quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ricardo recebe deputados e pede coesão para manter governabilidade



Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 - 15h46
 
 


O governador Ricardo Coutinho reuniu na manhã desta terça- feira (26), no Palácio da Redenção, a bancada governista na Assembleia Legislativa e pediu unidade e coesão para garantir a manutenção da governabilidade no Estado. Ao se dirigir aos deputados, falou sobre as principais obras e serviços desenvolvidos pelo Governo, os projetos prioritários na Assembleia Legislativa e o novo edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social, que será lançado até o final de março.
Ricardo Coutinho destacou o bom momento do Governo, tanto do ponto de vista da aceitação popular quanto da realização de obras em todas as regiões, desde o Sertão, Cariri, Curimataú e o Brejo, até Campina Grande e João Pessoa. “As ações estão em um ritmo muito bom e chegaremos a R$ 5 bilhões em investimentos este ano. Esse é o momento de avançar, e precisamos de unidade e coesão da bancada na Assembleia Legislativa para garantir a manutenção da governabilidade”, frisou.
O governador também pediu apoio dos parlamentares aliados aos projetos prioritários e destacou que prefere uma bancada firme e aguerrida na defesa dos interesses da Paraíba do que a maioria pela maioria. “Temos um grupo mais coeso e a importante liderança de Hervásio Bezerra. Isso aponta que estamos no caminho certo”, completou.
A reunião contou com as presenças de 13 deputados estaduais e os parlamentares licenciados Manoel Ludgério (secretário de Desenvolvimento dos Municípios) e Adriano Galdino (secretário de Governo). A deputada Gilma Germano e o deputado Genival Matias justificaram suas ausências por se encontrarem fora do Estado.
Os deputados Hervásio Bezerra, Domiciano Cabral, Iraê Lucena, Tião Gomes, João Henrique, Antônio Mineral, Assis Quintans, Eva Gouveia, Léa Toscano, João Gonçalves, Jutay Meneses, Doda de Tião e Lindolfo Pires participaram da reunião. Além dos parlamentares, estiveram presentes o vice-governador Rômulo Gouveia, os secretários Lúcio Flávio (executivo de Governo), Estela Bezerra (Comunicação), Aracilba Rocha (Finanças) e Livânia Farias (Administração), o Procurador-Geral Gilberto Carneiro e Ricardo Barbosa (PAC e Suplan).





O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hervásio Bezerra, disse que a reunião foi positiva e indica horizontes ainda melhores. “O governador teve a oportunidade de falar aos deputados a respeito do Pacto Social e o que está sendo realizado e planejado de obras nos municípios. Esse é um nivelamento importante para a defesa das ações do governo em plenário”, afirmou.
Hervásio afirmou que está confiante na aprovação das matérias de interesse do governo, como o aval para empréstimo da Cagepa. Sobre a bancada governista, o líder frisou: “Passamos por turbulências, mas hoje temos uma bancada mais firme e determinada em defesa do governo do Estado”.
A secretária da Comunicação Institucional, Estela Bezerra, destacou o bom momento do Estado, em que o governador Ricardo Coutinho tem conseguido equilibrar a agenda política e a administrativa. “Essa agenda da governabilidade precisa ser constante na relação entre o Executivo e o Legislativo e estreia o equilíbrio de um governo que nos dois primeiros anos priorizou a governança diante das dificuldades apresentadas pelo Estado”, disse.
A deputada estadual Iraê Lucena afirmou que a reunião trouxe uma pauta positiva com as ações do governo e apontou para a unidade da bancada. “Essa bancada firme e forte com certeza vai ajudar a aprovar as medidas e as obras que o governo propõe em beneficio dos paraibanos e paraibanas”.
- See more at: http://www.paraiba.pb.gov.br/64817/ricardo-recebe-deputados-e-pede-coesao-para-manter-governabilidade.html#sthash.ouUmE9Jf.dpuf

Leonardo Gadelha discute violência na PB durante reunião da bancada no Congresso

 
 
