quarta-feira, 24 de março de 2010

Prefeito de João Pessoa prepara visita a Cidade de Marizópolis

O pré-candidato a Prefeito de Marizópolis – Dr. Dionízio Gomes - PSDB, esteve semana passada em João Pessoa tratando de questões políticas em vista as eleições gerais do corrente ano.

Em conjunto com o Deputado Lindolfo Pires, o tucano marizopolense, articulando estratégias, deverá trazer nos próximos dias a Marizópolis o Prefeito de João Pessoa – Ricardo Coutinho – pretenso candidato a Governador pelas oposições na Paraíba.

Segundo informou ao redator do Portal Marizópolis, existe grande possibilidade da maioria dos que fazem o bloco de oposição ao Governo Municipal dessa cidade, marchar juntos em defesa do fortalecimento do projeto que busca eleger o socialista para Governador do Estado.

Dionizio Gomes e outros aliados da oposição marizopolense já fecharam questão quanto ao apoio à reeleição do Deputado Lindiolfo Pires e a Cássio Cunha Lima para o Senado da República. Entretanto, confidenciou ainda não terem nome concreto no que diz respeito a Deputado Federal.

Disse, contudo, que já vem estudando, juntamente com o grupo que o acompanha politicamente, nomes de pretensos candidatos a Deputado Federal que ora vem sendo apresentados por integrantes dessa equipe de oposição.

Para Gomes, mesmo que a oposição não consiga se unir entorno de nomes comuns para os cargos diversos nas eleições vindouras, é de se respeitar esse posicionamento, para que não se possa perder o rumo que ora direciona os marizopolenses no sentido de desbancar do poder, em 2012, o atual Prefeito.


Portal Marizópolis


Consult e Vox Populi também apontavam vitória de Maranhão em 2006

Pesquisas de intenção de voto, em si, já trazem toda uma carga de polêmica. Nestas terras paraibanas, de uma política muito pouco apaixonante, mas demasiadamente apaixonada, a controvérsia é sem limites.

A depender do veículo de comunicação que contrate e publique os números auferidos pelos institutos de pesquisa, já dá para qualquer um prever o resultado. Para as eleições de outubro, as duas primeiras pesquisas publicadas no Estado são do Sistema Correio, que as contratou junto à Consulte ao VoxPopuli.

A primeira anunciava uma vantagem de 7.5% para José Maranhão (PMDB) sobre Ricardo Coutinho (PSB). Na edição deste domingo, o Correio da Paraíba publicou nova pesquisa de intenção de votos, agora trabalho do Vox Populi, que indica provável vitória do peemedebista já no primeiro turno.

Em meio aos muitos e acalorados debates sobre os métodos, estratégias e idoneidade de cada pesquisa, é fundamental observarmos o passado, para checarmos o que diziam estes institutos sobre eleições de outrora, confrontando suas análises com os resultados dos pleitos.

Assim, não precisamos ir muito longe. Retrocedamos as eleições de 2006, e vejamos o que diziam as pesquisas Consult e Vox Populi, ainda na fase de pré-campanha, como agora, sobre a corrida daquele ano para o Palácio da Redenção. Como parâmetro, usaremos a consulta estimulada.

CONSULT : 2010 E 2006

2010 – Na pesquisa Consult, divulgada pelo Sistema Correio no último dia 10, o governador José Maranhão aparece com 40.1% das intenções de voto, contra 32.6% de Ricardo Coutinho, e 8.7% de Cícero Lucena.



Segundo o instituto, a coleta dos números, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos, aconteceu entre 25 a 28 de fevereiro deste ano, tendo sido ouvidos dois mil eleitores. Os dados foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) sob o número 5801/2010, no dia 4 de março.

2006 – De dezembro de 2005 a março de 2006, a Consult realizou quatro pesquisas na Paraíba, uma a cada mês. Os números sempre foram amplamente favoráveis a José Maranhão. Como parâmetro, vejamos os dados de março, que foram coletados entre os dias 17 e 20 daquele mês, quando foram ouvidos dois mil eleitores, e a margem de erro era de 2.15% para mais ou para menos.

