segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Juiz julga Improdecente denuncias de crime eleitoral em Vieirópolis


O juiz eleitoral da 63ª Zona Eleitoral da comarca de Sousa, Dr. Henrique Figueiredo julgou improcedente na manhã da última sexta-feira (11) uma Ação de Impugnação de Mandato Eleitoral (AIME) que pedia a cassação do mandato do prefeito de Vieirópolis, Marcos Pereira de Oliveira (foto) e seu vice, Antônio Cesar Braga (foto), ambos do PTB.

As denuncias de abuso do poder econômico e captação ilícita de votos, crimes previstos no artigo 41-A, da Lei 9.504/97 foram interpostas pelos candidatos a prefeito e vice derrotados nas ultimas eleições, Célio Aristóteles e Antônio Barbosa. Eles visavam o afastamento do prefeito do cargo.

Entre os fatos narrados na ação, a oposição elencou uso de ambulância do município para o transporte de moradores em troca de votos, aumento no gasto de combustível no período eleitoral e a compra do voto da ex-secretária de obras na gestão da irmã, Santa Oliveira, cujo pagamento teria sido realizado a Lurdinha Moreira com um cheque pós datado no valor de R$ 2.600,00.

A defesa do prefeito sustentou que jamais Dr. Marcos usaria deste expediente. “Ganhamos uma eleição limpa e com uma expressiva maioria de votos”, disse o bacharel Francisco Valdomiro. Ele acrescentou que “seu cliente não seria tolo de comprar votos com um cheque pessoal e pré-datado. Ainda mais sabendo que Lurdinha é sua inimiga política desde a fundação do município”.

A justiça eleitoral afastou todas as denuncias. “Não há existe prova robusta e suficiente para reconhecer a prática dos ilícitos imputados”, diz o magistrado em sua sentença. Dr. Henrique adicionou ainda no seu entendimento “que não houve potencialidade das condutas para influenciar no resultado do pleito”.

A decisão judicial eleitoral cabe recurso junto ao TRE-PB, e o Advogado Fabricio Abrantes, disse a Imprensa que irá recorrer da decisão assim que for notificado, já que até agora não tomou conhecimento do conteúdo da sentença.


Redação com Levi Dantas

Em Sousa: Prefeitura Inicia Asfaltamento das Ruas


Teve inicio na manha da última sexta-feira (11/12) as obras de asfaltamento de 28 ruas na cidade de Sousa. A primeira rua a receber asfalto foi a Rua Sinfrônio Nazaré, uma das principais vias da cidade.
O prefeito Fábio Tyrone, do alto da máquina de compactação de asfalto, deu início aos trabalhos, e em seguida junto com centenas de pessoas, acompanhou a colocação dos primeiros metros de asfalto.

“Esse é um momento histórico para minha cidade, finalmente estamos dando motivo para o povo de minha terra se orgulhar da cidade em que vive”, declarou o prefeito Fábio Tyrone visivelmente emocionado na ocasião.

O Prefeito também informou que a empresa CCM, bonificou a cidade de Sousa com o asfaltamento de mais duas ruas, agora ao invés de 26, serão 28 ruas asfaltadas, e mais toda malha asfáltica já existente na cidade de Sousa, será recapeada.

Decom

Sociedade precisa ajudar no combate à corrupção


Para procurador, o quadro de apatia social é grave e precisa ser modificado

O procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega, idealizador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), em entrevista à Procuradoria Regional da República da 3ª Região, fala da importância de uma atuação coordenada dos setores no combate à corrupção e destaca o papel fiscalizador da sociedade civil organizada.

Em maio de 2005, Fábio George, então procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba, presidiu a primeira reunião do Focco, tendo sido o primeiro coordenador do movimento no Estado, até ser promovido a procurador regional da República, quando passou a atuar na Procuradoria Regional da República da 5ª Região, em Recife (PE). Após quatro anos, 20 Estados já possuem iniciativas similares, com base no pioneirismo da Paraíba.

Para Fábio George, a comemoração do Dia Internacional do Combate à Corrupção no Brasil é relevante porque é sempre bom lembrar, pelo menos uma vez ao ano, o que está sendo feito no País para combater a corrupção, bem como saber quais avanços estão sendo obtidos.

Quais crimes estão diretamente ou indiretamente relacionados à corrupção? Como eles são combatidos atualmente?

Fábio George Cruz da Nóbrega - Quando falamos em corrupção em nosso País, já que esse conceito é realmente muito aberto, as pessoas se lembram mais de duas coisas: de um lado o desvio de recursos públicos, que é bastante significativo e configura o crime de peculato, e de outro lado os crimes de corrupção ativa e corrupção passiva, ou seja, oferecer vantagem ou receber vantagem para que algum ato ilegal seja praticado na área do serviço público. Então são três crimes que mais são identificados com essas práticas corruptas em nosso País. Sobre o combate, houve uma melhora significativa, nos últimos anos, no que diz respeito aos órgãos responsáveis pela apuração e repressão. Posso citar a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Receita Federal, a Polícia Federal, dentre outros. Não há dúvida de que esses órgãos avançaram muito em seu papel de investigar, apurar e combater essas práticas. Houve uma atuação também mais coordenada e organizada, e portanto mais efetiva, por parte do Ministério Público, que cada vez mais consegue responsabilizar mais rapidamente aqueles que malversam recursos públicos.

O senhor poderia falar sobre os fóruns de combate à corrupção dos quais participou?

FGCN - Esses fóruns se espalham na região Nordeste e no País como um todo há mais de cinco anos. Já são 20 os Estados que possuem iniciativas similares e a Paraíba foi pioneira nisso. Foram criados com a proposta, de viabilizar, no nível dos estados, uma ação coordenada que reunisse as ações do poder público e da sociedade civil organizada nessa área, através, por exemplo, de campanhas publicitárias, mostrando que a corrupção é muito grave e é preciso o apoio da sociedade civil para fiscalizar a aplicação de recursos públicos.

