quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Prefeitura de Lastro vai realizar Concurso Público e inscrições já começam na próxima segunda-feira


13/08/2009.
A Prefeitura Municipal de Lastro, na Região da Grande Sousa anunciou oficialmente nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, o Edital para realização do Concurso Público, cuja Prova de Títulos será de total responsabilidade da Empresa Educa - Assessoria Educacional - Ltda.

As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração, no período de 17 a 29 de agosto de 2009, no horário de 8h00 as 12h00 e de 14h00 as 17h00, de segunda a sexta-feira na Sede da própria Prefeitura, à Rua Pedro Abrantes Ferreira, nº. 116, com pagamento da taxa de inscrição no mesmo local.

Os valores das referidas inscrições já foram definidos, são de R$ 25,00 para o Nível Fundamental Incompleto, R$ 40,00 para o Nível Médio e R$ 60,00 para o Nível Superior.
Os cargos de Nível Fundamental Incompleto correspondem aos Agentes de Limpeza Urbana - Gari (12), Auxiliar de Serviços (20), Coveiro (2), Guarda Municipal (6), Motorista D (5), Vigilante (10);
O
s de Nível Médio são: os Agentes de Combate a Endemia (2), Agente de Vigilância Sanitária (3), Assistente Administrativo (15), Atendente de Consultório Dentário (2), Monitor de Creche (3), Professor da Educ. Infantil e 1ª o 5ª Ano. (25), Técnico em Enfermagem (6);

E finalmente os de Nível Superior são: Analista de Rede de Computador (2), Arte (2), Assistente Social (3), Ciências (3), Educação Física (3), Enfermeiro (3), Geografia (4), História (4), Inglês (3), Matemática (5), Médico Clínico (2), Ginecologista (1), Pediatra (1), Nutricionista (3), Odontólogo (3), Português (5), Psicólogo (3), Supervisor Escolar (2).

A remuneração varia de um salário mínimo, hoje R$ 465,00 a R$ 3.000,00, de acordo com o cargo escolhido.

O Concurso constará de provas objetivas e provas de títulos.

As provas serão aplicadas no dia 27 de setembro de 2009, os locais e horários serão publicados no Diário Oficial do Município, afixado no quadro de avisos da Prefeitura e no site da organizadora (http://www.educapb.com.br|).

O concurso terá prazo de validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado a critério do Poder Executivo Municipal, por igual período.

Depois do prefeito do município de Nazarezinho, Juninho de Braga, o prefeito de Lastro Vivaldo Diniz (foto)é o segundo administrador da Região a anunciar a realização de um concurso que é a forma ideal e legal para o preenchimento de cargos de um serviço público.


Pci Concursos

Comunidade da Zona Rural de Aparecida pode esta consumindo água contaminada

13/08/2009.
Os moradores da pacata comunidade de Prensa, localizada na zona Rural do Município de Aparecida, pode esta consumindo água contaminada, o alerta foi feito por próprios pelos próprios moradores.

Segundo informações, as famílias que residem na Prensa consomem atualmente água de um Cacimbão, do qual a água retirada é utilizada além do banho, para cozinhar e até para o consumo humano. O problema é que este poço funciona a céu aberto, e com isso, insetos e animais são encontrados constantemente no interior do cacimbão que se misturam com a água, como largatixas, Tejo, entre outros, sendo que há cerca de três dias existe um cachorro morto que foi encontrado por agricultores do distrito de Prensa, do qual a população vinha consumindo a água.

Representantes da localidade querem que a Prefeitura de Aparecida, através do Prefeito Deusimar Pires, coloque uma tampa no cacimbão para evitar que outros animais insetos possam se misturar com o único e precioso líquido responsável pelo abastecimento de todos.

Mário Gibson

DAESA emite Nota de Esclarecimento sobre a falta de água nas torneiras


13/08/2009.

NOTA:

O Departamento de Águas, Esgoto e Saneamento Ambiental de Sousa (DAESA), vem de público esclarecer acerca da falta de água em alguns pontos localizados na cidade de Sousa:

Este departamento não tem interesse em causar transtorno aos seus usuários, principalmente pela falta de água, considerando que é um líquido essencial para a vida;

O DAESA vem trabalhando para melhoria do serviço de abastecimento de água de Sousa;
Desde a última segunda-feira nossas equipes, encontram-se no Projeto Mariz realizando fiscalizações para detectar possíveis desvios e problemas que a rede de abastecimento possa ter;

Somente em três dias de fiscalização, foram encontrados mais de 15 desvios de água, que eram utilizados para a irrigação de plantações de capim e outros, e este desvio é uma das principais causas para a falta de água nesses locais;

