sábado, 16 de fevereiro de 2013

Representantes do Tribunal de Justiça realizam vistoria no Fórum Dr. José Mariz em Sousa



 

 


O Tribunal de Justiça da Paraíba enviou na manhã desta sexta-feira (15), o representante, Dr. Onaldo Queiroga, juntamente com servidores de engenharia e arquitetura, para realizar uma inspeção nas dependências do Fórum Dr. José Mariz em Sousa, com intuito de solucionar o problema da interdição do referido imóvel, provocado por rachaduras na estrutura física do prédio.

A visita dos representantes foi fruto de um compromisso firmado pela Presidente do Tribunal de Justiça Desembargadora Maria Fátima Bezerra, em reunião com o Presidente da Seccional da Paraíba Odon Bezerra, bem como com o presidente da Subseção de Sousa Lincon Bezerra de Abrantes.



Segundo informações, o setor de engenharia irá adotar as medidas necessárias com a incumbência retornar as atividades Judiciais no menor tempo possível para as dependências do antigo Fórum, já que atualmente vem funcionando precariamente em dois locais diferentes na cidade.

O Fórum Dr. José Mariz está interditado há mais de ano e só agora que estão sendo adotadas as medidas concretas no sentido de resolver o problema das instalações físicas do Poder Judiciário sousense, que vem enfrentando ao longo desse tempo inúmeras dificuldades em decorrência da interdição.

OAB Subseção de Sousa

Comandante do 14º BPM promove Torneio de Futebol entre órgãos da Segurança Pública em Sousa

Na manhã de hoje (15/02), o Comandante do 14º BPM realizou um torneio de futebol, no Riachão Campestre Clube, em comemoração ao 181 (cento e oitenta e um) anos da Polícia Militar do Estado da Paraíba, o pequeno campeonato contou com a participação de quatro equipes, sendo duas delas formadas por Policiais Militares pertencentes à 1ª e 2ª Companhias de Polícia Militar, sediadas respectivamente na cidade de Sousa e Pombal, uma do Corpo de Bombeiros, que teve como capitão do time o Major Jean (Comandante da Companhia de Corpo de Bombeiros), além de uma equipe mista composta por Policiais Civis e membros da imprensa sousense.

Após os confrontos, avançaram a final as duas equipes formadas pela 1ª Companhia da Polícia Militar (Sousa-PB) e Corpo de Bombeiros, tendo esta última sagrado-se campeã do minitorneio, pelo placar de 3 x 2, tendo recebido um troféu simbólico pela conquista. Posteriormente, foi realizada uma pequena festividade, com muita música, tendo sido servido pratos regionais aos presentes.

Em continuidade as comemorações pelo aniversário da Polícia Militar da Paraíba, na segunda-feira (18/02) será promovida uma palestra proferida pelo Senhor Promotor de Justiça Valfredo Alves Teixeira aos Policiais Militares da unidade operacional, com o seguinte tema: “Prisão de autoridades de foro privilegiado: Como proceder?”, além de um cerimonial militar com a consequente apresentação pelo Comandante da Unidade (TC Plutarco) de um balancete das ações administrativas e operacionais realizadas durante o ano de 2012, como também as projeções das ações que serão desenvolvidas no período futuro.

O Comandante do 14º BPM convida a todos os membros da sociedade e da imprensa para se fazerem presentes nos eventos da próxima segunda-feira, pois que é interesse do mesmo promover a total integração da Polícia Militar com a sociedade civil organizada e imprensa, com a finalidade maior de fortalecer a eficiência do serviço policial.

Ricardo inaugura rodovia PB-348 em São José da Lagoa Tapada

 
 
 
O governador Ricardo Coutinho inaugurou neste sábado (16), em São José da Lagoa Tapada, a pavimentação da PB-348, trecho de 28 quilômetros que liga a cidade à Coremas. A população foi à praça pública no início da tarde para comemorar a conquista de um sonho realizado que era almejado há muitos anos. Em todo o Estado, o governo atual já pavimentou 828 quilômetros de rodovias. A média é de quase duas inaugurações de estradas por mês. O asfalto avança cerca de dois quilômetros por dia.
 