Nós visitamos os municípios do interior, capacitando agentes públicos e sociais para exercer esse papel de fiscal da aplicação do dinheiro público. Também foi criado um disque-denúncia para denunciar essas irregularidades. Quer dizer, são ações que estão sendo realizadas com o intuito de apresentar, pela união de forças, uma resposta mais efetiva para esse mal.

Como está está estruturado o combate à corrupção no País, em especial no interior?

FGCN -No interior do país, de forma realmente incipiente e precária. A título de exemplo, a grande maioria dos municípios do Norte e Nordeste praticamente não arrecadam, eles vivem de recursos que são repassados pela União, para obras e programas essenciais. A União repassa esses recursos, mas não tem uma estrutura condizente e adequada para fiscalizar a aplicação deles. A grande maioria dos municípios que recebe esses recursos também não têm órgãos de controle interno que possam fazer com que esse dinheiro seja melhor empregado. Por exemplo, a Paraíba tem 223 municípios e só 12 municípios têm sistema de controle interno. Também o controle social e o Poder Legislativo local não funcionam adequadamente.

Então, diante disso, e levando em consideração que os órgãos de controle só se localizam nas capitais e nos municípios maiores, não temos dúvida alguma em afirmar que em 90% dos municípios das regiões Norte e Nordeste o dinheiro é repassado e ninguém acompanha o que é que está sendo feito com ele. Então, esse quadro propicia, de forma demasiada, a malversação do dinheiro público, e dados mais recentes da Controladoria-Geral da União mostram que no mínimo 25% dos recursos de saúde e educação repassados aos municípios das regiões Norte e Nordeste são desviados das suas finalidades essenciais.

É possível identificar quem são os principais corruptores e corrompidos dentro do sistema social brasileiro? Seriam os políticos esses corruptores?

FGCN -A prática do dia-a-dia demonstra de maneira muito clara que boa parte da classe política participa desse processo, e esses recursos são desviados ora para o enriquecimento desses agentes públicos, ora para o financiamento de suas campanhas eleitorais.

Também não há como ter esquemas de desvios de recurso se você não contar com a participação de empresários, que acabam financiando, na maioria das vezes, as campanhas eleitorais dos políticos e, quando estes são eleitos, as empresas acabam sendo beneficiadas com obras, serviços e compras dirigidas, sem que ocorra, portanto, a realização de licitações regulares, certamente como compensação pela contribuição dada na campanha.

É possível depositar no Judiciário uma esperança no combate à corrupção?

FGCN -Com o nosso atual sistema judicial, não vejo nenhuma condição do Judiciário participar de maneira efetiva desse processo de depuração no Brasil. Uma Justiça que demora de 10 a 12 anos para punir aqueles que malversam recursos públicos, como em geral, aqueles que praticam crimes, não pode se reconhecer como partícipe do processo de depuração das condutas ilícitas em nosso País. Segundo pesquisa da AMB, 85% dos próprios Juízes destacam a morosidade judicial como o principal fator de impunidade no Brasil.

Diante desse quadro, o próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os membros do Poder Judiciário em geral têm discutido sobre o que é preciso ser feito para termos um horizonte de melhoras pela frente. Creio que, dentro de alguns anos, com um sistema judicial mais rápido e eficiente, com previsão de um número menor de recursos, com a simplificação dos atos processuais, com um número menor de instâncias de julgamento, nós possamos realmente vir a ter o Poder Judiciário como parceiro fundamental desse processo de punição dos maus gestores.

Há uma discussão de que essa associação de casos de corrupção que aparecem frequentemente na mídia se deve a uma maior transparência e a um maior combate a esse crime. Outros afirmam que é apenas um aumento do número de casos. Como o senhor vê isso?


FGCN -Não há dúvida de que a transparência hoje em dia é bem maior. Atualmente, temos portais, não só na área da União, mas também nos Estados, que disponibilizam para todos que tiverem acesso à internet os gastos e receitas dos entes públicos. O Brasil ganhou recentemente um reconhecimento internacional na área da transparência dos recursos públicos, sendo indicado como o oitavo país mais transparente do mundo. Então, esse é um avanço significativo. A transparência ainda não chegou, infelizmente, nos entes públicos menores, ou seja, nos municípios.

Não há dúvida também de que temos hoje uma imprensa muito mais livre do que antes, muito mais isenta, que realmente investiga e contribui decisivamente para que esses fatos venham à tona e, portanto, não restem encobertos como antes.


Existe uma vontade política no combate à corrupção e há um respaldo popular nesse sentido? Ou a sociedade tem sido tomada por uma certa apatia e uma falta de mobilização?


FGCN -Está faltando vontade política para aprovar as reformas essenciais que o País precisa. A começar por uma ampla reforma política e do sistema judicial. Também é necessária uma reforma eleitoral, que melhore o disciplinamento das eleições, traga o financiamento público de campanhas, cobre a fidelidade partidária e reduza o número de partidos. A aprovação do projeto ficha limpa é de suma importância, para impedir que políticos que se encontram sendo processados ou já foram condenados voltem a concorrer na cena eleitoral.

O papel da sociedade nesse processo, infelizmente, ainda é de crítica passiva. Nossa sociedade repudia esses escândalos, grita, reclama, mas não tem uma atuação efetiva, não exerce uma pressão legítima, para que esse quadro possa se modificar.

Uma pesquisa realizada em 2008 apontou que 73% dos brasileiros não participam de qualquer tipo de associação humana de caráter político ou social. Eu não estou falando só de partidos políticos, eu estou falando de sindicatos, organizações não-governamentais, grupos de jovens, associações de moradores, de pais e mestres, de grupos de estudantes.

