quarta-feira, 17 de março de 2010

Em Sousa: Servidores do SAMU Participam de Capacitação

A Prefeitura de Sousa, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, capacitação do Ministério da Saúde para Suporte Básico de Vida.

O curso será através de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e ministrado presencialmente por tutores treinados pelo Ministério da Saúde e terá duração de 01 ano.

De acordo com o Secretário de Saúde, Gilberto Sarmento, a cidade de Sousa é a única da Paraíba a proporcionar aos servidores do SAMU (Serviço Móvel de Urgência) esse tipo de capacitação, juntamente com outros 26 SAMU’s no Brasil.

“Estamos trabalhando para melhor desenvolver nossos servidores, pois com a devida capacitação, a qualidade dos serviços prestados à população de Sousa só tende a melhorar, e é para isso que trabalhamos, para trazer um serviço de ótima qualidade aos cidadãos sousenses.” Declarou o secretário.

Brevemente outras capacitações promovidas pelo Governo Federal irão acontecer, objetivando uma melhor qualidade no atendimento para a população no setor de atendimentos a urgência e emergência.


Decom

Não houve furto: Celular de Deputado Petista é localizado com Assessor de Rodrigo Soares que pegou aparelho por engano

O celular do deputado Jeová Campos (PT) foi devolvido no final da tarde de ontem (16), por um assessor do deputado Rodrigo Soares que se confundiu e pegou o aparelho do parlamentar, por engano, durante a sessão da CCJ. O celular do deputado era igual ao do assessor e estava no silencioso, por isso, as chamadas feitas para localizar o aparelho não foram atendidas. O fato só foi descoberto no final do dia, quando o assessor foi fazer uma ligação e descobriu que estava com o aparelho de Jeová. Precavido, o deputado que achava ter sido roubado, já tinha bloqueado o chip do aparelho.


News Comunicação

Superexposição faz diferença entre Dilma e Serra cair

SÃO PAULO (Reuters) - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), manteve a liderança na corrida presidencial, mostrou pesquisa CNI/Ibope nesta quarta-feira, mas a sua diferença para a ministra Dilma Rousseff (PT) caiu para 5 pontos percentuais.

A ministra vem ganhando musculatura nas recentes sondagens. Empata tecnicamente com seu principal adversário no Sul (34 por cento para ela e 36 por cento para ele) e vence no Nordeste por 14 pontos percentuais (30 por cento a 25 por cento). Já o tucano tem uma folgada vantagem de 15 pontos percentuais na região de maior densidade eleitoral do país, o Sudeste (40 por cento a 25 por cento).

Serra recuou para 35 por cento das intenções de voto em março, ante 38 por cento da pesquisa divulgada em dezembro, enquanto Dilma subiu para 30 por cento, ante 17 por cento anteriormente. Considerado o piso do primeiro e o teto da segunda, os dois estão próximos do limite de um empate técnico --a margem de erro da sondagem encomendada pela Confederação Nacional da Indústria é de 2 pontos percentuais.

"Nas três pesquisas que fizemos até agora, é claro o aumento de intenção de voto dada à Dilma. Ela foi, nos últimos seis meses, o personagem político mais atuante em relação a seus eventuais adversários. Ela se tornou mais conhecida e os eleitores estão percebendo mais claramente que ela é a candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva", avaliou Rafael Lucchesi, diretor de operações da CNI.

Uma pesquisa do Ibope de fevereiro, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, já mostrava o crescimento de Dilma e a redução da liderança do tucano. Na ocasião, Serra tinha 36 por cento e a ministra, 25 por cento.

O governador de São Paulo ainda não declarou publicamente sua intenção de disputar a Presidência em outubro. Deve fazê-lo nos últimos dias de março. Ele conserva a dianteira em todos os estratos de renda, exceto entre aqueles que ganham até um salário mínimo.

Segundo sondagem divulgada nesta manhã, o deputado Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro lugar. Ele oscilou negativamente de 13 para 11 por cento, enquanto a senadora Marina Silva (PV) manteve-se com 6 por cento.