A bancada da Paraíba se reuniu na Câmara dos Deputados, em Brasília, na noite desta terça-feira, 26 de fevereiro, para debater medidas de combate à violência no estado. Entre as propostas apresentadas pelos parlamentares, o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB) defendeu um controle rigoroso do movimento nas fronteiras com o Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
De acordo com Gadelha, são cada vez mais comuns os casos de quadrilhas que cruzam as fronteiras para cometer crimes em outros estados. “Gangues do Rio Grande Norte entram na Paraíba para cometer crime, e vice-versa. Isso ocorre também com quadrilhas de Pernambuco e do Ceará. Essa prática dificulta as investigações”, afirmou o deputado.
Como não existe uma polícia especializada em controle de fronteiras, Gadelha defende que o trabalho seja feito pela Polícia Militar e pelas Polícias Rodoviárias Federal e Militar. Além dessa medida, parlamentares apresentaram outras propostas, como a liberação de recursos para a compra de equipamentos e a aquisição de um helicóptero para uso da polícia.
As outras medidas apresentadas pela bancada tratam da instalação de um centro de formação para guarda municipal na Paraíba e a construção de um novo presídio no estado. Os temas serão levados pelos parlamentares ao Ministério da Justiça. Participaram da reunião, juntamente com Leonardo Gadelha, o senador Cícero Lucena, os deputados Manoel Junior, Hugo Motta, Wilson Filho, Damião Feliciano, Ruy Carneiro e Efraim Filho. Os parlamentares destacaram a importância do trabalho em conjunto feito pela bancada, que, independentemente do partido, são de interesse da população paraibana.
 
 

André Gadelha diz que Veneziano é “o melhor nome das oposições para disputar a eleição de 2014”


Sousa_Andre.jpg
 
O Prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB) disse em entrevista à Rádio Líder FM que Veneziano Vital do Rego (PMDB) é “o melhor nome das oposições para disputar as eleições de 2014”. Segundo André, a cidade de Sousa tem uma grande admiração por Veneziano. “Sousa gosta muito de Vené, tem um enorme carinho por ele. A cidade gosta muito de Veneziano e tem para com ele muita atenção e carinho”, disse André.
André Gadelha disse que a cidade está pronta para acolher Veneziano e, no tempo certo das disputas eleitorais, sair às ruas em campanha pelo cabeludo. “Sairemos vencedores da eleição de 2014, tenho certeza. Estaremos nas ruas, faremos uma grande festa aqui em Sousa. O povo de Sousa vai ter a alegria de lhe escutar”, afirmou.
O Prefeito sousense afirmou ainda que a tendência, após o início da campanha, em período determinado pela Justiça Eleitoral, é a de que a população de Sousa e do sertão como um todo se identifique mais ainda com Veneziano. “O povo de Sousa e do sertão como um todo vai conhecer mais profundamente a essência de Veneziano, o seu carinho, a sua sinceridade, o homem que Veneziano é”.
André Gadelha disse ainda que Veneziano é “um grande amigo e irmão” e agradeceu o apoio que Veneziano lhe deu durante a eleição de 2012, quando o cabeludo foi à cidade participar de várias atividades da campanha, mesmo estando em uma dura disputa eleitoral em Campina Grande. “Veneziano é um grande amigo e irmão, que sempre acreditou no que poderíamos fazer por Sousa”.
Veneziano este nas cidades de Sousa e Cajazeiras participando de uma programação de entrevistas. Em Sousa Veneziano foi recebido pelo por André Gadelha, além de outros prefeitos da região, vereadores e lideranças e concedeu entrevista aos jornalistas Levi Dantas e Ivandney Sena, na Rádio Líder FM. Depois foi recebido por André e vereadores na Prefeitura, a exemplo de Lafayete Gadelha (PT).
 
Ascom 

14°BPM de Sousa tem novo Subcomandante


Na manhã de ontem (27/02), assumiu o Subcomando do 14º BPM o Capitão Marcos Barbosa Vieira, sendo um de seus primeiros atos uma longa conversa com o efetivo que se encontrava de serviço neste dia, enfocando pontos sobre a apresentação de seu currículo, como também um debate a respeito dos procedimentos do serviço operacional ordinário, parabenizando a todos os Policiais Militares pelos relevantes serviços prestados à sociedade Sousense, mas solicitando ainda mais empenho dos mesmos para assim melhorar ainda mais a eficiência do serviço operacional.