E uma outra pesquisa recente indicou que cerca de 40% dos eleitores só votam porque é obrigatório. Quer dizer, nós temos uma sociedade que faz uma crítica contundente à classe política, mas que se nega a ir adiante, a participar de maneira efetiva no processo de construção de um novo país. E esse quadro de apatia é muito grave e precisa ser modificado.

Por fim, temos uma sociedade que condena a corrupção na área política mas que comete, em grande parte, em seu dia-a-dia, atos que violam os princípios da honestidade e da ética.

Portanto, é por omissão ou conivência que a nossa sociedade acaba participando desse processo, fazendo com que haja uma grande tolerância com a prática de atos desonestos na vida pública nacional.

MPF

Deputado Jeová Campos desmente informação inverídica


O deputado estadual Jeová Campos (PT) desmentiu ontem (11) a informação divulgada pela Rádio Alto Piranhas de que estaria solicitando a subtituição do Pe. Francivaldo do Nascimento da titulariedade da 9ª Gerência Regional de Educação da Paraíba. Segundo o parlamentar, a notícia não tem qualquer fundamento, até porque a indicação de Francivaldo foi do próprio Jeová na oportunidade de vacância do cargo. “Não sei de quem partiu essa notícia. Eu mesmo indiquei o padre Francivaldo para o cargo. Por quê agora eu iria pedir sua substituição?”, indagou o deputado, sem saber a quem atribuir tal iniciativa.


News - Assessoria & Comunicação

Presidente da Câmara de Vieirópolis quer prisão de acusados de usar cheque do Prefeito em denuncia de compra de votos em Vieirópolis

14/12/2009.
O presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis, vereador Helio Reginaldo Dias em entrevista ao programa Cidade Notícia afirmou que espera que a justiça aplique uma pena de pelo menos oito anos de prisão para quem se apossou de um cheque inserido numa ação eleitoral movida pela oposição par tentar cassar o mandato do prefeito Marcos Pereira de Oliveira e o vice Antônio César Braga, ambos do PTB.

Na última sexta-feira (11), o juiz da 63ª Zona da comarca de Sousa, Dr. Henrique Figueiredo julgou improcedente o pedido dos candidatos Célio Aristóteles e Antonio Barbosa. A justiça eleitoral afastou todas as denuncias. “Não há existe prova robusta e suficiente para reconhecer a prática dos ilícitos imputados”, diz o magistrado em sua sentença. Dr. Henrique adicionou ainda no seu entendimento “que não houve potencialidade das condutas para influenciar no resultado do pleito”.

Hélio de Moisés, como é conhecido o parlamentar mirim, ainda taxou de “quadrilha” os integrantes da oposição que vêm atuando em Vieirópolis há muito tempo. “Todo mundo sabe e espero que a justiça penalize a pessoa que estava com este cheque dizendo que o prefeito Dr. Marcos havia usado para a compra de votos. Tomara que pegue de 6 a 8 anos de cadeia”, completou.

Entre os fatos narrados na ação, a oposição elencou uso de ambulância do município para o transporte de moradores em troca de votos, aumento no gasto de combustível no período eleitoral e a compra do voto da ex-secretária de obras na gestão da irmã, Santa Oliveira, cujo pagamento teria sido realizado a Lurdinha Moreira com um cheque pós datado no valor de R$ 2.600,00.

Na sentença, o juiz parece ter concordado com os argumentos da defesa quando diz: “mas o cheque chama a atenção porque deixa vestígio. Ademais, trata-se do primeiro caso de compra de votos com uso de cheque pós-datado (vulgarmente pré-datado)”. E acrescenta: “mesmo aceitando o valor, porque prejudicaria o candidato, já que confessou ter praticado um acerto ilícito como ele?”

Entenda o caso do cheque
Consta na Ação de Impugnação de Mandato Eleitivo (AIME) que Lurdinha Moreira teria recebido na época da campanha de 2008, um cheque pós-datado no valor de R$ 2.600,00 para votar no prefeito Marcos Pereira, candidato a reeleição. O cheque chegou até o processo depois de passar pelas mãos de vários comerciantes.

A defesa do prefeito sustentou que jamais ele usaria deste expediente. Os advogados disseram que o cheque da conta pessoal de Dr. Marcos foi emitido para o pagamento de fogos de artifícios para a comemoração da vitória do prefeito. “Meu cliente não seria tolo de comprar votos com um cheque pessoal e pré-datado. Ainda mais sabendo que Lurdinha é sua inimiga política desde a fundação do município”, disse o bacharel Francisco Valdomiro Gomes.


LEVI DANTAS

Em Uiraúna: ENERGISA já cortou energia da Prefeitura, Açougue, Rodoviária e até da Lavanderia Pública


14/12/2009.
Em Uiraúna a situação entre a Prefeitura Municipal e a ENERGISA não anda bem, pois estas não chegaram a um acordo com relação à dívida milionária que a repartição tem com esta empresa.

Depois do corte de energia no prédio da prefeitura, foi a vez do açougue, da lavanderia e da rodoviária, e segundo informações oriundas de Uiraúna, no caso do açougue e da rodoviária, este problema está cada vez mais difícil, uma vez que a carne comercializada necessita de refrigeração e a rodoviária é a porta de entrada da cidade, e sem eletricidade virou uma desordem.

Solução para o problema

A ENERGISA cobra da administração uma dívida estimada em 1 milhão e 600 mil reais, que segundo informações de Uiraúna, tal herança procede de prefeitos anteriores, que não pagavam pelo consumo de energia. Segundo Glória Geane, a Prefeitura não tem condições de pagar nem mesmo o parcelamento, mais o consumo mensal, e por isso a gestora enviou ao Poder Legislativo um projeto com o objetivo de refazer a planilha da Contribuição de Iluminação Pública, entretanto, alguns vereadores têm se posicionado contrários à sua aprovação, compreendendo que sacrificaria a população com o pagamento de mais um imposto.

