terça-feira, 21 de abril de 2009

Deputados fazem mistério mas confirmam encontro com Cássio nesta Quarta-feira

21/04/2009.
O presidente da Assembléia Legislativa confirmou o encontro entre a bancada aliada com o governador Cássio Cunha Lima para esta quarta-feira (22). O deputado Arthur Cunha Lima (PSDB) se negou a revelar o horário e o local do encontro. “Espero que ninguém diga nada sobre o local da reunião para a imprensa”, segundo o articulador do encontro, todos os deputados aliados do tucano foram convidados e confirmaram presença.

Já o líder da oposição na Assembléia Legislativa revela que o encontro será às 12 horas, mas o local ainda não foi definido.

Na pauta, de acordo com Manoel Ludgério (PDT) será a unificação dos discursos. “Esperamos também orientações de Cássio sobre o comportamento do bloco oposicionista durante sua ausência”, destaca.

O ex-governador Cássio Cunha Lima viaja, possivelmente, no dia 15 de maio para os Estados Unidos. Durante quatro meses, ele fará um curso intensivo de inglês.

ClickPB

Primeira Dama de Cajazeiras vai assumir secretaria no Governo Maranhão III

21/04/2009.
A esposa do atual prefeito do Município de Cajazeiras Jaqueline Abreu assumirá a Secretaria Executiva do Turismo e do Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba no Governo Maranhão III. O próprio governador José Maranhão teria feito o convite e consequente ao esposo da Primeira Dama, o prefeito Léo Abreu do PSB após contato por telefone.

O Posto assumido por Jaqueline Abreu é de grande importância e responsável pelo comando das ações da indústria e do turismo no Estado.

Ela deverá atuar na companhia do também Secretário Romeu Lemos que terão a missão de realizar um trabalho voltado para o crescimento turístico estadual e principalmente em nível regional aqui na região polarizada pela Grande Cajazeiras.

Agora, basta aguardar o Diário Oficial da União que nos próximos dias trará a nomeação de Jaqueline Abreu para assumir a pasta.

AESA prevê chuvas fortes por mais um mês no Sertão da Paraíba e outros açudes poderão sangrar

21/04/2009.
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), informou que teremos mais um mês chuvoso no Sertão do Estado também neste mês de maio. A previsão foi feita na tarde da última segunda-feira dia 20 de abril pelos técnicos que compõem o órgão. De acordo com o Diretor de Operações da Agência de Águas, Laudízio Diniz, até o final do mês de maio, a região sertaneja será atingida por fortes pancadas de chuvas como o que já vem ocorrendo neste mês de abril e que poderá provocar novos transtornos.

Segundo dados da própria AESA, o aumento do volume das chuvas já provocou a sangria de pelo menos 20 barragens paraibanas e com a previsão de que as chuvas perdurem por mais um mês em todo o Estado, o órgão prevê a sangria de mais 33 barragens até o final de maio, período em que encerrará a quadra invernosa, compreendida entre os meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio.

Apesar dos recentes dilúvios que atingiram a cidade de Patos e outros municípios sertanejos, Diniz considera a ocorrência de chuvas como normal e positiva, e que deve estar sendo confirmado através do aumento dos volumes de rios e barragens na Paraíba devido ao grande volume de águas acumulados no inverno passado.

Açude Arrojado provoca mais uma vez inundações em Uiraúna


21/04/2009.
Com a intensificação das chuvas nos últimos dias era inevitável uma cheia nas águas da sangria do Arrojado. O açude sangrava normalmente até a noite do domingo (19) quando choveu intensamente em toda a região sertaneja.

Informações, ainda não confirmadas pela Emater, dão conta de que (naquela noite) choveu cerca de 60mm no Espírito Santo e 130mm entre Areais e Sítios Novos.Por volta de 01h00 da madrugada da segunda-feira (20) a água começou a chegar no centro da cidade.

