quarta-feira, 31 de março de 2010

Paraíba terá mais de R$ 1 bilhão do PAC 2 graças ao empenho do governador e a atuação da bancada federal paraibana

O empenho do governador José Maranhão (PMDB) junto com a atuação da bancada federal paraibana, sob a coordenação do deputado federal Wilson Santiago (PMDB), garantirão à Paraíba uma participação, ainda maior, no PAC 2, a segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento, criado pelo governo Lula. Graças a essa correlação de forças, o Estado receberá mais de R$ 1 bilhão do Programa que serão destinados, principalmente, para obras hídricas e de melhoramento da malha rodoviária local.

O PAC 2 contemplará, por exemplo, investimentos na duplicação da BR 104, que liga a cidade de Campina Grande a Caruaru projeto que, segundo Santiago, soma em torno de 400 milhões de reais. “Ressalto ainda que já temos recursos da ordem de R$ 164 milhões no Orçamento de 2010, para dar continuidade às obras em 2011. Além disso, a partir de minha solicitação, houve a inclusão no PAC 2 de mais R$ 16 milhões para agilizar a conclusão do contorno de Campina Grande (Avenida Argemiro de Figueiredo). A obra tem um total de R$ 26 milhões, destes, 10 milhões já estão liberados através de uma emenda de minha autoria”, destaca o deputado federal paraibano.

Santiago também ressaltou a significativa presença da Paraíba no PAC 2 com investimentos na área de recursos hídricos. Serão destinados R$ 950 milhões na Vertente Litorânea (Canal da Integração) que sai de Acauã e termina na Bacia de Mamanguape, numa extensão de mais de 100 km. Além disso, o Programa também incluiu investimentos em torno de R$ 70 milhões na Barragem de Manguape.

O deputado Wilson Santiago destacou ainda que todos os municípios paraibanos poderão ser contemplados no PAC 2. “Para isso, é imprescindível que sejam apresentados projetos e a orientação do governo federal é que os municípios agilizem a elaboração porque, já a partir do mês de abril, começa a seleção dos projetos”, afirma Santiago. Ele lembra ainda que para que esses convênios sejam celebrados antes da eleição, é necessário que eles sejam apresentados até o dia 30 de junho.

PAC 2

Os projetos do PAC 2 tem uma previsão de R$ 958 bilhões de reais em investimentos, entre os anos de 2011 e 2014. No período pós 2014, há uma estimativa de injetar mais R$ 631,6 bilhões em obras, totalizando R$ 1,59 trilhão. Os focos de atuação do PAC 2 concentram-se em investimentos em logística, energia e social-urbano, desdobrado em seis subprogramas: Cidade Melhor, Comunidade Cidade, Minha Casa Minha Vida, Água e Luz para Todos e Energia e Transporte.



News - Assessoria & Comunicação

Lançamento da Obra de Asfaltamento e pavimentação da BR 434 será na quarta feira em Uiraúna

Será dado inicio nesta quarta feira dia (31) as 16:00 hs, num grande evento em Uiraúna o lançamento das obras de implantação e pavimentação da BR-434, no sub-trecho entre o município de Uiraúna até o município de Poço Dantas, numa extensão de 18 quilômetros.

O evento que será coordenado pela empresa vencedora da licitação, Consórcio –Construserv, e contará com as presenças de varias lideranças políticas regional que prestigiarão uma vasta programação política, artística e cultural envolvendo todos os municípios beneficiados por esta obra que deverão expor em estandes suas potencialidades e manifestações culturais.

Toda a população de Poço Dantas, através do Prefeito Itamar Moreira já está sendo mobilizada e se organizando para prestigiarem e participar deste importante evento que é considerado : um dos mais esperados dos últimos anos.

De acordo com o Prefeito Itamar Moreira “ Esta obra tem uma importância vital para a região, pois a posição estratégica favorecerá o escoamento da produção, impulsionando o desenvolvimento econômico da região polarizada pelo município de Uiraúna, e sobretudo Poço Dantas que se sente particularmente feliz com mais este beneficio adquirido graças também ao esforço e empenho de Deputado Federal Wilson Santiago”.

A obra está orçada em R$ 27.981.200,14, sendo que 16 milhões já estão liberados para o inicio dos trabalhos.
A empresa terá um prazo de 360 dias para entregar os 18 Km do sub-trecho trecho que começa no entroncamento da BR 405, em Uiraúna, e termina na divisa Paraíba-Ceará, em Poço Dantas.


