sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Jeová Campos faz palestra sobre desenvolvimento sustentável durante III Encontro dos Vereadores do Alto Sertão Paraibano

13/11/2009.
O deputado estadual Jeová Campos (PT) participa como palestrante, nesta sexta-feira (13), às 9h00, na Câmara dos Vereadores de Cajazeiras, do III Encontro dos Vereadores do Alto Sertão Paraibano, promovido pela AVASP - Associação dos Vereadores do Alto Sertão Paraibano. Convidado pelo presidente da Câmara Municipal daquele município, Marcos Barros (PSDB) e pelo vereador Nilson Lopes Meireles (PSDB), que integram a AVASP, ele dará uma palestra sobre desenvolvimento sustentável. O encontro, que está em sua terceira edição, tem o objetivo de debater temáticas relativas às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do sertão paraibano. Em sua apresentação, Jeová discutirá sobre a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração da Paraíba, um projeto de sua autoria, bastante requisitado pelos gestores públicos da região.

Para este III Encontro dos Vereadores do Alto Sertão Paraibano, além da discussão a respeito do desenvolvimento da região, que incluem investimentos em infraestrurura e educação, políticas públicas para a saúde, incluindo a implantação da UTI Neo-natal, do tomógrafo e da hemodiálise no hospital de Cajazeiras. A reativação da sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) naquele munícipo e a renegociação de dívidas de pequenos produtores rurais do Alto Sertão Paraibano, também estão na pauta de discussão dos vereadores.

Ainda no encontro, o deputado Jeová Campos ministrará a palestra “Um novo projeto de desenvolvimento sustentável para a Paraíba”, na qual o parlamentar fará uma exposição a respeito da Agência de Desenvolvimento e Interiorização da Paraíba, que prevê a descentralização das riquezas do estado. “Precisamos apostar nas potencialidades econômicas de cada região paraibana e desenvolvê-las. Não podemos continuar a concentrar as riquezas no litoral”, disse Jeová, que ao longo de seu mandato já realizou diversas audiências públicas pelo estado para debater o projeto com os gestores públicos sendo este, inclusive, um projeto unanimamente requerido por vários gestores.

Para Jeová, esta terceira edição do encontro será de grande relevância, tendo em vista que, mais uma vez, os vereadores sertanejos se reúnem para discutir e encontrar soluções para os problemas da região. “Este já é o terceiro encontro e novamente buscaremos soluções para os diversos problemas da enfrentados pela região”, disse Jeová. Para o encontro em Cajazeiras ainda foram convidados Aniberto Mendonça de Melo, representante do IBGE; Mário Borba, presidente da Federação dos Produtores Rurais da Paraíba (Faepa); José Maria de França, secretário de Saúde do Estado e Francisco Carlos Cavalcanti, superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba.


News - Assessoria & Comunicação

MPF adverte estado da Paraíba para cumprimento do Plano Diretor do Sistema Carcerário

13/11/2009.
Em reunião realizada ontem (11) na Procuradoria da República, as Secretarias de Administração Penitenciária e Segurança foram também alertadas para investigar a participação de agentes do estado em grupos de extermínio de albergados e ex-apenados. O descumprimento das recomendações poderá ensejar representação ao procurador-geral da República, em Brasília, para intervenção federal na Paraíba.

Questões referentes ao cumprimento do Plano Diretor do Sistema Carcerário na Paraíba foram debatidas, ontem (11), em reunião realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), em João Pessoa. Também foram discutidos assuntos relacionados à execução de ex-apenados e albergados no estado, com indícios de atuação de grupos de extermínio.

Na ocasião, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, Duciran Van Marsen Farena, destacou o descumprimento de todos os compromissos assumidos pelo estado, através da Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária e da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, em reunião realizada em 16 de setembro de 2009. Naquela oportunidade, foram fixados vários compromissos referentes ao acompanhamento e monitoramento de ex-apenados e albergados, bem como quanto ao cumprimento do Plano Diretor do Sistema Carcerário.

A resistência do estado em cumprir o Plano Diretor do Sistema Carcerário levou à recomendação ao Ministério da Justiça para que suspendesse o repasse de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) à Paraíba. O procurador Duciran Farena esclareceu que as providências do Ministério Público Federal não se esgotam com a suspensão dos repasses. "Com ou sem recursos do Funpen, o estado está obrigado a adotar as providências do Plano que estabelecem políticas de humanização do sistema carcerário, inclusive de melhoria das condições de segurança e de trabalho dos servidores do sistema. Se a situação de descumprimento persistir, poderá ser proposta ação civil pública contra o estado da Paraíba e mesmo representação ao procurador-geral da República para intervenção no estado, em virtude da violação dos direitos humanos".