 
Com recursos do Estado e da CAF (Corporação Andina de Fomento), o governo investiu na obra R$ 8.574.016,25, contemplando uma população de 23.776 habitantes. A pavimentação da rodovia promove o desenvolvimento social e econômico da região, amplia e moderniza a infraestrutura rodoviária do Estado, integra os municípios contemplados, oferta economia, conforto e segurança aos seus usuários, gera emprego e renda e melhora a qualidade de vida da população local.
Ricardo Coutinho afirmou que um dos alicerces do desenvolvimento de municípios e regiões é a integração de estradas pavimentadas. Externou sua alegria de levar à população de São José da Lagoa Tapada importante obra que contribui com o progresso local e da região. No município, ele inaugurou a 27ª rodovia pavimentada em seu governo e lembrou que no total já assinou, nesses dois anos e 45 dias de gestão, 51 ordens de serviço para pavimentação de estradas.




“Nós estamos implantando soluções estruturantes para cada região desse Estado. Com esses 30 quilômetros asfaltados, a gente consegue unificar duas regiões, aumentar a perspectiva do comércio e, ao mesmo tempo, fazer com que o Vale do Piancó esteja interligado com o alto Sertão”, ressaltou.
Por fim, Ricardo Coutinho agradeceu a acolhida calorosa da população e das lideranças locais e de municípios vizinhos, a exemplo de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-prefeitos. O governador estava acompanhado da esposa Pâmela Bório e do filho Henri.
O secretário da Infraestrutura, Efraim Morais, afirmou que a rodovia PB-348 diminui distâncias entre os municípios. O deputado estadual Lindolfo Pires destacou que comerciantes da cidade de Sousa também foram beneficiados com a nova rodovia porque ganharam tempo no transporte de mercadorias e estão tendo menos despesas com caminhões, pois não há mais buracos na estrada.





O diretor de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Hélio Cunha Lima, informou que estão em obras outras 23 rodovias, há mais seis ordens de serviços a serem assinadas e mais 12 obras em projeto.
Benefício – Fernando Ponce Leon, farmacêutico na cidade há 40 anos, avaliou o benefício social de uma estrada asfaltada. “Essa rodovia pavimentada é de uma dimensão incalculável. Beneficia toda a região e era um sonho que a comunidade alimentava. Só temos que parabenizar o governador Ricardo Coutinho que é um gestor sério e trabalhador”.
A jovem Marilda dos Santos Braga afirmou que o asfalto de acesso à sua cidade facilita a vida de todos. “Esse asfalto trouxe muitos benefícios no deslocamento das pessoas até Coremas e outras cidades. Agora a viagem é mais rápida, segura e confortável, viabiliza também o trabalho das ambulâncias do Samu”.
O prefeito de São José da Lagoa Tapada, Evilásio Neto, além da rodovia, também agradeceu ao governador pela implantação de uma adutora que resolveu o problema da falta d’água no município. Já o prefeito de Coremas, Antônio Lopes, ressaltou a importância social e econômica que terá o Anel Viário do Cariri, a maior obra viária do Estado, e transmitiu ao governador a alegria do povo de Coremas pela pavimentação da PB-348/366.


O tráfego médio de veículos é de 318, sendo 134 automóveis, 48 camionetas, seis ônibus, 42 caminhões e 88 motos. Iniciadas em abril de 2011, as obras de pavimentação foram concluídas neste mês de fevereiro. Entre os serviços executados, se destacam terraplenagem em cortes e aterros, sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, pavimentação asfáltica, cercas de segurança da faixa de domínio, gramagem e paisagismos em taludes e sinalização horizontal e vertical.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fogo em residência no Município de São Domingos de Pombal



O Corpo de Bombeiros de Sousa se deslocou até o Município de São Domingos de Pombal na noite desta quarta-feira (13) para atender a uma ocorrência.

