segunda-feira, 1 de junho de 2009

Levantamento revela que 60% das Ruas de Sousa não têm calçamento

01/06/2009.
A Prefeitura Municipal de Sousa concluiu nesta segunda-feira dia 01 de junho de 2009, um levantamento completo em toda a área urbana da Cidade no tocante a Ruas pavimentadas. Segundo dados que foram disponibilizados pela secretaria de infra-estrutura, em Sousa existem apenas 40 % das ruas calçadas, restando ainda cerca de 60 % para receber tais investimentos.

Os dados já se encontram com o Prefeito da Cidade Fabio Tyrone, que resolveu de início investir na pavimentação de Ruas, mesmo utilizando apenas recursos próprios da gestão municipal. Ao todo, pelo menos cinco ruas já possuem calçamento na cidade nestes primeiros cinco meses de administração e outras cinco já começarão a serem iniciadas ainda esta semana, informou o próprio prefeito.

Outra informação repassada pelo chefe do executivo municipal é de que todas as pendências referentes à não prestação de convênios deixados pela administração passada, já estão sendo sanadas, pois a prefeitura deu entrada em várias ações de execução cobrando o ressarcimento daquilo que foi desviado, mal aplicado ou não prestado contas aos órgãos responsáveis pela liberação dos recursos federais. Agora a prefeitura de Sousa, espera que nos próximos meses seja possível receber os recursos do Governo Federal para tentar sanar a falta de infra-estrutura de todas as ruas que não possuem calçamento e ano a ano tem que conviver com o sofrimento da lama no inverno e da poeira na seca.

Por último, Fabio informou que mesmo que não consiga os recursos federais, até o final do ano a prefeitura de Sousa terá calçado pelo menos 40 ruas de nossa cidade com recursos próprios da Prefeitura que segundo Ele, antes eram desviados.

Mário Gibson

Sousa sediará Seminário Nordestino da Identidade e Diversidade Cultural

01/06/2009.
Em Reunião ocorrida no dia 27 de maio de 2009 na Superintendência do Banco do Nordeste em João Pessoa, o presidente da Fundação Municipal de Cultura Ivan Rosendo estabeleceu acordo de parceria com o assessor do Ministério da Cultura NE Sr. Jorge Edson Garcia e o Gerente Executivo do Centro Cultural do BNB em Sousa Sr. Ricardo Pinto, garantindo a realização do Seminário Nordestino da Identidade e Diversidade Cultural na cidade de Sousa. O evento será realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto do corrente ano e colocará Sousa no Centro das discussões sobre gestão de políticas culturais no Nordeste. Na reunião foram definidas as diretrizes e formas para a realização do evento.

O Seminário Nordestino da Identidade e Diversidade Cultural é um evento que faz parte do Calendário de discussões do Plano Nacional de Cultura estabelecido pela Conferência Nacional realizada em 2005 pelo MINC. Para Ivan Rosendo, este evento coloca Sousa no centro das discussões sobre Políticas Culturais no Nordeste, considerando que este Seminário reunirá cerca de 200 gestores públicos de municípios nordestino (prefeitos, secretários de cultura, presidentes de Fundações, diretores, entre outros) além de representantes de entidades da sociedade civil.

Estiveram também presentes na reunião; o Superintendente do BNB na Paraíba Sr. Francisco Carlos Cavalcanti, a Chefe da Representação Regional NE do MINC Sra. Tarciana Portella, a Gerente Executiva da Subsecretaria de Cultura da Paraíba Sra. Valquíria Farias e a Presidente da Fundação Casa de José Américo Sra. Letícia das Mercês.

Afinado com o movimento cultural da região e sendo conhecedor das necessidades básicas das entidades e dos gestores culturais dos municípios, o presidente da FMC Ivan Rosendo conseguiu junto ao Assessor do MINC, colocar na pauta do Seminário um Workshop sobre editais e elaboração de projetos dirigido as entidades culturais públicas e privadas de Sousa e região.