Falta d’água

Outro drama enfrentado pela população uiraunense, sobretudo a periferia da cidade, é a falta d’água, pois segundo informações, as famílias ficam até 10 dias sem o precioso líquido em suas residências, entretanto, o governador José Maranhão garantiu que quando a adutora de Capivara for inaugurada, deverá resolver este problema em duas semanas.


RAQUEL ALEXANDRE, Diário do Sertão

Plantão Policial - Final de Semana, Sexta, Sábado e Domingo, dia 14 de Dezembro


Segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

LESÃO CORPORAL - SOUSA - CONJUNTO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - 23H30MIN

VÍTIMA: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS, SOLTEIRO, 30ANOS, DESEMPREGADO, RUA RAUL NEIRA PORDEUS - CONJUNTO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

SEGUNDO INFORMAÇÕES DAS TESTEMUNHAS A VITIMA ENCONTRA-SE DORMIDO EM UM QUARTO QUE FICA NOS FUNDO DA RESISDÊNCIA DAS TESTEMUNHAS UMA PESSOA NÃO IDENTIFICADA CHEGOU E DEFERIU UMA PAULADA NA CABEÇA DA VITIMA. QUE AVITIMA FOI SOCORRIDO PELA EQUIPE DO SAMU ATE O H.R.S, ONDE FICOU EM OBSERVAÇÃO MEDICA E A PM FOI SOLICITADA AO CHEGAR AO LOCAL DA SOLICITAÇÃO CONSTATOU A VERACIDADE FATO LAVRADO UM BOLETIM INFORMATIVO PARA DP LOCAL PARA MEDIDAS CABIVEIS.


VIAS DE FATO - SOUSA - CHURRASCARIA DO EDEZIO - 22H00MIN

ACUSADOS: FELIPE HENRIQUE ALVES, SOLTEIRO, 19 ANOS. ESTUDANTE, RESIDENTE RUA PROJETADA JARDIM SORRILANDIA III, JOHN LENOU SARMENTO DOS SANTOS, AMASIADO, 20 ANOS, CAPOTEIRO, RESIDENTE RUA PROJETADA - JARDIM SANTANA, FRANCO PEDRO DA SILVA, SOLTEIRO, 21 ANOS, BRAÇAL, RESIDENTE RUA PROJETADA - JARDIM SORRILANDIA III.

SEGUNDO INFORMAÇÕES OS ACUSADOS ENCONTRAVAM-SE BEBENDO EM UMA SERESTA PRÓXIMO A CHURRASCARIA DO EDEZIO QUANDO INICIARAM UMA DISCUSSÃO SEM MOTIVOS JUSTICAVEIS. ONDE VIERAM PARA A CHURRASCARIA DO EDEZIO E LÁ DERAM INICIO A DESORDEM.ONDE O FELIPE E O FRANCO PASSARAM A PROVOCAR O JOHN LENOU OS ACUSADOS ENTRARAM EM VIAS DE FATO RESULTANDO EM DANOS MATERIAS NA CHURRASCARIA DO EDEZIO CHEGANDO A QUEBRAR GARRAFAS E TRÊS CADEIRAS DE PLÁSTICOS. A PM ESTEVE NO LOCAL CONDUZIU OS ACUSADOS ATE A DP LOCAL PARA AS PROVIDÊNCIAS CABIVEIS.

Domingo, 13 de dezembro de 2009

EMBRIAGUEZ E DESORDEM – RUA 20 DE ABRIL, JARDIM SORRILÂNDIA I – SOUSA - 22H00MIN

VÍTIMA: FRANCISCA TAVARES DOS SANTOS, SOLTEIRA, 45 ANOS, DO LAR, END. RUA 20 DE ABRIL - SOUSA.
ACUSADO: JOSÉ CÍCERO DOS SANTOS, SOLTEIRO, 32 ANOS, DESEMPREGADO, END.: RUA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – SOUSA.

POR VOLTA DAS 22:H00MIN O ACUSADO, COM VISÍVEIS SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ CHEGOU ATÉ A CASA DA VÍTIMA, QUE JÁ FOI SUA COMPANHEIRA, E PASSOU A PROFERIR PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E TENTOU AGREDI-LA, TODAVIA, FOI CONTIDO POR VIZINHOS QUE IMOBILIZARAM-LHE E CHAMARAM A PM QUE CONDUZIU O ACUSADO ATÉ A DPC PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


AMEAÇA E PORTE DE ARMA BRANCA - MARIZOPOLIS

RUA FRANCISCO JOAQUIM DA COSTA, BAIRRO. STº. ANTONIO – MARIZÓPOLIS - 19H30MIN
VÍTIMA: MARIA DO SOCORRO LOURENÇO DOS SANTOS, SOLTEIRA, 32 ANOS, AGRICULTORA, END.: RUA 07 DE SETEMBRO, MARIZÓPOLIS.
ACUSADA: MARIA MISSILENE FARIAS, SOLTEIRA, 28 ANOS, AGRICULTORA, END.: RUA FRANCISCO JOAQUIM DA COSTA – MARIZÓPOLIS.

A ACUSADA COM FORTES SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ E DE POSSE DE UMA FACA ESTAVA AMEAÇANDO A VÍTIMA DEVIDO A DESAVENÇAS ANTERIORES CHEGANDO A APEDREJAR A RESIDÊNCIA DESTA, ONDE OS VIZINHOS SOLICITARAM A POLÍCIA, QUE AO CHEGAR AO LOCAL CONSTATOU A VERACIDADE DOS FATOS E EFETUOU A PRISÃO DA ACUSADA LEVANDO-A PARA A DPC PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


TOMBAMENTO DE VEÍCULO COM VÍTIMAS - RODOVIA PB QUE LIGA NAZAREZINHO A S. J. DA LAGOA TAPADA - 17h00min

VÍTIMAS: FERNANDO MOISES DE LIMA, CASADO, AGRICULTOR, SITIO ZOOTECNIA – SÃO GONÇALO E FRANCISCA LIMA RODRIGUES, VIÚVA, AGRICULTORA, 35 ANOS, SITIO ZOOTECNIA – SÃO GONÇALO.

