sábado, 2 de maio de 2009

Mais um Prefeito da Região Decreta Situação de Emergência em seu Município

02/05/2009.
Depois de Sousa e Vieirópolis, o município de São Francisco também se encontra em Situação de Emergência em virtudes das fortes chuvas caídas nos últimos dias naquele município. O Decreto foi assinado no final da semana passada pelo chefe do executivo municipal Jose Rofrants do PSDB.

Segundo informações, a situação que já era difícil por conta da queda da ponte do Boi Morto ficou ainda mais complicada após o arrombamento de várias barragens na localidade de Dois Riachos, que destruiu vários currais, afogou animais e destruiu diversos casimboes deixando diversos agricultores em situação de grandes dificuldades, pois tinham na criação dos animais as suas principais fontes de renda.

Mário Gibson

Inaldo Leitão diz que ainda é cedo para pensar em candidatura para 2010




















02/05/2009.
O ex-deputado Federal e Estadual Inaldo Rocha Leitão do PR da Paraíba, disse neste sábado, 02 de Maio, que ainda não definiu se vai ou não disputar novamente uma provável candidatura para Deputado Federal em 2010. Segundo Leitão o que existe apenas é um desejo da base em Sousa de voltar a ter uma representação na câmara federal, a exemplo do que aconteceu na época de Antonio Mariz, mais é uma questão que precisa ser analisada com bastante cautela e tempo e apenas em janeiro de 2010 é que se deve ter realmente uma conclusão com relação ao assunto.

Inaldo também descartou no momento uma possível saída do PR para uma outra sigla e informou que o ex-governador Cássio é quem deverá ditar as regras para as eleições do ano que vem, “Cássio será o piloto e vai com certeza guiar todo o grupo para mais uma grande vitória”, finalizou Rocha.

Mário Gibson

Efraim confirma pré-candidatura ao Governo em 2010 mais não descarta união com o PSB de Ricardo

02/05/2009.

















O senador Efraim Morais do DEM da Paraíba esteve neste sábado visitando a Cidade de Sousa ao lado do Deputado Estadual Lindolfo Pires. Na Cidade, Eles cumpriram uma extensa agenda e foram recepcionados pela vice-prefeita Joahanna Estrela, que representou o prefeito da Cidade Fábio Tyrone.

Diversas lideranças locais se fizeram presentes, a exemplo dos vereadores Dedé Veras do PSDB e Assis Estrela do PDT, também estavam presentes o ex-prefeito de Sousa João Estrela do PDT e os secretários de planejamento Rodrigo Gurgel, Administração Osnildo Silveira, Infraestrutura Gerlando Linhares e Junior de Willian chefe de gabinete.

Durante a sua visita a Cidade Sorriso, o senador prestou uma entrevista coletiva a imprensa e como de praxe respondeu algumas indagações políticas. Segundo Efraim Morais, na reunião com Cássio o que prevaleceu foi o sentimento de unidade da base que ao longo dos anos se mantem vitoriosa, “os critérios definidos foram o da pesquisa, para escolha do melhor nome” frisou o senador. Por outro Lado o líder democrata disse que o senador Cícero Lucena do PSDB prioriza o seu direito de disputar o governo com o apoio do grupo pelo fato de ter sido prefeito e ter a experiência administrativa ao seu favor, já Morais, diz que o DEM merece o direito de assumir a condição de candidato por que em outras vezes abriu mão desse direito para garantir a vitória de Cássio em duas oportunidades seguidas.

No final das contas o senador paraibano deixou claro que o critério será mesmo o da pesquisa, mais deixou escapar que não descarta a possibilidade de uma União Política com o PSB do prefeito da Capital Ricardo Coutinho, “se Eu disser que não existe uma possibilidade de união com o partido de Ricardo estaria mentindo para mim mesmo e praticando um gesto antidemocrático, na democracia não pode se fechar as portas para as alianças partidárias”, finalizou Efraim Morais.

Mário Gibson

Mário Gibson - Sousa e a Política de nossa Região

02/05/2009.
Santa Cruz:

O Prefeito Raimundo Antunes é a esperança do Povo santa-cruzense de se livrar do marasmo, descaso e atraso vivido ao longo do tempo pelas administrações que passaram por aquela Cidade. Tem desempenhado de inicio um trabalho bom no ponto de vista ético e parece está obstinado a realizar um grande Governo, mais pode ter comprado a sua primeira briga com os Servidores ao enviar um projeto modificando uma Lei que beneficiava funcionários que ganhavam acima do mínimo. Agora, o aumento é de acordo com a vontade própria do chefe do executivo.

