quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Servidores Comissionados e Prestadores são demetidos para Prefeita tirar Prefeitura da escuridão em Uiraúna

Funcionários da prefeitura de Uiraúna com cargos comissionados e prestadores de serviço acordaram no dia 1º de janeiro sem emprego.

A prefeita baixou o decreto Nº 013/2009 no dia 31 de dezembro de 2009, exonerando todos os cargos comissionados e rescindindo os prestadores de serviço. Ela ressaltou que todos os demitidos são importantes para a administração, mas não havia no momento outra saída.


A medida tomada por parte da prefeita Glória Geane tem como justificativa a incapacidade do Executivo de manter o equilíbrio financeiro devido ao valor defasado da CIP que é a taxa de iluminação pública cobrada pela Energisa.

Desde o mês de novembro, prefeitura, açougue, rodoviária, lavanderia e algumas secretarias estão às escuras. A ENERGISA cortou a luz dos prédios devido a atrasos de pagamentos. O valor cobrado atualmente nas contas de luz está muito abaixo do que é pago todo mês a empresa de luz.

A prefeita há havia alertado que a única saída para a não demissão de funcionários seria a aprovação do projeto enviado à Câmara.Por outro lado os vereadores criticaram duramente a prefeita e justificaram seus votos contrários alegando que haviam outros meios de equilibrar as finanças municipais.


No decreto, a prefeitura considera ainda que os casos essenciais, ou de estrita necessidade, para manter o bom funcionamento da máquina administrativa serão avaliados e poderão ser nomeados [comissionados] ou contratados [prestadores de serviço], segundo a necessidade, a partir de 1º de janeiro.


Decreto:

ESTADO DA PARAÍBA, PREFEITURA MUNICIPAL DE UIRAÚNA

Decreto Nº 013/2009, de 31 de dezembro de 2009.

Exonera Ocupantes de cargos comissionados, rescinde contratos de prestadores de serviços, na forma que especifica.

Glória Geane de Oliveira Fernandes, Prefeita Constitucional do município de Uiraúna - PB, no uso atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município.

CONSIDERANDO, a situação financeira ora vivenciada pela administração Municipal, motivado pelo excesso de Despesa em relação a Receita,que tem ocasionado a inadimplência do município com o pagamento de servidores e de fornecedores.

CONSIDERANDO, que tal inadimplência tem causado sérios problemas de ordem administrativa, a exemplo do corte de fornecimento de energia elétrica em prédios públicos do município, ENERGISA.

CONSIDERANDO, que medidas urgentes e necessárias devem ser tomadas pela gestora no sentido de busca o equilíbrio financeiro para a solução dos problemas ora enfrentados pela edilidade uiraunense.

CONSIDERANDO, por fim, que não aprovação da CIP,Contribuição de Iluminação Pública,pela Câmara Municipal de Uiraúna,concorreu ainda mais para o agravamento da crise financeira da administração municipal.

Decreta:

Art. 1º- Ficam exorados, a parti desta data, todos os ocupantes de Cargos Comissionados CCC 1,CCC 2,CCC 3 E CCS 4, e dos Cargos Comissionados de Assessor Técnico.

Art. 2º-Recinde todos os Contratos de Prestadores de Serviços que estejam em vigência nesta data.

Art. 3º-Os casos considerados essenciais ou de estrita necessidade serão avaliados para efeito de nomeação ou contratação pela Administração Municipal,a parti do dia 01 de janeiro de 2010.

Art.4º-Este Decreto entrará em vigor nesta data,determinando-se de logo a sua publicação.

Art.5º-Revogam-se as disposições em contrário.


GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE UIRAÚNA - PARAÍBA, EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009.

Glória Geane de Oliveira Fernandes

PREFEITA MUNICIPAL



Fabio Barbosa/Cofemac

PM e STTRANS iniciam Campanha de Conscientização no Trânsito de Sousa

Na manhã desta quinta-feira (07/01) nas principais ruas e avenidas do município de Sousa, a STTRANS em parceira com a Pelotão de Policiamente de Trânsito (PPtran-PM) realizaram Campanha de Conscientização no trânsito de Sousa.