UMA GUARNIÇÃO DA PM ESTAVA ATENDENDO UMA OCORRÊNCIA EM SÃO GONÇALO QUANDO FOI INFORMADA POR POPULARES QUE HOUVE UM GRAVE ACIDENTE NA RODOVIA PB QUE LIGA AS CIDADES DE NAZAREZINHO A SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA. QUE A VIATURA DESLOCOU-SE IN CONTINENTI PARA O LOCAL DO SINISTRO, TODAVIA AO CHEGAR ÀS IMEDIAÇÕES VERIFICOU QUE UM POPULAR SOCORREU AS VÍTIMAS PARA O HRS, EM DILIGENCIAS A GUARNIÇÃO CONSTATOU QUE A MOTOCICLETA NÃO SE ENCONTRAVA MAIS NO LOCAL. QUE A GUARNIÇÃO DIRIGIU-SE AO HRS PARA COLHER MAIS INFORMAÇÕES, TENDO OS FAMILIARES DAS VÍTIMAS INFORMADO QUE AMBAS ESTAVAM COM VÁRIAS LESÕES CORPORAIS E UMA DELAS ESTAVA INCONSCIENTE. O FATO FOI INFORMADO AO DELEGADO PLANTONISTA PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


ENCONTRO DE VEÍCULO ABANDONADO – SOUSA - PRÓXIMO AO GINÁSIO DO COL. N. S. AUXILIADORA – SOUSA - 10H00MIN

VÍTIMA: ATÉ O MOMENTO NÃO IDENTIFICADO

UMA INFORMAÇÃO ANÔNIMA COMUNICOU AO COPOM QUE UMA MOTO HONDA BIZ SEM PLACA ENCONTRAVA-SE ABANDONADA NAS PROXIMIDADES DO GINÁSIO DO COL. N. S. AUXILIADORA, ONDE UMA GUARNIÇÃO DA PM DIRIGIU-SE AO LOCAL E CONSTATOU A VERACIDADE DA DENUNCIA CONDUZINDO O VEÍCULO EM EPÍGRAFE, CUJO CHASSI É 9C2HA07005R019869, ATÉ DPC LOCAL PARA AS PROVIDENCIAS CABÍVEIS. A MOTOCICLETA ENCONTRA-SE COM ALGUMAS AVARIAS.


PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO (SOUSA) - CREDENDE VIDES, SOUSA - 23H30MIN

ACUSADOS: MENOR DE 16 ANOS, CAJAZEIRAS - PB.

A PM FOI INFORMADA DE QUE A ADOLESCENTE ACIMA CITADA, VINHA HÁ HORAS PROMOVENDO PERTUBAÇÃO NO CREDENDE VIDES, VINDO A BATER NA PORTA DAQUELA ENTIDADE, A PM AO CHEGAR NO LOCAL ENCONTROU A CITADA ADOLESCENTE EM CIMA DO MURO DO PRÉDIO DO CREDENDE VIDES PROMOVENDO DESORDEM, ELA FOI ORIETADA PELA GUARNIÇÃO A DEIXAR O LOCAL, A QUAL ATENDEU DE IMEDIATO, MAS COM O AFASTAMENTO DA GUARNIÇÃO DO LOCAL, A MESMA VOLTOU A PROMOVER DESORDEM NO REFERIDO ESTABELECIMENTO, A PM RETORNOU AO LOCAL, ONDE LEVOU A ADOLESCENTE A DP LOCAL NA PRESENÇA DA CONSELHEIRA TUTELAR FRANCINETE BEZERRA, ONDE FORAM ADOTADAS AS PROVIDENCIAS CABIVEIS.


ROUBO A PESSOA (SOUSA) - JARDIM BELA VISTA, SOUSA - 23H00MIN

VÍTIMAS: NELSON FERREIRA DE LIMA, CASADO, 22 ANOS, AJUDANTE GERAL, SOUSA.

A POLICIA FOI CHAMADA PELA VITIMA DANDO CONTA DE QUE NO JARDIM BELA VISTA, A MESMA HAVIA SIDO VITIMA DE UM ROUBO. A VITIMA AO PASSAR PELO LOCAL ACIMA CITADO, FOI ABORDADA POR VARIOS MENORES DE BICICLETAS E ARMADOS DE FACA, QUE ANUNCIARAM O ASSALTO E LEVARAM DA VITIMA UM CELULAR E DOCUMENTOS PESSOAIS. RONDAS FORAM REALIZADAS NO INTUITO DE LOCALIZAR OS ACUSADOS, POREM ATE O MOMENTO SEM ÊXITO.

Sábado, 12 de dezembro de 2009

DANOS MATERIAIS - TRAVESSA OTACILIO AUGUSTO DE SOUSA- GATO PRETO - 12h00min

VÍTIMA: FABRICIA ANDRADE SARMENTO, CASADA, 19 ANOS, COMERCIANTE, RUA JOSE FAGUNDES DE LIRA, SOUSA.
ACUSADO: MARCOS ANTONIO FERREIRA SARMENTO,CASADO,54 ANOS, COMERCIANTE, RUA LAFAIETE PIRES FERREIRA, CENTRO SOUSA.

