quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Contas de 2009 do Governo do Estado vão a julgamento quarta-feira

O Tribunal de Contas da Paraíba vai se reunir, extraordinariamente, na próxima quarta-feira (10), a partir das 14 horas, para o julgamento das contas de 2009 do Governo Estadual enviadas pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (janeiro e parte de fevereiro) e pelo atual governador José Maranhão (restante do exercício).

Em razão disso, a sessão ordinária do Tribunal Pleno será transferida para a quarta-feira seguinte, dia 17. “Trata-se da primeira prestação de contas de governador encaminhada, autuada, tramitada e instruída, completamente, por meio eletrônico”, informa o relator do processo, conselheiro Arnóbio Viana.

O fato, acrescenta ele, resulta do aprimoramento do Sistema Eletrônico de Tramitação de Processo promovido pelo TCE. Já no final de março passado, o Tribunal recebia a primeira prestação totalmente eletrônica de contas de um organismo público, acontecimento único na história das Cortes de Contas do País.

O processo, na ocasião, dizia respeito às contas de 2009 da Procuradoria Geral do Estado submetidas à relatoria do conselheiro José Mariz e, em função de sua aposentadoria, repassadas ao auditor Antonio Cláudio Silva Santos. O conselheiro Arnóbio Viana é o primeiro relator de uma prestação totalmente eletrônica de contas do Governo Estadual.



TCE


Imprensa vota e aponta Lindolfo Pires como um dos deputados mais atuantes de 2010

Pesquisa foi realizada pela Revista A Tribuna e publicada em sua última edição


Dentre os 36 deputados estaduais que integram e atuam no plenário da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), Lindolfo Pires (DEM), primeiro-secretário da mesa diretora da Casa e reeleito para o seu quinto mandato no pleito de outubro, foi apontado pela imprensa paraibana como o quarto parlamentar mais atuante no Legislativo estadual no ano de 2010.

O resultado da pesquisa realizada na semana passada entre os radialistas e jornalistas que cobrem as sessões e demais atividades da AL foi publicada na última edição da Revista A Tribuna. Em dezembro, durante a festa de aniversário da revista, Lindolfo Pires será um dos homenageados pelo Conselho Editorial de A Tribuna.

O resultado da votação efetuada pelos profissionais da imprensa ficou assim: em primeiro lugar, deputado gervásio Maia Filho (PMDB); em segundo, Ricardo Marcelo (PSDB), presidente da Casa; terceiro, Branco Mendes (DEM); Lindolfo Pires em quarto lugar; seguido de Raniere Paulino (PMDB), em quinto; e João Gonçalves (PSDB), em sexto. Dos 36 deputados, 27 foram citados e votados pelos jornalistas.



Ascom


8 Mil Cestas Básicas: Prefeitura Conclui Entrega Nesta Quarta-feira

A Prefeitura de Sousa está finalizando a entrega de mais de 8 (oito) mil cestas básicas as famílias carentes do município, que são beneficiadas pelos programas sociais do Governo Federal.


Nesta terça-feira (09/11) estão recebendo as cestas básicas os beneficiários que têm seus nomes com as iniciais de “N” a “Z” que devem apresentar o cartão do Bolsa Família e documento de identificação com foto.

Já na quarta-feira (10/11) estarão recebendo as cestas básicas todas aquelas pessoas que por motivo outro, deixaram de receber as feiras nos dias conforme determinado, ou seja, todos retardatários receberão no dia de amanhã.

“Desde o primeiro dia da entrega das cestas básicas que iniciou no último dia (05/11), a Secretaria de Ação Social organizou criteriosamente os mecanismos da entrega das feiras, não houve sequer tumulto nos dias da entrega. É sempre uma satisfação ajudar as pessoas que mais precisam das ações do governo.” Declarou a vice-Prefeita e Secretária de Ação Social, Johanna Estrela.

A cesta básica é composta de 10 quilos de alimentos, sendo: 3 quilos de feijão preto, 3 quilos de feijão mulatinho, 2 quilos de arroz, 2 pacotes de macarrão e 2 pacotes de fubá de milho.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou “Prefeitura de Sousa somente este ano distribuiu cerca de 144 quilos de alimentos e a nossa intenção é que ações como esta seja sempre periódica, auxiliando e dando assistência as famílias humildes de nossa cidade”.