Os agentes de trânsito e os policiais militares distribuíram panfletos, multas educativas, e na ocasião a PPtran apresentou aos motoristas o etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro.

De acordo com o Sargento Zenias, a Campanha de Conscientização no Trânsito tem o objetivo de esclarecer os motoristas às normas relativas ao trânsito e evitar condutas que possam causar acidentes no tráfego.

As dificuldades existentes no trânsito de Sousa se devem em parte a não assinatura do convênio junto ao DETRAN para que a STRANS-Sousa tenha acesso ao sistema do órgão do Estado.


Decom






PAPIROSSAUROS - PROMOÇÃO VOLTA AS AULAS, TUDO EM 10 VEZES NOS CARTÕES! Á VISTA - 30% DE DESCONTO, APROVEITE.

Sousa para o Mundo: Equipe da ESPN Brasil faz reportagem contando as histórias da Cidade

Durante os dias 4, 5 e 6 de janeiro, uma equipe da ESPN Brasil, esteve na cidade de Sousa realizando uma série de reportagens na região sobre diversos temas, que vão desde a participação do Sousa Esporte Clube na Copa do Brasil, que enfrentará o Vasco da gama do Rio de janeiro no dia 10 de fevereiro no estádio “ Amigão” em João Pessoa, e outras curiosidades de nossa cidade.

A equipe da ESPN Brasil, composta pelo repórter André Plihial e pelo repórter cinematográfico Marcelo Santos, percorreu várias localidades e pontos turísticos de Sousa coletando informações e entrevistando várias pessoas muito conhecidas do cotidiano sousense.

Foram visitados o Vale dos Dinossauros, a estátua de Frei Damião, o Perímetro Irrigado de São Gonçalo e vários outros pontos da cidade, como o calçadão João Gonçalves Ribeiro, sendo também entrevistados várias personalidades da cultura sousense como o Poeta Robson Marques profundo conhecedor da história do vale dos Dinossauros e o famoso Chico de Arnozinho, figura folclórica que comanda os “Parasitas do Calçadão”, grupo de amigos que se reúne todos os dias no início da manhã e no final da tarde para segundo ele, falar da vida alheia e comentar os acontecimentos políticos da cidade.

Repórter deixa raízes em Sousa.

O repórter Andre Plihial foi a 223ª pessoa a participar do programa “Sousa Verde” desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sousa, que tem como meta, o plantio de 5 mil mudas árvores em 3 anos. “Venho a Sousa e deixo raízes, a cidade de Sousa é muito receptiva; vocês paraibanos são muito receptivos, vocês estão de parabéns”, declarou o repórter Andre Plihial.

As matérias deverão ser apresentadas em vários programas a partir do final do mês, e nos próximos dias serão divulgadas as datas e os horários em que as matérias serão exibidas.


Decom



JÁ A VENDA EM TODOS OS SUPERMERCADOS DA CIDADE

Cássio e Ricardo se encontram em Bananeiras, mais Cícero continua irreversível

O Senador Cícero Lucena do PSDB prestou entrevista à imprensa da Capital para esclarecer informações sobre o encontro de Cássio Cunha Lima com o seu adversário Ricardo Coutinho, prefeito da Capital e pré-candidato ao Governo da Paraíba pelo PSB.



Segundo Lucena, quem tem que responder se o encontro corresponde a uma aliança política para o pleito é Cássio e não ele declarou Lucena, que segundo as informações, magoado, teria dito que “infelizmente na política, nem sempre dar para acreditar que existem amigos”.

O encontro entre Cássio e Ricardo aconteceu em Bananeiras durante a Festa da Padroeira, com direito a muitos abraços, sorrisos e muitas pouses para fotos.
Por outro lado, Lucena garante que a sua candidatura está mantida independente que qualquer situação.


