sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PSDB publica nota sobre indeferimento do Registro do Deputado Dinaldo Wanderley

O presidente estadual do PSDB, senador Cícero Lucena, divulgou NOTA onde manifesta solidariedade e reafirma confiança no Recurso da decisão que indeferiu o registro do deputado estadual, Dinaldo Wanderley.



NOTA


A propósito da decisão monocrática do Excelentíssimo Senhor Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Hamilton Carvalhido, que indeferiu o registro de candidatura de Dinaldo Wanderley, deputado estadual reeleito pela Paraíba no último dia 3 de outubro, o Diretório Estadual do PSDB manifesta total solidariedade ao tempo em que reafirma as seguintes conficções:



1) A decisão monocrática seguramente será reavaliada pelos excelentíssimos Ministros do TSE em grau de Recurso.

2) O deputado Dinaldo Wanderley teve seu registro deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), disputou as eleições e obteve 26.822 votos.

3) O Diretório Estadual do PSDB defenderá, em todas as instâncias e em quaisquer circunstâncias, o mandato legítimo conquistado nas urnas pelo deputado estadual Dinaldo Wanderley.



João Pessoa, 04 de novembro de 2010

CÍCERO LUCENA
Presidente Estadual do PSDB

Prefeito de Sousa Decreta Luto Oficial Pela Morte de Empresário

Na manhã desta quinta-feira, o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone decretou por 3 (três) dias luto oficial em virtude do falecimento do comerciante e empresário Deodato Clementino da Silva, ocorrido na noite desta quarta-feira (03/11), na Clínica Bom Jesus.

Deodato Clementino da Silva era bastante querido no município de Sousa, destacando-se como grande empresário contribuindo no desenvolvimento de nossa cidade.

O empresário é pai do ex-Secretário de Finanças do Município de Sousa, Carlos Alberto Freitas, que ocupou a pasta no ano de 2009.

Abaixo está o decreto de luto oficial na íntegra


DECRETO Nº 0130, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2010


DECRETA LUTO OFICIAL NO MUNICÍPIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SOUSA, ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 50, inciso III, alínea “e” da Lei Orgânica do Município e,

CONSIDERANDO o falecimento do empresário comercial, DEODATO CLEMENTINO DA SILVA, ocorrido às 23:00 horas do dia 03 de novembro de 2010, na Clínica Bom Jesus, em Sousa, Estado de Paraíba;

CONSIDERANDO que o falecido era empresário comercial de reconhecida capacidade, tendo contribuído com o desenvolvimento do município com as suas atividades empresarias;

CONSIDERANDO, que toda a sua vida foi pautada pela simplicidade e amizade com as pessoas da sociedade sousense.

D E C R E T A:


Art. 1º Fica decretado luto oficial por (3) três dias no Município de Sousa, em homenagem ao Sr. DEODATO CLEMENTINO DA SILVA, falecido no dia 03 de novembro de 2010, devendo à bandeira do Município ser hasteada a meia verga, na sede do Paço Municipal.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a partir desta data.



Paço Municipal, em 04 de novembro de 2010


Fábio Tyrone Braga de Oliveira
Prefeito

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Energisa suspende fornecimento de energia elétrica de poço por falta de pagamento e deixa lavandeira municipal sem água em Santa Cruz

Moradores da Comunidade do Sítio Santana na Zona Rural de Santa Cruz estão revoltados com a administração do Prefeito Raimundo Antunes do PT por conta da suspensão no fornecimento de energia elétrica do poço que abastecia a Lavanderia Pública Municipal.

Segundo as informações repassadas pelo ex-vereador Zé de Isaias, morador daquela localidade, os funcionários da Empresa alegaram para efetuar o corte, que o Prefeito há seis meses não paga a conta de luz, por isso, ocorreu o corte.

A Lavanderia da comunidade de Santana é utilizada pelas mães de família que utilizam o local para a lavagem de suas roupas há muitos anos, e é pela primeira vez que procede a suspensão do fornecimento de energia, e o pior, por falta de pagamento por parte da Prefeitura.



Redação

Candidatos Majoritários Eleitos deverão indicar cargos no Governo do Estado na Região de Sousa

Ao contrário do que muitos imaginam, os líderes políticos que acabaram conseguindo boas votações para os seus candidatos nas eleições de 2010, para Deputado Estadual e Federal em suas respectivas Cidades terão muito que comemorar no tocante a indicação de cargos de Confiança e chefias no Governo Estadual.