O procurador comentou ainda que as verbas do Funpen - que aparentemente já estavam bloqueadas pelo Ministério da Justiça em razão de irregularidades na execução "estão longe de serem desprezíveis, tendo em vista que os presídios PB-1 e PB-2 foram construídos quase que integralmente com verbas federais, assim como a imensa maioria dos novos presídios no Brasil" . Segundo Duciran Farena, é incompreensível a conduta do gestor, que ao invés de regularizar a situação, prestando as contas devidas e apurando os desvios de recursos, para voltar a receber as verbas, desdenha delas, até porque os investimentos futuros no sistema carcerário da Paraíba dependem, e muito, das verbas do Funpen. Nem mesmo os estados mais ricos da federação desprezam estes repasses”.

O pedido de intervenção federal no Estado seria feito não só em razão da violação reiterada dos direitos humanos dos apenados, pelas condições de barbárie que prevalecem nos presídios paraibanos, em especial no Róger, mas também pelas continuadas execuções de ex-detentos e albergados por grupos de extermínio. “Não acredito que não haja base para uma investigação de inteligência sobre a execução de albergados e ex-apenados, após o episódio em que o próprio chefe de disciplina do Róger, Ednaldo de Assis Oliveira, acompanhado de seu irmão, possivelmente também agente penitenciário, foi morto depois de executar um albergado”, destacou Duciran Farena.

O procurador da República acredita, com base em informações obtidas pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (CEDDHC), que essas execuções são feitas em razão do acerto de contas relativo a dívidas, reais ou imaginárias, contraídas dentro das prisões. De acordo com Duciran Farena, "a idéia de retorno imediato a ações criminais não se sustenta. Todos sabem que os apenados liberados no regime semi aberto são tradicionalmente cautelosos, pois sabem que podem voltar para o regime fechado a qualquer momento. No entanto, as execuções na Paraíba concentram-se em albergados".

Para o procurador, “a Secretaria de Segurança e a de Administração Penitenciária, aquela, com trabalho de investigação policial, e esta, pela sindicância, devem apurar a atuação dos grupos de extermínio a partir da morte do chefe de disciplina e chegar a verdade dos fatos. Da mesma forma, o MPF espera investigação independente, interna e policial, quanto à verdadeira causa do incêndio do Róger”.

Estiveram presentes na reunião Maurício Souza de Lima, secretário executivo e Eduardo José Silva de Araújo, assessor jurídico, ambos da Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária; Maísa Félix Ribeiro de Araújo, chefe de gabinete da Secretaria de Segurança e Defesa Social e vários agentes penitenciários.

Novos compromissos - Foi recomendado ao estado, representado pelas secretarias presentes, que estas investiguem, dentro de suas atribuições, a participação de servidores do estado em grupos de extermínio de ex-apenados e albergados, mediante a instauração de sindicância interna para apuração de vínculos e responsabilidades pela designação de Ednaldo de Assis Oliveira (morto em Santa Rita depois de executar um albergado) como chefe de disciplina do Róger, e a realização de ação policial de inteligência, que deverá apurar os vínculos do falecido chefe de disciplina com o crime organizado. Falhando as secretarias em oferecerem as informações no prazo de 30 dias, o MPF adotará providências como recomendação para suspensão de recursos decorrentes de transferências voluntárias para o estado da Paraíba, além de representação para intervenção federal no estado.

As Secretarias de Administração Penitenciária e Segurança também deverão apurar, dentro das suas atribuições, mediante sindicância e inquéritos policiais, o incêndio do Róger, ouvindo as vítimas sobreviventes em ambiente sigiloso, de forma a alcançar a verdade dos fatos. Já a Secretaria de Segurança deve enviar cópia do inquérito instaurado para apuração dos fatos relacionados à participação de Ednaldo de Assis Oliveira, chefe de disciplina do Róger, em grupos de extermínio, bem como a cópia de inquérito instaurado para apuração dos fatos relacionados com o incêndio do Róger, no prazo de 30 dias.

Agentes penitenciários - A reunião contou com a presença de vários agentes penitenciários, que acompanharam os questionamentos feitos aos representantes das referidas secretarias, relativos à situação dos agentes penitenciários do estado que fizeram o concurso em 2008 e ainda não foram nomeados.

O MPF questionou a contratação de "agentes operacionais", pro-tempore, adstritos à Secretaria de Administração Penitenciária, para o exercício de atividades próprias dos agentes penitenciários, o que poderia consistir burla à regra do concurso público. Segundo o procurador, somente agentes concursados podem exercer trabalhos de controle dentro do sistema carcerário, tratando-se de função permanente que não pode ser exercida por pessoas com contratos temporários.

Duciran Farena ainda lembrou que a formação de quadro suficiente de agentes penitenciários concursados é uma das obrigações do Plano Diretor do Sistema Carcerário. A nomeação de comissionados sem vínculo efetivo com o serviço público, para funções de chefe de disciplina e diretor dos presídios, também foi questionada a partir do fato de que Ednaldo de Assis Oliveira era chefe de disciplina comissionado no Róger.