Naquele momento, assim como agora sem candidaturas registradas, três pré-candidatos apareciam na pesquisa estimulada, e esses eram os números, que indicavam possível vitória de Maranhão no primeiro turno:

- José Maranhão (PMDB) : 46.35%

- Cássio Cunha Lima (PSDB) : 36.25%

- Frei Anastácio (PT) : 1.50%


VOX POPULI 2006 E 2010

2010 – Os números do Vox Populi, publicados na edição deste domingo do Correio da Paraíba, trazem José Maranhão com 44% das intenções de voto, contra 32% de Ricardo Coutinho e 8% de Cícero Lucena. Segundo o Sistema Correio, a pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de março de 2010, tendo como margem de erro 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

2006 – O Vox Populi entrevistou mil eleitores e registrou pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral em 09 de fevereiro daquele ano, com margem de erro era de 3.1% para mais ou para menos. Os números apontavam possível vitória de Maranhão no primeiro turno:


- José Maranhão (PMDB) : 46%

- Cássio Cunha Lima (PSDB) : 37%

- Frei Anastácio (PT) : 4%



NÚMEROS DAS URNAS

Como todos lembram, fechadas as urnas e apurados os resultados, Cássio Cunha Lima acabou eleito, vencendo José Maranhão no primeiro e segundo turnos.

Os números mencionados nesse artigo podem ser conferidos detalhadamente nos portais dos institutos Consult e Vox Populi, a partir dos links que disponibilizo abaixo:


http://www.consultpesquisa.com.br/Paraiba_03_2006.pdf
http://www.voxpopuli.com.br/eleicoes_2006/estadual/PB2006-005R01-Paraiba.pdf



Lenildo Ferreira/Pb Agora


Marcondes Gadelha revela que poderá ser candidato ao Senado

Em entrevista o Deputado Federal Marcondes Gadelha revelou que poderá disputar uma vaga no Senado pelo esquema político do atual governador da Paraíba José Maranhão.

Conforme informações de Gadelha, tudo vai depender do que for decidido em uma reunião interna do PSC, que acontecerá no próximo dia 5 na Assembléia Legislativa.

“Desde que assumi a direção do PSC informei que esse partido seria democrático, onde todos podem expor suas idéias, debatê-las. Aqui não existe coletivos, igrejinhas nem grupelhos”, destacou Gadelha lembrando que há outros nomes disponíveis.


Sertão Informado e OS Online

PSB vai analisar desfiliação de Léo Abreu ainda esta semana

O Diretório Estadual do PSB realizará ainda esta semana, uma reunião para definir as providências que serão tomadas em relação ao caso do prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu (PSB), que anunciou recentemente, adesão ao projeto do governador José Maranhão (PMDB), mesmo já tendo certeza de que seu partido já possui pré-candidato ao Governo do Estado, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

O anúncio da reunião de avaliação do caso foi feito pelo vice-presidente do PSB paraibano, Edvaldo Rosas. “Nesta semana faremos uma reunião para deliberar sobre o assunto. Nós estamos observando companheiros traindo a legenda e acreditamos que seja melhor o afastamento deles”, afirmou Rosas, acrescentando ainda que o caso deve ser analisado cuidadosamente, tanto do ponto de vista político e, principalmente, do ponto de vista jurídico, para que se houver indícios de infidelidade partidária, a legenda possa cobrar o mandato do prefeito.

Em declarações de Léo Abreu dadas à imprensa paraibana, o prefeito que integra o grupo socialista, diz acreditar que deixará a legenda sem maiores complicações com a justiça eleitoral.

O dia e local da reunião ainda serão definidos pelo Partido Socialista Brasileiro.


Adaucélia Palitot
PolíticaPB

Pauta tem contas de ex-procurador do Estado e sete Prefeituras

O Tribunal de Contas da Paraíba vai examinar, nesta quarta-feira (24), as contas de 2008 do ex-procurador geral do Estado Harrison Targino, de oito Câmaras Municipais e sete Prefeituras, uma delas a de Santa Rita, encaminhadas pelo prefeito Marcos Odilon Ribeiro Coutinho e correspondentes ao exercício de 2006.

A pauta de julgamentos contém, além dessas, as contas de 2008 dos ex-gestores da Fundação Casa do Estudante (Bruno Farias de Paiva) e da Companhia de Processamento de Dados (Marcos Antonio Gonçalves Brasileiro, 2006).