São Francisco:

O prefeito José Rofrants, continua com a sua administração Café com Leite, não muda nada, também, nem oposição existe, desse jeito fica fácil, quatro mais quatro, mais quatro com diz o Grupo Oliveira. Mais é bom lembrar que ninguém esqueceu a promessa do chefe do executivo municipal em realizar o Concurso Público, porque até agora, concurso que é bom nada.

Aparecida:

O prefeito Deusimar Pires, tem conseguido o mesmo do passado, manter a política de Julio César, pagar em dia, mas é do tipo calado, não gosta muito de responder as criticas que aparecem ao governo municipal e foge das perguntas relacionadas a um Trator prometido pelo seu aliado. Porem, conseguiu um feito inédito, agradar muito dos seus opositores pelo bom atendimento as pessoas que chegam até a dizer que a mudança foi, da água para o vinho.

São José da Lagoa Tapada:

O jovem prefeito Neto de Coraci vem fazendo um trabalho bom, pelo menos para o seu Tio, já que a quem diga que Colorau não deixou de ser Prefeito, apenas de Direito, mas de fato é quem dita as regras e praticamente administra o município, até mesmo porque falta experiência ao seu sobrinho. Graças a Deus, que o caso de Neto não é igual ao de Alexiana, pelo menos é o que sabemos até o presente ou até que nos cheguem os balancetes.


Nazarezinho:

O prefeito Juninho de Braga vive reclamando dos erros deixados pelo prefeito Gilson Luiz, a verdade é preciso ser dita, a herança realmente foi maldita, mas é importante que o governo municipal deixe agora os erros do passado com a justiça. Segundo as informações, apesar de algumas insatisfações dentro do grupo da situação, Juninho vem realizando um bom trabalho como gestor de sua cidade, agora uma coisa ninguém ainda conseguiu explicar, qual foi o segredo que Braga conseguiu para manter o vereador Cabo Chico calado, mesmo estando desprestigiado dentro do Governo.

Marizópolis:

Não mudou quase nada, a pratica é a mesma de sempre, Zé Vieira continua ditando todas as regras. A esperança dos oposicionistas ficou bastante complicada na Ação Eleitoral arquivada em primeira instancia na justiça, porem o atual prefeito ainda terá muito trabalho pela frente, principalmente depois que a polícia federal resolveu investigar os empenhos da prefeitura em nomes de pessoas que garantem nunca ter trabalhado ou negociado com a muda, o caldo esta engrossando e o caldeirão fervendo. O ruim de problemas com a Federal é que ela não avisa nada, quando chega é logo com as algemas, embora, que é preciso lembrar, que eu não estou querendo dizer que alguém de Marizópolis poderá ser preso, até mesmo como diz o próprio Zé Vieira, “o povo fala demais, eu sou inocente e meu governo é honesto e transparente”.


Vieirópolis:

A política não passa, e a única coisa que realmente se comenta são as famosas ações que até gente já levou para Cadeia. O principal problema hoje do município esta relacionado às chuvas que estão caindo com freqüência, motivo pelo qual o prefeito Marcos Pereira resolveu decretar Situação de Emergência em âmbito Municipal. E a única coisa que alguns membros da política de Marizópolis estão fazendo é buscando um jeito de se arrumar politicamente, pois 2010 está bem próximo, e muitos já conseguiram fechar suas “lideranças políticas” com os candidatos de bloco na Rua, agora será que o Povo vai votar de graça.

Lastro:

No Lastro, a política de 2010 foi onde primeiro começou, até os candidatos já foram escolhidos, antes mesmos das convenções e definições, pois é, parece mentira mais não é lá é “Cássio e Wilson, Armando e Lindolfo, e para Governo quem Cássio quiser”. Agora, infelizmente é preciso lembrar que a Cidade de Lastro não precisa apenas de candidatos e sim da Estrada e me parece que no momento nenhum desses, pode resolver. O pior de tudo é que Vivaldo e Johnson não querem de jeito nenhum deixar o Maranhão comer um pouquinho da fatia do bolo, assim fica difícil acreditar no asfalto.