Mário Gibson com informações da Imprensa da Capital

Plantão Policial - Quara para Quinta Feira, dia 07 de Janeiro


Quarta-feira, dia 06 de Janeiro

AMEAÇA - SOUSA, RUA ANTÔNIO ALVES ROCHA, 22H30MIN

VÍTIMAS: EDIVANILDO CAMILO DA SILVA, 37ANOS, CASADO, MOTORISTA, RUA ANTÔNIO ALVES ROCHA, SOUSA-PB.
ACUSADOS: EDNAILTON CAMILO DA SILVA, 46 ANOS, SOLTEIRO, ELETRICISTA, RUA ANTÔNIO ALVES ROCHA, SOUSA-PB.

ATRAVÉS DO 190 A PM RECEBEU A INFORMAÇÃO DE QUE NO ENDEREÇO SUPRACITADO ESTARIA HAVENDO UMA OCORRÊNCIA DE VIAS DE FATO. CHEGANDO AO LOCAL A VÍTIMA (QUE É IRMÃO DO ACUSADO) INFORMOU QUE O ACUSADO ESTAVA COM UMA GRANDE PEDRA NA MÃO E PROFERINDO AMEAÇAS CONTRA A SUA MÃE E TODOS OS DE SUA RESIDÊNCIA. DIANTE DOS RELATOS, A PM CONDUZIU VÍTIMA E ACUSADO ATÉ A DELEGACIA LOCAL PARA QUE AS PROVIDÊNCIAS RELATIVAS AO CASO FOSSEM APLICADAS PELA AUTORIDADE PLANTONISTA.


LESÃO CORPORAL - SOUSA, FAVELA DO PIOLHO, JARDIM SORRILÂNDIA III, 17H30MIN

VÍTIMAS: FRANCISCO PEREIRA DA SILVA, 42 ANOS, SOLTEIRO, DESEMPREGADO, FAVELA DO PIOLHO, JARDIM SORRILÂNDIA III, SOUSA-PB.
ACUSADA: GERALDA DIAS DA SILVA, 47 ANOS, VIÚVA, DO LAR, FAVELA DO PIOLHO, JARDIM SORRILÂNDIA III, SOUSA-PB.

APÓS UM DISCUSSÃO ENTRE VÍTIMA E ACUSADA (QUE APRESENTAVA SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ), ESTA ULTIMA DE POSSE DE UM PEDAÇO DE MADEIRA (VARA) ATINGIU A VÍTIMA COM UM GOLPE NA CABEÇA. POPULARES SOLICITARAM A PRESENÇA DA PM, QUE AO CHEGAR AO LOCAL PRENDEU E CONDUZIU A ACUSADA ATÉ A DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE SOUSA-PB PARA ADOÇÃO DAS MEDIDAS LEGAS CABÍVEIS. A VÍTIMA FOI SOCORRIDA PELO SAMU ATÉ O HOSPITAL REGIONAL DE SOUSA.


EMBRIAGUEZ E DESORDEM - MARIZÓPOLIS, DELEGACIA DE MARIZÓPOLIS-PB, 15H30MIN

ACUSADOS: LAÉRCIO ALVES DE ARAÚJO, VULGO "PICARETA", 35 ANOS, CASADO, DESOCUPADO, BAIRRO PAU DE LEITE, MARIZÓPOLIS-PB.

APÓS EMBRIAGAR-SE O ACUSADO DIRIGIU-SE AO INTERIOR DA DELEGACIA DE MARIZÓPOLIS-PB E PASSOU A GRITAR E A FAZER ALGAZARRA SENDO CONTIDO PELO POLICIAIS ALI PRESENTES, OS QUAIS TENTARAM CONVERECR O ACUSADO A DIRIGIR-SE PARA SUA RESIDÊNCIA. INSATISFEITO, O ACUSADO PASSOU A GRITAR EM PLENA VIA PÚBLICA QUE NINGUÉM MAIS PODERIA PRENDÊ-LO POIS O MESMO "ESTAVA DE ALVARÁ". DIANTE DE TANTA ALGAZARRA O ACUSADO FOI PRESO E CONDUZIDO PARA A DP DE SOUSA PARA QUE AS MEDIDAS CABÍVEIS FOSSEM TOMADAS.