O procurador da República solicitou à Secretaria de Administração Penitenciária informações sobre a nomeação dos concursados e a ocupação de funções no sistema carcerário por contratados pro-tempore e comissionados. Além disso, a Secretaria deve justificar juridicamente a contratação de todos esses pro tempores (temporários) e quando deixarão de ter os contratos renovados; informar que lei permite que os cargos de diretor de presídio e chefe de disciplina sejam exercidos por comissionados; relação dos diretores de presídio e chefes de disciplina nos presídios do estado, com a situação funcional de cada um (concursado ou não concursado, curso superior etc); informar se houve contratação de 396 pro tempores para trabalhar no sistema penitenciário, desde fevereiro deste ano; informar quando serão chamados os concursados restantes do certame de 2008; e informar se há convênio federal em vigor na Secretaria de Administração Penitenciária, juntando cópias.

Ao final da reunião, o procurador Duciran Farena lamentou a ausência de conhecimento dos representantes a respeito dos assuntos tratados na reunião, afirmando ser questionável o envio de representantes com escasso conhecimento a respeito dos fatos que dizem respeito diretamente aos assuntos de sua própria pasta.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba

Feira do Coco – 2009: Prefeitura e SENAR Realizam Curso no Núcleo III

13/11/2009.
A Prefeitura de Sousa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizou nos dias 09, 10 e 11 deste mês, no Núcleo Habitacional III, em São Gonçalo, palestra com o tema: Associativismo – criar e manter uma associação, ministrada pela educadora Maria Amantina da Silva.

Participaram da palestra, estudantes da Escola Francisco Cícero Sobrinho, agricultores, professores e demais moradores da comunidade. O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, esteve presente no evento e falou da importância da cultura do coco na região, ressaltou ainda que o Governo Municipal além de promover uma grande festa nos dias 13, 14 e 15, também promoverá cursos e seminários, tendo em vista aprimorar ainda mais a cultura do coco no município.

No término da palestra, os alunos da Escola Francisco Cícero Sobrinho, fizeram apresentação instrumental – toca latas- em homenagem a Feira do Coco – 2009.


Decom

Plantão Policial - Quinta para Sexta-feira dia 13 de Novembro de 2009


Quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TENTATIVA DE HOMICÍDIO – SOUSA - 5º AVENIDA - CONJUNTO FREI DAMIÃO - 18H.

VÍTIMA: MAURIVAN FERREIRA DO NASCIMENTO, SOLTEIRO, 38 ANOS, DESOCUPADO, END. 5ª AVENIDA, FREI DAMIÃO.
ACUSADO: CONHECIDO POR SIRI, RESIDENTE NAQUELE CONJUNTO.

QUE A GUARNIÇÃO FOI SOLICITADA PELO COPOM, INFORMANDO QUE NO LOCAL HAVIA UMA PESSOA BALEADA, AO CHEGARMOS FOI CONSTATADO A VERACIDADE DO FATO, ONDE A VÍTIMA TINHA SOFRIDO DOIS DISPAROS DE ARMA DE FOGO (REVÓLVER), QUE ATINGIRAM AS DUAS PERNAS (COXA), SENDO SOCORRIDA AO HOSPITAL REGIONAL POR UMA AMBULANCIA DO SAMU. INFORMAÇÕES COLHIDAS NO LOCAL QUE OS DISPAROS TERIA SIDO EFETUADO POR UM ELEMENTO CONHECIDO POR "SIRI". O MOTIVO SERIA ACERTO DE CONTAS, HAJA VISTA, ACUSADO E VÍTIMA SEREM USUÁRIOS DE DROGAS. A PM EFETUOU DILIGÊNCIAS, MAS O ACUSADO NÃO FOI LOCALIZADO.


ACIDENTE DE TRÂNSITO (COLISÃO) - SOUSA - RUA LUIZ PEREIRA DA SILVA – CENTRO - 15H.

PESSOAS ENVOLVIDAS: ALECSANDRO FERNANDES DANTAS 45 ANOS, CASADO, COMERCIÁRIO, RUA ASSIS CHATEAUBREANH - ESTAÇÃO E FERNANDO RICARDO ARAGÃO 37 ANOS, SOLTEIRO, AGRICULTOR, RUA BASÍLIO SILVA - ESTREITO.

O SENHOR ALECSANDRO TRAFEGAVA EM UMA MOTOCICLETA COM REBOQUE DE PLACA MNH 7615 - PB PELA RUA LUIZ PEREIRA DA SILVA EM DIREÇÃO A TELEMAR, QUANDO PERDEU O CONTROLE E COLIDIU COM A MOTOCICLETA QUE TRAFEGAVA AO SEU LADO DE PLACA NPW 6858 - PB QUE ERA CONDUZIDA PELO SENHOR FERNANDO. AMBOS CAÍRAM E SOFRERAM FERIMENTOS LEVES, SENDO QUE O ALECSANDRO FOI SOCORRIDO AO HRS. A PM ESTEVE NO LOCAL PARA PROCEDIMENTOS DE PRAXE.