SEGUNDO INFORMAÇÕES DA SENHORA FABRICIA E DO SENHOR MANOEL NETO, ONDE AMBOS SÃO PROPRIETARIOS DA EQUIPADORA MEGA SOM, A SENHORA FABRICIA HAVIA SOFRIDO AGRESSÃO DO SEU ESPOSO, SENHOR MANOEL NETO E QUE O PAI DA MESMA SABENDO DO OCORRIDO, DE QUE SUA FILHA HAVIA SIDO AGREDIDA PELO ESPOSO, NÃO S CONFORMOU COM O OCORRIDO E DIRIGIU-SE ATE A LOJA DO SENHOR MANOEL NETO A FIM DE TOMAR SATISFAÇÕES, NÃO ENONTRANDO O MESMO NO LOCAL, O SENHOR MARCOS ANTONIO DESFERIU UM PONTA PÉ EM UMA DAS VIDRAÇAS DA LOJA, VINDO A QUEBRAR, LOGO APÓS TOMANDO RUMO IGNORADO. MAIS TARDE O SENHOR MARCOS APRESENTOU-SE A DP DE FORMA ESPONTANES, E ALEGOU TER FEITO O QUE FEZ POR CONTA DA REVOLTA DE SABER QUE SUA FILHA TERIA SIDO AGREDIDA E AMEAÇADA DE MORTE.


EMBRIAGUEZ/OU DESORDEM E PERTURBAÇÃO - SÍTIO MASSAPÉ DOS DIAS – SOUSA - 23H40MIN
ACUSADO: JAIME ALVES DE LIMA, CASADO, 41 ANOS, AGRICULTOR, SÍTIO MASSAPÉ DOS DIAS.

CONFORME INFORMAÇÕES O ACUSADO SE ENCONTRAVA INGERINDO BEBIDA ALCOÓLICA QUANDO DE REPENTE PASSOU A PERTURBAR TODA A SUA VIZINHANÇA E A PROMOVER DESORDEM EM VIA PÚBLICA E LOGO EM SEGUIDA ADENTROU DENTRO DE SUA PRÓPRIA RESIDÊNCIA A PASSOU A QUEBRAR OS MOVEIS EXISTENTES NO LOCAL. A POLICIA MILITAR AO CHEGAR NO SÍTIO MASSAPÉ O ACUSADO JÁ SE ENCONTRAVA DOMINADO E AMARRADO. O ACUSADO FOI CONDUZIDO ATÉ A DELEGACIA PARA QUE FOSSEM TOMADAS TODAS PROVIDENCIAS CABÍVEL.


EMBRIAGUEZ/OU DESORDEM E PERTURBAÇÃO - SOUSA - SÍTIO MASSAPÉ DOS DIAS – SOUSA - 23H40MIN

ACUSADO: JAIME ALVES DE LIMA, CASADO, 41 ANOS, AGRICULTOR, SÍTIO MASSAPÉ DOS DIAS – SOUSA – PB.

CONFORME INFORMAÇÕES O ACUSADO SE ENCONTRAVA INGERINDO BEBIDA ALCOÓLICA QUANDO DE REPENTE PASSOU A PERTURBAR TODA A SUA VIZINHANÇA E A PROMOVER DESORDEM EM VIA PÚBLICA E LOGO EM SEGUIDA ADENTROU DENTRO DE SUA PRÓPRIA RESIDÊNCIA A PASSOU A QUEBRAR OS MOVEIS EXISTENTES NO LOCAL. A POLICIA MILITAR AO CHEGAR NO SÍTIO MASSAPÉ O ACUSADO JÁ SE ENCONTRAVA DOMINADO E AMARRADO. O ACUSADO FOI CONDUZIDO ATÉ A DELEGACIA PARA QUE FOSSEM TOMADAS TODAS PROVIDENCIAS CABÍVEL.

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E ABALROAMENTO (SOUSA) - CÔNEGO JOSÉ VIANA, SOUSA - 19H30MIN

ENVOLVIDOS: LUCILENE LIMEIRA DE SOUSA, SOLTEIRA, 29 ANOS, AGENTE DE SAUDE, NUCLEO II, SOUSA.
FABIANO SOBREIRA, CASADO, 35 ANOS, EMPRESARIO, RUA TOMAS PIRES E ALITA FERNANDES DANTAS, SOLTEIRA, 22 ANOS, ANALISTA DE CREDITO, RUA D. PEDRO II.

SEGUNDO INFORMAÇÕES DOS ENVOLVIDOS, A SENHORA LUCILENE TRAFEGAVA EM UMA MOTO HONDA DE PLACA MOU-1606 PELA RUA FRANCISCA MARIA ABRANTES, CRUZANDO A CONEGO JOSÉ VIANA, E NESSA MESMA RUA TRAFEGAVA O SENHOR FABIANO CONDUZINDO UAM MOTO YBR DE PLACA MNI-8309, QUANDO AMBOS ABALROARAM PROXIMO AO SEMAFARO. AMBOS AFIRMAR QUE O SEMAFARO DAVA-LHES PREFERENCIA. A SENHORA ALITA FOI CONDUZIDA PARA O HRS COM VARIAS ESCORIAÇÕES PELO CORPO. FOI REALIZADO TESTE DE ETILÔMETRO (BAFOMETRO) E FICOU CONSTATADO QUE A SENHORA LUCILENE APRESENTOU 0.88 MG/L, SENDO A MESMA ENCAMINHADA PARA DP PARA A APLICAÇÃO DAS MEDIDAS CABIVEIS.


14º BPM


Domingo, 13 de dezembro de 2009

Polícia Militar procura Acusados de Homicídio em Princesa Isabel

Na manhã de Ontem (12), Por volta das 07h, na Praça Natália do Espírito Santo no centro de Princesa Isabel, repentinamente dois homens em uma moto Honda, usando capacetes, surgiram de arma em punho, efetuaram vários disparos, contra a Juraci Pereira, 39 anos e sua esposa enquanto eles trabalhavam no local.
A Guarnição da Polícia Militar foi solicitada e ao chegar no local encontrou o corpo da esposa de Juraci com várias perfurações na Cabeça. Segundo seu esposo ela vinha recebendo várias ameaças de morte através do celular.
Diligências estão sendo realizadas, mas até o momento não obtiveram êxito, o corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Patos.

