quinta-feira, 6 de maio de 2010

Tribunal de Contas mantém reprovação das contas de 2008 do ex-prefeito Salomão Gadelha e imputa débito ao Prefeito de Juru

O Tribunal de Contas do Estado reprovou as contas de 2008 do ex-prefeito de Juru Antonio Loudal Florentino Teixeira, a quem imputou débito superior a R$ 72 mil por gastos não justificados com Merenda Escolar. Ele ainda respondeu por aplicações insuficientes em educação, conforme voto do conselheiro Fábio Nogueira, relator do processo, e o parecer do Ministério Público então ratificado pelo procurador geral Marcílio Toscano Franca Filho. Cabe recurso dessa decisão.

Também teve, em grau de recurso, a reprovação das contas de 2008 do ex-prefeito de Sousa Salomão Gadelha (foto), levadas a julgamento em fevereiro passado. O relator Umberto Porto entendeu que Salomão não ofereceu elementos suficientes para modificação dos termos do acórdão inicial.

Foram desaprovadas também, por remuneração excessiva, as contas de 2007 do ex-presidente da Câmara Municipal de Caaporã Elias Nazário de Oliveira Filho. Ele e os demais vereadores têm prazo de 60 dias (sob pena de cobrança judicial) para a devolução conjunta aos cofres públicos de R$ 56.610,00 recebidos em excesso, conforme voto do relator Umberto Porto, aprovado por unanimidade. Individualmente, o TCE imputou a Elias o débito de R$ 15 mil e de R$ 5.190,00 aos demais integrantes da Câmara, decisão contra a qual eles ainda podem recorrer.


TCE-PB

Pedágio no Sertão: Agricultor constrói estrada térrea particular e cobra taxa de 2, 5 e 10 reais na Região da Ponte do Boi Morto

(foto ilustrativa) Atenção Sousa, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz e Regiões vizinhas. É assim que começa o aviso que ganhou até publicidade comercial nos meios de comunicação de um agricultor que resolveu utilizar à inércia do poder público para ganhar um “trocado” junto à população que perdeu um direito constitucional, que é o de ir e vir. Como é do conhecimento de todos, há mais de dois anos que a população da Região Sertaneja da Grande Sousa se encontra prejudicada, desde que aconteceu a queda da Ponte do Boi Morto que Liga Sousa, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz na Paraíba a Alexandria no Rio Grande do Norte.

A idéia do pedágio rural, em estrada térrea, surgiu de um humilde agricultor, conhecido como Raimundo da Canoa que é morador da Região do Sitio Boi Morto, que resolveu construir no meio de suas terras uma estrada vicinal com cerca de 2 km de extensão. Na estrada particular o proprietário do veículo ou moto tem acesso através de um desvio que liga o local onde se inicia a ponte e onde termina, proporcionando a passagem e o direito de ir e vir a todos, porem, mediante taxa de 2 reais para motos e 5 para proprietários de veículos e carros de passeio, sendo que em caso de ônibus e caminhão o valor cobrado é de 10 reais. O pior de tudo é que ainda existe horário de funcionamento, que vai de 5 da manhã até as 11 da noite.

Sem a ponte por enquanto este é o único caminho de acesso as comunidades que mesmo depois de muita propaganda por parte do Governo do Estado continua desassistida por conta de uma Ponte que parece não ter concerto.

Só falta agora aceitar cartão de crédito.



Mário Gibson


Pesquisa Datavox: Maranhão abre quase 10 pontos de vantagem sobre Ricardo; Cássio lidera e Vital Filho é o que mais cresce para o Senado

A Pesquisa Datavox, publicada nesta quarta-feira (05) pelo portal PB 10 (www.pb10.com.br), apresenta na corrida pelo Palácio da Redenção o governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição, na frente, com aproximados 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB).

No Senado, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) continua na frente, seguido pelo senador e candidato á reeleição Efrain Moraes (DEM). Vitalzinho, terceiro colocado, foi o que apresentou o maior índice de crescimento, em relação a consultas anteriores.