De acordo com as informações, os Deputados que foram majoritários é quem farão a escolha, conseqüentemente, aqueles que lhe apoiaram terão voz ativa na indicação.
Um detalhe que muitos velhos caciques da política não esperavam é que figuras importantes e velhos conhecidos da política ficassem de fora da indicação, dando espaço a novas lideranças na Região. Em Marizopólis, por exemplo, um Cidadão por nome de Nego do Peixe do setor de piscicultura será uma destas exceções, caberá a Ele a indicação dos cargos, já que apoio e conquistou mais de 500 votos para Damião Feliciano, eleito federal, e Anísio Maia, eleito Deputado Estadual.

Nego do Peixe inclusive, já fala em candidatura a vereador nas eleições de 2010, e há quem diga que terá vaga garantida na Câmara, resta saber se pela oposição ou pela situação.



Redação

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

LUTO: Morre no Hospital da Unimed em João Pessoa ex-prefeito de Santarém, Nil Barateiro

Morreu na noite desta terça-feira (02), no hospital da Unimed em João Pessoa, o ex-prefeito de Santarém, Valceny Hermínio de Andrade (Nil Barateiro). Nil tinha 57 anos de idade e há mais de 20 dias estava internado, por ter sido acometido de um Acidente Vascular Encefálico.

O ex-prefeito de Santarém em 2006 teve um infarto e precisou ser movido às pressas para a capital João Pessoa, onde realizou cirurgia, depois voltou a assumir suas atividades normais.

Nil Barateiro além de ter administrado a cidade de Santarém, também foi gerente da Distribuidora Rio do Peixe em Cajazeiras, ele era primo do empresário José Gonzaga Sobrinho (Deca). Nil foi prefeito de Santarém no período de 2004-2008.

Informações dão conta que seu corpo será transladado da Capital para a cidade de Uiraúna, onde será sepultado nesta quarta-feira (03), na parte da tarde, no Campo Santo Jesus, Maria e José.

De João Pessoa a prefeita Lucrécia Adriano decretou feriado na cidade durante toda esta quarta-feira e luto oficial no município durante três dias.



DIÁRIO DO SERTÃO



Depois da Eleição a realidade: Governo diz que não tem como pagar 13º Integral

A Secretaria de Finanças do Estado tem apenas 50% em caixa para o pagamento do 13º salário do servidor público estadual e o comércio varejista paraibano já teme queda de vendas para o período natalino. Até a semana passada, as projeções de vendas recordes em dezembro deste ano eram contabilizadas como certa pelo setor que até então projetava “o melhor Natal dos últimos anos”.

A folha de pessoal da administração pública direta e indireta do Estado é de aproximadamente R$ 163 milhões, mas, faltando pouco mais de 45 dias para o calendário previsto do abono, as finanças têm reservado apenas R$ 80 milhões.

“Em princípio, o 13º salário do servidor está programado para acontecer entre 15 a 20 de dezembro, mas costumo matar um ‘leão’ de cada vez. Primeiro, quero me preocupar somente com a folha de pessoal de novembro para depois pensar no abono”, declarou o secretário de Finanças, Marcos Ubiratan, argumentando que a ausência da reserva dos 10% a cada mês durante este ano para o pagamento do 13º salário foi provocado pela queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Esse recurso é transferido da União para os Estados com base na arrecadação de tributos federais.

“A expectativa era de uma receita de R$ 2,2 bilhões do FPE, mas somente recebemos R$ 1,8 bilhão. Isso comprometeu o aprovisionamento mensal do 1/12 avos nos dez meses deste ano. Vamos torcer para que o FPE nos últimos dois meses do ano aumente e as receitas próprias como o ICMS, que vem crescendo e cumprindo o seu papel, também se eleve em novembro e dezembro. Se a arrecadação do ICMS, principal tributo do Estado, não estivesse crescendo, fechar as contas do mês seria muito mais difícil, diante da queda do FPE”, revelou.

Dados da Secretaria da Receita Estadual revelam que o ICMS arrecadado de janeiro a setembro ultrapassou R$ 1,8 bilhão, alta de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 60% do recurso fica com o Estado, outros 20% são destinado aos municípios e o restante dos 20% fica comprometido para o Fundo de Educação Básica (Fundeb).

Contudo, Marcos Ubiratan descartou “qualquer possibilidade” do servidor público estadual ter de fazer novamente um empréstimo consignado para receber o abono natalino. “Quando era membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), fui um dos únicos a reprovar essa medida e não será agora, enquanto secretário de Finanças que assinarei essa medida”, confessou.