Muitos moradores e comerciantes já haviam feito antecipadamente barreiras para conter as águas dentro de seus estabelecimentos. Mesmo assim não houve muito o que fazer pra evitar a invasão delas. Logo por volta de 02h00 da madrugada já estava tudo alagado e a enchente já assumia grandes proporções.

A cheia teve seu pico por volta das 09h00 da manhã quando, do mesmo jeito que chegou repentinamente, baixou rapidamente também. No início da tarde a maior parte das águas haviam sumido e apenas a ponte ainda dava sinal de enchente. O clima de chuva ainda assustava as pessoas, mas para felicidade de todos não choveu até o início da manhã dessa terça.

O problema

A cidade de Uiraúna passou mais de uma década sem se preocupar com a sangria do Arrojado. Ele sangrou pela primeira vez em 1984 e logo após em 1988. Depois desse ano, um constante período de secas, deixou o açude com fama de quem não sangrava mais; ele chegou a secar completamente nos anos de 1993 e 1998. Passaram-se 16 anos -- até 2004 -- quando ele voltou a encher e sangrar; aí então as pessoas começaram a se preocupar com o problema.

O açude voltou a sangrar no ano passado (2008) quando causou a primeira grande enchente e agora em 2009 quando repetiu a dose e dessa vez foi um pouco maior que a anterior.

FÁBIO BARBOSA
Cofemac

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ônibus com 40 passageiros atola em buraco na “Ponte do Boi Morto” e deixa motorista e ocupantes em pânico

20/04/2009.
A população das cidades de Santa Cruz e São Francisco vêm sofrendo há pouco mais de um ano com a queda da “Ponte do Boi Morto”. Por volta das 07 horas desta segunda feira (20), um ônibus que era conduzido pelo motorista Francisco Cardoso Sobrinho, 60 anos, residente no Sítio Ramada, zona rural de São Francisco, ficou preso em um buraco no lajão que foi feito após a queda da ponte. De acordo com o motorista ao passar no referido lajão, a estrutura cedeu engolindo o pneu do veículo por inteiro, causado pânico em cerca de 40 passageiros, entre estudantes e agricultores que seguiam do Sítio Ramada com destino a cidade de Sousa.

A polícia juntamente com o corpo de bombeiros estiveram no local, onde decidiram interditar a passagem de carros e pedestres, já que a força das águas estão subindo devido o açude Paraíso localizado na cidade de São Francisco está sangrando. Mesmo com orientação dos bombeiros e a policia militar os populares estão se arriscando passando com crianças, bagagens, e outro objetos. Com a continuidade das chuvas vai fica completamente impossível a passagem de veículos e pessoas, ficando assim as cidades de Santa Cruz e São Francisco ilhadas.

Hidroastro B. Abrantes

Prefeitura de Sousa presta assistência a desabrigados ribeirinhos do Rio do Peixe

20/04/2009.
Devido ao acúmulo das águas das chuvas nos últimos dias, e com o início da sangria de vários açudes que deságuam no rio do Peixe, a Prefeitura de Sousa vê com chances, a possibilidade de haverem enchentes, nas áreas em que o Rio do Peixe tem proximidade.
Segundo o chefe de Gabinete, Manoel Gadelha de Oliveira Junior, a determinação do Prefeito Tyrone é de oferecer total assistência às possíveis vítimas. .
Segundo ele, homens da Defesa Civil, da Guarda Municipal, Secretaria de Infra-estrutura, departamento de Águas (DAESA), e SAMU encontram-se em alerta e monitorando a cada três horas o nível das águas.

A Prefeitura trabalhará também em parceria com o Corpo de Bombeiros, para garantir assim, uma maior agilidade e eficiência na ajuda de possíveis vítimas das enchentes.

As chuvas que banharam a cidade de Sousa nas últimas horas alcançaram 69.2 milímetros, no mês de abril, o acumulado das chuvas é de 300 milímetros.