ABALROAMENTO - SOUSA, RUA CORONEL JOSÉ VICENTE, CENTRO, 13:40

ENVOLVIDOS: FERNANDO TOMAZ DA SILVA, CASADO, 60 ANOS, APOSENTADO, CENTRO DE SOUSA-PB E O SR. CONHECIDO POR "CHICO DO BAR"

SEGUNDO INFORMAÇÕES DOS AGENTES DA STTRANS, O SR. FERNANDO TOMAZ, TRAFEGAVA EM SEU VEICULO, CORSA, DE COR BRANCA, PLACAS MOO 4660, SENTIDO CORREIOS/CALÇADÃO, QUANDO FOI ABALROADO POR UMA CAMIONETA, DE COR PRETA, PLACAS NÃO IDENTIFICADAS, QUE ESTAVA SENDO CONDUZIDA PELO O SR. CHICO DO BAR, TENDO O MESMO APÓS O ACIDENTE DE TRANSITO AUSENTADO-SE DO LOCAL. A PM ESTEVE NO LOCAL E CONSTATOU QUE SINISTRO HOUVE APENAS UMA PEQUENA AVARIA NO VEICULO CORSA, FOI PREENCHIDO UM BOLETIM INFORMATIVO E ENTREGUE NA DP LOCAL PARA AS MEDIDAS NECESSÁRIAS.


FURTO - SOUSA, RUA TENENTE ZUCA, BAIRRO SÃO JOSÉ, 15H00MIN

VÍTIMAS: MARIA DO SOCORRO LIMA, 45 ANOS, CASADA, COMERCIANTE, RESIDENTE À RUA TENENTE ZUCA, 143, , BAIRRO SÃO JOSÉ, SOUSA-PB.
ACUSADOS: JEFERSON, VULGO GALEGUINHO DO FREI DAMIÃO.

A VÍTIMA SE ENCONTRAVA EM SEU ESTABELECIMENTO COMERCIAL, QUANDO, EM UM MOMENTO DE DISTRAÇÃO DA MESMA, O ACUSADO ADENTROU E DE LÁ SUBTRAIU UM APARELHO CELULAR, TIPO MP7, E EVADIU-SE EM DIREÇÃO AO CONJUNTO FREI DAMIÃO. A PM FOI SOLICITADA E PASSOU A EFETUAR RONDAS NA TENTATIVA DE LOCALIZAR E PRENDER O ACUSADO, PORÉM NÃO OBTEVE ÊXITO.


14ºBPM




E AINDA CONFIRA AS NOVIDADES PARA O VERDE E BRANCO 2010 NA CÉSAR ROUPAS

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ex-governador vai começar visita aos municípios a partir desta quarta-feira na Paraíba

O ex-governador Cássio Cunha Lima participará nesta quarta-feira em Bananeiras da Procissão de Nossa Senhora do Livramento, padroeira do município. Ele atende ao convite feito pela prefeita Marta Ramalho e participa, além da procissão, da missa que será celebrada no pátio da matriz.

Na sexta, 08, em Campina Grande, Cássio será o padrinho de turmas concluintes de Enfermagem da Facisa e no sábado, 09, visita o município de Pedra Lavrada, a convite do ex-prefeito Saulo Lima, onde se encontra com lideranças do Curimataú.

Neste mesmo dia ele também confirmou que irá participar das comemorações pelos 145 anos de emancipação política de Itaporanga, atendendo ao convite do prefeito Djacy Brasileiro. Já no domingo, em São Sebastião de Lagoa de Roça, ele participa das comemorações do padroeiro do município, a convite do prefeito Lúcio Flávio.


PB Agora






PAPIROSSAUROS - PROMOÇÃO VOLTA AS AULAS, TUDO EM 10 VEZES NOS CARTÕES! Á VISTA - 30% DE DESCONTO, APROVEITE.

Antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Patos acaba na polícia

A eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos, realizada no último sábado, foi parar na polícia. O vereador Ivanes Lacerda (PSDB) fez um Boletim de Ocorrências na Delegacia de Polícia, alegando que a chapa “Unidos por Patos”, encabeçada pelo presidente Marcos Eduardo (PMDB), foi registrada fora do prazo, no último dia 30. Marcos, que foi reconduzido para o biênio 2001-2012, garantindo, assim, o quarto mandato consecutivo, disse que a denúncia não tem sentido e apresentou uma certidão expedida por uma funcionária do protocolo da Câmara, atestando que a inscrição da chapa ocorreu dentro do prazo estabelecido pelo edital. O documento, inclusive, foi anexado à ata da eleição.