Uiraúna.net

Prefeitura de Sousa Inicia Obras Para Nova Feira Livre

A Prefeitura de Sousa está concluindo as obras de calçamento na Rua da Praça da Estação, que teve início na segunda quinzena de março, e irá beneficiar prioritariamente os moradores da rua que há anos reivindicam por obras de calçamento naquela localidade. Depois que as obras forem concluídas a área poderá ser uma excelente opção para realização de eventos no município, já que na zona urbana da cidade não há uma área específica diferente da “Feira do Coco”, que é realizada em São Gonçalo, onde o município no ano passado criou uma área para realização do evento, que foi um grande sucesso.

O Secretário de Planejamento, Rodrigo Gurgel, informou que está sendo licitado, por parte da Prefeitura, barracas e quiosques para os “Feirantes”, pois o objetivo da Prefeitura de Sousa é padronizar e organizar a “Feira da Estação”, com ternos unificados dos feirantes, barracos e quiosques padrão e local para estacionamento.

A Secretaria de Planejamento também informou que vem mantendo constantes reuniões com feirantes e moradores, com a finalidade de ouvir sugestões e opiniões quanto ao projeto que irá beneficiar os moradores à Rua Praça da Estação.



Rodrigo Gurgel declarou que enviou um oficio para Welison Araújo Silveira, da Superintendência do Patrimônio da União no Estado da Paraíba, pedindo a possibilidade de cessão do prédio onde funcionava o terminal ferroviário que há muito tempo está desativado, a idéia da Prefeitura de Sousa é adquirir a posse do prédio com objetivo de transformar em um espaço cultural, onde funcionará Associação Sousense de Poesia, sendo também local de encontro cultural, como: de teatro, dança e música.

A Secretaria de Planejamento também estuda, através dos órgãos competentes, a possibilidade de eliminar três vias da linha férrea desativadas, que não fazem mais parte do circuito ferroviário, com a intenção de aumentar o espaço do “Calçadão”, e consequentemente a área da “Feira da Estação”, em um ambiente modernizado, com área para o plantio de árvores e jardinagem.

De acordo com Secretário Rodrigo Gurgel, na concretização do Projeto “Praça da Estação”, além de beneficiar todos os moradores da rua, irá favorecer os “feirantes da estação”, através da padronização, as obras de calçamentos, o espaço cultural e o aumento do “Calçadão”.

A Secretaria de Planejamento deixou bem claro que a intenção do Projeto não é beneficiar os eventos festivos, mas sim beneficiar os moradores e “feirantes da estação”, que mesmo com a possibilidade de realização de algum evento festivo, caso o projeto seja concretizado, não irá prejudicar os feirantes, a exemplo da locomoção dos mesmos, uma vez que o espaço será suficiente na realização do evento, bem como da feira.


Decom

Prefeitura de Sousa Desmente débito com dono de Banda

A respeito de matéria veiculada na imprensa local dando conta de que um proprietário de uma banda de Sousa que teria supostamente um débito a receber da Prefeitura de Sousa, temos a esclarecer os seguintes pontos:

1- Não temos nem um débito remanescente do carnaval 2010, nem com a Banda Zazuêta, e nem com nem uma outra banda.

2- Foi contratada a empresa “Sousa Produções”, que foi responsável pelas contratações das bandas.

3- O valor negociado com a empresa, foi repassado integralmente, não restando qualquer valor a ser repassado, portanto é mentirosa a afirmação, de que a Prefeitura de Sousa tenha qualquer débito remanescente do Carnaval 2010.

4- Quanto a contratação da banda Zazuêta para se apresentar em uma festa na escola Pole II, não foi um contrato em nome da Prefeitura de Sousa, tratando-se de uma festa beneficente que os organizadores não tinham a autorização do senhor Júnior Oliveira, que exerce o cargo de Chefe de Gabinete, que por tanto não tinha compromisso com o pagamento do show da banda Zazuêta.


Decom

Proprietário de banda cobra pagamentos por apresentação em festas patrocinadas pela Prefeitura de Sousa

O cantor e compositor Emiliano Pordeus (foto), proprietário da banda Zazueta, está cobrando da Prefeitura de Sousa o pagamento pela apresentação em duas festas realizadas neste ano na cidade. Um dos shows ocorreu em um colégio e outro durante o Carnaval.

Ao usar a imprensa na tarde desta terça-feira (30), Emiliano fez a cobrança diretamente ao Secretário de Turismo, Gilmar Marques e ao Chefe de Gabinete, conhecido como Junior de Wilame. O músico disse que “se cansou de procurar os responsáveis pela contratação, e para piorar a situação agora eles sequer atendem suas ligações telefônicas”.

O cantor denunciou ainda que nenhum contrato foi estabelecido entre as partes. “Agora eu peço ao secretário a cópia do contrato existente com a banda, e o tal empresário que desconheço. Existe contrato?”, questionou Emiliano.

Emiliano Pordeus e a banda Zazueta, estiveram na linha de frente na interpretação de músicas veiculadas durante a campanha eleitoral de 2008 contribuindo com a vitória da coligação encabeçada pelo prefeito Fábio Tyrone Braga (PTB).


Levi Dantas


Em Sousa: Feriado Altera Horário de Funcionamento nas Repartições Municipais

Na próxima quinta-feira (01/04) será ponto facultativo, conforme decretou o Prefeito Fábio Tyrone, nas repartições do município. Sendo que somente as atividades consideradas essenciais à população não terão nenhuma alteração no seu expediente, como: o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), a Guarda Civil Municipal, a limpeza pública e outros.

Em virtude do feriado da Semana Santa os servidores municipais ficam desobrigados a comparecerem nas repartições de trabalho nesta quinta-feira (01/04). O ponto facultativo se dá em razão de que nesta sexta-feira (02/04) é “sexta-feira santa”.


Decom

Secretário José Maria França e diretor do HRC são homenageados

Destaque no Governo

O secretário de Saúde da Paraíba, José Maria França, recebeu o título de “Melhor Secretário” na festa “Os melhores de 2009”, promovida pela MAOP Pesquisa e Eventos, no último sábado, em Cajazeiras. Como não pôde comparecer à solenidade, o secretário foi representado pelo diretor geral do Hospital de Cajazeiras, Dr. Antônio Fernandes Filho que, na ocasião, também recebeu muitos elogios pela competente e atuante gestão à frente do HRC. Além do secretário, personalidades das áreas políticas, a exemplo dos deputados estadual Jeová Campos (PT), e federal, Wilson Santiago (PMDB), empresarial, educacional, entre outras também foram homenageadas.


News - Assessoria & Comunicação


Grito de Alerta 2: Padre Djacy diz que a seca já é uma realidade

Início do mês de abril e inverno nada, para a tristeza, desengano e aflição dos sertanejos. O desespero já toma conta dos homens e mulheres do sertão paraibano. O drama da seca já é uma realidade.

No início do mês de março, lançava o primeiro grito de socorro intitulado: grito de alerta: iminência de seca. Agora, após um mês, lanço, na condição de pastor de um povo sofrido, o segundo grito de socorro a todas às autoridades deste Estado, no sentido de vir, o quanto antes, em socorro dos sertanejos.

O quanto antes, clamo pungentemente, planejem estratégia de socorro ao povo do sertão. Não deixem para socorrê-lo tardiamente. Afinal, quem está sofrendo, não pode esperar para mais tarde. O socorro tem que ser agora, já!

Em contato constante com os homens e mulheres da roça, tenho ouvido palavras que cortam o coração: “padre, se não chover, o que será de nós e de nossos bichinhos (animais). Será um ano de sofrimento para nós, seu padre, pois, alem de não termos colheita, vai faltar água e o sofrimento vai ser grande”.

Meu grito de alerta 2 está lançado com toda força de minha fé cristã..Quem tem ouvido ,ouça-o!



Santa Cruz - Pb, 01 de abril de 2010.
Padre Djacy Brasileiro, no sertão, esperando as chuvas que não vêm.


Fim da Greve:Maranhão cede á pressão e anuncia pagamento do Piso para os Professores

Terminou na tarde desta terça-feira (30) a greve dos professores da rede estadual de ensino. A decisão foi tomada durante uma assembléia geral que ocorreu em João Pessoa. Após 30 dias de paralisação, a categoria encerrou o movimento e aceitou o reajuste de 7,86% concedido pelo Governo do Estado, através de medida provisória assinada pelo governador José Maranhão, a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Com o fim da greve, as escolas voltam a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (5). O calendário de reposição das aulas será definido em comum acordo com o sindicato da categoria e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC).

O índice será retroativo a janeiro. Além disso, os professores irão receber 5% de aumento salarial a cada mudança de classe. Ou seja, o percentual será aplicado após a conclusão de cursos de licenciatura, especialização, mestrado e doutorado por parte do docente.

Além disso, o governo baixou duas portarias oferecendo cursos de qualificação para os profissionais através da rede estadual de ensino e outros benefícios aplicados de acordo com a carreira no magistério.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Ensino da Paraíba (Sinteep/PB), Antônio Arruda, cerca de 22 mil professores e quatro mil funcionários dos colégios estaduais deixaram de trabalhar durante a mobilização, que começou no dia 1º de março.

O secretário de Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, informou que o reajuste foi oferecido pelo governador José Maranhão no último sábado (27) durante uma audiência concedida aos representantes dos professores no Palácio do Governo, em João Pessoa.

O secretário explicou que os docentes reivindicavam uma equiparação de salários com o piso nacional. No entanto, o Ministério da Educação ainda não havia definido o índice. Foi preciso que o MEC recorresse à Advocacia Geral da União (AGU), que indicou o percentual de 7,86%. “Assim que foi definido, o governo aceitou pagar o índice recomendado pela AGU e ofereceu a proposta aos professores”, destacou o secretário.

Sales ressaltou ainda o interesse do governo em colocar um fim no movimento que estava prejudicando mais de 350 mil alunos. “Desde que o movimento começou, o governo se colocou à disposição para discutir o assunto. Foram três audiências concedidas, que mostraram o compromisso do Estado com a educação”, observou o secretário.

Para Antonio Arruda, o reajuste de 7,86% concedido aos professores pelo Governo do Estado é visto pela categoria como uma conquista. “Avaliamos esse movimento como vitorioso”, enfatizou.


Nathielle Ferreira

Plantão Policial, Terça para Quarta-feira, dia 31 de março de 2010

Quarta-feira, 31 de março de 2010

EMBRIAGUEZ E DESORDEM ( SOUSA ) - RUA PROJETADA-S/N CONJUNTO MUTIRÃO - 19:h30min

VÍTIMA:A SOCIEDADE
ACUSADO:SEVERINO FAUSTINO SANTOS,CASADO,65 ANOS,APOSENTADO RUA PROJETADA S/N CONJUNTO MUTIRÃO.

O ACUSADO COM VISÍVEIS SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA,CAUSAVA DESORDEM EM SUA RESIDÊNCIA QUEBRANDO VÁRIOS OBJETOS E ALGUNS PERTENCES,SENDO QUE A PM FOI SOLICITADA ATE O LOCAL ONDE PRENDEU O ACUSADO E CONDUZIU ATE A DP LOCAL PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS SEREM TOMADAS.


Terça-feira, 30 de março de 2010

FURTO - SOUSA - CENTRO - 16:30

VÍTIMA:FERNANDO SUCUPIRA PEDROSA, SOLTEIRO, 21 ANOS, VENDEDOR, JOSÉ LINS DO REGO.
ACUSADO:NÃO IDENTIFICADO.

SEGUNDO A VITIMA, ESTACIONOU A MOTO C/100 BIZ DE COR AZUL E PLACA MOL-5789, POR VOLTA DAS 13:30 A RUA ULISSE DE BARROS-CENTO, SÓ VINDO PERCEBER SUA FALTA POR VOLTA DA 16:30. QUE A PM FOI ACIONADA E CONSTATOU O FATO, MAS ATÉ O MOMENTO SEM EXITO, HAJA VISTA A VITIMA NÃO SABER A QUEM ATRIBUIR A AUTORIA DO DELITO.



SUBTRAÇÃO OU EXTRAVIO DE LIVRO PÚBLICO - SOUSA - HOSPITAL REGIONAL - 09:45

VÍTIMA:HOSPITAL REGIONAL DE SOUSA
ACUSADO: WALCLEA CRISTINA OLIVEIRA PINTO, FUNCIONARIA PÚBLICA, RUA BOA VENTURA ROCHA.

CONFORME INFORMAÇÕES DE TESTEMUNHAS, A ACUSADA NO USO DA FUNÇÃO E SEM AUTORIZAÇÃO LEGAL, ADENTROU E SUBTRAIU DA DIREÇÃO DO HRS UM LIVRO QUE SERVE PARA CONTROLAR A FREQÜÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS. QUE A PM FOI ACIONADA E CONSTATOU O FATO, SENDO QUE A ACUSADA NÃO FOI LOCALIZADA, SENDO FEITO O BOLETIM E ENTREGUE A AUTORIDADE COMPETENTE.


