente repassador é a Caixa Econômica Federal.

Na recomendação, assinada pelo procurador da República José Guilherme Ferraz da Costa, o MPF argumenta que é inadmissível que a União financie obras que não respeitem os requisitos legais para licenciamento ambiental.

Além disso, destaca o MPF de acordo com as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) estabelece que falhas do licenciamento ambiental, relativas a cada fase do empreendimento, configuram irregularidade grave, tendo como consequência direta a interrupção do repasse de recursos federais para custear a obra pública. Portanto, a inobservância daquela orientação pode ensejar a responsabilização do gestor do órgão repassador de recursos.

Em reunião realizada ontem (24), representantes do governo estadual manifestaram interesse em firmar termo de ajustamento de conduta, sugerido pelo MPF desde novembro de 2009, para correção das ilegalidades verificadas no procedimento de licenciamento ambiental.


Situação irregular

De acordo com pareceres técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram constatadas irregularidades no procedimento de licenciamento ambiental do referido empreendimento, conduzido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

As irregularidades decorrem principalmente da ausência de prévia complementação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), bem como da inobservância dos requisitos das duas espécies de compensação ambiental previstas no artigo 17 da Lei nº 11.428/2006 (Lei de Mata Atlântica) e no artigo 36 da Lei nº 9.985/2000 (Lei do SNUC), esta última devida em razão do significativo impacto sobre os Parques Estaduais do Aratu e de Jacarapé.

Tais requisitos legais estavam presentes nos condicionantes da anuência, concedida pelo Ibama, para supressão de vegetação de mata atlântica no local das obras, os quais foram injustificadamente desrespeitados pela Sudema.

A recomendação foi expedida no âmbito do Inquérito Civil Público nº 1.24.000.001792/2009-99, aberto pelo MPF para investigação do caso.


Compensações ambientais

A compensação ambiental prevista na Lei da Mata Atlântica pode ser realizada na forma da destinação de área equivalente à extensão da área desmatada, com as mesmas características ecológicas, na mesma bacia hidrográfica, sempre que possível na mesma microbacia hidrográfica, e, conforme o caso, em áreas localizadas no mesmo município ou região metropolitana. Verificada pelo órgão ambiental a impossibilidade de compensação dessa maneira, será exigida a reposição florestal, com espécies nativas, em área equivalente à desmatada, na mesma bacia hidrográfica, sempre que possível na mesma microbacia hidrográfica.

Por outro lado, havendo significativo impacto ambiental em Unidades de Conservação, será devida outra compensação de caráter financeiro, equivalente ao mínimo de 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento, quantia esta que será destinada à unidade afetada.


Assessoria de Comunicação