Os membros da chapa de oposição, formada por Ivanes Lacerda, Edmilson Araújo (PRP), Almir Mineral (PSDB) e José Mota Victor (PMDB) – que se rebelou contra a reeleição de Eduardo – não compareceram à sessão de votação no último sábado.
A Mesa eleita ficou assim constituída: presidente Marcos Eduardo; vice-presidente Edileudo Lucena; 1º-secretário Sales Júnior; 2º-secretário Raniere Ramalho; 3º-secretária Maria José (Peteca).

No seu discurso, logo após a eleição, Marcos Eduardo agradeceu de modo especial ao prefeito Nabor Wanderley, ao vice-prefeito Ivânio Ramalho, deputada estadual Francisca Motta e manifestou confiança na reintegração do bloco na “Casa Juvenal Lúcio de Sousa”, com o retorno do vereador José Mota Victor, mostrando como justificativa para tal procedimento o objetivo comum em reeleger o governador José Maranhão.

CONFRONTO

Muitos foram os desentendimentos do atual dirigente da Casa com o então líder do prefeito, vereador José Mota Victor, que já assumiu como licenciado a Secretaria de Educação e hoje tem a esposa como titular da pasta de Ação Social.

Diante das circunstâncias vislumbradas, o prefeito Nabor Wanderley reuniu sua bancada, incluindo Marcos e José Mota, no dia 29. Apesar da discordância de Mota, que chegou a se retirar do encontro, a bancada do prefeito fechou apoio em torno da reeleição de Eduardo. José Mota reclamou que o acordo feito no início da legislatura era para Marcos apoiá-lo para o biênio 2011-2012, o que não ocorreu.


Paraiba Hoje

Prefeitura de Sousa e Conab entregam serviços de reforma do Prédio do SAMU

Foi reinaugurado nesta terça-feira (05/01) o prédio onde abriga as instalações do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), às 17h:00, e contou com a presença do Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, o Deputado Federal, Armando Abílio, os representantes da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), o Diretor Administrativo, Alexandre Magno e o Superintendente Regional da Paraíba, Carlos Meira.

O prédio do SAMU no mês de Janeiro do ano passado sofreu danos na sua estrutura física, devido ao período de fortes chuvas que caíram na cidade de Sousa, onde ficou temporariamente instalado o (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no prédio do Hospital de Pronto Socorro.

A verba para recuperação do prédio do SAMU está orçada em 190 mil reais, e foi através do Deputado Federal Armando Abílio (PTB-PB) que os recursos foram liberados. As obras iniciaram no mês de Agosto do ano passado.

Com a reinauguração do prédio do SAMU, a Prefeitura de Sousa já pode dar início às obras de reforma do Hospital de Pronto de Socorro, que passará a ser um Hospital materno-geriátrico. A intenção é de que o hospital atenda as gestantes e a população mais idosa do município.


Decom

Jeová Campos ainda avalia projeto político para 2010

Passadas as festas de fim de ano e o aniversário super festejado em Cajazeiras, no último dia 02, que teve a presença de vários políticos, inclusive do governador José Maranhão (PMDB), o deputado estadual Jeová Campos (PT) começa agora a pensar no seu projeto político para este ano. “O momento agora é de conversar com os familiares, com os amigos, correligionários e assessores, fazer uma avaliação do quadro político para poder, com serenidade e tranquilidade, definir o próximo passo que poderá passar pela reeleição à AL-PB ou mesmo a uma candidatura à deputado federal”, disse ontem (05) o parlamentar que aproveita o recesso para descansar com a família e visitar eleitores do interior do Estado.