Vale ressaltar que o Capitão Marcos Barbosa é um Oficial muito conceituado dentro da Corporação, além de possuir muitas qualificações e excelente relacionamento com a tropa, sendo mais um guerreiro que veio para somar na proteção à sociedade Sousense, e na melhoria da qualidade do serviço de segurança pública.

Abaixo se encontra um breve resumo do currículo do Capitão Marcos Barbosa Vieira:


>> Concluiu o Curso de Formação de Oficiais em 1997, obtendo o título de Bacharel em Segurança Pública;

>> Curso de Especialização em Segurança Pública;

>> Curso de Segurança de Autoridades;

>> Ex-Comandante da 2ª Companhia de Pombal, tendo realizado um excelente trabalho à frente daquela subunidade, inclusive com umas das maiores apreensões de drogas da Paraíba;

>> Possui títulos de cidadão das seguintes cidades: Cajazeiras, Pombal e São Bentinho.
 
 
 
 
Blog 14°BPM

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Diário Oficial traz nomeação da nova Diretora da Penitenciária Regional de Sousa


 
 
 
O Diário Oficial desta terça-feira, dia 26 de fevereiro de 2013, trouxe a nomeação de Maria do Céu Dantas Nóbrega para o cargo de Direção da Penitenciária Regional de Sousa, antiga Cadeia Regional.
Com a nomeação publicada no diário, Maria do Céu deverá assumir nos próximos dias a Direção da referida unidade prisional após recebimento de sua portaria junto à secretaria de administração penitenciária.
 
Mário Gibson
 
 
 
 
Ato Governamental nº 5.752 João Pessoa, 25 de fevereiro de 2013
O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA,


no uso das atribuições que
lhe confere o art. 86, inciso XX, da Constituição do Estado,


R E S O L V E


tornar sem efeito a nomeação de MARCUS VINICIUS BARROS
DE AZEVEDO, nomeado para o cargo de Diretor da Penitenciária Regional de Sousa, através do
AG 5406, publicado no Diário Oficial do Estado em 31 de janeiro de 2013.


Ato Governamental nº 5.753 João Pessoa, 25 de fevereiro de 2013
O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA,


no uso das atribuições que
lhe confere o art. 86, inciso XX, da Constituição do Estado, e tendo em vista o disposto no art. 9º,
inciso II, da Lei Complementar n

o 58, de 30 de dezembro de 2003, e na Lei no 8.186, de 16 de
março de 2007, e na Lei 9.332, de 25 de janeiro de 2011,


R E S O L V E


nomear MARIA DO CÉU DANTAS NÓBREGA para ocupar o
cargo de provimento em comissão de Diretor da Penitenciária Regional de Sousa, Símbolo CSP-3,
da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.
 

Chuvas podem ficar abaixo do normal no semiárido nordestino no próximo trimestre




Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 - 12h29
 
Estudo realizado por meteorologistas do Governo do Estado, em parceria com especialistas em análise e previsão do tempo de todo o país, concluiu que as chuvas podem ficar abaixo do normal no semiárido nordestino durante os próximos três meses. O relatório foi finalizado na sexta-feira passada (22), na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, em Natal.

De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, que participou do encontro por meio de vídeo-conferência, os resultados dos estudos são divulgados em forma de probabilidades. “As chances das chuvas ficarem abaixo do normal são de 40%. Já a perspectiva das precipitações permanecerem dentro do padrão normal é de 35%. Há ainda 25% de probabilidade de chover acima da média histórica”, informou, ressaltando que os números foram consenso entre os meteorologistas que produziram o relatório.