Ascom Sousa



terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dia Mundial do Combate a Diabetes: Prefeitura de Sousa Realiza Ação Nesta sexta-feira (12/11)

A prefeitura de Sousa, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF III) em conjunto com todos os demais núcleos e profissionais de saúde da região de Sousa, promoverá nesta próxima sexta-feira (12/11) uma ação atribuída ao dia Mundial da Diabetes que será dia 14 de novembro em todo o Brasil.

A iniciativa partiu também da ESF Nossa Senhora de Fátima e bairros Zú Silva, São José, Frei Damião, Bancários, Mutirão, Sorrilândia III e Lagoa dos Estrelas, e na oportunidade os profissionais de saúde estarão realizando aferição de PA, Glicemia e a distribuição de kits de higiene bucal, e logo após uma caminhada simbólica com um café da manhã para os participantes.

No próximo dia 09 de novembro acontecerá uma reunião na Secretaria de Saúde, tratando da programação final e das atribuições de serviços e responsabilidades para um aproveitamento mais satisfatório e eficiente das ações de saúde do município.



Ascom Sousa


Postos de Combustíveis ameaçam não abastecer viaturas da Polícia por falta de pagamento em Sousa

Depois da denuncia de possível desocupação do Prédio da Delegacia de Policia Civil da Cidade de Sousa, mais um fato lamentável aconteceu na tarde desta Segunda-feira, dia 08 de Novembro de 2010, viaturas do 14º BPM da Cidade de Sousa foram impedidas de abastecimentos sob a alegação dos bombeiros de que os carros não seriam mais abastecidos com o combustível pela falta de pagamento do Governo do Estado junto ao fornecedor, tanto em Sousa, como em Cajazeiras.

Segundo informações, populares presenciaram quando viaturas do Batalhão da Cidade de Sousa deixaram de serem abastecidas para exercício do trabalho e segundo os Bombeiros, gasolina só após o pagamento por parte do Governador José Maranhão, pois, a dívida é grande e ainda não existe previsão para a quitação do débito.

O outro lado:

Em contato por telefone com a nossa reportagem, o Comandante do 14 Batalhão, Major Campos, disse que o problema estaria relacionado a falta de combustível no Posto que fornece ao Estado, e que a situação já foi contornada, Ele negou que exista débito do Estado com o proprietário do Posto, “não é do meu conhecimento, o que eu sei é eu faltou gasolina nas bombas” concluiu o Major.

De acordo ainda com as informações, os demais veículos pertencentes a frota do Estado também não foram abastecidos no dia de ontem (08/11/2010) em Sousa.
Agora, resta saber se a população ficará desprovida de segurança, com viaturas sem combustível por conta do desmando do Governo Estadual até a conclusão do mandato.



Mário Gibson com informações




Prefeitura de Aparecida consegue pela segunda vez consecutiva o prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”

Depois de ter sido escolhido entre os 25 municípios que receberam o premio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar em 2009”, a Administração Municipal da vizinha Cidade de Aparecida, na Região da Grande Sousa é mais uma vez destaque pelo segundo ano consecutivo pela qualidade da merenda escolar distribuída aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O Prêmio Gestor da Merenda Escolar integra um projeto criado e desenvolvido pela Ação Fome Zero, uma organização não-governamental que reúne entre seus associados e empresas brasileiras comprometidas com o desenvolvimento humano e social do país. O Prêmio foi instituído com o objetivo de estimular iniciativas que garantam que os recursos públicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar sejam efetivamente gastos em alimentação de qualidade, na quantidade e regularidade necessária para o desenvolvimento dos alunos da rede pública do país. A premiação foi iniciada em 2004, sendo ampliada para 25 categorias.

No ano passado a Prefeitura aparecidense sob o comando do Prefeito Deusimar Pires Ferreira do PSDB, ganhou destaque na Categoria que desenvolveu Projeto Especial e de Longo Alcance, com a valorização Profissional das Merendeiras.



Mário Gibson



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estado divulga resultado dos Exames Supletivos 2010

O secretário de Estado da Educação e Cultura Francisco de Sales Gaudêncio homologou na semana passada o resultado dos Exames Supletivos 2010. As listas com os nomes dos aprovados encontram-se, em João Pessoa, no andar térreo da Secretária da Educação, no Centro Administrativo em Jaguaribe, e no interior do Estado nas sedes das 11 gerências regionais de Educação e Cultura (GRECs).

De acordo com a Comissão Organizadora dos Exames Supletivos, houve uma aprovação expressiva dos candidatos, em torno de 60%, inclusive nas provas aplicadas no Sistema Prisional. Na avaliação do presidente da Comissão José Alves Dionísio, nestes últimos dois anos o índice de aprovação foi considerável em relação aos anos anteriores.

Este ano, foram inscritos 6.184 candidatos, sendo 883 para o Ensino Fundamental e 5.301 para o Ensino Médio. As provas foram realizadas nos dias 18 e 19 de setembro e nos dias 23 e 24 do mesmo mês para o sistema prisional. Maiores informações pelo telefone: 3218-4346.



Ascom



Justiça determina a suspensão do ENEM

Justiça acatou liminar do Ministério Público Federal e determinou a imediata suspensão do ENEM 2010 até posterior deliberação. A juíza da 7ª Vara Federal acatou argumento do MPF que o erro da impressão das provas - o caderno de provas -apresentava questões divididas entre o cabeçalho de Ciência e Natureza e de Ciências Humanas, levou prejuízo para os candidatos.

A disponibilização do requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema. Novas provas poriam em desigualdade todos os candidatos remanescentes, afirmou a decisão da juíza Carla de Almeida Miranda Maia.

Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a decisão vem trazer segurança e estabilidade a todos que enfrentam essa comoção nacional. O fato do diretor do Inep ter aventado realizar provas separadas para o mesmo concurso, apenas confirma o total desconhecimento dos princípios que informam os concursos públicos, entre os quais a igualdade.

A decisão tem efeito em todo o Brasil.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
Tel: (085) 3266 7457
ascom@prce.mpf.gov.br


Prefeitura Continua a Entrega das Mais de 8 mil Cestas Básicas para Famílias Carentes de Sousa

A entrega das cestas básicas para os beneficiados do Programa Bolsa Família, continua hoje, sexta-feira (05/11) e as famílias cujos nomes se iniciam com as letras “E” e “F” estão recebendo hoje suas cestas básicas nas dependências da sede do Programa Bolsa Família, próximo a Secretaria de Ação Social.

De acordo com a Secretária de Ação Social e Vice-Prefeita,Johanna Estrela cada cesta é composta de 10 quilos de alimentos, sendo: 3 quilos de feijão preto, 3 quilos de feijão mulatinho, 2 quilos de arroz, 2 pacotes de macarrão e 2 pacotes de fubá de milho e cada família devidamente cadastrada no Programa Bolsa Família receberá uma cesta básica.

“Ajudar a população carente repassando alimentos e desenvolvendo programas sociais são metas de nossa administração e estamos sempre dispostos a contribuir, sem medir esforços para trazer mais benefícios para as pessoas necessitadas da cidade de Sousa.” Declarou o prefeito Fábio Tyrone.

A Prefeitura de Sousa, que contou com uma ajuda da (Companhia Nacional de Abastecimento) CONAB é apenas mais uma da série de parcerias e convênios da prefeitura de Sousa com vários órgãos públicos.

Amanhã (06/11) receberão as famílias com as iniciais “G, H, I, J, K e L” e a entrega dos alimentos também continuará durante todo o domingo (07/11) e na segunda-feira (08/11) com as famílias de iniciais “M”.



Ascom Sousa



Vereador acusa Prefeito de agressão e Motorista diz que representante do Povo faltou com a verdade

Durante uma entrevista que foi concedida na última sexta-feira a imprensa de Sousa, o vereador Célio Macário declarou que o Prefeito da Cidade de Marizópolis José Vieira da Silva teria agredido o seu próprio motorista por estar revoltado com o resultado das urnas no segundo turno. De acordo com o parlamentar mirim, o prefeito ainda teria sido internado com uma crise de estresse.

Já o suposto motorista agredido, de nome Eliomar, disse que vereador faltou com a verdade, e garante que não houve nenhum problema entre o profissional e o chefe do executivo, “eu não sei nem de onde o vereador tirou esta historia”, declarou Eliomar.
Para completar o profissional do volante disse ainda, que a população sabe quem é o verdadeiro estressado e que tem o costume de querer agredir as pessoas, respondeu Eliomar sobre as declarações de Célio, de quem em tese, taxou de mentiroso.



Redação