Blog do 3ºBPM de Patos

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Parecer do MPE é pela improcedência de Ação movida contra vereador do PDT de Sousa

11/12/2009.
A promotora Eleitoral da 63ª Zona Eleitoral da Comarca de Sousa, Carmem Eleonora da Silva Perazzo, entregou ontem o seu parecer na AIJE de Nº. 32/2008 movida pelo próprio MPE contra o vereador Assis Estrela do PDT, a douta promotora eleitoral entendeu que após as investigações procedidas não se demonstrou comprovado nenhum fato que pode ensejar o pedido de cassação do referido vereador que estava sendo acusado de distribuir camisetas em troca de votos na comunidade de Lagoa dos Estrelas, o que não restou comprovado.

Agora a Ação de Investigação Judicial Eleitoral vai para o juiz eleitoral Dr. Henrique Jacome para proceder a referida sentença judicial.

A defesa do Vereador Pedetista foi patrocinada pelos Advogados, Francisco Valdemiro Gomes e Egberto Guedes de Oliveira.


Mário Gibson

Cinema, Música e Poesia na Premiação do XV FESERP

11/12/2009.
Filme “O Sonho de Inacim” abre a programação do festival

A Comissão Organizadora do XV FESERP - Festival Sertanejo de Poesia, prêmio Augusto dos Anjos, divulgou, na tarde de hoje, a programação oficial da solenidade de premiação do festival. O evento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 do corrente, em Aparecida, cidade do sertão paraibano e envolverá cinema, música, palestras, lançamento de livros e catálogo cultural, além de muita poesia.

A programação terá início dia 17 às 19:30h, com a Sessão Especial do Cine Clube Charles Chaplin, em praça pública, exibindo o filme “O Sonho de Inacim – o aprendiz de Padre Rolim”, dirigido por Eliezer Rolim, o qual teve parte rodado na Fazenda Acauã, município de Aparecida. Após o filme haverá apresentação musical com Ivan Rosendo e Banda Currulepe. Dia 18, acontecerá a Noite de Autógrafos a partir das 20:00h, no Fina Flor Clube de Aparecida, o lançamento das obras: Antologia Poética do FESERP volume V (APC) e Era assim Aparecida a minha terra natal (Deoberto Lopes), além do lançamento do Catálogo Cultural do Alto Sertão em CD-Rom, um projeto da Acauã Produções Culturais em parceria com o programa BNB de Cultura. Fechando a noite, a Orquestra de Câmara Acorde, sob a regência do maestro Espedito Lopes, fará uma apresentação.O evento será encerrado dia 19, começando com uma palestra sobre a importância das políticas públicas de cultura, ministrada pelos palestrantes Tarciana Portella, jornalista e diretora da Regional do Ministério da Cultura e o Dr. Kleber Moreira, diretor técnico do IPHAN/PB. A palestra será realizada na Câmara Municipal de Aparecida, às 14:30h. À noite, a partir das 20:00h, serão divulgados os vencedores do XV FESERP e a classificação dos demais, além da entrega dos certificados de participação e da premiação, seguidos de declamação das poesias vencedoras no festival.

Os repentistas Zé Marcone e Chico Galvão farão a tradicional apresentação da poesia popular e do repente e, finalmente, o cantor e compositor aparecidense Cieudo Gomes fará apresentação com a Banda Coiteiros, da cidade de Marizópolis. A solenidade de apresentação acontecerá no Fina Flor Clube de Aparecida, situado à rua Antonio Francisco Pires, na cidade de Aparecida.

Realizado pela Acauã Produções Culturais, ONG cultural da cidade de Aparecida PB, O FESERP chega a sua XV edição coroado de sucesso. Foram ao todo, 100 inscrições vindas das mais variadas cidades de praticamente todos os Estados brasileiros e uma de Portugal, confirmando assim, a internacionalização do festival.

Este ano o evento conta com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Mais Cultura, resultado da seleção do edital de pequenos eventos culturais.

O resultado do festival bem como toda a programação estará disponível no bolg: www.apcfeserp.zip.net. Maiores informações poderão ser obtidas pelos fones (83) 9112.2515 e 9913.0798 ou via e-mail: feserp@ig.com.br.


fmcsousapb@gmail.com

Plantão Polícial - Quinta para Sexta-feira, dia 11/12/2009


Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

TENTATIVA DE HOMICÍDIO – SOUSA- ESPAÇO BR MOTEL - 01h40min

VITIMA: ÉRIKA DE SOUSA DA CONCEIÇÃO, SOLTEIRA, 28 ANOS, MULHER DE VIDA LIVRE, RUA ANTONIO NUNES DA COSTA, JOÃO PESSOA.
ACUSADO: ALEXANDRO GALDINO ALVES, CASADO, 28 ANOS, VENDEDOR, RUA EXPEDITO DIAS DE FRANÇA, SOUSA.

SEGUNDO INFORMAÇÕES REPASSADAS PELO HRS AO COPOM, UMA JOVEM DEU ENTRADA POR VOLTA DE 01h:30min FERIDA COM UM DISPARO DE ARMA DE FOGO NA CABEÇA. UMA GUARNIÇÃO DA PM PASSOU A EMPREENDER DILIGÊNCIAS E DIRIGIU-SE AO CITADO HOSPITAL ONDE COLHEU AS INFORMAÇÕES COM A VÍTIMA. QUE O ACUSADO SE ENCONTRAVA NO ESPAÇO BR MOTEL COM A MESMA, AONDE VEIO A EFETUAR UM DISPARO ALVEJANDO-A NA CABEÇA DE “RASPÃO”. QUE ELE PEGOU-A E LEVOU AO CENTRO DA CIDADE E SOLICITOU QUE UM TAXISTA A CONDUZISSE ATÉ O HRS E POSTERIORMENTE FORAGIU, TOMANDO RUMO IGNORADO. A POLÍCIA ESTEVE NA CASA DO ACUSADO E CONVERSOU COM SUA ESPOSA QUE NÃO SOUBE INFORMAR A LOCALIZAÇÃO DO MESMO, ATÉ O MOMENTO NÃO LOGROU ÊXITO NAS BUSCAS AO ACUSADO.