QUEBRA DE ALBERGUE - SOUSA - RUA PROJETADA - JARDIM BRASÍLIA - 13H.

VÍTIMA: MARIA DO SOCORRO SARMENTO DA SILVA 28 ANOS, CASADA, DO LAR.
ACUSADO: FRANCISCO ALVES (DAS DEZ) 31 ANOS, CASADO, AGRICULTOR.

O ACUSADO SE ENCONTRAVA NO INTERIOR DE SUA RESIDÊNCIA EM DESENTENDIMENTO COM A SUA ESPOSA (VÍTIMA), POIS TENTAVA FORÇAR A MESMA A IR EMBORA COM O MESMO, JÁ QUE ELE É ALBERGADO E NÃO ESTAVA MAIS SE RECOLHENDO PARA CUMPRIMENTO DA PENA (QUEBRA DE ALBERGUE). ELA ENTÃO RESOLVEU SOLICITAR A PM, QUE ESTEVE NO LOCAL E CONDUZIU O ACUSADO A COLONIA PENAL AGRÍCOLA, ONDE FICOU A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA.


ACIDENTE DE TRÂNSITO (COLISÃO) - SOUSA - RUA NELSOM MEIRA – ESTAÇÃO - 13H20MIN.

PESSOAS ENVOLVIDAS: ANA LÚCIA CASSIMIRO 44 ANOS, CASADA, PROFESSORA, RUA FRANCISCO GERVÁSIO DE MEDEIROS - GATO PRETO E RICARDO LIMA RODRIGUES 29 ANOS, CASADO, ENGENHEIRO CIVIL, RUA NELSOM MEIRA - ESTÇÃO.

A SENHORA ANA LÚCIA CONDUZIA O SEU VEÍCULO SPACE FOX DE PLACAS MOR 4037 - PB NA RUA NELSOM MEIRA EM DIREÇÃO AO CENTRO DA CIDADE, QUANDO FOI COLIDIDO NA TRASEIRA PELO VEÍCULO GM 1510 ADVANTAGE DE PLACA MNP 1442 - PB, O QUAL ERA CONDUZIDO PELO SENHOR RICARDO LIMA. NO ACIDENTE FOI VERIFICADO APENAS DANOS MATERIAIS NO 1º VEÍCULO. COM A PRESENÇA DO GPTRAN FIZERAM ACORDO NO LOCAL


Ladrões roubam e promovem quebra-quebra nos túmulos do cemitério Coração de Maria

Mais uma vez os ladrões, vandalos, fizeram uma "festa" no Cemitério Coração de Maria que é localizado no Centro da cidade de Cajazeiras. Segundo informes do coveiro Carlinhos a "invasão" aconteceu na noite / madrugada do sábado 07 para o domingo 08. Eles arrombaram tumulos, quebraram cadeados e fechaduras e roubaram jarros, placas, imagens de santos. O túmulo da Professora Maria Nazareth Lopes Ferreira pela proximidade do muro, foi novamente um dos mais atacados, teve a fechadura quebrada juntamente com o ferrolho e levaram alguns objetos. Uma comissão de entidades e clubes de serviços deverá procurar o setor jurídico da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, o comando do VI Batalhão de Polícia Militar, a Polícia Civil e cobrar uma tomada de posição com relação a estes atos que estão se tornando frequentes.


SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA PM PRENDE HOMENS COM 830 GRAMAS DE CRACK EM PATOS-PB

O serviço de inteligência da policia militar de Patos prendeu na manhã desta quinta-feira (12), por volta das 09h30min, Flávio Morais de Oliveira (32), conhecido vulgarmente por “Flávio Peruca” e Francisco de Assis Medeiros (40), Assis, este último, natural de São José de Espinharas.Os dois foram flagrados portando 830g de Crack (a droga era prensada e estava em forma de Tablete) que estava escondida entre um banco e outro do veículo, porém já faltando um pedaço que provavelmente havia sido comercializada. A prisão aconteceu na Rua Carlota César nas proximidades do terceiro Batalhão. Dá para perceber o tamanho da ousadia dos bandidos.Eles foram presos em flagrante em um Gol de cor branca, placas MUU – 9170 de Maceió Alagoas, que se encontra na delegacia da PF que fará uma triagem ao INFOSEG para constatar a procedência do mesmo.Segundo a polícia os acusados já vinham sendo investigados e monitorados e após a confirmação do mandado de busca e apreensão emitido pela Justiça patoense na última terça (10) contra os dois, os policiais entraram em ação.A policia ainda informou que pesa sobre um deles a acusação de vendas de motos irregulares no visinho Estado do Rio Grande do Norte e vários outros crimes, como estelionato.