“Por enquanto estou estudando a situação e não há nada definido a não ser que continuarei na vida pública e disputarei as eleições em outubro próximo”, disse o deputado. Jeová, embora tenha ficado muito lisonjeado com a lembrança de seu nome, aproveitou para descartar a hipótese de ser candidato a vice-governador na chapa de José Maranhão. Essa possibilidade foi cogitada pelo prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu (PSB) no último final de semana e repercutiu na imprensa local. “Defendo que o PT deve continuar a compor a chapa majoritária com Maranhão e o Partido tem muitos nomes, a exemplo do próprio Luciano Cartaxo, que ocupa o cargo atualmente”, argumentou Jeová.

Para o deputado, de concreto mesmo só o desejo de continuar na vida pública e de concluir seu atual mandato. “Até o final do ano exercerei o mandato de deputado estadual, que foi legitimado por mais de 27 mil paraibanos, a partir do qual busco soluções para melhorar a qualidade de vida de nossa gente”, afirma Jeová. Segundo o site do TRE-PB, o prazo para que os partidos façam suas convenções para escolha dos candidatos vai de 10 a 30 de junho.


Aniversário

O diretor geral do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Dr. Antônio Fernandes Filho (foto), comemorou ontem (05) mais um ano de vida. O aniversariante, que se encontrava em João Pessoa, foi bastante felicitado por amigos, familiares e colegas de trabalho de várias regiões do estado, principalmente do alto sertão paraibano. Considerado um “divisor de águas” para o HRC, Dr. Antônio vem desenvolvendo um brilhante e diligente trabalho à frente da atual gestão do Hospital Regional localizado em Cajazeiras, para que seja disponibilizado o melhor serviço público de saúde à população da região sertaneja. Surpreendido pelas homenagens, Antônio ficou satisfeito com as demonstrações de carinho e de amizade.


News - Assessoria & Comunicação

Adutora de Capivara será inaugurada nesta quinta e sexta-feira pelo Governador

O Governador José Maranhão inaugura nestas quinta (7) e sexta-feira (8), o Sistema Adutor de Capivara na região polarizada por Uiraúna, Alto Sertão paraibano. Na obra, com seus 106,4 quilômetros de extensão, o Governo do Estado – em parceria com o Governo Federal – investiu exatos R$ 34.544.883,06.

As populações de oito municípios, ou 18.468 habitantes, serão diretamente beneficiadas com a nova adutora, que em 2030 abastecerá com água tratada 29.281 pessoas. Os oito municípios que passam a ter segurança hídrica são: Uiraúna, Vieirópolis, Lastro, Poço José de Moura, São Francisco, Santarém, Poço Dantas e Bernardino Batista.

Integram o Sistema Adutor de Capivara, além dos 106,4 quilômetros de tubulações, seis reservatórios, sendo um na Estação de Tratamento d’Água, outro em Uiraúna, um próximo a Vieirópolis, um entre Poço Dantas e Bernardino Batista e mais dois que também beneficiam o município de Bernardino Batista.

De acordo com informações do secretário do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento, o Sistema Adutor Capivara compreende ainda a instalação de 17 chafarizes, beneficiando 18 comunidades como Sítio Agreste, Sítio Graciosa, Queimada de Baixo, Queimada de Cima e Sítio dos Moreiras (Uiraúna); Santa Rita, Sitio Cassiano, Fazenda Nova, Várzea de Cacimba, Sítio Coutinho e Sítio Cafundó (Santarém); Angico Torto, Sítio Queimada, Sítio Santo, Sítio Santo André e Carcará ( Poço Dantas); e Ponta da Serra e Sítio Barbosa, no município de Bernardino Batista.

A programação de inaugurações é a seguinte:

Quinta-feira, dia 7
9h00 – Poço José de Moura, beneficiando as comunidades Fazenda Nova, Cafundó, Ponta de Serra.
11h30 – Bernardino Batista
16h00 – Poço Dantas, comunidade de Santa Rita

Sexta-feira, dia 8
9h00 – São Francisco
10h30 – Comunidade São Pedro
11h30 – Lastro
14h00 – Vieirópolis (comunidades Moreira, Quixaba de Cima e Quixaba de Baixo
17h00 – Uiraúna


Secom