EMBRIAGUEZ E/OU DESORDEM – SOUSA - RUA PROJETADA JOSÉ LINS DO REGO - 01h00min

VITIMA: FRANCISCO ANDRÉ SOARES, CASADO, 59 ANOS, ARTESÃO, RUA PROJETADA JOSÉ LINS DO REGO S/N.
ACUSADO: DAMIÃO ANDRÉ SOARES, SOLTEIRO, 23 ANOS, ARTESÃO, RUA PROJETADA JOSÉ LINS DO REGO S/N.

O ACUSADO ENCONTRAVA-SE EM SUA RESIDÊNCIA QUANDO COMEÇOU A PRATICAR DESORDENS, ONDE A VÍTIMA, QUE É SEU GENITOR, SOLICITOU A PRESENÇA DA PM, VISTO QUE NÃO CONSEGUIA CONTROLAR O FILHO, TENDO A GUARNIÇÃO CONDUZIDO O ACUSADO ATÉ A DPC PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


Quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EMBRIAGUEZ E/OU DESORDEM – SOUSA - CENTRO - 23:30

ACUSADO: WELLINGTON LOPES ALVES, SOLTEIRO, 22 ANOS, DESOCUPADO, END. RUA SÃO PAULO-SORRILÂNDIA I.

SEGUNDO INFORMAÇÕES, O ACUSADO SE ENCONTRAVA NO CENTRO DA CIDADE COM FORTES SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA E PERTURBANDO OS TRANSEUNTES QUE POR ALI PASSAVA. QUE A PM FOI SOLICITADA ATRAVÉS DO COPOM E AO CHEGAR FOI CONSTATADO A DENUNCIA, ONDE O ACUSADO FOI PRESO E CONDUZIDO A DPC PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.


ROUBO A PESSOA- SOUSA - CONJUNTO MUTIRÃO - 15:30

VÍTIMA: MARIA CRISTINA FERNANDES, SOLTEIRA, 22 ANOS, ESTUDANTE, RUA VEREADOR JOSÉ GONÇALVES FORMIGA.
ACUSADO: GERISVALDO INÁCIO DOS SANTOS, SOLTEIRO, 28 ANOS, MOTO TAXI, RUA NELSON MEIRA.

QUE A VITIMA SOLICITOU A PM INFORMANDO QUE O ACUSADO QUE JÁ FOI SEU AMANTE, A TERIA SEGUIDO NUMA MOTO CG 125 KS, DE COR PRETA E PLACA NPW-5756. QUE APÓS A MESMA TER EFETUADO UM PROGRAMA E ADQUIRIDO A QUANTIA DE R$ 15,00 (QUINZE REAIS) VOLTAVA PARA SUA RESIDÊNCIA DE CARONA COM O SENHOR JOSÉ LIMA NUMA MOTO , QUANDO FOI SURPREENDIDA PELO ACUSADO, O QUAL PASSOU A LHE AGREDIR COM SOCOS E PONTAPÉS E SUBTRAIU DA MESMA OS QUINZE REAIS CONSEGUIDO COM O TRABALHO REALIZADO. QUE APÓS DILIGÊNCIAS O ACUSADO FOI LOCALIZADO NA SUPOSTA MOTO , SENDO PRESO E CONDUZIDO A DPC PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS. A MOTO FOI APREENDIDA, POIS O ACUSADO NÃO PORTAVA OS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS E COM ESTE FOI ENCONTRADO A QUANTIA DE CINCO R$ 5,00 (CINCO REAIS).


AGRESSÃO FISICA - POMBAL - RUA AILTON ALVES-POMBAL - 15:30

VÍTIMA: KÉSIA LETÍCIA DANTAS FERNANDES, DOMÉSTICA, 30 ANOS, RUA AILTON ALVES-POMBAL.
ACUSADO: MARDOQUE DANTAS FERNANDES, CASADO, 31 ANOS, RUA AILTON ALVES-POMBAL.

QUE A VITIMA SOLICITOU A PM INFORMANDO QUE O ACUSADO QUE É SEU IRMÃO, A TERIA AGREDIDO COM SOCOS E PONTAPÉS, ASSIM COMO TAMBÉM AGREDIU A MÃE E A TIA. QUE A VITIMA FICOU LESIONADA NA BOCA E BRAÇOS. ONDE A PM FOI AO LOCAL E CONDUZIU O ACUSADO A DPC PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.

14º BPM


São João do Rio do Peixe: mais um acusado de pedofilia é posto fora de circulação

Policiais civis da cidade de São João do Rio do Peixe, no Sertão paraibano, prenderam na tarde desta quarta-feira (9) o agricultor Ronaldo Pereira da Silva, 23 anos, por crime de pedofilia. De acordo com as investigações, o agricultor teria estuprado uma adolescente de 15 anos e cometido outros dois estupros contra duas meninas de 11 anos.

Segundo o delegado Gilson de Jesus Teles, Ronaldo foi preso por força de mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Rocini Amorim Bastos, da 2ª vara da comarca da cidade, graças à representação feita pela autoridade policial. A ação aconteceu no Sítio Roça Grande, onde fica localizada a residência do agricultor.

“Os crimes foram denunciados através do disque 100, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, e ainda pelo Conselho Tutelar do Município. A partir daí, o juiz determinou à Polícia Civil proceder às investigações, que culminaram na confirmação das denúncias, após ser constatado, por exames, o defloramento das vítimas”, explicou o delegado.

Ainda segundo a autoridade, além de ameaçar as vítimas, Ronaldo ainda tentava seduzir uma menina de nove anos e depois fugir. “Todos esses dados oferecidos pelas investigações ao judiciário foram motivos para a decretação do mandado de prisão preventiva”, destacou o delegado.


Hidroastro Abrantes