Veja detalhes das matérias publicadas pelo PB 10:


Pesquisa Datavox: Maranhão amplia vantagem sobre RC e diferença supera quase os 10 pontos

Na primeira rodada de pesquisa da DATAVOX, o governador José Maranhão (PMDB) subiu e abriu 9,2 pontos de vantagem sobre o ex-prefeito de João Pessoa e pré-candidato a governador pelo PSB, Ricardo Coutinho. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95,5%.

Na consulta estimulada o governador José Maranhão também sai na frente dos demais candidatos e obteve 42,3 % contra 31,9 % de Ricardo Coutinho, Cícero Lucena teve 8,1 %, Indecisos 12,1 % e brancos e nulos 5,6 %.

Na espontânea José Maranhão tem 25,9 % das intenções de voto contra 16,7 % de Ricardo Coutinho, Cícero Lucena tem 1,4 %, o pré-candidato ao senado Cássio Cunha Lima também foi citado na pesquisa e deteve 0,8 %, em seguida Lurdes Sarmento com 0,1 %, Indecisos 51,2 % e Brancos e Nulos 3,9 %.



Cássio e Efraim continuam liderando pesquisa, mas Vitalzinho é o que mais cresce

A pesquisa Datavox também estimulou a corrida para o Senado Federal. O resultado ratificou os números divulgados pelo Instituto Consult. O ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB) continua liderando o páreo e tem 53,4 % das intenções de votos. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95,5%.

O segundo parlamentar mais lembrado foi o senador Efraim Morais, do DEM, que é candidato à reeleição com 31,2%.

O candidato do PMDB, Vital do Rego Filho (PMDB) está logo atrás e ocupa a terceira colocação na pesquisa, com 25,7% das intenções de votos. Vital foi um dos últimos a lançar a pré-candidatura e é o que mais cresce nas pesquisas.

A pesquisa DATAVOX foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi protocolado sob o registro junto ao TRE-PB sob o número 11866/2010, de 29 de abril de 2010. A consulta foi realizada com pessoas de 16 anos ou mais da área em estudo no período de 21 a 24 de abril de 2010, em 48 municípios do Estado da Paraíba. Os dados abrigaram a opinião de 1.117 pessoas.


Pb10


Jeová Campos parabeniza governo do estado por retomada do Projeto Cooperar

O deputado estadual Jeová Campos (PT), que é um dos principais interlocutores do Projeto Cooperar no sertão paraibano, parabenizou ontem (05) o governo do estado pelo lançamento da segunda etapa do programa, desativado há mais de dois anos e retomado por José Maranhão, em 2009, quando o governo do estado decidiu reestruturar o projeto. Para Jeová, a reestruturação do Cooperar, que agora atende por Cooperar II e subsidiará o Programa de Redução da Pobreza Rural (PRPR), é determinante para o desenvolvimento dos municípios mais carentes, sendo, a ação do governo merecedora de todos os elogios.

“Temos que parabenizar o governo do estado pela iniciativa de retomar e reestruturar esse Programa. Ele alavancará, com certeza, o desenvolvimento humano e econômico dos municípios mais carentes, tendo em vista que seus recursos serão direcionados a projetos de infraestrutura, produtivos - que são aqueles voltados para a apicultura, floricultura, artesanato – e sociais”, argumentou o parlamentar, destacando ainda as dificuldades encontradas pelo governo para reorganizar o projeto e conseguir os recursos necessários para a sua viabilidade.

“Desde que assumiu o governo, em fevereiro de 2009 que José Maranhão anunciou que iria retomar o Cooperar. Desde lá que as equipes se reúnem e fazem o levantamento das principais necessidades de cada localidade. Se só foi possível retomá-lo agora, depois de um ano de gestão, é porque para conseguir a reativação em sua totalidade o governo do estado inicialmente teve que regularizar todas as contas do projeto e aprovar o recebimento dos recursos”, explicou Jeová, anunciando que a partir de agora os municípios devem aguardar a divulgação das datas para o protocolo de projetos que vão pleitear recursos de até U$ 50 mil.

O evento de lançamento desta segunda versão do Cooperar aconteceu nesta quarta-feira (05) no ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, no Bairro do Miramar, em João Pessoa. A solenidade efetivou a assinatura do convênio firmado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) – Banco Mundial no valor de US$ 28 milhões, assinado pelo governador no dia 28 de abril deste ano, em Brasília (DF).

US$ 28 milhões vão beneficiar 35 mil famílias

O montante será investido em 800 subprojetos de infraestrutura, produtivos e sociais e vai beneficiar 35 mil famílias da zona rural e de municípios de pequeno porte. Os subprojetos receberão financiamentos de até US$ 50 mil cada. Os principais beneficiários do Projeto Cooperar são os habitantes das comunidades rurais pobres e das sedes municipais com até 7,5 mil habitantes. A contribuição das comunidades poderá ser feita em dinheiro ou com o aporte de mão-de-obra e de materiais disponíveis na localidade e capacitação.


News - Assessoria & Comunicação


Senador Cícero Lucena anunciará amanhã em uma "Carta Aberta" a sua desistência de sua candidatura ao Governo do Estado

O Senador Cícero Lucena via oficializar amanhã, Sexta-Feira, 7 de maio de 2010, a desistência de sua candidatura ao Governo do Estado da Paraíba em uma entrevista Coletiva.

Segundo as informações, Cícero que é presidente estadual do PSDB na Paraíba, apresentará uma “Carta Aberta aos Paraibanos”. O documento será lido pelo parlamentar na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Paraíba (OAB-PB), às 12h.


Redação


MPF ajuíza ação contra construção irregular no município do Conde-PB

Obras irregulares de apart hotel foram iniciadas em área de preservação permanente

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) ajuizou ação civil pública contra o empresário Gilbert Mehrez, a empresa Lausanne Empreendimentos e Participações Ltda e o município do Conde (PB), no litoral sul do estado, pela construção irregular de um apart hotel, no loteamento Jacumã I, no referido município. As obras foram iniciadas e em seguida abandonadas pelos construtores.

Segundo o procurador da República Duciran Van Marsen Farena, “O réu promoveu a construção em solo não edificável e em seu entorno, sem autorização da autoridade competente. Também destruiu e danificou vegetação protetora de mangues, de propriedade da União, bem como impediu e dificultou a regeneração natural de vegetação de preservação permanente”. A obra incidia sobre área pública e de preservação permanente, cedida de modo irregular pelo município do Conde, réu na ação. Quando a licença ambiental foi anulada, as obras foram simplesmente abandonadas, contribuindo para a degradação ambiental.

O dano ao meio ambiente foi comprovado em parecer técnico emitido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), segundo o qual foi realizada “a abertura de estradas em áreas inclinadas, com a retirada de vegetação nativa, utilizando máquinas pesadas, destruindo a camada fértil do solo”. Ainda de acordo com o parecer, foram executadas obras de terraplanagem, para fins de pavimentação de vias e construção de chalés inacabados nas encostas (área de preservação permanente), não respeitando o recuo mínimo de 100 metros previsto pela legislação ambiental.

Liminar – Para evitar nova concessão ou ocupação irregular da área, o MPF pediu que a Justiça determine, em liminar, que o município do Conde não autorize a utilização privada da área em questão, bem como implante vigilância no local para evitar ocupação por terceiros. Também pediu-se que o município vistorie a área em até 90 dias, comprovando na Justiça que efetuou as diligências para cumprir a liminar.

Na ação, o procurador Duciran Farena justifica a necessidade da liminar pelo fato de que as áreas do litoral paraibano são objeto de enorme pressão e qualquer lugar abandonado, especialmente quando possui alguma estrutura, é objeto de invasão.

Mais pedidos - O MPF também pede à Justiça que o empresário Gilbert Mehrez e a empresa Lausanne Empreendimentos e Participações Ltda sejam obrigados a apresentar projeto de recuperação física do dano ambiental e paisagístico causado. O projeto deve prever a recuperação da encosta e reposição da vegetação nativa. Além disso, pede-se a condenação do empresário e da empresa ao pagamento de indenização em dinheiro pelos danos causados ao patrimônio ecológico.

O Ministério Público ainda quer que o município do Conde seja obrigado a recuperar a área degradada, caso os réus não o façam, protegê-la e assegurar o domínio público do local, mediante a instalação de equipamentos comunitários com autorização da União.

Pede-se, por fim, que a Justiça determine multa diária, no valor de R$ 1 mil, para o caso de descumprimento de cada uma das ordens proferidas na decisão.

Cessão de uso por 99 anos – Conforme foi apurado, em abril de 1996, a Lausanne Empreendimentos obteve na prefeitura do Conde cessão de uso de área, no loteamento Jacumã I, pelo prazo de 99 anos. A área cedida pelo município corresponde ao terreno no qual a empresa iniciou a construção do apart-hotel.

No entanto, o referido local está completamente inserido em área pública de propriedade da União (terreno de marinha) e é caracterizado como área de preservação permanente. A empresa obteve o alvará de construção perante a prefeitura em dezembro de 2003, mas em 2005 a Lei Municipal nº 376/20057 revogou as Leis Municipais nº 167/96 e 118/93, pelas quais o município cedia o local à empresa de forma ilegal e inconstitucional.

O empresário chegou a obter licenciamento ambiental na Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema) - licenças que foram posteriormente canceladas devido à ilegalidade da cessão da área, mas teve indeferido pela então Gerência Regional do Patrimônio da União na Paraíba (GRPU) o pedido de inscrição da ocupação das terras. Inclusive a GRPU embargou as obras, mas como Gilbert Mehrez não cumpriu o embargo foi aplicada multa de R$ 2.217.420,00. “Ao recusar-se a cumprir o embargo, o réu acarretou males ainda maiores ao meio ambiente”, declarou o procurador Duciran Farena.

ACP nº: 0003127-56.2010.4.05.8200


Assessoria de Comunicação


Em Reunião Tyrone e Técnicos Discutem a Criação do SousaPrev

Na manhã desta quarta-feira (05/05), o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone Braga de Oliveira, juntamente com assessores, técnicos e vereadores se reuniram com representantes de todos os sindicatos dos trabalhadores do município e servidores municipais para darem início às discussões sobre a criação da previdência Própria dos Servidores da Prefeitura de Sousa.

Na ocasião, o auditor aposentado do INSS e consultor previdenciário, Francisco Leite, falou sobre o projeto da criação do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) do Município de Sousa explicando os pontos principais da criação do regime próprio de Previdência do Município.

Também na oportunidade foram respondidas questões dos servidores sobre a criação do SousaPrev e foram dadas oportunidades de perguntas para os servidores que estavam presentes.

Segundo o prefeito de Sousa, a previdência própria do município trará várias vantagens aos servidores, como receber seus benefícios integrais, aumento proporcional e outras vantagens.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e teve inicio às 9h00 e durou toda a manhã desta quarta-feira, sendo todos os servidores dispensados de seus expedientes para comparecerem à reunião e enviados convites posteriormente para todas as entidades, repartições e autarquias vinculadas ao Município de Sousa.



Decom

Vital Filho não acompanha orientação do governo e vota pelo aumento de 7,72% para aposentados

Mesmo com orientação do Governo para que os deputados da base votassem pelo reajuste de 6,14% para os aposentados da Previdência Social que ganham acima de um salário mínimo, o deputado federal e pré-candidato a Senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) decidiu votar pelo aumento maior, de 7,72%. A votação ocorreu na noite desta terça-feira (04).

Segundo a Agência Câmara de Notícias, o índice foi incluído na Medida Provisória 475/09 por meio de emenda do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e corresponde à inflação acumulada pelo INPC mais 80% da variação do PIB de 2008 para 2009. Os deputados aprovaram também, por 323 votos a 80 e 2 abstenções, a emenda do líder do PPS, Fernando Coruja (SC), que acaba com o fator previdenciário a partir de 1º de janeiro de 2011. A MP agora segue para o Senado.

De acordo com Vital Filho, o fator previdenciário, criado pelo PSDB através da Lei n.º 9876/99 com o objetivo de incentivar o trabalhador a contribuir por mais tempo para a Previdência, é uma fórmula que reduz os valores dos benefícios da Previdência em relação ao salário de contribuição. “A queda do famigerado fator previdenciário foi uma vitória dos aposentados. O fator, criado pelo PSDB, é uma espécie de gatilho para baixo. O trabalhador recolhe sua contribuição e, quando se aposenta, fica com salário mais baixo”, disse Vital Filho.

Segundo o parlamentar paraibano, a aprovação do aumento maior para aposentados foi “uma grande vitória dos aposentados, que veio após uma grande mobilização da Câmara como um todo. O presidente tinha oferecido um aumento de 6,14%, a Câmara chegou a 7,0%, mas os deputados, em sua maioria, decidiram pelo aumento maior, de 7,72%, proposta que teve, também, meu apoio, em que pese o governo ter solicitado aos parlamentares a aprovação do aumento menor”, afirmou Vital Filho.

Aumento Retroativo – Ainda de acordo com a Agência Câmara, o reajuste de 7,72% é retroativo a 1º de janeiro deste ano, mas, para as aposentadorias concedidas a partir de março de 2009, ele será concedido proporcionalmente à data de início do pagamento. Dessa forma, por exemplo, o reajuste para aquelas aposentadorias que começaram a ser pagas em dezembro de 2009 será de 3,58%.

Inicialmente, a MP 475/09 reajustava os benefícios acima de um mínimo em 6,14%. Depois de negociações, o líder do governo admitiu aumentar o índice para 7%, mas não conseguiu unificar os partidos da base aliada em torno desse número.


Assessoria

Plantão Policial - Quinta-feira dia 06 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

ACIDENTE DE TRÂNSITO (COLISÃO) - APARECIDA - ESTRADA QUE LIGA APARECIDA A SÃO FRANCISCO - 01:30

ENVOLVIDOS:JOSÉ FRAZÃO DA SILVA (CONDUTOR DO V1), SOLTEIRO, COMERCIANTE, END.RUA JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS e OSMAR FERREIRA DE ANDRADE (CONDUTOR DO V2), SOLTEIRO, 24 ANOS, END. SANTA CRUZ.

QUANDO O CONDUTOR DO V1 (ASTRA DE COR CINZA E PLACA JFV-4283) TRAFEGAVA NA RODOVIA QUE LIGA APARECIDA A SÃO FRANCISCO, COLIDIU COM O V2 (MOTOCICLETA TORNADO DE COR LARANJA E PLACA MOS 9587). QUE O CONDUTOR DO V1 PRESTOU SOCORRO A VITIMA, CHAMANDO A POLÍCIA MILITAR. QUE O CONDUTOR DO V2 FOI SOCORRIDO AO HOSPITAL E OS VEÍCULOS FORAM CONDUZIDOS A DP PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.



LESÃO CORPORAL-APARECIDA - PRAÇA PÚBLICA - 00:30

VÍTIMA:O MENOR: F. E. S. 15 ANOS, END. RUA PROJETADA APARECIDA,ESTUDANTE.
ACUSADO:SILVANO DA SILVA, AMAZIADO, 18 ANOS, RUA NOSSA SENHORA DE FATIMA-SOUSA.

QUANDO ACONTECIA UMA FESTA EM PRAÇA PÚBLICA NA COMEMORAÇÃO AOS 16 ANOS DA CIDADE DE APARECIDA, UMA GUARNIÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DEPAROU-SE COM O ACUSADO QUE ESTAVA DE POSSE DE UMA FACA E TINHA DESFERIDO UM GOLPE NO ABDOMEN E NA BOCA DA VITIMA. SENDO QUE A VITIMA FOI SOCORRIDA ATÉ O HOSPITAL E O ACUSADO PRESO E CONDUZIDO A DP PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

LESÃO CORPORAL - SOUSA - BR 230-CASA DO CAMINHO - 18:30

VÍTIMA:VALTER SARMENTO DE SÁ FILHO, CASADO, 57 ANOS, APOSENTADO, CASA DO CAMINHO.
ACUSADO:MARIO BATISTA DE SOUSA, CASADO, 58 ANOS, AGRICULTOR, END. CASA DO CAMINHO.

SEGUNDO INFORMAÇÕES DA VITIMA, APÓS TER FEITO ALGUMAS FOTOS DO ACUSADO COLOCANDO LIXO EM FRENTE A CASA DO CAMINHO, ESTE NÃO GOSTOU DAS FOTOS E POR ISSO PASSOU A AGREDIR A VITIMA COM UMA ROÇADEIRA, OCASIONANDO ALGUMAS LESÕES. QUE A PM FOI AO LOCAL E CONSTATOU O FATO, SENDO QUE O ACUSADO JÁ TINHA FORAGIDO A AÇÃO POLICIAL.

MENOR AO VOLANTE - SOUSA - AVENIDA GETULIO VARGAS - 15:00

VÍTIMA:A SOCIEDADE
ACUSADO: MENOR DE 17 ANOS, RUA PROJETADA - ESTREITO, ESTUDANTE.

QUANDO A POLICIA MILITAR FAZIA RONDAS ROTINEIRAS DEPAROU-SE COM O ACUSADO CONDUZINDO UMA MOTO POP. HONDA 100 DE COR PRETA E SEM PLACA, E, AO SER ABORDADO FOI CONSTATADO QUE SE TRATAVA DE UM MENOR DE IDADE. QUE O MESMO FOI CONDUZIDO JUNTAMENTE COM O VEÍCULO A DP PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


SINISTRO DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS - SOUSA - RUA CEL JOSÉ VICENTE - 11:00

ENVOLVIDOS:ANTONIO CARLOS NEGREIROS DOS SANTOS (CONDUTOR DO V1), CASADO, 35 ANOS, MOTORISTA, END. BAIRRO AVELÃ-SALVADOR, BAHIA e UTAMBERG GOMES DE ABREU (CONDUTOR DO V2), CASADA, 37 ANOS, TAXISTA, END. BAIRRO CAPOEIRAS, CAJAZEIRAS.

NO LOCAL CITADO O CONDUTOR DO V1 (MERCEDES BENZ DE PLACA MZB 6329) AO CONDUZIR O VEÍCULO E AO FAZER UMA MANOBRA, CHOCOU-SE COM O V2 (FIAT SIENA DE PLACA MNZ 2234) QUE ENCONTRAVA-SE ESTACIOANDO NAQUELE LOCAL, OCORRENDO DANOS MATERIAIS. QUE OS ENVOLVIDOS ENTRARAM EM ACORDO NO LOCAL.



CONDUZIR VEÍCULO SEM CNH - SOUSA - MINISTÉRIO PÚBLICO DE SOUSA - 09:45

ENVOLVIDO:IVANALDO ANTUNES PINHEIRO, 31 ANOS, CASADO, AGRICULTOR, PROJETO IRRIGADO-VARZEA DE SOUSA.

QUE A POLÍCIA MILITAR FOI SOLICITADA PELO PROMOTOR DE JUSTIÇA DR VALFREDO ALVES TEIXEIRA, INFORMANDO QUE O SENHOR IVANALDO ESTACIONOU A MOTOCICLETA TITAN 150 DE COR VERMELHA DE FRONTE A GARAGEM DO MINISTERIO PÚBLICO ATRAPALHANDO A ENTRADA OU SAIDA DE VEÍCULOS. QUE AO SER ABORDADO PELA PM, O PROPRIETARIO DO VEÍCULO, INFORMOU QUE TINHA IDO AO FÓRUM ELEITORAL RESOLVER PROBLEMAS COM O TITULO. QUE O MESMO FOI CONDUZIDO A DP JUNTAMENTE COM O VEÍCULO PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.



14º BPM



Policia de Pombal-PB apreende menores após roubo

Na madrugada de hoje (06) por volta das 00h30min, dois menores de arma em punho assaltou o comerciário Flavio José Cavalcante, de 21 anos na Praça do Bairro santa Rosa em Pombal-PB.
A guarnição da PM em atendimento a essa efetuou rondas em todo bairro e conseguiu localizar os autores do roubo.
Na abordagem os menores de 16 anos e 17 anos estavam de posse do celular da vítima, bem como um revolver calibre 32 de nº 85897 usado no assalto.
Os acusados foram apreendidos e conduzidos para a DP para as providencias cabíveis.


Quarta-feira, Maio 05, 2010

Policiais Civis da PB são presos acusados de seqüestro e extorsão em cidade do RN

Policiais militares lotados na cidade de Santa Cruz-RN prenderam, na tarde desta quarta-feira (05), os policiais civis do estado da Paraíba Rodrigo Venâncio dos Santos Caminha, 32 anos e Marcone Bento de Moura Castro e Silva, de 27 anos (foto acima), ambos lotados na Delegacia de Cuité-PB. Eles são acusados de terem seqüestrado Ismael Costa de Souza, na cidade de Jaçanã-RN, no interior do Rio Grande do Norte, na manhã de hoje.

A polícia foi procurada por Maria Gorete da Costa, onde relatou ter a casa invadida por policiais por volta das 09h10min, que levaram seu filho, Ismael Costa, em um carro. Ela disse ter pensado que os policiais haviam levado Ismael até a delegacia da cidade e se deslocou para a DP. Chegando ao local, Maria Gorete disse não ter encontrado o filho e que foi abordada por um veículo onde estavam os policiais. Eles pediram para que ela arranjasse uma quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), que serviria para pagar um advogado para Ismael Costa. Assim que ela conseguisse o dinheiro, o filho seria liberado.

A vítima conseguiu com um comerciante da cidade a quantia de R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais) e que no tempo gasto para que ela conseguisse o dinheiro o seu filho fez quatro ligações para o seu telefone celular perguntando se ela tinha levantado a quantia pedida pelos policiais.

Maria Gorete disse que contatou o soldado da Polícia Militar de nome Fernando que a orientou que ela mandasse outra pessoa atender ao telefone, quando o seu filho ligou novamente quem atendeu ao telefone foi uma sobrinha e disse que ela, Maria Gorete, tinha ido à cidade de Nova Floresta na Paraíba para buscar o dinheiro.

Com a informação da ida de Maria Gorete a cidade de Nova Floresta-PB o soldado Fernando juntou se a outros policiais e efetuou diligência para localizar Ismael. Em uma estrada carroçal que faz divisa com as cidades de Jaçanã no Rio Grande do Norte e Nova Floresta na Paraíba eles encontraram a vítima algemada pelos policiais da Paraíba e deram voz de prisão.

O delegado Claudio Ferreira da Silva autuou os policiais civis paraibanos por extorsão mediante seqüestro.


DN Online



Veículo utilizado por bandidos para assaltar Sargento da PM/RN foi abandonado em Alexandria-RN

O GTO (Grupo Tático Operacional) de Alexandria-RN, sob o comando do Aspirante PM Daniel, localizou no começo da tarde de hoje (05) um Honda Civic, placas MXQ 9944 de Pacatuba-CE, utilizado em um assalto ocorrido na noite de ontem em Brejo dos Santos-PB, onde o Sargento Getúlio da PM de Alexandria-RN teve seu veiculo roubado. O Civic foi utilizado no momento da chegada dos 4 elementos e deu todo o suporte para o grupo.
O veículo foi encontrado abandonado na área rural de Alexandria-RN, nas proximidades do Sítio Casteliano. Moradores da área rural relataram que ouviram dois veículos passando em alta velocidade nas estradas carroçáveis do setor durante a madrugada.
Após consulta no sistema, foi constada que a placa utilizada no veículo era de um Fiat Tempra de Pacatuba-CE. Dentro do veículo havia uma documentação que se tratava de um Honda Civic, tomado de assalto na cidade de Mossoró-RN.
O veículo foi apreendido e encontra-se no pátio da 8ª DRPC.


Roubo:

Na noite de ontem (04), na cidade de Brejo dos Santos-PB, por volta das 23h00min, 04 homens fortemente armados em um Honda Civic de cor prata, placas não identificada, assaltaram o Sargento Getúlio, lotado na 3ª Companhia de Polícia Militar de Alexandria-RN, quando o mesmo chegava a sua residência naquela cidade.
Os Bandidos tomaram do referido Sargento o seu veículo modelo/marca Siena, cor prata, placas NPV-9360/PB.
As Polícias do RN e PB efetuaram diversas diligências no sentido de localizar o veículo, mas até o presente momento sem sucesso.


Blog da 3ª CPM/7º BPM – Alexandria-RN



Mulher é presa com cocaína e maconha na vagina tentando entrar na Cadeia de Cajazeiras-PB

Foi presa na tarde de hoje, quarta (05), por volta das 14h00min, tentando entrar na Cadeia Pública de Cajazeiras-PB, com ‘50’ gramas de maconha e ‘5’ gramas de cocaína introduzidas na vagina, a desocupada Macilene Pereira da Silva, 25 anos, residente à Rua Vitória Bezerra, Asa Sul daquela cidade.
Segundo informações de Cabo Filho, a “P2” já trabalhava para desbaratar e prender membros pertencentes ao grupo de criminosos parceiros da mesma, que é amasiada com Gerson Vieira de Sousa, envolvido em crime de morte em Cajazeiras-PB e se encontra preso.
Policiais do Grupo Especializado da Polícia Militar do 6º BPM saiu em diligência na tentativa de localizar e prender outros envolvidos em tráfico de drogas e possíveis responsáveis pela droga encontrada na vagina de Macilene na tarde de hoje.


Folha Vip Cajazeiras-PB

Flamengo perde, mas vai às quartas de final da Libertadores

Está decidido. O Flamengo perdeu para o Corinthians por 2 a 1, no Pacaembu, mas garantiu sua classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. Em partida eletrizante, o Rubro-Negro não apresentou grande atuação, mas soube segurar a ofensividade corintiana e administrar o placar que lhe rendeu permanência na Libertadores, após a vitória sobre o Timão no Maracanã, por 1 a 0.


LOVE: "DERROTA MAIS SABOROSA DA CARREIRA"

O Flamengo acordou no segundo tempo, mas ainda não convencia. Saindo mais para o ataque, o Rubro-Negro buscava, quase sempre pelo meio, o placar mínimo de 2 a 1 que o classificaria. Para isso, Rogério Lourenço sacou Kleberson para o lugar de Vinicius Pacheco, na tentativa de imprimir qualidade técnica no meio campo de sua equipe.

Funcionou. Foi Kleberson quem deu lindo passe para que Vagner Love penetrasse venenosamente na área do adverário e chutasse na saída do goleiro Felipe, que não conseguiu evitar. Gol do Mengão.

Depois do gol a estratégia do Flamengo foi clara: se fechar atrás e explorar os contra-ataques. O Corinthians teve campo para atacar, mas sentiu o gol sofrido. As chances foram escassas. Ronaldo, Roberto Carlos, Dentinho & Cia. trocavam passes, mas não conseguiam penetrar na zaga do rival.

Os passes errados dos corintianos facilitavam os contra-ataques do Flamengo, que passou a perder chances de empatar a partida. Adriano, Love e Kleberson desperdiçaram chances claras.

O jogo ganhou ainda mais em emoção. Um gol poderia definir tudo. O Timão insistia, tanto pelas laterais com Roberto Carlos e Alessandro, quanto pelo meio, mas o Flamengo conseguia rechaçar o perigo. O Rubro-Negro chegava com perigo, entretanto, pecava nas finalizações.

Minutos finais e mais apreensão no Pacaembu. Rogério Lourenço tratou de reforçar a marcação com Fierro e Toró nos lugares de Love e Maldonado, respectivamente. Por sua vez, Mano colocou Iarley e Jucilei. O panorama era o mesmo: Timão com a posse de bola e Fla recuado.

Expectativa em alta! Acréscimos e falta para o Corinthians na entrada da área. Chicão encobre a barreira. Bruno voa e manda para escanteio. Ali o goleiro do Flamengo sacramentou a classificação para as quartas de final. O Timão ainda tentou na cobrança do córner, até Felipe foi para a área, mas não deu. A vaga é do Flamengo, que continua em busca do bicampeonato da Libertadores. Já o Corinthians é eliminado no ano do seu centenário.


Ricardo Ferreira
RIO DE JANEIRO