Na última segunda-feira, a Reuters publicou reportagem mostrando que a diferença entre o tucano e a petista havia caído para cerca de 5 pontos percentuais e que seu percentual de intenção de voto superava os 25 por cento.

TRANSFERÊNCIA DE VOTO

O instituto também mediu o potencial de transferência de votos do presidente: 53 por cento dos entrevistados afirmaram preferem votar em um candidato apoiado por Lula, enquanto 10 por cento podem votar em um nome da oposição. Outros 33 por cento afirmam que não levarão a posição do presidente em conta na hora de votar.

"É uma força significativa", adicionou Lucchesi.

Apesar do esforço do presidente em deixar claro que sua candidata é Dilma, a pesquisa mostrou apenas pouco mais da metade dos entrevistados (58 por cento) identificam a ministra nesse papel.

Serra é o concorrente mais conhecido pela população: 65 por cento dos entrevistados afirmam conhecê-lo bem ou "mais ou menos". Ele também apresenta o menor índice de rejeição (25 por cento).

Já Dilma é conhecida bem ou "mais ou menos" por 44 por cento dos entrevistados, enquanto sua rejeição caiu fortemente para 27 por cento, ante os 41 por cento da pesquisa divulgada em dezembro.

LIDERANÇA

Apesar da queda, o governador de São Paulo lidera em todos os cenários estimulados --quando os nomes são apresentados aos entrevistados--, inclusive os de segundo turno.

No ranking espontâneo, porém, há uma inversão. Lula ainda aparece em primeiro lugar, com 20 por cento, apesar de estar fora do jogo eleitoral. Dilma aparece em segundo lugar (14 por cento), seguido por Serra, com 10 por cento. Não há comparação anterior nesse caso. Há nessa lista, um dado importante: 42 por cento dos entrevistados ainda se declaram indecisos.

"O quadro político futuro vai depender da atuação dos demais nomes após se tornarem pré-candidatos", acrescentou Lucchesi. "Quando a campanha começar, os outros candidatos vão buscar exposição."

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março em 140 municípios.



Por Natuza Nery/MSN
reuters.com


Luto: Presidente suspende Sessão na Câmara de Sousa

O Presidente da Câmara Municipal de Sousa, Denis Formiga do PMDB decidiu suspender a Sessão Ordinária da Casa Legislativa de Otacílio Gomes de Sá, prevista para esta quarta-feira, em virtude da morte da filha de um dos ex-integrantes do Poder Legislativo, a Jovem Débora filha do ex-vereador Pedro Afonso. Com isso, os trabalhos no Legislativo só voltaram as suas atividades na próxima sexta-feira.

O sepultamento ocorrerá hoje no Cemitério São João Batista da Cidade de Sousa.



Mário Gibson


Jeová Campos diz que o PT não abre mão da vice e que os desejos nem sempre se tornam realidade

O deputado estadual Jeová Campos (PT) disse na manhã desta quarta-feira, 17, durante entrevista ao programa Correio da Manhã, do Sistema Correio, que o PT na abre mão da vaga de vice-governador na chapa do governador José Maranhão (PMDB), mesmo com o chefe do Executivo declarando preferência pelo prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). Para Jeová, em política nem sempre os desejos se tornam realidade.

Para justificar a permanência do PT na condição de vice, Campos destacou o tempo de TV e Rádio que o partido dispõe, que é igual ao do PMDB e ainda o apoio do presidente Lula e da pré-candidata a presidente, ministra da Casa Civil, Dilma Roussef.

“Queremos preservar o espaço de vice e ainda ampliar nossa participação na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal e esperamos contar com o apoio dos aliados. O PT pede passagem para ser grande também na Paraíba”, declarou o deputado.

Campos destacou ainda que as declarações de que a campanha para o governo do estado tem que passar por Campina Grande é arenosa e indagou “e a campanha passa sem o PT”.

Ele lembrou ainda da importância do prefeito Veneziano, mas disse que o PT é um importante aliado e merece se manter na condição de vice e ter espaços ampliados.