Solicitado pela Policia Militar, chegando ao local foi constatado que se tratava de fogo em residência, a guarnição de combate à incêndio agiu rápido e controlou o incêndio que já havia consumido dois quartos da residência que fica em um sitio na zona rural de São Domingos de Pombal.


O local estava vazio e fechado, segundo informações de vizinhos a família estava viajando, não havendo vitimas.






1º Sgt Semaías Victor
Assessoria de Comunicação da 1ª CRBM/Sousa
Fotos: Sgt Semaías

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

TRE acata denúncia contra prefeito André Gadelha



Larissa Claro

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) decidiu investigar denúncias de crime eleitoral contra o atual prefeito de Sousa, André Gadelha. A corte acatou a denúncia do Ministério Público Eleitoral com base nos artigos 349 e 354 do Código Eleitoral, que dão conta de falsificação de documento e uso de documento falso. O relator do processo é o juiz João Bosco Medeiros de Sousa.
A denúncia do Ministério Público teve como base um inquérito da Polícia Federal, que indica que o então candidato André Gadelha produziu declarações falsas contra o ex-prefeito Fábio Tyrone durante as eleições de 2008.

De acordo com o advogado de Gadelha, Thiago Leite, a defesa está tranquila e vai aguardar o andamento do processo. “Não existe até o momento nenhum tipo de imputação contra ele. A defesa está tranquila e vamos aguardar o andamento do processo”, disse.

Depois dessa fase, os acusados de André Gadelha e outros cinco envolvidos serão interrogados e só então o advogado apresentará a defesa.

Segundo Thiago Leite, durante o processo eleitoral de 2008, algumas pessoas procuraram o então candidato André Gadelha para denunciar casos de compra de voto e outras irregularidades supostamente praticadas pelo adversário Fábio Tyrone. “Ele então determinou que um advogado em Sousa colocasse tudo isso no papel e depois, quando foi ajuizada essa ação, não se sabe por que motivo essas pessoas mudaram de opinião”, explicou o advogado. Essas declarações serão apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral.



Jornal da Paraíba

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Segundo Aesa, chuvas no Sertão da Paraíba só se darão início no mês de março



Sete municípios do Sertão e Alto Sertão paraibanos registraram uma quantidade de chuvas acima da média no mês passado, considerado um dos mais quentes do ano. Foram 904,3 milímetros (mm) de água, quando a média histórica é de 100 mm, em alguns municípios.

Apesar de ter aliviado um pouco a sensação de calor nos dias de chuvas, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informou que o período chuvoso na região só começa em março e até lá, a temperatura pode chegar até 37ºC.

Os municípios que registraram um índice pluviométrico acima da média foram: Cacimba de Areia, com 179,4 mm; seguida de Desterro, 149,9 mm; Livramento, 140,4 mm; Lastro, com 125 mm; Coremas, que registrou 104,8 mm e; Patos e São Francisco, com 102,4 mm, cada um.

Os dados foram coletados pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, mas de acordo com a meteorologista Carmen Becker, apesar dos altos índices registrados principalmente nas duas últimas semanas de janeiro, a expectativa é que haja uma diminuição das precipitações nos próximos dias.

“De acordo com a previsão para o primeiro trimestre deste ano, as chuvas no Sertão só começarão no final de fevereiro para início de março, se estendendo até abril. Por enquanto podem ocorrer chuvas esparsas, mas são situações isoladas”, disse.

Por este motivo, a especialista afirmou que é aconselhável que os agricultores se programem de acordo com a previsão, para o início do plantio.