Decom

Cortes - Governo do Estado perde mais de 16 milhões do Fundeb e Prefeitura de Sousa perdeu mais de 200 mil reais

01/06/2009.
As contas públicas da Paraíba sofreram mais uma perda em suas reservas. O Governo Federal debitou nesta sexta-feira (29), da conta do Estado, o valor de R$ 16,321 milhões, relativo às transferências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

De acordo com a nota do Governo do Estado, esse débito teria sido motivado por um ajuste com relação aos créditos da Paraíba no ano de 2008 que, segundo o Governo Federal, teriam sido efetuados a mais.

O secretário das Finanças, Marcos Ubiratan, afirmou que se improcedentes as alegações, deverá adotar providências para o estorno do débito. “O Governo Federal sequer comunicou a existência dessa pretensa diferença, simplesmente, determinou ao Banco do Brasil, que procedesse ao débito do que ele entendeu como excesso transferido em 2008.” disse.

Técnicos da Secretaria das Finanças e da Controladoria Geral realizam um levantamento para constatar o alegado excesso, agora debitado.“Vamos apurar a procedência das alegações e solicitar a reversão do lançamento, se for o caso”, alegou o secretário Marcos Ubiratan.

Segundo o secretário, 95% dos recursos do Fundeb são utilizados para pagamento da folha de professores, mas adiantou que este desconto não vai interferir nos pagamentos.

Em Sousa houve desconto de R$ 203.221,34 nos repasses do FUNDEB em maio.

Em Marizópolis – Vereadores decidem esta semana futuro salarial dos Professores

01/06/2009.
Os vereadores da Câmara Municipal de Marizópolis terão um desafio ou missão complicada para esta semana, a de revogar uma Lei que foi aprovada pelos próprios parlamentares mirins referente ao Piso Nacional dos Professores.

Segundo informações, ao contrario do que foi pregado por algumas pessoas, a matéria não foi votada e sim distribuída com as comissões competentes e deverá ser votada em dois turnos ainda nesta primeira semana de junho.

Os Educadores prometem lutar a todo custo para que o atual prefeito não consiga dominar os vereadores situacionistas em sua maioria, caso contrario, só restará acionar a justiça.

Mário Gibson

Em Vieirópolis – Vereadores de Oposição votam contra aumento dos salários dos Professores

01/06/2009.
No último sábado, na Sessão da Câmara Municipal de Vieirópolis um fato lamentável e inusitado foi verificado, enquanto em alguns municípios de nossa Região os prefeitos brigam para reduzir salários, como Nazarezinho e Marizópolis, em Vieirópolis a coisa foi diferente, os quatro vereadores oposicionistas, capitaneados pela nobre vereadora Eva Pires, reprovaram o aumento salarial da categoria dos Professores, se enquadrando com o novo piso salarial.

Segundo informações, os próprios vereadores teriam se reunido com os assessores do prefeito Marcos Pereira e de lá saíram certo de aprovar a matéria, só que na hora da Sessão a coisa foi bem diferente, com isso os Professores ficarão sem aumento salarial durante todo o decorrer do ano de 2009.

Por outro lado, a vereadora Eva Pires, disse que o Projeto realmente era totalmente legal, mas atendeu a uma reivindicação dos Regentes de Ensino, que queriam ter salário igual ao de um professor, o que não esta de acordo com a Lei.

Ainda na sessão de sábado dia 30 de maio, os vereadores votaram e aprovaram o reajuste salarial dos secretários e assessores do Governo Marcos Pereira.

Mário Gibson

domingo, 31 de maio de 2009

Tio de Cássio poderá ser o vice de Ricardo Coutinho

31/05/2009.
O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), se encontrou no sábado, 30, com o ex-governador Ronaldo Cunha Lima (PSDB). A reunião secreta, provavelmente na residência do poeta; teve ainda a presença do ex-senador Ivandro Cunha Lima (PSDB), que participou do evento que o PTB fez na sexta-feira, 29, em Campina Grande.