Paraibahoje

Polícia prende acusados de falsificar dinheiro na Paraíba

Os irmãos Pedro Júnior Medeiros Lopes, de 26 anos, e Thiago Medeiros Lopes, de 20, e ainda o primo deles José Jackson Medeiros de Assis, de 19, foram presos na tarde desta terça-feira (16) por policiais militares e civis do Cariri paraibano. Todos são acusados de falsificação de dinheiro.

Segundo informações da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada em Monteiro, Pedro foi preso por policiais militares de Sumé, depois da denúncia de que estaria tentando repassar dinheiro falsificado em um posto de gasolina da cidade. Com ele foi apreendida a quantia de R$ 920 em notas falsas.

“Preso em flagrante, ele foi trazido pelo delegado Jerônimo Barreto para a delegacia regional, onde acabou confessando que recebeu as notas do irmão, Thiago, e que o primo também estaria envolvido no esquema de falsificação”, explicou o delegado Werginaud Vaz.

Com a informação, policiais civis realizaram diligências e prenderam Thiago Medeiros e José Jackson, no Sítio Suçuarana, município de Livramento. Com eles foram apreendidos mais R$ 440 em notas falsas, R$ 150 em cédulas verdadeiras, uma folha de papel já impressa com quatro cédulas de R$ 50, uma caixa de madeira para esquentar papel, duas impressoras, um canivete.

“Com Pedro Medeiros, ainda foi apreendida uma moto Strada CB 200, com placa de São Paulo, que será ficará à disposição da Justiça”, salientou Werginaud Vaz, acrescentando que as notas falsas serão encaminhadas ainda nesta terça-feira para exame no Instituto de Polícia Científica (IPC).


Paraíba1


Pauta tem contas da Cagepa, cinco Prefeituras e seis Câmaras

O Tribunal de Contas do Estado reúne-se, nesta quarta-feira (17), para o exame de contas anuais oriundas de cinco Prefeituras, entre elas a de Campina Grande, e seis Câmaras de Vereadores. Também serão verificadas, na ocasião, as contas de 2006 e 2008 da Companhia de Águas e Esgotos (Cagepa), as do Fundo Municipal de Saúde de Soledade (2006) e do Instituto de Previdência dos Servidores de Princesa Isabel (2007).

Remanescentes da sessão passada, as contas de 2007 do prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego Segundo Neto têm a relatoria do conselheiro Flávio Sátiro.

O TCE ainda examinará as contas dos ex-prefeitos de Livramento (José de Arimatéia Lima – 2006), de Caraúbas (José Gomes Ferreira – 2007), de Lagoa de Dentro (José Edson da Costa Silva – 2007) e de Queimadas (Saulo Leal Ernesto de Melo – 2008).

As Câmaras Municipais cujas prestações de contas vão ao julgamento do Tribunal são as de Cabedelo, Santa Cruz, Piancó e Serra da Raiz (exercício de 2008) e, também, Santa Rita e Bananeiras (2007, nesses dois últimos casos).

As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso garantido ao público e transmissão via internet.


TCE-PB

Deputado Lindolfo Pires apela pela manutenção do Gol de Placa

O deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), 1º Secretário da Assembléia Legislativa, manifestou-se, nesta terça-feira (16/03) preocupado com a situação do clubes que participam da Primeira Divisão do Futebol Paraibano, por conta do atraso na captação dos recursos gerados pelo Programa Gol de Placa do Governo do Estado.

Lindolfo quer a realização de uma Sessão Especial na “Casa de Epitácio Pessoa” para debater o assunto.

Lindolfo argumenta que o Gol de Placa é o único programa governamental que estabalece um padrão de competividade ao Campeonato Paraibano de Futebol Profissional, possibilitando aos clubes que não integram o grupo dos chamados “grandes” - formado por Botafogo, Treze Campinene - condições dígnas de disputar e até mesmo chegar ao título, a exemplo do que aconteceu com o Sousa e o Nacional de Patos nos últimos anos.

Para Lindolfo, a Sessão Especial será uma oportunidade para o Governo explicar porque até o momento não foram liberadas as cartas de crédito aos clubes, para que estes possam se dirigir aos seus patrocinadores garantindo-lhes isenção fiscal no repasse dos recursos financeiros de sua manutenção.

- O Gol de Placa, criado no Governo Cássio Cunha Lima (PSDB) e continuado pelo atual governo, é um instrumento de efetivo fortalecimento dos clubes. O governo precisa dar uma explicação sobre o atraso na liberação das cartas de crédito, até porque o campeonato deste ano já está chegando à metade e os clubes enfrentando sérias dificuldades para manter seus atletas e quase nehuma condição de contratar reforços – argumentou.



ABELARDO OLIVEIRA

Greve continua: Governo não paga piso e professores realizam protesto em frente ao Palácio

“Antes da manifestação falamos com o secretário, mas com essa conversa voltamos a estaca zero, pois nada foi resolvido”, disse Xavier

Os professores da rede estadual realizaram hoje uma manifestação em frente ao Palácio da Redenção para protestar contra o descumprimento do Governo Estadual sobre a Lei que institui o piso salarial nacional para os professores. Os manifestantes caminharam do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) até o Palácio da Redenção contando também com a presença de representantes de estudantes, movimentos sociais e pais de alunos.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhados em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) Paulo Xavier, antes de saírem em passeata, os grevistas tiveram uma audiência com o secretário de Educação do Estado, Sales Gaudêncio, porém, não obtiveram nenhum resultado satisfatório. “Antes da manifestação falamos com o secretário, mas com essa conversa voltamos a estaca zero, pois nada foi resolvido”, criticou o diretor.

Paulo Xavier informou ainda que amanhã o comando de greve irá emitir um ofício ao governador pedindo uma data para marcar um novo encontro para que as propostas do professores sejam novamente analisadas. “Vamos fazer um ofício e esperar que o governador se manifeste, pois, a greve continuará por tempo indeterminado”, disse.

Após a manifestação o comando de greve, juntamente com algumas entidades dos movimentos sociais irão se reunir às 19h00 no Sintep para uma avaliação do protesto e definir as próximas atuações do comando grevista, que seriam, conforme informações do diretor do sindicato, panfletagem da carta aberta com as reivindicações e diálogo com os pais e responsáveis dos estudantes nos bairros da cidade.

Os professores do município participaram da manifestação e paralisaram as atividades em uma ação conjunta com o magistério de todo Brasil, apenas por hoje. O protesto tem como principal objetivo reunir os educadores de base em torno do piso salarial nacional do magistério e de melhores condições de ensino.

A greve dos professores estaduais foi deflagrada porque o Governo do Estado não está cumprindo com a determinação do Governo Federal de pagar o piso salarial nacional correspondente ao valor de R$ 950. A categoria também reivindica melhorias nas escolas, a realização de concursos públicos e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os servidores não docentes

Na edição do Diário Oficial do Estado do último dia 2, foi publicada Medida Provisória assegurando a correção do piso salarial para o magistério público, em 5% sobre o valor dos vencimentos, com efeitos retroativos e prospectivos a partir de janeiro de 2010. A categoria não aceitou, uma vez, que os vencimentos ficariam abaixo do piso nacional do magistério e decidiu pela greve geral.


Dérika Virgulino
PolíticaPB

Ex-governador garante que candidatura de Cícero só dura até a Semana Santa

O senador Cícero Lucena (foto) estaria apenas fazendo jogo de cena, mas com tudo acertado para tirar o cavalo da chuva e desistir da disputa pelo governo do Estado.

Segundo revelou o ex-governador Cássio Cunha Lima em conversa de bastidores na TV Master, nesta segunda-feira (15), Cícero deverá anunciar sua desistência logo depois da semana Santa, assim que comer o peixe e o bredo que simbolizam a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Cícero será dado o consolo de coordenar a campanha do presidenciável José Serra no Nordeste, isto se Serra não desistir até lá, já que vem caindo nas pesquisas e se encontra quase empatado com a donzela Dilma Roussef.


Do Blog do Tião