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL), José Artur Melo de Almeida, afirmou “que é lamentável a gestão pública não dar garantias reais a preço de hoje do pagamento do 13º do servidor público. A reserva mensal dos 10%, além da folha, é um princípio minimamente eficiente em qualquer gestão seja pública ou privada. Já essa falta de garantia quebra qualquer planejamento de vendas do comércio varejista para o final do ano. O comércio paraibano ainda possui uma dependência muito forte do setor público para elevar as vendas e essa indefinição pode mexer com a expectativa de compras do Natal, pois o servidor fica com receio de realizar suas compras”, comentou.

Melo acrescentou que as previsões anteriores do varejo paraibano será “o melhor Natal dos últimos anos caem por terra, caso o governo do Estado não se comprometa em garantir de forma clara, transparente e categórica o pagamento do 13º salário do servidor até o Natal”, informou.

O gerente de vendas da loja de calçado Realce, Antônio Cláudio, disse que “o comércio conta com o pagamento para atingir as metas do Natal”, frisou.



Jornal da Paraíba



Vereador do PMDB de São Francisco adere ao esquema de Situação

O Vereador Betinho do PMDB, como é mais conhecido na Cidade de São Francisco na Região da Grande Sousa, decidiu enfim, o que já era esperado, anunciou ontem a sua adesão ao esquema político do Prefeito José Rofrants do PSDB.

De acordo ainda com as informações, o apoio também é Conjunto para as eleições de 2012, ou seja, a pré-candidatura do médico João Bosco Filho do DEM que é aliado e o nome defendido por Rofrants para o pleito municipal.

Alguns membros da oposição e simpatizantes do vereador, não gostaram da adesão e protestaram, mais, tudo já era esperado, já que o próprio Betinho não perdia uma festa patrocinada pelo Governo Municipal e tinha boa relação com o gestor municipal. Dizem que outro parlamentar também estar sendo procurado para compor o Grupo Situacionista.



Mário Gibson




segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Situação Fortalecida em Sousa garante vitória expressiva de Ricardo Coutinho

É bem verdade que a vitória do candidato do PSB Ricardo Coutinho ao Governo da Paraíba se reflete num sentimento de mudança popular em todo o Estado, mais em alguns casos, o resultado é fruto de um trabalho de um grupo, forte, experiente, jovem e unido, estas características estiveram presentes no pleito de 2010 em Sousa e principalmente no segundo turno das eleições, corroborado com o sentimento de mudança popular.

Não é possível creditar a uma única só pessoa a vitória de Ricardo com uma votação tão expressiva que se aproximou dos 7 mil votos na Cidade Sorriso (Sousa), mais é preciso destacar que a união do trio “Tyrone, João e Lindolfo’ foi a dose certa para o sucesso o pleito em todo o município. Foi a mistura do bom trabalho de Fábio, com a popularidade de João Estrela e a competência do Deputado Lindolfo Pires do DEM que se somaram a realidade das Urnas.
Para justificar o quê vimos, basta olhar os resultados. No núcleo I a vitória foi esmagadora, recentemente o Governo Municipal investiu na Estrada, no Núcleo II não foi diferente. Já em São Gonçalo, a Prefeitura construiu um hospital e iniciou a reforma da Praça, a vitória foi de cerca de 500 votos. Na terra do Ex-prefeito Estrela a famosa Lagoa, outra vitória expressiva, mais de 600 votos, onde também a comunidade recebeu investimentos, como um novo Posto de Saúde, Construção da Quadra, Esgotamento Sanitário, que se uniu a liderança do “Galeguinho” adicionada dos seus fortes aliados, Assis Vereador, Radamés Estrela e tantos outros.

Outra situação que também se pode descrever foram os investimentos da nova gestão, no setor do Bairro do Angelim, junto à orientação do Vereador Aldeone Abrantes do PTB, que pela primeira vez conseguiram derrotar o esquema “Gadelhistas” nas famosas urnas do Colégio Estadual André Gadelha.

Quanto ao Deputado Estadual Lindolfo Pires, este foi imprescindível em todos os sentidos, não só em Sousa, mais na Região inteira e no Estado da Paraíba, pois, foi o calo do Governo Maranhão na Assembleia, se reelegeu pelos seus méritos, denunciou o Governo em plena campanha, mesmo recebendo fortes perseguições, na reta final foi um campeão em tomar apoios do candidato do PMDB, onde, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e diversas outras lideranças romperam com Maranhão a pedido do Deputado sousense para ingressar na Campanha Ricardista em toda Paraíba.

Também não pode esquecer-se da imprensa séria que ainda existe neste Estado, que merece ser destacada, pois, não se rendeu as falsas informações das pesquisas, aliada aos profissionais que vestiram a camisa em torno de Maranhão, em prol apenas do seu bolso, sem visar o coletivo, apenas o individual, os seus interesses próprios.
Por fim, o povo de Sousa entendeu, que neste momento, o mais importante para a Cidade é ter um prefeito trabalhador ao lado de um Governador que seja seu aliado, pois, nada ainda estar ganho, mais a partir de janeiro os sousenses e toda a Paraíba vão saber reconhecer se valeu ou não apena a mudança, principalmente com o resgate e salvamento do novo esquecido e desprezado Hospital Regional.



Mário Gibson



Ricardo conquista 1.079.080 votos e é eleito com a maior votação da história

O governador eleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), conquistou a maior votação da história da Paraíba. O ex-prefeito pessoense teve 1.079.080 (53,70%) dos votos válidos e venceu com uma folga que não era prevista pelos institutos de pesquisa. O seu adversário, o atual governador José Maranhão (PMDB), teve apenas 930.255 (46,30%) e não repetiu nem mesmo a votação obtida no 1º turno.

Ricardo Coutinho chega ao posto máximo do Poder Executivo estadual aos 50 anos de idade, depois de ter sido vereador de João Pessoa entre 1993 e 1998, deputado estadual entre 1999 e 2004 e prefeito de João Pessoa entre 2005 e março deste ano. Formado em Farmácia, começou sua carreira política como líder sindical na Universidade Federal da Paraíba.

No 1º turno, Ricardo obteve 942.121 votos, contra 933.754 votos de Maranhão. Neste 2º turno, portanto, o socialista conseguiu 136.959 votos a mais. O peemedebista, por sua vez, teve 3.499 votos a menos do que o obtido na primeira parte do pleito.

A diferença final entre o governador eleito Ricardo Coutinho e o governador derrotado José Maranhão foi de 148.828 votos. A maior diferença numa disputa de Governo da Paraíba desde 1998, quando o próprio Maranhão venceu a disputa contra Gilvan Freire, que por coincidência na época também era filiado ao PSB (partido atual de Ricardo).

Maranhão ao ser derrotado não consegue chegar ao seu quarto mandato como governador. Ele já tinha governado o Estado ao longo de dois mandatos entre 1995 e 2002 e entre fevereiro de 2009 até o próximo dia 31 de dezembro.

Além de governador, ele também foi deputado estadual e federal e senador da República. Com 77 anos de idade atualmente, terá 81 na próxima disputa estadual.




Phelipe Caldas - MaisPB

Dilma faz primeiro pronunciamento como presidente do Brasil

A presidente eleita Dilma Rousseff fez o primeiro pronunciamento na noite deste domingo. O discurso durou 25 minutos. Acompanhe como foi, minuto a minuto: 22h23 - Lula levanta a platéia de aliados ao agradecer o apoio do presidente Lula. 'Olê, olê, olé, olá, Lula, Lula', cantam.

22h22 - Dilma vai chegando ao fim do discurso agradecendo aos aliados, adversários, eleitores e à imprensa. Ela afirma que por vezes, ao longo da campanha, 'vezes muitas das coisas difundidas' a deixaram 'triste'. Mas ressalta que ela, que lutou contra a ditadura, é amante da liberdade.

22h20 - 'Valorizarei a transparência na administração pública, não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito', afirma Dilma, que foi duramente atacada ao longo da campanha por causa das denúncias contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, considerada sua 'braço-direito'. 22h18 - A petista manda recado para a oposição: 'Dirijo-me também aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nessa caminhada. Estendo minha mão a eles. Da minha parte não haverá discriminação, privilégios ou compadrios'. 22h17 - Dilma está reafirmando compromissos de campanha. Ela citou há pouco, o combate contra as drogas, como crack, um dos assuntos mais tratados por ela no início da campanha. 'Todos os compromissos que assumi vou perseguir de forma dedicada e carinhosa'. 22h16 - Dilma está reafirmando compromissos de campanha. Ela citou há pouco, o combate contra as drogas, como crack, um dos assuntos mais tratados por ela no início da campanha. 'Todos os compromissos que assumi vou perseguir de forma dedicada e carinhosa'.

22h15 - A petista afirma que trabalhará pela aprovação, no Congresso Nacional, do projetos de lei que muda o marco regulatório da exploração de petróleo na camada pré-sal de concessão para partilha e do projeto que cria um Fundo Social com parte do lucro da exploração do óleo.

22h10 - Dilma fala sobre propostas para área econômica. 'Cuidaremos da nossa economia com toda a responsabilidade. O povo brasileiro não aceita mais a inflação como solução irresponsável para eventuais desequilíbrios'.

22h08 - Dilma afirma que o Brasil precisa fomentar o mercado interno, não depender tanto da 'pujança dos países desenvolvidos. 'Eu estou longe de dizer com isso que pretendemos fechar o país ao mundo, muito pelo contrário', ela pondera.

22h05 - Dilma é muito aplaudida ao reafirmar compromisso de campanha de erradicar a miséria do País. 'Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome', diz. Dilma está lendo em papéis seu primeiro discurso como presidente eleita.

22h03 - O primeiro compromisso de campanha dela: 'honrar as mulheres brasileiras para que esse fato até hoje inédito se transforme num fenômeno natural'. A presidente eleita promete zelar pela 'total liberdade religiosa', pela 'democracia', e pela 'ampla liberdade de imprensa'.

22h01 - Dilma: 'Queria agradecer os que estão aqui presente nesta noite que para mim é uma noite, vocês imaginam, completamente especial'. Dilma diz que a eleição dele demonstra o avanço democrático do País, porque pela primeira vez uma mulher governará o País'.

22h - Foi pedido que os aliados descessem do palco. Ficaram ao lado de Dilma apenas: José Sarney, Tarso Genro, Agnelo Queiroz, Michel Temer, Dutra, Palocci, Cid Gomes, Marta Suplicy, Marcelo Déda Eduardo Campos e Renato Casagrande.

21h58 - Os peemedebistas subiram juntos ao palco. O vice-presidente eleito Michel Temer e o senador eleito Eunício Oliveira (PMDB-CE) abraçam a candidata. O coordenador jurídico da campanha, José Eduardo Cardozo (PT-SP), e o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra foram os últimos a entrar na sala.

21h52 - A presidente eleita chegou. É recebida ao som do jingle 'Meu Brasil está querendo Dilma, meu Brasil está querendo continuar (...) Agora é Dilma, é a vez da mulher'. Os aliados batem palma sincronizadamente. A plateia canta, agora, o Hino Nacional. Dilma chegou acompanhada do coordenador da campanha, o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci. Os dois estão abraçando os aliados. Alguns senadores filmam a cena pelos respectivos celulares.

21h50 - Ministros, governadores e parlamentares da base já estão de pé, apontado o celular para a porta por onde Dilma Rousseff deve passar para chegar ao local da coletiva. O governador de Sergipe Marcelo Déda afirma que Dilma já chegou, mas ainda não é possível ver.

21h38 - José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, acaba de aparecer na sala. Mais cedo ele falou com a imprensa. Negou participar do governo Lula antes de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do Mensalão. 'Não posso, não quero e não devo'.

21h34 - A presidente eleita acabou de sair de sua casa em Brasília. 'Dilma falou que estava muito feliz pelos votos que o povo brasileiro me honrou' e que 'será o governo de todos os brasileiros'.

21h28 - 'A indelicadeza final de José Serra: São 21:30h e ele ainda não ligou para parabenizar a vencedora', publicou já pouco Marta Suplicy no Twitter. 'É constrangedor dar a entrevista da vitória, sem o parabéns do derrotado', completou a senadora eleita por São Paulo.

21h20 - Aliados não sabem dizer se José Serra já ligou para parabenizar Dilma pela vitória. 'Tem tempo que estou aqui, não falei com ela', esclarece Marco Aurélio Garcia, um dos coordenadores da campanha petista.

21h13 - Mercadante continua: 'Sabe por que Serra não ligou ainda? Porque ele está tentando ligar a cobrar'. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), também derrotada na disputa pelo governo, emenda: 'Ele não ligou porque está procurando um orelhão e não encontra'.

21h10 - O senador Aloizio Mercadante, derrotado na disputa pelo governo de São Paulo, é um dos mais animados na platéia. Questionado qual ministério ele poderia ocupar no governo de Dilma, respondeu: 'Economia brasileira: é a pasta que eu vou carregar debaixo do braço lá na aula eu vou dar na Unicamp'. 'Terminado o meu mandato de senador, volto a comer giz'

21h07 - Equipe econômica do presidente Lula em peso à espera da coletiva: ministros Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo, (Planejamento) e Henrique Meirelles (Banco Central) estão a postos. Nem todos conseguiram cadeira para sentar. Os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e dos Esportes, Orlando Silva, estão em pé.



estadao.com.br