De acordo com uma fonte ligada aos Cunha Lima, o pré-candidato ao governo Ricardo Coutinho ouviu de Ronaldo o compromisso de apoio político a sua campanha, tendo deixado praticamente acertado a indicação de Ivandro para vice na chapa majoritária a ser encabeçada pelo prefeito socialista, complementada pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado federal Luiz Couto (PT), nomes que deverão ser indicados para o Senado.

O encontro de Ricardo com Ronaldo aconteceu antes da viagem de Ricardo Coutinho a Patos, onde esteve participando de um debate sobre orçamento participativo na Câmara Municipal de Patos.

Para que isso ocorra, o ex-senador Ivandro e o governador cassado Cássio Cunha Lima terão que mudar de partido, já que o PSDB vai ter candidato ao governo, em 2010.

Os tucanos terão como representantes na disputa pelo governo o senador Cícero Lucena, que admitiu neste domingo, 30, intervir no Diretório do PSDB de Campina Grande por ter participado do evento do PTB, legenda que não deverá integrar a arco de alianças com os tucanos.

paraiba.com.br

Sem dinheiro, políticos com mandatos e sem mandatos, começam a inventar candidaturas

31/05/2009.
A campanha de 2010 esta mais próxima do que se imagina e a onda a partir de agora é quanto vale o meu voto.

Segundo informações algumas figuras políticas que se quer conseguiram boas votações nos últimos pleitos já começam a anunciar falsas candidaturas, tudo funciona como uma espécie de Leilão. O primeiro passo é dizer que é candidato, depois, esperar o próprio aliado de quem votou no passado, ou alguns novos candidatos procura-lo, para fazer uma proposta, se a oferta for melhor do que a do seu atual aliado, não tenha duvida que a “liderança” vai mudar de candidato, agora é preciso ter cuidado para não dar o bote errado, pois, tem alguns que se vendem duas ou três vezes, por isso, não invente de pagar antecipado.

Mário Gibson

12 anos sem Frei Damião o Santo do Nordeste

31/05/2009.
Frei Damião de Bozzano, nascido Pio Giannotti, OFMCap (Bozzano, 5 de novembro de 1898 — Recife, 31 de maio de 1997) foi um frade italiano radicado no Brasil. Era filho dos camponeses Félix Giannotti e Maria Giannotti.
Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando foi estudar em um colégio de padres. Aos dezenove anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Aos 27 anos diplomou-se em teologia pela Universidade Gregoriana em Roma e foi docente do Convento de Vila Basélica e do Convento de Massa.
O frade capuchinho, ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, veio do norte da Itália para o Brasil no início da década de 1930, estabelecendo-se no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, sendo venerado por fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos. Por muitos nordestinos considerado como santo, encontra-se atualmente em processo de beatificação desde 31 de maio de 2003.
Por dia, muitas cartas chegam ao Convento de São Félix, contando fatos de cura, milagre, que a ciência não consegue entender.
Frei Damião, recém-chegado ao Brasil
Sua primeira missa foi nos arredores da cidade de Gravatá, em Pernambuco, na capela de São Miguel, no Riacho do Mel. Anualmente, no mês de maio, realiza-se naquela cidade as Festividades de Frei Damião: uma grande caminhada sai da Igreja Matriz Nossa Senhora de Santa'Ana (no centro de Gravatá) e vai até a Capela do Riacho do Mel.
Na cidade de Recife, mais precisamente no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, onde se encontra seu corpo, acontece desde sua morte no final de maio Celebrações para Frei Damião.
Em 27 de setembro de 1977, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco e, em 4 de maio de 1995, o título de Cidadão do Recife.
Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste. “As santas missões” eram um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões. Quando perguntado sobre os objetivos de suas “santas missões” aos sertanejos, o frei respondia que um dos objetivos era “livrá-los do Demônio, que queria afastá-los da Igreja e fazê-los abraçar outro credo [...]”.
Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao “Padim Ciço”, de Juazeiro do Norte. A propósito, Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista.
Acompanhado por multidões por onde passava, nunca abandonou suas caminhadas e romarias pelas localidades, no qual acompanhava com ele sempre, um terço e um crucifixo, as quais fazia com seu devotado amigo Frei Fernando. Só parou poucos meses antes de falecer, devido ao agravamento de seu problema na coluna vertebral, fruto da má postura de toda a vida.
Frei Damião de Bozzano faleceu no Hospital Português no Recife, e seu corpo está enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, no bairro do Pina, no Recife. Sua vida é retratada no livro do escritor Luís Cristóvão dos Santos, Frei Damião - O Missionário dos Sertões.
Na ocasião de sua morte, em 31 de maio de 1997, o governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife decretaram luto oficial de três dias.
Em 2004, foi inaugurado o Memorial Frei Damião em sua homenagem, na cidade de Guarabira, Paraíba, uma das várias cidades em que o frade capuchinho percorreu em suas missões. Neste memorial foi erguida uma estátua, que atualmente é considerada a segunda maior do Brasil.
Em Sousa, existe a famosa Estatua de Frei Damião, onde milhares de fieis participaram hoje 31 de maio, dos 12 anos da morte do Capuchinho. A missa foi celebrada pelo Padre Milton Alexandre, que durante a missa agradeceu a Prefeitura de Sousa pelos serviços realizados como recuperação de estradas, a iluminação do local e limpeza. Segundo o Padre durante os últimos 6 anos em que ele celebras as missões no Alto da Benção de Deus é a primeira vez que o município se preocupou em organizar a infraestrutra do local.