De acordo com informações da imprensa local, para o Açude de São Gonçalo sangrar, resta apenas 30 cm, deixando de sobreaviso os moradores do Perímetro Irrigado, dos Núcleos I, II e III e comunidades adjacentes, pois em caso de sangria do açude, esses moradores serão os primeiros a sofrerem com as águas.

Decom

Apenas 20 centímetros separam Coremas e São Gonçalo de atingirem os seus níveis máximos de acumulação de água

20/04/2009.
Com a intensificação dos índices pluviométricos na região neste mês de abril, todos os reservatórios de grande porte começam a aumentar muito de volume e alguns estão muito próximos de sangrar.

Coremas e São Gonçalo são dois deles, ambos estão a vinte centímetros de atingirem os seus níveis máximos de acumulação. Coremas tem hoje 1.339.960.000 metros cúbicos de água. Já São Gonçalo, até a manhã de hoje somava 43.331.200 metros cúbicos, que em números de volume faltam apenas 1.268.800 metros cúbicos.

Já Lagoa do Arroz, amanheceu com um volume de 58.775.798 metros cúbicos (m3), mais ainda está longe de sangrar, o que tranqüiliza a população ribeirinha até o presente momento que já sofre com a cheia do Rio do Peixe.

E por último o Engenheiro Avidos “Boqueirão de Piranhas”, está com um volume de 145.111.250 m/3.

Depois do Capivara, Pilões também começa a sangrar e Rio do Peixe volta a transbordar

20/04/2009.
Devidos as fortes chuvas caídas nos últimos dias na região sertaneja, o Rio do Peixe aumentou seu volume de água causando grande enchente, e com isso, alguns transtornos começam a afetar moradores da região. As águas do Rio invadem algumas residências e a enchente deve aumentar já que os açudes de Capivara em Uiraúna e Pilões em São João do Rio do Peixe estão sangrando com uma lâmina um pouco alta.


A população das cidades de São João do Rio do Peixe e Sousa estão apreensivas com a possibilidade de inundações, principalmente nas localidades mais próximas do Rio. Em São João do Rio do Peixe, as águas do Rio já invadiram alguns Bairros.
Os municípios de Poço Dantas, Santarém e Bernardino Batista já estão sofrendo os efeitos das chuvas caídas na região. O acesso para Poço Dantas só é possível pela cidade de Luiz Gomes no Rio Grande do Norte.

Fonte Portal CZN

Crise – FPM das Prefeituras voltam a preocupar Administradores e em Sousa repasse não dar para pagar nem o Duodécimo da Câmara

20/04/2009.
Os prefeitos de toda região da grande Sousa se assombraram após receberem a confirmação dos repasses do FPM deste dia 20 de Abril que novamente foram reduzidos substancialmente.

Sousa, por exemplo, foram repassados apenas cerca de 107 mil reais, o que não dá para fazer se quer o repasse do Duodécimo da Câmara que é de 170 mil reais.

Os demais municípios receberam parcelas iguais, de 26.893,60 R$ o que é muito pouco para que os gestores possam saldar os seus compromissos.

Realmente, a preocupação é grande e uma coisa já é do conhecimento de todos os administradores, no momento não há como fazer qualquer tipo de planejamento com os repasses do Governo Federal aos municípios. Cidades como Sousa por exemplo, esperavam um repasse de 800 a 900 mil e quase não passou dos 100 mil reais.

Mais um Açude sangra em Uiraúna pelo segundo ano consecutivo

20/04/2009.
O açude Arrojado, que abastece Uiraúna há mais de 20 anos, começou a sangrar na semana passada. No sábado à noite choveu na cabeceira do açude, o que fez a sua sangria aumentar bastante.

Nesse domingo já nas primeiras horas da manhã já se podia ver o aumento das águas que passam na ponte do canal São José. Isso causou apreensão entre os comerciantes e moradores das proximidades com medo de uma nova enchente, igual a ocorrida no dia 9 de maio de 2008.

Felizmente as chuvas não foram fortes o bastante para causar prejuízos. Pelo menos dessa vez o canal conseguiu despachar toda a água sem transbordar.

Cofemac