14ºBPM


DESOBEDIÊNCIA, RESISTÊNCIA, DESACATO E AMEAÇA - CADEIA PÚBLICA DE CAJAZEIRAS - 18:30

VÍTIMA: GUARNIÇÃO DO CHOQUE DE SERVIÇO
ACUSADO: IVANILLE PEREIRA FURTADO, 30 ANOS, SOLTEIRO, PRESIDIÁRIO.

QUE POR VOLTA DAS 18:30HS, QUANDO O EFETIVO DO CHOQUE REALIZAVA UM PENTE FINO NA CADEIA PÚBLICA DESTA CIDADE, POR ORDEM DO EXCELENTISSIMO SR. JUIZ DE DIREITO DR. JOSÉ DJACYR SOARES, O ACUSADO IVANILLE FURTADO RECUSOU-SE A OBEDECER A ORDEM POLICIAL DE COLABORAR COM OS TRABALHOS, BEM COMO TENTOU PROVOCAR UM TUMULTO, TENTANDO LEVAR OS DEMAIS PRESOS A SE REVOLTAR DURANTE A REVISTA. COM ISSO FOI NECESSÁRIO O USO DA FORÇA FÍSICA POR PARTE DOS POLICIAIS PARA TRAZER O EVENTO A SUA NORMALIDADE. O ACUSADO APÓS SER CONTIDO PASSOU A DENIGRIR A IMAGEM DA POLÍCIA DECLARANDO PALA VRAS DE CALÃO, COMO TAMBÉM POSTERIORES AMEAÇAS. A POLÍCIA MILITAR TOMOU TODOS PROCEDIMENTOS INERENTES AO FATO.



ENCONTRO DE CADÁVER - TRAVESSA:JOSÉ ORLANDO DE ANDRADE - MUTIRÃO - 19:00

VÍTIMA: JOSÉ PEREIRA CARVALHO, VIÚVO, 60 ANOS, AGRICULTOR, MESMO ENDEREÇO.

FOMOS SOLICITADOS PARA COMPARECER NA TRAVESSA JOSÉ ORLANDO DE ANDRADE-CONJUNTO MUTIRÃO ONDE TERIA SIDO ENCONTRADO UM CADÁVER. CHEGANDO NO LOCAL ENCONTRAMOS O SR.JOSÉ PEREIRA JÁ SEM VIDA, DEITADO EM SUA REDE NA SALA DE SUA RESIDÊNCIA, APARENTEMENTE DE MORTE NATURAL, SEGUNDO SUA FILHA ELE SOFRIA DE PROBLEMAS CARDIACOS E JÁ TERIA TIDO PRINCIPIOS DE INFARTO, ELA INFORMOU TAMBÉM QUE ELE MORAVA SOZINHO E HOJE AO IR VISITA-LO ENCONTROU DEITADO E NÃO RESPONDEU AO SEU CHAMADO, NOTANDO DE IMEDIATO SEU FALECIMENTO. A POLÍCIA CIVÍL FOI INFORMADA E TOMOU TODOS OS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A LIBERAÇÃO DO CORPO.


6ºBPM

terça-feira, 30 de março de 2010
Polícia Militar continua em intensa atividade para identificar autoria de crimes na cidade de Patos
Por volta das 10h30 da manhã de ontem (29), o COPOM do 3º BPM foi informado, através de uma ligação anônima, de que teria ocorrido vários disparos de arma de fogo na vila Santo Antônio na cidade de Patos. Uma Guarnição de Rádio Patrulha constatou a veracidade do fato encontrando a vítima Denilson Martins de Araújo, 18 anos, vulgo "Babalu" já sem vida. A autoria do crime é desconhecida uma vez que ninguém soube informar maiores detalhes sobre o delito. O fato foi comunicado à Autoridade de Polícia Judiciária para que sejam tomadas as providências cabíveis. As Guarnições de Rádio Patrulhamento continuam em diligências para identificar quem praticou o crime.

Durante a tarde de ontem (29), por volta das 16h45, Policiais Militares foram solicitados para atender uma ocorrência de homicídio no bairro Dona Milindra na cidade de Patos. A Guarnição de Rádio Patrulha encontrou a vítima Júlio Mariano dos Santos Filho, 22 anos, já sem vida por trás do Ginásio o Rivaldão. O Delegado de Plantão esteve no local do crime para tomar as devidas providências enquanto que a Polícia Militar segue com as buscas para identificar e prender o autor do delito.


3ºBPM