Ainda serão verificadas pelo Tribunal as contas dos ex-prefeitos de Serra Branca (Luiz José Mamede de Lima, 2007), Conceição (Alexandre Braga Pegado, 2007 e 2008), Livramento (José de Arimatéia Lima, 2007), Alagoa Nova (Luciano Francisco de Oliveira, 2007) e Salgadinho (Damião Balduíno da Nóbrega, 2006). Também, as da prefeita de Piancó (Flávia Serra Galdino, 2008). As Câmaras de Vereadores com prestações de contas anuais submetidas ao TC são as de Cajazeiras, Barra de Santana, Pombal, Areial e São Vicente do Seridó (2008), Cuité (2007 e 2008) e Cabaceiras (2007).



TCE

Polícia Federal prende quadrilha especializada em fraudes contra a previdência e até um vereador esta sendo acusado de participar do esquema

A Polícia Federal na Paraíba cumpriu na manhã desta terça-feira (23) oito mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma quadrilha especializada em fraudes contra segurados da Previdência Social no Estado.

A advogada Dilza Oliveira foi presa em Campina Grande, onde mantém escritório. A Polícia também foi até o outro escritório dela na avenida João Machado, em João Pessoa.

Um vereador de Salgado de São Félix, cujo nome ainda não foi revelado, também está sendo investigado por suspeitas de participar do esquema.

A advogada atuava em favor de pessoas com benefícios em tramitação na Previdência. Quando o benefício era efetivado, a advogada se apropriava de parte dos recursos dos segurados.

De posse de toda documentação dos clientes, ela também fazia empréstimos consignados, dos quais também se beneficiava, de acordo com a investigação da PF.


MAISPB

Jeová Campos pede na Assembleia estradas para o Sertão Paraibano

Durante a sessão de ontem (23), na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Jeová Campos (PT), fez um apelo ao governo do estado para que duas estradas que cortam os municípios sertanejos de Cachoeira dos Índios, Triunfo e Santa Helena, sejam contempladas no projeto de obras do governador. As obras, segundo o parlamentar, auxiliarão não só o trânsito dos habitantes dos municípios, mas também o seu comércio, bastante popular na região. “Quero apelar para o governador para que viabilize uma obra para dar continuidade à estrada que liga a cidade de Cachoeira dos Índios à BR-116, que está abandonada, e para que ele faça o acesso entre o município de Triunfo e Santa Helena, que até hoje não existe”, disse Jeová, que está sempre atento aos pleitos da população da região.


News - Assessoria & Comunicação

Reunião é Realizada Para Tratar às Perdas na Agricultura em Sousa

Na manhã desta segunda-feira (22/03), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, se reunião na Agência de Desenvolvimento de Sousa, para avaliar as perdas do plantio das culturas de milho, feijão, algodão e arroz; a situação das pastagens e o nível dos reservatórios. Estiveram participando da reunião: o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, Manoel Dantas, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gervásio Batista Francisco Vieira representando a EMATER, Ana Cleide Gomes representando a UACRES, Joaquim Nunes representando a UACRES e Sérgio Varandas representando Agência de Desenvolvimento Sustentável.

Será lavrado um documento relatando os principais problemas, que será encaminhado as autoridades competentes.

Na avaliação dos participantes da reunião ficou verificado os índices de perda de 70% do algodão, 100% do arroz, 95% do feijão e 80% do milho. Também foi avaliada a precária situação das pastagens impossibilitando o sustento do rebanho, e que em algumas localidades existe a necessidade de carros-pipa para atender as comunidades, onde os reservatórios apresentam 50% de sua capacidade.

Com a volta das chuvas 70% dos agricultores não voltam mais a plantar, ocasionando assim decretar o estado de calamidade no município.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, será feito um cadastramento dos pequenos agricultores juntamente com a EMATER e Agência de Desenvolvimento para oferecer a compra de ração com a CONAB para o sustento do rebanho. A EMATER enviou a Brasília um documento relatando a situação de alerta que passa o município.

Segundo Joaquim Nunes, a EMATER deve colocar no cadastramento do Garantia-Safra, cada técnico na sua área de atuação, também considerou solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) um número maior de quotas pra o município.

Na reunião também discutiu a possibilidade de buscar, junto ao Governo Federal algum programa que assista os agricultores atingidos.


Decom

Jeová Campos faz um apelo à bancada de oposição da AL e diz que "birra" da oposição impede andamento dos trabalhos

Durante a sessão de ontem (23), na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Jeová Campos (PT), fez um apelo aos parlamentares da bancada de oposição para que seja apreciado, ainda essa semana, o mérito dos nove vetos do governo do estado, que vêm sendo deixados de lado há quase 90 dias, trancando a pauta da Casa. Da tribuna, Jeová disse que a situação de impasse, acompanhada pela população paraibana é uma vergonha, visto que as matérias são de interesse geral e que outras pautas não estão sendo votadas em decorrência da “birra” que a oposição está fazendo.

“Há uma evidência de que essas práticas estão sendo realizadas em razão da bancada 2010 que já está formada. Isso é uma vergonha e os eleitores estão acompanhando”, destacou o parlamentar, que em seguida elogiou o presidente interino da AL-PB, Marcelo Ricardo (PSDB), que além de não colocar em votação as matérias do dia, visto que a preferência constitucional é para os vetos que já estão na Casa há mais de 30 dias - prazo máximo para que entre na ordem do dia automaticamente -, ainda convocou uma reunião com os líderes das bancadas para esta quarta-feira (24), às 11h00, na sala da presidência.

“Quero elogiar a sua atitude de não colocar em votação outras matérias que não sejam os vetos do governador”, disse Jeová, que agora aguarda a deliberação dessa reunião com os líderes da bancada, na expectativa de que a pauta da Casa retome sua normalidade.


News - Assessoria & Comunicação


Wilson Santiago fala da importância do Senado aprovar texto que garante distribuição justa dos royalties do Pré-Sal

O deputado federal Wilson Santiago (PMDB) disse nesta terça-feira (23) que a aprovação do texto pelo Senado, que assegura uma distribuição mais justa dos royalties da exploração petrolífera, o chamado Pré-Sal, pode abrir um leque de oportunidades para o Nordeste. “Com essa nova receita se abrirá um leque de possibilidades para estados e municípios, especialmente, os do Nordeste para se criar programas de geração de empregos, combate a doenças, tendo como meta central a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região”, enfatizou o parlamentar.

Para Santiago é importante que o senado também referende o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, recentemente, inclusive em nome do princípio federativo, já que a riqueza petrolífera, apesar de localizada em um ou outro estado, é nacional, garantindo assim a distribuição dos royalties para todos os estados da federação. “O povo brasileiro tem pela frente uma luta para garantir, no Senado, a aprovação de uma distribuição justa dos royalties do Pré-Sal, afinal, esse recurso não pertence apenas aos Estados que alegam possuir localização física na área de exploração petrolífera, já que a área explorável situa-se a centenas de quilômetros de distância da costa marítima, está em alto mar – encontra-se a muitos quilômetros de profundidade – e o mar é patrimônio da União, razão pela qual pertence a toda a nossa Nação. Logo, deve ser dividida entre todos os Estados”, defendeu Santiago.

Para o deputado paraibano essa é uma questão, inclusive, constitucional. “O texto que pede a distribuição dos royalties para os estados respeita a Constituição, que determina que o patrimônio encontrado no mar não pertence a nenhum Estado, mas à União”, argumenta o parlamentar. Ele lembra que essa justa distribuição, não significa ser contra o Rio de Janeiro ou qualquer outro estado produtor. “Não se pode deixar Rio de Janeiro e São Paulo - os Estados mais ricos - em situação privilegiada em relação aos Estados mais pobres. É preciso que todo o País seja contemplado. Assim, não é mais possível manter-se a diferenciação dos royalties entre os Estados e os Municípios produtores de petróleo e os demais”, reforçou Santiago.

O deputado lembra que esta é a oportunidade que o Brasil tem de diminuir a desigualdade social, devido ao fato de a exploração do pré-sal prever o dobro do que já foi explorado nos últimos 100 anos no país. “O Brasil fez uma descoberta fenomenal, pois havia uma previsão de reserva nacional para, no máximo, dezenove ou vinte anos e, repentinamente, a Petrobrás conseguiu a extraordinária descoberta de área petrolífera situada na camada pré-sal”, destacou ele.

Santiago também espera que o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, não vete a emenda Ibsen Pinheiro. “O presidente deve apreciar essa medida com uma visão bem ampla, pois ela vai garantir uma partilha igualitária dos recursos com as demais unidades federativas”, finalizou o deputado.

Royalties

O texto ao que Santiago se refere é a chamada emenda Ibsen Pinheiro que impõe uma nova distribuição dos royalties para que todos os Estados e Municípios, independente de serem produtores ou não recebam, segundo as regras dos Fundos de Participação dos Municípios e dos Estados, os royalties do Pré-Sal.



News - Assessoria & Comunicação