Sousa:

A Cidade Sorriso é outra em que a política não passa aqui o atual prefeito tem sofrido bastante para conseguir engrenar a sua administração, a população se encontra bem dividida. Alguns amam o governo, outros não gostam e há ainda os que o odeiam. Os dois maiores problemas da administração Tyrone, se referem principalmente a respeito dos esgotos e a falta de iluminação, que juntas são as campeãs de reclamações junto à imprensa. Por outro lado, o governo vem mantendo os salários em dia, que é o ponto principal da imagem governista, já que em Sousa a política do atraso salarial campeou por muitos e muitos anos. Acho que ainda é cedo para avaliar o governo municipal como um todo, pois melhor do que qualquer palavra antecipada é esperar pelo “Tempo” que é o senhor de tudo, só ele poderá dizer realmente se chegou ou não a verdadeira mudança.
Hoje o prefeito Tyrone tem ainda ao seu favor o fato de ter encontrado a casa bastante desarrumada, cheia de dividas e problemas, já com o passar dos anos o governo não engrenando a máquina não terá a quem culpar, pois quando olhar para o ano que passou verá que o Prefeito era Ele, e que foi eleito justamente por este motivo, para resolver os problemas encontrando soluções, pois ninguém elege alguém para que as coisas continuem do mesmo jeito. Em 2010, todos vão começar a dizer, “mais prefeito o ano passado o prefeito não era você”. A verdade é que a cada ano a responsabilidade de um sucessor aumenta mais, pois já não se pode mais culpar apenas o passado.

Mário Gibson

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Depois de São Gonçalo e Coremas, Lagoa do Arroz também começa a sangrar

01/04/2009.
Ao todo, já existem 53 açudes sangrando em todo o Estado da Paraíba. Esta é a segunda vez que a barragem atinge nível acima de sua capacidade máxima.

Sou mais o Sousa na Grande Decisão





















Posso até esta enganado, mais ainda acho que o Dinossauro vai ser o grande Campeão.

Municípios em situação de emergência precisam enviar documentação à Defesa Civil

01/04/2009.
A Defesa Civil estadual está aguardando que prefeitos dos municípios que tiveram a situação de emergência homologada pelo governador José Maranhão enviem a documentação necessária sobre a situação das localidades para serem encaminhados para reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Os municípios que estão sendo convocados são Sousa, São João do Rio do Peixe, Catingueira, Triunfo, Poço José de Moura, Poço Dantas, Santarém, Uiraúna e Bernardino Batista.

A documentação, segundo o gerente executivo da Defesa Civil estadual, coronel Sinval Pinheiro Borges, consta de Avadan, que é um relatório sobre os danos causados pelas chuvas no município acompanhado de fotos, declaração de perdas agrícola e pecuária, além dos dias em que os alunos ficaram sem aulas.

Para agilizar o envio da documentação para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o coronel Sinval orienta que os coordenadores municipais podem assinar a documentação que deve ser entregue na sede da Gerência Executiva da DC, no Centro Administrativo estadual, no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

Secom

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Verba Social - Assembleia envia Nota Oficial a Imprensa

30/04/2009.
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa divulgou, na tarde desta quarta-feira (29/04) nota oficial sobre a utilização de verba social pela Casa. Eis a nota na íntegra:

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA

NOTA OFICIAL

A Imprensa tem veiculado, nos últimos dias, insistentes reportagens acerca da Verba Social de Apoio ao Gabinete Parlamentar, criada pela Resolução nº 525, em 1995, insinuando irregularidades na utilização de recursos públicos. Em respeito à Paraíba, a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e os Deputados Estaduais prestam os seguintes esclarecimentos:

1- Houve equívocos quando da indicação do elemento de despesa dos repasses a título de manutenção das atividades parlamentares dos gabinetes dos Senhores Deputados, sendo utilizada a ação de “Assistência Social a Pessoa ou Entidade em Situação de Necessidade”, já notificado ao Tribunal de Contas do Estado para a devida correção no Orçamento de 2009.

2- A verba social, conforme estabelece a Lei nº 8.222/2007, é administrada pela Mesa Diretora da Casa, sendo utilizada para o "auxílio supletivo à assistência social, econômica e financeira aos seus servidores e, complementarmente, às pessoas necessitadas e entidades sem fins lucrativos".

2- Parte dessa verba atende os demais servidores da Casa, individualmente ou através do sindicato de classe, com assistência médica, estudantil, hospitalar, funeral e de transporte, bem como a pessoas em reconhecida situação de necessidade "e a entidades culturais, classistas, tecnocientíficas, artísticas, sociais e esportivas, para realização ou participação de eventos considerados de interesse municipal, estadual ou nacional". A liberação de qualquer recurso tem que atender a complexos parâmetros e procedimentos definidos em leis estadual e federal e em atos da Assembléia, aprovados por todos os deputados.