Tomamos conhecimento que a CAGEPA tem realizado desligamento do registro geral do bombeamento da água em Sousa por volta das 17:00 horas todos os dias, o que ocasiona a perca de pressão no bombeamento da água para os pontos mais altos da cidade. O nosso departamento jurídico já está tomando providências para resolver esse problema;
O movimento realizado na manhã desta quarta-feira (12 de agosto), teve objetivo de cunho político, tendo em vista que as pessoas receberam valores em dinheiro para comparecerem e seus organizadores são líderes políticos partidários, tendo inclusive alguns destes disputado as últimas eleições como candidatos a cargos eletivos;

O DAESA respeita qualquer manifestação pública que tenha legitimidade e o objetivo comum de trazer de alguma forma melhoria para o dia-a-dia do cidadão, e entendemos, porém que manifestações de cunho político desconstroem a democracia que tanto lutamos para conseguir, iremos resolver os problemas da falta de água em alguns pontos da cidade de Sousa, pois trabalhamos incessantemente para proporcionar qualidade de vida ao cidadão sousense, usuário do DAESA.


Sousa, 12 de agosto de 2009.

Moradores realizam protesto pela falta de água nos Núcleos e Bairros de Sousa

13/08/2009.
Uma mobilização em forma de protesto foi realizada ontem por conta da falta de água na Região do Perímetro Irrigado de São Gonçalo e Bairros do Mutirão e Projeto Mariz na Cidade de Sousa, do qual cerca de 90 pessoas foram as Ruas, e ainda acamparam em frente á Prefeitura Municipal de Sousa, onde realizaram um série de protestos, entre gritos, e até palavrões.

Os manifestantes utilizavam um carro de som, além de outros veículos e interditaram a Rua que dá acesso ao prédio da PMS, e começaram a chamar pelo chefe do executivo, tentando um diálogo com o prefeito Fábio Tyrone, mais acabaram não sendo atendidos, já que o próprio Fabio considerou que o movimento era político, e ainda de que algumas pessoas estavam sendo pagas para participarem da manifestação.

Enquanto isso, a falta de água nas residências das localidades dos três Núcleos e São Gonçalo, além dos Bairros do Mutirão e do Projeto Mariz continuam sem o precioso líquido nas torneiras.

A prefeitura voltou também ontem a jogar a responsabilidade pela falta de água para a CAGEPA, acusando de boicote na Estação de Tratamento, do qual a Direção da Companhia através do Diretor Adilmar de Sá Gadelha (Caca) por sua vez, disse, que não tem nada a ver com o problema e que o único culpado pelo problema é o DAESA.



Mário Gibson

Prefeito do Lastro tem contas aprovadas e Advogado pede adiamento das contas da Câmara Municipal de Sousa

13/08/2009.
Em sessão realizada ontem, O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba aprovou as contas do exercício financeiro de 2007, do Prefeito do Município de Lastro, José Vivaldo Diniz do PDT. A decisão foi unânime através da corte, tendo o TCE acolhido á defesa apresentada pelos advogados Johnson Abrantes e Edward Johnson.

Segundo o próprio Conselheiro Fernando Catão, o Prefeito Vivaldo Diniz cumpriu todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, salientando, ainda, que as poucas falhas verificadas pela Auditoria não comprometeram a regularidade das contas.
O Chefe do Executivo lastrense recebeu o resultado do julgamento com bastante alegria, ressaltado que a vitória no TCE era fruto do competente trabalho executado por toda a sua equipe de auxiliares.

Já o julgamento das contas da Câmara Municipal de Sousa, de responsabilidade da gestão do Ex-presidente, Aldeone Abrantes, foram adiadas para o próximo dia 08 de agosto (quarta-feira), já que o Relator e Conselheiro Substituto Umberto Silveira Porto, atendeu pedido do advogado Edward Johnson, que se habilitou ontem pela manhã no processo e pediu vista dos autos para exame.


Mário Gibson

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mendes Bebidas e Dore Refrigerantes fecham parceria em Sousa e lançam o Ice Cola

12/08/2009.
Neste ano, a capital paraibana brindou seu aniversário com um novo sabor: no dia 5 de agosto, o refrigerante Ice Cola entrou oficialmente no Estado e tem grande potencial para conquistar uma boa fatia no mercado de bebidas não alcoólicas.

Produzido pela Amazon Flavors e envazado e distribuído na Paraíba pela Dore Refrigerantes, a Ice Cola chega ao às prateleiras dos supermercados em embalagens de 2 litros (pet) e 350 ml (lata) -, e trás também a versão Ice Zero. Grandes e pequenas redes varejistas já fecharam acordos para comercialização do novo produto.