Ela explicou que o problema da seca no ano passado não foi maior do que a registrada em 1998, mas foi muito significativa por causa da escassez de chuvas, principalmente no período de inverno de muitas regiões paraibanas, atingindo assim pessoas que vivem da agricultura para sobreviver. “Daqui até o início da próxima semana não deveremos ter grandes chuvas no Sertão.

No Litoral, Brejo e Agreste podem ocorrer chuvas esparsas.

Lembrando que o período mais chuvoso destas três últimas regiões só começa em abril”, ressaltou Becker.

Segundo ela, a previsão para este mês continuará a mesma, com altas temperaturas e chuvas esparsas, mas a expectativa é que na região sertaneja, o período de chuvas comece ainda no final do mês. Para os próximos dias, a temperatura para o Sertão é de máxima de 37ºC e mínima de 22ºC; para o Alto Sertão, a temperatura varia entre 36ºC e 22ºC; no Cariri/Curimataú, a variação é de 35ºC a 21ºC; no Brejo, a previsão é de máxima de 30ºC e mínima de 20ºC; no Agreste, fica entre 32ºC e 21ºC; e Litoral, entre 25ºC e 30ºC, sendo que nesta região poderão ocorrer chuvas ocasionais.

Aesa

OAB/PB solicita do TJ-PB reforma do Fórum de Sousa e juiz em Itaporanga

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba, Odon Bezerra, realizou uma visita institucional à presidenta do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fátima Bezerra, nesta terça-feira (5). Também estiveram presentes os presidentes da Subseção Sousa, Lincon Bezerra de Abrantes e da Subseção Itaporanga, Francisco Miguel da Silva Filho e o conselheiro federal, Wilson Belchior. O objetivo foi apresentar e reforçar alguns pleitos dos advogados que vivem e trabalham no Sertão do Estado.

“A OAB tem deposita muita esperança em sua gestão”, com essas palavras, o presidente Odon Bezerra solicitou providências por parte do Poder Judiciário e destacou questões como a reforma urgente no prédio do Fórum de Sousa, a necessidade de mutirões para julgamento de processos nos juizados especiais e a designação de juízes para a Comarca de Itaporanga.

“É sempre motivo de satisfação receber os dirigentes da OAB do nosso Estado. Mais do que isso, escutamos suas demandas, as quais julgamos justas, mas precisamos de tempo para dar uma resposta”, comentou a presidenta do TJ-PB, Fátima Bezerra. Ao fim do encontro, ela afirmou também que irá determinar o início da reforma do Fórum de Sousa e ainda garantiu que até o mês de março haverá a nomeação de juiz para Comarca de Itaporanga.

Na ocasião, o conselheiro federal Wilson Belchior sugeriu que uma nova reunião seja realizada entre a OAB e o TJ-PB dentro de um prazo de 100 dias. A intenção é discutir quais pleitos foram atendidos durante este período, bem como apresentar outras questões de interesse da advocacia paraibana.
Ascom

Prefeito André Gadelha visita núcleos para solucionar problemas de abastecimento d’água

 
_DSC0953.JPG
 
O Prefeito André Gadelha esteve na manhã de hoje (06), reunido com a população dos núcleos habitacionais II e III com o intuito de solucionar os problemas relacionados com a constante falta d’água naquelas comunidades. Junto à sua comitiva estavam lideranças políticas, assessores e o Diretor do DAESA, Marcelo Elias.
 
Durante a visita, André Gadelha pode constatar - in loco – a dificuldade enfrentada pelas famílias que residem nos núcleos e assumiu o compromisso de viabilizar todas as ferramentas do seu governo para resolver definitivamente o problema.
 
A falta d’água que a população dos núcleos e o perímetro de São Gonçalo enfrentam, não é de hoje. É uma seqüela deixada por sucessivos governos por falta de investimento no departamento de água e saneamento do município através de novos e modernos equipamentos e que ultimamente tomou outras proporções em conseqüência da forte estiagem no semi-árido nordestino, sobretudo na região da grande Sousa.
 
O Prefeito André Gadelha já determinou a aquisição de novos hidrômetros e melhoramentos na estrutura do DAESA para oferecer um serviço de qualidade, não só no perímetro irrigado, mas em toda a cidade, uma vez que a população merece tratamento digno e humano, como é a filosofia do seu governo.
Ascom

BNB lança edital de seleção para compor programação dos seus centros culturais em 2013 e 2014


Fortaleza, 7 de fevereiro de 2013 – O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está lançando o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Cariri (em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o período de julho de 2013 a junho de 2014.
 
Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Cariri (rua São Pedro, 337 – Centro – Juazeiro do Norte – fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 – Centro – fone: (83) 3522.2980) realizarão quatro oficinas, no período de 16 a 28 deste mês. Serão ministradas duas oficinas em Juazeiro do Norte (dias 16, sábado, às 15h; e 26, terça-feira, às 19h) e Sousa (dias 16, sábado, às 14h; e 28, quinta-feira, às 19h).
 
Os interessados devem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, atividades infantis e música. O edital de seleção de propostas e os formulários-proposta estarão disponíveis em formato eletrônico, a partir do dia 18 (segunda-feira), no portal do Centro Cultural Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br/cultura), para download.
 
Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as duas unidades do CCBNB. As inscrições das propostas serão feitas mediante entrega do formulário-proposta devidamente preenchido e enviado eletronicamente para o endereço de e-mail programacao@bnb.gov.br. Os anexos obrigatórios para a análise das propostas (vídeos, músicas, textos) deverão estar citados no formulário-proposta de inscrição, com seus respectivos links de consulta na Internet.
 
O BNB receberá propostas de 18 de fevereiro a 15 de março, e o resultado da seleção será divulgado no dia 08 de maio, pela Internet, no portal do BNB (www.bnb.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).
Critérios
O gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil, destaca que serão selecionadas, prioritariamente, propostas que façam uma “reflexão crítica sobre os desenvolvimentos contemporâneos da Arte”.
 
A comissão de seleção será composta por profissionais do Banco do Nordeste de notória competência e experiência em cada área cultural, sendo a mesma indicada e coordenada pelo Ambiente de Gestão da Cultura, que observará os seguintes critérios: possuir qualidade artística e técnica; promover a formação de plateias; viabilidade físico-financeira; difundir a arte e a cultura regional e universal; priorizar as atividades que estão fora do mercado; e promover a experimentação, reconhecendo também as manifestações artísticas da tradição nordestina, bem como os hibridismos entre essas duas vertentes (inovação/tradição).
 
 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Serviço de Inteligência e R/P do 14° BPM cumprem Mandado de Prisão em Sousa-PB.



DSC00153.JPG


Na manhã de hoje (06/02), por volta das 08h30min, o Serviço de Inteligência em conjunto com uma guarnição de Rádio Patrulha prendeu o senhor FLÁVIO COELHO DA SILVAalcunha “XIU”, 22 anos, residente na Rua Raul Meira Pordeus, Conjunto Nossa Senhora de Fátima, Sousa-Pb, por força de Mandado de Prisão expedido pela 1ª Vara da Comarca de Sousa, Processo n°. 037.2010.004.651-7.

Vale ressaltar que, inicialmente, o Serviço de Inteligência do 14º BPM fez o levantamento de toda a rotina diária do acusado, tendo prendido-o, juntamente com a guarnição de Rádio Patrulha, no Centro de Treinamento de Professores, no momento em que o “XIU” aguardava para realizar uma avaliação pelo DETRAN. O “XIU”, réu no processo acima citado, é acusado da prática de vários crimes na região da “grande Sousa”, entre eles Tráfico de Entorpecentes e Roubos. O senhor FLÁVIO COELHO DA SILVA, após sua prisão, foi conduzido até a Colônia Penal Agrícola do Sertão e entregue aos Agentes Penitenciários de plantão.


--
Ten Pereira - Chefe da 5ª Seção