O relatório foi elaborado para o setor Norte da região Nordeste, que no caso da Paraíba, abrange o Sertão, Cariri e Curimataú. “É importante destacar que não estamos falando da previsão para todo o nosso Estado. De modo geral, as outras regiões devem ter chuva dentro da média histórica, apenas no semiárido é que temos essa possibilidade de chover abaixo do normal”, destacou Marle.

A média histórica de chuva em todas as regiões da Paraíba está disponível no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), onde também podem ser encontradas outras informações sobre análise e previsão do tempo.

Instituições – O documento que atualizou o prognóstico de chuvas foi produzido em conjunto pelos técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Deputados batem boca em sessão e adiam votação do reajuste de servidores da PB

A sessão ordinária na Assembleia Legislativa, desta quarta-feira (20), foi tranqüila até o deputado Aníbal Marcolino (PEN), representando a oposição, solicitar a obstrução da pauta, guando a Medida Provisória 204/2013, que estabelece o reajuste do funcionalismo público, ia ser votada. O bate boca em plenário foi generalizado e a sessão encerrada sem acordo.

A sessão chegou a ser interrompida, para que os deputados definissem a pauta de votação, no retorno ao plenário, a votação seguiu até a MP 204, mas Aníbal solicitou a obstrução da pauta, recorrendo ao Regimento Interno, em nome da oposição.

Os governistas alegam que um acordo havia sido feito e que todos os deputados concordaram em votar toda a ordem do dia.

O deputado Domiciano Cabral (DEM), que presidia a sessão, acatou a solicitação de Aníbal e os governistas reagiram de imediato. Lindonfo Pires (DEM), disse ser “inadmissível” a obstrução e cobrou que Domiciano “cumprisse o regimento que prometeu jurar”.

“Tomei uma decisão e não volto a traz”, disse o presidente interino.

A declaração de Domiciano foi suficiente para que o bate-boca generalizado fosse instalado no plenário, sem que os presentes nas galerias da ALPB pudessem compreender a discussão.

Para amenizar a balbúrdia, o presidente decidiu dar dois minutos para cada deputado presente defender o seu entendimento, mas adiantou que não voltaria a colocar a MP em Pauta. Domiciano ainda foi chamado a atenção por diversos deputados como a deputada Iraê Lucena (PMDB) e Anísio Maia (PT) solicitando que o presidente prestasse atenção no que estava sendo dito em plenário.
 
 
 
MaisPB

Suposta imagem de santa aparece em lençol de hospital



Católicos da cidade afirmam ser o rosto de Nossa Senhora de Fátima.

Desde a última sexta-feira (15) um fato tem chamado a atenção dos moradores da cidade de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. Uma suposta imagem de uma santa teria aparecido em um lençol do Hospital Regional. Católicos da cidade afirmam ser o rosto de Nossa Senhora de Fátima.
De acordo com a direção do Hospital Regional de Limoeiro, a imagem teria se formado após uma gota de sangue de um dos pacientes ter caído no lençol. Ainda de acordo com a direção da unidade de saúde, o sangue era de um senhor de 88 anos, que não teve o nome divulgado, e que estava internado no hospital com infecção urinária. O paciente estaria tomando soro e quando a enfermeira tirou do braço dele a agulha pingou uma gota de sangue no lençol e formou a suposta imagem. Depois de algum tempo pessoas que estavam acompanhando outros pacientes internados no mesmo hospital teriam percebido a suposta imagem de Nossa Senhora.
 
Desde que o fato tomou conta da cidade, grupos pequenos de devotos e até curiosos estão indo até a frente da unidade de saúde tentar ver o lençol, mas a direção do Hospital de Limoeiro decidiu que o lençol permanecerá guardado na sala da direção da unidade. “ Guardamos o lençol por ordem da Secretaria Estadual de Saúde e até que seja definido um local para onde ele será levado ninguém poderá vê-lo” explicou o assessor de imprensa do hospital Arthur Cavalcante.
 
A Diocese de Nazaré da Mata, que responde pelas paróquias de Limoeiro, informou que já está sabendo do caso. O padre responsável pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro, José Nivaldo, informou que chegou a ver a mancha. “ Eu ví a imagem, mas estou esperando para ver se ela vai ou não desaparecer. Caso permaneça, aí sim vamos providenciar para levar o lençol para autoridades de instâncias maiores”, disse o padre José Nivaldo.
 