Em recente visita a João Pessoa, o empresário Cláudio Bruehmüller, presidente da Amazon Flavors, anunciou que a meta de sua empresa é abocanhar 12,5% do mercado nacional de bebidas não alcoólicas. Durante a apresentação da Ice Cola e o treinamento das equipes de venda da Dore, Bruehmüller destacou a importância estratégica de seu sócio e parceiro local para alcançar essa meta.

“A Dore é uma empresa centenária, que desfruta de boa imagem e desempenho operacional. Temos certeza de que esta é uma parceria vitoriosa, sobretudo porque estamos investindo num produto de alto nível de excelência, com sabor que certamente conquistará o consumidor paraibano como já o fez com os consumidores dos Estados onde foi lançado. A Ice Cola certamente será sucesso por aqui”, destaca o empresário.

Para Stanley Dore, essa será uma parceria vitoriosa. “O mercado está aberto e pronto para nosso produto. O sabor cola é o preferido do brasileiro e na Paraíba não é diferente. Nossas equipes estão motivadas e a postos para levar aos nossos consumidores mais essa novidade que, seguramente vai conquistar a Paraíba”, assegura Dore.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado de refrigerantes do mundo, registrando um consumo anual de 71, 4 litros por pessoa e movimenta quase R$ 22 bilhões/ano. A expectativa é de que o consumo em 2011 atinja um patamar de 16.800.000.000 litros e cifras da ordem de R$ 28,56 bilhões ao ano.

Além da Paraíba, o produto já foi lançado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia e em breve os estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Salvador e Santa Catarina serão contemplados com essa novidade.

Aqui na Cidade de Sousa, você pode adquirir o Ice Cola e toda a linha de refrigerantes Dore em Mendes Bebidas, no Bairro São José, que é o novo representante exclusivo para Sousa e toda Região.



Dore

Moradores dos Bairros André Gadelha e Alto do Cruzeiro sofrem com a falta de Médicos no Programa de Saúde da Família

12/08/2009.
Há aproximadamente 2 meses que os moradores dos Bairros André Gadelha e do Alto do Cruzeiro vem sofrendo com a falta de médicos do PSF, com isso os mesmo estão tendo que se deslocar até a comunidade da Várzea da Cruz para tentar buscar assistência médica.

O pior de tudo é que segundo os moradores, o Posto do Programa de Saúde da Família da Várzea da Cruz está ficando super lotado e o médico não está querendo mais atender e com razão pela grande quantidade de pessoas que estão buscando assistência, já que agora são três comunidades que estão buscando um único médico para cobrir três setores grandes o que fica praticamente impossível.
De acordo ainda com as informações, vários apelos já foram feitos pelos membros destes Bairros, mais até o presente momento nada foi resolvido pelos que fazem a administração municipal.


Mário Gibson com informações dos moradores

Maranhão assina amanhã empréstimo de 191 milhões de reais com o BNDES

12/08/2009.
O governador José Maranhão assina, nesta quinta-feira (13), às 12h, em Brasília, no escritório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – o empréstimo no valor de R$ 191,5 milhões para investimentos em obras nas áreas de saúde, educação, segurança e rodovias.

O anúncio é do próprio governador na manhã desta terça-feira (11), no programa semanal de rádio Palavra do Governador, transmitido em rede estadual. Ele adiantou que após a assinatura do contrato a Paraíba começa a receber imediatamente os recursos e aplicá-los em diversas obras, conforme calendário apresentado à Assembléia Legislativa. “Semana vindoura nós já começamos a aplicar esses recursos”, comemorou.

Maranhão destacou que os recursos oriundos do empréstimo junto ao BNDES vão ser aplicados principalmente nas obras de reforma, ampliação e conclusão de quinze hospitais que serão inaugurados até o final do ano.

O governador avaliou que em apenas seis meses seu governo conseguiu colocar adimplentes 30 projetos de interesse da Paraíba. Alguns desses projetos foram iniciados em seu segundo governo e não avançaram nos últimos seis anos.

Com a Paraíba fora da lista de inadimplentes, o Estado se credenciou ao ingresso em recursos do Orçamento Geral da União (OGU); do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); e recursos de financiamentos internacionais como é o caso da segunda etapa da adutora do Congo, obra financiada pelo Banco Mundial e que estava paralisada e agora está em execução de forma acelerada.

“A Paraíba vai ver que há uma diferença entre o governo que passou e o governo que existe atualmente em nosso Estado”, declarou Maranhão, acrescentando que esta situação de adimplência da Paraíba se atribui a trabalho e eficiência, dois lemas que orientam os passos desse governo.