mariogibsonreporter.blogspot.com

Secretário de Saúde e Diretor do Hospital Regional batem boca em Restaurante

31/05/2009.
Segundo informações o clima teve quente durante o último final de semana na Cidade de Sousa durante um encontro corrido casualmente entre os secretários Gilberto Gomes Sarmento (Gilbertão), Carlos Alberto (Carlinhos de Deodato, o secretário estadual de saúde José Maria de França e o atual Diretor do Hospital Regional de Sousa o médico Chico de Clota. O fato teria ocorrido no restaurante Catete na sexta-feira, o bate boca, envolveu o Secretário de Saúde do município e o Diretor do Hospital Regional, as más línguas, dizem que o menor nome foi o de mentiroso, e por pouco não houve “um pega” entre os dois, mas graças a Deus nada disso aconteceu, ficou só no disse me disse.

Outro fato que teria chamado bastante atenção foi à revelação feita pelo Secretário de finanças da prefeitura de Sousa Carlinhos que teria dito, que a prefeitura dispõe em Caixa no Setor de Saúde de cerca de 6 milhões de reais.

Mário Gibson com informações de fontes

Ananias diz que acredita que Denis cumprirá acordo e que Ele será o novo Presidente em 2011

31/05/2009.
O vereador Ananias Vieira de Almeida revelou neste final de semana, que existe um acordo com o atual presidente da Casa Denis Formiga para que ele seja o novo presidente da Câmara Municipal de Sousa. Segundo o vereador o acordo foi para que em Sorteio decidissem quem seria o primeiro e acredita que o atual presidente que é do mesmo partido o PMDB irá cumprir o que ficou acordado.

As declarações de Vieira deverão colocar mais lenha na fogueira de antecipação da formação da nova mesa Diretora da Casa de Otacílio Gomes de Sá, pois até onde se sabe aliados do atual presidente negam que o acordo tenha sido mantido, já que Ananias só desistiu da presidência porque tudo foi definido através de sorteio.

Para antecipar o pleito de Renovação da Presidência da Câmara Municipal são necessários dois terços do número de vereadores o equivalente a seis votos dos 10 parlamentares mirins existentes na Casa de Otacílio Gomes de Sá.

A próxima eleição está marcada para setembro de 2010, mais poderá ser antecipada e pelo visto, já tem cheiro de racha no ar!

Mário Gibson