A família do paciente que perdeu o sangue que teria dado origem a imagem não quis se pronunciar sobre o caso. O senhor de 88 anos foi transferido para o Hospital Otávio de Freitas no Recife onde permanece internado nesta quarta (20).
 
 
NE10

Justiça Eleitoral abre prazo para eleitores faltosos regularizarem situação

Atendimento ao eleitor
Atendimento ao eleitor
De 25 de fevereiro a 25 de abril, a Justiça Eleitoral abre prazo para que os eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência nas três últimas eleições regularizem sua situação perante a Justiça Eleitoral, sob pena de cancelamento de seus títulos. O procedimento, válido em todo território nacional, tem por objetivo atualizar o quadro de eleitores brasileiros, cumprindo as normas da legislação em vigor. 

O cancelamento automático dos títulos dos eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência nos três últimos turnos de eleições está previsto na Resolução 23.388/2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – publicada no Diário Oficial da Justiça em 26 de dezembro de 2012. 

Para regularizar a situação, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral onde está inscrito. A lista dos eleitores em situação irregular (com nome, número do título, data de nascimento e quantitativo de eleições ausentes e não justificadas) foi repassada pelo TSE a todos os cartórios eleitorais do País, que já tornaram disponível ao cidadão para consulta desde a última segunda-feira, 18 de fevereiro. Já o edital contendo a relação dos nomes e respectivas inscrições dos eleitores identificados como faltosos às três últimas eleições será afixado pelos cartórios eleitorais a partir desta quarta-feira,  20 de fevereiro. 


Na última regularização de eleitores, realizada no País em 2011, o número foi de 1.395.334 títulos cancelados. Só na Paraíba foram cancelados 18.695 títulos de eleitor. 

Neste ano de 2013, são passíveis de cancelamento na Paraíba, 24.834 títulos eleitorais. A maior parcela deste número está concentrada em João Pessoa, com 5.535, seguida por Campina Grande, esta com 2.212. 

De acordo com a legislação, o eleitor que tiver o título cancelado não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública ou neles tomar posse. Não pode, também, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, entre outras sanções. Os eleitores maiores de 70, analfabetos ou menores de 18 anos, para os quais o voto é facultativo, não estão sujeitos à exigência. 
 
 
 
TRE-PB

Banco do Nordeste realiza três oficinas para divulgar edital de programaçã​o dos seus centros culturais em 2013 e 2014


Fortaleza, 20 de fevereiro de 2013 – O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lançou o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Cariri (em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o período de julho de 2013 a junho de 2014.
 
Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), Cariri (rua São Pedro, 337 – Centro – Juazeiro do Norte – fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 – Centro – fone: (83) 3522.2980) realizarão três oficinas gratuitas, no período de 26 a 28 deste mês. Serão ministradas uma oficina em Fortaleza (dia 28, quinta-feira, às 18h), uma em Juazeiro do Norte (26, terça-feira, às 19h) e uma em Sousa (28, quinta-feira, às 19h).
 
Os interessados devem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, atividades infantis e música. O edital de seleção de propostas e os formulários-proposta estarão disponíveis em formato eletrônico, a partir do dia 18 (segunda-feira), no portal do Centro Cultural Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br/cultura), para download.
 
Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as duas unidades do CCBNB. As inscrições das propostas serão feitas mediante entrega do formulário-proposta devidamente preenchido e enviado eletronicamente para o endereço de e-mail programacaoCCBNB@bnb.gov.br. Os anexos obrigatórios para a análise das propostas (vídeos, músicas, textos) deverão estar citados no formulário-proposta de inscrição, com seus respectivos links de consulta na Internet.
 
O BNB recebe propostas desde 18 de fevereiro até 15 de março, e o resultado da seleção será divulgado no dia 08 de maio, pela Internet, no portal do BNB (www.bnb.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3108 (Fortaleza), (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).
 
 
Ascom