Fonte: Blogs da PM de Sousa e Pombal


Jovem é preso por porte ilegal de arma de fogo na cidade de Catolé do Rocha

Durante operação realizada a pé pelas principais ruas da cidade de Catolé do Rocha, a polícia conseguiu prender no dia de ontem (11/11), o jovem Erasmo Aquino, 27 anos, com um revólver calibre 38 com seis munições intactas.

O acusado foi conduzido à delegacia local para os procedimentos legais. Também durante a operação foi apreendido um menor que já responde a vários processos, inclusive por homicídio, que conduzia uma moto marca Honda, modelo Tornado sem a devida placa e capacete, onde foram recolhidos para a delegacia local.

Hidroastro Abrantes

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vereadores denunciam Prefeito de Marizópolis na Polícia Federal, Tribunal de Contas e ainda vão ao Ministéio Público

12/11/2009.
Os vereadores sandrinho Farias e Abdon Lopes, foram a Polícia Federal e levaram na bagagem consubstanciadas denúncias contra o prefeito de Marizópolis, José Vieira da Silva do PTN.

Os parlamentares mirins da oposição marizopolense, munidos de farta documentação estiveram na delegacia da polícia federal em patos e fizeram as seguintes denúncias:

1º) farra das locações, onde o prefeito fez uma licitação duvidosa, que nunca deixou ninguem vê, e o interessante é que todos os carros continuam sendo os velhos conhecidos da prefeitura, alimentando uma rede de nepotismo e tráfego de influência.

2º) farra dos combustíveis, onde a prefeitura de marizópolis gastou mais de 219 mil reais com combustíveis, nos oito primeiros meses do ano, o que daria pra ir na lua três vezes, além de desrespeitar o tce- pb,quando não possui controle de combustíveis o que é exigido pela resolução normativa 005/2005 do tribunal de contas.

3º) escrituras das casas populares, onde tem-se mais de 150 casas construídas com recursos federais, estaduais e municipais, e o prefeito nunca entregou as escrituras desde 1997, teme-se que o intuito maior seja barganhar por voto em eleições, o que explicaria o sucesso que o prefeito tem nas urnas.

Essas denúncias também foram levadas ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, a Procuradoria Geral de Justiça e ainda será encaminhada na próxima segunda-feira ao Promotor Curador do Patrimômio Público da Comarca de Sousa Dr. Walfredo Alves Teixeira.





"Marizópolis precisa de pessoas livres para escolherem seus representantes, pois chega de chantagens e de barganhas, a cidade precisa de mudança, sangue novo, que não sugue as veias da prefeitura que já estão bastante debilitadas" disse Sandrinho.







"Marizópolis precisa de pessoas que renovem esse modo de agir dos políticos atuais, pois o Brasil viveu uma ditadura e foi horrível, nossa cidade tão pequena vivi a mesma coisa, só que mascarada, onde a ameaça velada é comum, onde a chantagem é comum e onde os gritos e maus tratos prevalecem, diante da figura ditatorial do prefeito" concluiu Abdon.












Assessoria Parlamentar

Vereadores ameçam não votar Orçamento 2010 da Prefeitura de Sousa

12/11/2009.
A bancada oposicionista na Câmara de Vereadores de Sousa ameaça não votar o Orçamento 2010, caso, o prefeito Fábio Tyrone Braga do PTB, não retome as negociações dos salários de 2008 deixados pela Gestão Gadelha.

O orçamento deste ano é menor do que o que foi aprovado no ano passado, em 2009 o Orçamento foi de 76 milhões e o deste ano é de 73 milhões de Reais. Os parlamentares estariam chateados pelo fato da negociação dos salários do ano passado não ter sido concretizada pelo Banco através de empréstimo, e até agora mesmo após o prazo final de 30 de setembro, o governo municipal não retomou nenhum contato, mesmo tendo sido convidado mais uma vez pela Câmara. O recesso parlamentar será iniciado no próximo dia 30 deste mês, ou seja, em 18 dias.

O líder da oposição na Casa, vereador, Daniel Pinto do PMDB, disse, que da maneira em que as coisas se encontram fica dificl votar o Orçamento.


Mário Gibson

STF suspende posse de suplentes de vereadores e novas vagas ficam para 2012

12/11/2009.
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira suspender a posse de suplentes de vereadores beneficiados pela emenda, aprovada no Congresso, que elevou o número de vagas nas Câmaras Municipais.

Com a decisão, aprovada por 8 votos a 1, os suplentes escolhidos nas eleições de 2008 não poderão tomar posse para ampliar o número de cadeiras nas câmaras, como definido pelo Legislativo --assim como ficam suspensas as posses já realizadas para ampliar o número de cadeiras nas câmaras estaduais e municipais.