3- A utilização dessa, como de todas as verbas constantes no orçamento da Assembléia, tem sido submetida ao Tribunal de Contas do Estado e divulgadas na Internet, como prova não apenas da absoluta transparência mas da plena legalidade de todos os atos.

4- O empenho de R$ 240 mil reais, em nome da assessora "Eroneide Vieira e outros" se destinou, em verdade, ao pagamento de verbas indenizatórias legais de todos os gabinetes de deputados estaduais, não se constituindo em nenhuma vantagem financeira pessoal da servidora. Essa é uma prática vigente em todo o Serviço Público, no Legislativo e em outros Poderes, de proceder a empenhos globais em nome de apenas um beneficiário ou responsável pelo repasse dos recursos a outros. Dessa forma é que muitos empenhos aparecem em nome de deputados, individualmente, sempre seguidos da expressão "e outros".

5- A Assembléia reconhece à Imprensa o direito legítimo de buscar informações e esclarecimentos sobre o funcionamento do Poder e todas as suas decisões, especialmente quando envolvem a aplicação de recursos públicos. Mas da mesma forma lamenta que ocorram equívocos na divulgação de determinadas informações que comprometam pessoas e Instituições.

6- A Mesa Diretora da Assembléia em momento algum hesitará em aperfeiçoar práticas e culturas da Casa que possam garantir mais transparência para todos os seus atos. A Assembléia, por fim, reitera seu compromisso com a legalidade, com a ética e com a construção de uma Paraíba mais desenvolvida e mais justa para todos os paraibanos.

João Pessoa, 29 de Abril de 2009.

Fonte: HERMES DE LUNA

Governo estuda privatização de hotéis do Estado

30/04/2009.
O governo Maranhão III deverá privatizar os hotéis pertencentes ao Estado, a exemplo do Brejo das Freiras (Cajazeiras), Bruxaxa (Areia), além de outros dois localizados nos municípios de Pedra Branca e Monteiro. A justificativa para a venda é que são instrumentos que causaram prejuízos ao erário público.

Também o Garden Hotel ( foto), localizado em Campina Grande, também poderá ser vendido pelo governo do Estado. Atualmente, está sendo administrada por uma empresa, dentro da parceria público-privada estabelecida pela então gestão administrativa estadual.

O projeto de privatização dos hotéis paraibanos está em curso desde que o governador José Maranhão (PMDB) assumiu a administração do Estado, em 18 de fevereiro. A iniciativa, porém, não é pioneira da atual gestão, responsável pela venda da Saelpa e do Paraiban.

Falou-se na privatização da Cagepa, mas o governador José Maranhão negou, tendo afirmando que "não passa de balela da oposição". Já em relação aos hotéis, o chefe do Executivo paraibano ainda não se posicionou oficialmente a respeito do assunto.

Paraiba.com.br

Definição política no Lastro pode sair antes do esperado

30/04/2009.
A eleição só começa em 2010, mais os acordos políticos já estão bem presentes em nossa região. No Lastro, por exemplo, as negociações estão bem avançadas e mesmo antes das definições exatas dos nomes e até das coligações estes acordos podem estar mais perto do que se imagina.

Se olharmos bem o quadro político de nosso Estado observamos que se quer foram definidos os candidatos, principalmente ao Governo, mais no Lastro o apoio do Prefeito Vivaldo Diniz, da Vice Prefeita Isabeli Abrantes e do Advogado Johnson, já estão praticamente definidos, dúvida, então confira á lista:

Para o Senado, um dos candidatos é o ex-governador Cássio Cunha Lima, o outro deverá ser definido em Maio, a conversa já esta agendada com o Deputado Federal Wilson Santiago do PMDB, que também disputará uma vaga para Senador da República.

Para Deputado Federal, continua mantido o apoio a Armando Abílio, porem em caso de uma investida do petebista a vôos mais altos, como vice que é o que ele almeja, um outro candidato será procurado. Já para Deputado Estadual o nome é o do Democrata Lindolfo Pires e não se fala em mudança.

Bom e por último, para Governador, vai depender de Cássio, o que for indicado receberá o apoio de todo o grupo. Pode ser Cícero, Efraim e até o Coutinho.

Mário Gibson