Somente na área da saúde serão aplicados R$ 100 milhões. Os investimentos oriundos do empréstimo junto ao BNDES somam R$ 79 milhões e serão aplicados em equipamentos e nas construções. Há ainda R$ 19,8 milhões para os hospitais de Sumé e Picuí.

Os quinze hospitais com previsão de entrega até o fim deste ano são: Clementino Fraga (João Pessoa – R$ 4,5 milhões); Hospital de Queimadas, (R$ 6 milhões); Hospital Regional de Itabaiana (R$ 5,7 milhões); Hospital Regional de Taperoá, (R$ 8,5 milhões); Maternidade de Patos “Peregrino Filho”, (R$ 11 milhões).

As demais obras são o Hospital de Pombal (R$ 9,4 milhões); Hospital Regional de Monteiro ( R$ 4,5 milhões); Hospital de Pedras de Fogo (R$ 5,5 milhões); Hospital de São Bento (R$ 2 milhões); Hospital de Belém do Brejo do Cruz (R$ 3,9 milhõe); Hospital de Itapororoca ( R$ 4,1 milhões); Hospital de Trauma de Campina Grande (R$ 34 milhões).

Fora do empréstimo do BNDES estão o Hospital Regional de Picuí (R$ 10,8 milhões); o Hospital Geral de Sumé (R$ 9 milhões); e o Hospital Regional de Mamanguape cujo orçamento ainda depende da finalização dos projetos.


Secom

Assis Estrela também defende mudança no Regimento Interno da Câmara na Eleição da Mesa

12/08/2009.
O vereador pedetista Assis Estrela (foto), resolveu colocar as “unhas de fora” e anunciou que também pretende mudar o regimento interno da Casa de Otacílio Gomes de Sá, no que se diz respeito a eleição da mesa diretora da Câmara.

Ao contrário do que pensa o vereador Dede Veras do PSDB, que defende o fim da reeleição, Assis pretende apenas mudar o critério de escolha do presidente, já que atualmente, o mais votado em caso de empate é quem fica com a vaga, ou seja, a votação serve de critério de desempate, e Estrela, quer que o critério, seja o da idade, que é válida em outros processos, como para prefeito, governador e presidente, entre outros. Se a idéia for aprovada o próprio Assis seria o principal beneficiado, pois atualmente é o mais velho da atual legislatura e diretamente seria o beneficiado com a mudança do regimento.

A verdade é que a cada dia que passa a eleição para renovação da presidência da Casa, ganha novos rumos e a permanência de Denis Formiga, fica cada vez mais complicada, já que os próprios aliados do atual vereador defendem um outro nome, no caso o do vereador Ananias, e do lado da situação, muitos querem a presidência, a exemplo do próprio Assis, de Aldeone, Dede Vera, Renato Garajau e até o próprio Odair José.

Porém, o atual presidente tem um trumfo importante na manga, que trata-se da "velha raposa" que é o seu pai, o ex-vereador Dário Formiga.


Mário Gibson

Quem diria, Prefeito Jota Júnior de Bayeux terá que devolver quase 30 mil reais aos cofres públicos. Decisão foi do Tribunal de Contas

12/08/2009.
O prefeito de Bayeux, Jota Junior, vai ter de devolver aos cofres públicos o montante de R$ 28.417,11, referente à soma dos valores dos excessos correspondentes a recursos municipais aplicados em diversas obras. A decisão é da 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado, que também aplicou multa pessoal ao gestor público no valor da R$ 2.805,10.

As irregularidades ocorreram nos serviços de pavimentação em paralelepípedos das ruas Antônio Luiz Francisco e Rua da CHESF; serviços de pavimentação em paralelepípedos das ruas presidente Epitácio Pessoa, Tabelião Severino Araújo e Ricardo Loureiro Cavalcante; serviço de construção e implantação do sistema de esgotamento sanitário no município de Bayeux; serviços de ampliação de quinze unidades escolares do município de Bayeux e serviços de recuperação de onze unidades escolares do município de Bayeux.

Por outro lado, a 1ª Câmara do TCE julgou regulares as despesas com obras públicas, despendidas durante o exercício de 2006, no município de Bayeux, referente às obras de reforma, ampliação e conclusão do estádio de futebol Lourival Caetano; pavimentação, drenagem e sistema de esgotamento sanitário em vias urbanas da cidade de Bayeux e construção de um conjunto habitacional com 40 casas populares no município.

O TCE concedeu prazo de 60 dias para o prefeito Jota Junior recolher o débito aos cofres do município, sob pena de cobrança executiva. Também decidiu enviar representação à Secretaria do Tribunal de Contas da União acerca das irregularidades apontadas pela auditoria no tocante às obras financiadas com recursos federais.


Lenilson Guedes