Pela decisão, o aumento no número das vagas de vereadores vai vigorar somente a partir das eleições de 2012 --sem efeitos para a disputa passada de 2008.

O STF entendeu que os suplentes não foram efetivamente eleitos, por isso não podem assumir vagas abertas com uma decisão do Congresso.

Relatora do processo, a ministra Cármen Lúcia havia concedido liminar contra a posse dos suplentes, que foi hoje mantida pelo plenário do STF. Antes da liminar, alguns municípios já haviam iniciado o processo de aumento das vagas. Em Bela Vista de Goiás (GO), dois suplentes chegaram a tomar posse.

Na defesa da liminar, Cármen Lúcia disse que as Câmaras de Vereadores não podem empossar políticos que não foram escolhidos pelo povo.

"A posse de suplentes de vereadores, nos termos que vem ocorrendo, desacataria não apenas as regras da Constituição, mas o princípio basilar da democracia segundo o qual o poder do povo é exercido por representantes eleitos, aqueles assim proclamados pelas normas legais", afirmou a relatora.

Segundo a ministra, a emenda aprovada pelo Congresso não pode ser retroativa ao prever a posse de suplentes eleitos em 2008 --por isso deve valer a partir da disputa de 2010.

"Definir-se que uma regra fixada no presente pode impor modificação de um processo passado e acabado e para o qual a Constituição impõe que se respeite definição legislativa vigente pelo menos um ano antes do pleito parece não apenas contrariar um dispositivo constitucional", afirmou.

O ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), defendeu a suspensão das posses de suplentes ao afirmar que eles não foram eleitos nas urnas. Britto classificou de "bizarro" permitir a posse de políticos que não foram eleitos. "Não é por efeito de uma emenda que transforma quem não foi eleito em candidato eleito, por desvio de voto popular."

Já o ministro César Peluzo disse que a emenda, ao permitir a posse de suplentes, foi uma norma "casuística que tende a alterar resultado de processo eleitoral já exaurido".

Contrário à suspensão da posse de suplentes escolhidos em 2008, o ministro Eros Grau disse que eles têm direito às vagas porque foram legalmente escolhidos. 'Não vejo violação ao princípio eleitoral nem da segurança jurídica. Não me permitiria interpretar a Constituição à luz da lei ordinária', afirmou.

Impasse

A polêmica começou em setembro, depois que a Câmara e o Senado aprovaram PEC (proposta de emenda constitucional) que aumenta em mais de 7.000 as cadeiras de vereadores em todo o país. A ministra Cármen Lúcia, do STF, concedeu liminar em resposta a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, questionando a emenda.

Segundo Gurgel, a emenda retroage seus efeitos às eleições de 2008, ou seja, permite que vereadores suplentes tomem posse em processo eleitoral já encerrado --por isso não tem segurança jurídica para valer retroativamente.

O advogado-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Melo, defendeu a emenda ao afirmar que o aumento no número de vagas nas Câmaras de Vereadores permitiria ampliar o número de partidos representados nos Legislativos municipais e estaduais.

"Essa ampliação não altera o resultado das eleições. Os que foram eleitos, permanecem eleitos. Só serão convocados alguns outros representantes do povo. O Congresso buscou o fundamento da República brasileira, do pluralismo político", afirmou.


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Plantão Policial - Quarta para Quinta-feira dia 12 de Novembro de 2009


Quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ROUBO A PESSOA - SOUSA - RUA NESTOR JOSÉ SARMENTO – ESTREITO - 16H00MIN

VÍTIMA: FRANCISCA CAMPOS SANTIAGO, DIVORCIADA, 53 ANOS, FUNCIONARIA PÚBLICA, R. OTAVIANO FONTES - JARDIM SANTANA.
ACUSADO: NÃO IDENTIFICADO

SEGUNDA INFORMAÇÃO DA VITIMA DOIS ELEMENTOS NÃO IDENTIFICADO EM UMA MOTO DE COR PRATA E PLACA NÃO IDENTIFICADA UM DELE ESTAVA ARMADO DE REVOLVER CHEGARAM A SUBTRAIR SOBRE AMEAÇA AVITIMA UMA BOLSA CONTENDO TODOS OS DOCUMENTOS PESSOAIS E UMA QUANTIA DE CENTRO E OITENTA REAI(180.00), E LOGO APÓS O FATO OS ELEMENTOS TOMARAM RUMO IGNORADO. O OCORRIDO ACONTECEU AS 13H00MIN, SÓ QUE A VITIMA PROCUROU A PM POR VOLTA DAS 16H00MIN, ONDE FOI LAVRADO UM BOLETIM INFORMATIVO.


VIOLENCIA DOMÉSTICA / POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO - SOUSA - RUA OTAVIANO FONTES - JARDIM SANTANA - 10H00MIN

VÍTIMA: FRANCEANA DA SILVA, SOLTEIRA, 35 ANOS, DO LAR, R. OTAVIANO FONTES- JARDIM SANTANA.
ACUSADO: FRANCISCO ASSIS DA SILVA, CASADO, 70 ANOS, COMERCIANTE, RUA OTAVIANO FONTES - JARDIM SANTANA.

QUE O COPOM RECEBEU UMA LIGAÇÕA DA VITIMA SOLICITANDO UMA GUARNIÇÃO NA SUA RESIDÊNCIA INFORMANDO QUE O ACUSADO ESTAVA AMEAÇANDO COM UMA ARMA DE FOGO CHEGANDO A QUEBRA A PORTA DO QUARTO NO INTUITO DE LOCALIZA-LA. SEGUNDO A VITIMA O ACUSADO JÁ TINHA AGREDI-LA COM CHUTES CHEGANDO A LESIONAR NA SUA PERNA ESQUERDA. GUARNIÇÃO AO CHEGAR NO LOCAL DA DENUNCIA FOI CONSTATADO A VERACIDADE DO FATO . QUE O ACUSADO É POSSUIDOR DE ARMAS SENDO LOCALIZADAS UM REVOLVER CALIBRE 38 COM SEIS (06) MUNIÇÕES INTACTAS E UMA ESPIGADA CALIBRE QUARENTA (40), UMA FACA PEIXEIRA. O ACUSADO NÃO PRESENTOU A PM NENHUNS DOS REGISTOS DAS ARMAS. O ACUSADO FOI PRESO E CONDUZIDO JUNTAMENTE COM AS ARMAS ATE DPC DA CIDADE DE CAJAZEIRAS PARA AS PROVIDÊNCIAS CABIVEIS.

14ºBPM


Menores são apreendidos com drogas em Patos

Realizando diligencias no setor conhecido por “Beiral” no Bairro do São Sebastião, por volta das 10h a polícia avistou nas proximidades do Abrigo dos Idosos os menores de iniciais C.P.M e L.M.A, de 15 e 16 anos respectivamente, em atitude suspeita.
Ao realizarem uma abordagem constataram que os dois menores estavam em posse de 30 pedras de crack, 1 celular, e a quantia de 20 reais. Os menores e os objetos foram conduzidos até a 5° Delegacia Regional de Polícia Civil para as providencias cabíveis.
Segundo os policiais militares C.P.M já é conhecido da polícia por furtos e vicio.

Higo de Figueiredo


Por pouco sessão com moto taxistas não acaba em “vias de fato” em Cajazeiras/PB

Sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras, na noite de ontem, terça (10), por pouco não acabou em “vias de fato”, após leitura de requerimentos oriundos dos parlamentares da Casa Otacílio Jurema, projetos de lei e outros, o presidente daquele Poder – vereador Marcos Barros deu inicio a Sessão Especial que tratava de assunto do interesse dos mototaxistas, que prestam serviços para a população local. Barros leu por completa a Lei sancionada no último dia 29 de agosto do ano em curso pelo presidente Lula.

Folha Vip

Quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Exclusivo: Homem troca tiros com a PM e acaba ferido

O ex-presidiário, Jerônimo Bartolomeu da Silva, ficou gravemente ferido após uma troca de tiros com a policia Militar. O fato aconteceu nesta terça-feira 11/11, na cidade de Teixeira-PB. De acordo com o COPOM do 3º BPM, sediado em patos-PB, a PM fazia rondas no bairro caipira, quando na altura da localidade "vila Matú" Jerônimo ao perceber a presença da PM tentou fugir entre os muros e telhados das residências. A troca de tiros aconteceu na Escola Estadual Manuel Dantas, onde o acusado recebeu a PM a bala. Jerônimo Bartolomeu acabou sendo ferido e está na UTI do hospital Regional de Patos e corre risco de morte.


Polícia Militar apreende dupla com 30 pedras de Crack em Patos-PB

Durante a manhã de ontem (11/11), por volta das 10h10, uma Guarnição do Choque apreendeu dois menores com trinta pedras de crack. Os Policiais realizavam rondas no bairro da vitória quando encontraram a dupla em atitude suspeita na rua Tabelião Manoel Fernades, os mesmos foram abordados e após uma busca pessoal a droga foi encontrada.
O Conselho Tutelar foi acionado e C.P.M, 15 anos e L.M, 16 anos foram apresentados a Autoridade Competente.

Blog da PM de Pombal

Deputado parabeniza atuação de diretor do Porto de Cabedelo por conseguir desentravar obras de dragagem

12/11/2009.
O deputado estadual Jeová Campos (PT) subiu à tribuna durante a sessão de ontem (11) na Assembléia Legislativa para parabenizar a atuação do atual presidente da Companhia Docas da Paraíba e diretor do Porto de Cabedelo, Wagner Breckenfeld, que conseguiu a publicação do edital de licitação para as obras de dragagem do Porto e o seu credenciamento para o recebimento de quase R$ 50 milhões em recursos do PAC. Em suas palavras, Jeová falou do empenho do diretor para reerguer o Porto e destacou o edital de licitação para as obras de dragagem, publicado ontem no Diário Oficial da União.

“Parabenizo o diretor do Porto de Cabedelo, Wagner Breckenfeld, que está conseguindo reerguer o Porto depois de seis anos de total abandono e conseqüente prejuízo. Hoje o Porto é sinônimo de lucro e desenvolvimento graças à transparência e competência de seu diretor e do governo do estado que apóia suas ações expansionistas”, disse o parlamentar.

News - Assessoria & Comunicação

MPF divulga nomes de envolvidos na Operação Transparência

12/11/2009.
A operação resultou na prisão preventiva de 20 pessoas por fraude a licitações públicas em diversos municípios e órgãos públicos da Paraíba, além de desvio de verbas federais destinadas à realização de obras e serviços.

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) aguarda a análise dos documentos apreendidos e a conclusão do inquérito da Polícia Federal sobre a Operação Transparência, para decidir sobre a abertura de processo criminal contra os envolvidos. A operação foi deflagrada na quinta-feira, 10, pela Polícia Federal (PF), MPF e Receita Federal do Brasil, para cumprir 36 mandados de busca e apreensão e a prisão temporária dos seguintes envolvidos: José Roberto Marcelino Pereira; Adelaido Marcelino Pereira; José Gildeilson Marcelino Jacinto; Gilson Marcelino Jacinto; Gilmar Marcelino Jacinto; Rubem Pereira de Lima; Francinete Pereira da Silva; Alexandre Seixas Pessoa da Silva; Benigno Pontes de Araújo; Berizomar Pontes de Araújo; Demóstenes Dias de Medeiros Júnior; Sérgio Pessoa Araújo; Audy Lopes Fernandes; Antônio Soares da Silva; Ercijane de Fátima Barreto Chagas; François de Araújo Morais; Manoel Claudino da Silva; Marluce Alves Cavalcante; Elias Paulo da Silva e Luiz Fábio de Sousa e Silva.

A operação teve por objeto desarticular organização criminosa que agia na constituição de empresas 'de fachada' com a única finalidade de fraudar licitações públicas em mais de 100 municípios e órgãos públicos no estado da Paraíba, bem como desviar recursos públicos que deveriam ser empregados na realização de obras ou na execução de serviços.

O Ministério Público Federal está adotando todas as medidas judiciais cabíveis, como o afastamento cautelar dos servidores públicos federais diretamente envolvidos na organização criminosa desmantelada. Segundo o procurador-chefe da República responsável pelo caso, Victor Carvalho Veggi (foto), há provas da existência do fato e indícios suficientes da autoria do delito praticado pelo grupo de fraudadores. “Os envolvidos podem ser denunciados pelos crimes de formação de quadrilha, falsificação de documentos e corrupção, além de crimes contra a ordem tributária, a depender do resultado final das investigações”, adiantou o procurador.

Sonegação - Segundo levantamentos realizados pela investigação, há registros de atuação da organização criminosa em obras ou serviços públicos desde o ano de 2004, tendo recebido de municípios, entre os anos 2004 e 2009, mais de R$ 100 milhões, dos quais a investigação, com a participação direta da Controladoria-Geral da União, irá demonstrar o quantitativo efetivamente desviado.

A Receita Federal do Brasil apurou, ainda, que as pessoas jurídicas vinculadas aos investigados sonegaram, de 2004 a 2008, mais de R$ 130 milhões somente em tributos federais.

Agora, as pessoas presas, bem como outras de interesse da investigação, estão sendo ouvidas pela Polícia Federal, a quem cabe concluir o inquérito policial e enviá-lo ao MPF.

Transparência - As investigações se iniciaram a partir da atuação da Receita Federal que encaminhou relatórios ao MPF, o qual requisitou a instauração do inquérito policial, contando, ainda, com informações enviadas pelo Ministério Público Estadual. De acordo com o procurador Victor Veggi “a partir de quebras de sigilo pelo MPF à Justiça Federal, bem como outras diligências empreendidas pela Polícia Federal, foi possível identificar os envolvidos na organização criminosa e a atuação em obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, as quais serão auditas pela CGU”.

Ainda de acordo com o procurador, a organização criminosa atuava diretamente na constituição de 'empresas fantasmas' e em fraudes em diversas licitações “independentemente da origem dos recursos, destacando recursos da Fundação Nacional da Saúde - FUNASA”.

Conforme o procurador da República, as investigações continuam para apurar os desvios de recursos públicos federais, bem como o possível envolvimento dos gestores públicos.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba