quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TCE condena mais um ex-prefeito a devolver dinheiro na Paraíba

22/10/2009.
O ex-prefeito do município de Santana de Mangueira, Francisco Umberto Pereira, terá que devolver aos cofres públicos a importância de R$ 95.903,95 por despesas não comprovadas e pagamentos indevidos. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (21/10/09) pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado, que emitiu parecer contrário à aprovação da prestação de contas do ex-gestor referente ao exercício de 2007.

Francisco Umberto Pereira também foi multado em R$ 2.805,10 e R$ 1 mil pelas irregularidades apontadas em sua prestação de contas, de acordo com o voto do relator do processo, conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo.

O TCE também emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2007 do ex-presidente da Câmara Municipal de Guarabira, José Antonio de Lima, a quem foi imputado débito de R$ 54.426,56 por irregularidades como despesas não comprovadas, excesso de gastos com combustíveis e com locação de veículos. O relator do processo foi o conselheiro substituto Marcos Antonio da Costa.

As contas de 2006 do atual prefeito de Cabaceiras, Ricardo Jorge de Farias Aires, foram aprovadas com ressalvas. Ele foi multado em R$ 1 mil por ausência de licitações, em processo também relatado por Marcos Antonio da Costa.

Tiveram suas prestações de contas aprovadas o atual prefeito de Bernardino Batista, José Edomarques Gomes (exercício 2007), e os dirigentes das Câmaras Municipais de Cacimbas, Boqueirão e Alcantil, todas do exercício de 2007.

O ex-prefeito de São Bento, Márcio Roberto da Silva, teve Recurso de Reconsideração acatado e conseguiu reduzir de R$ 1.220.924,00 para R$ 1.199.268,55 a quantia que terá que devolver aos cofres públicos devido à irregularidades registradas em sua prestação de contas.

Processo sobre a ajuda de custo recebida pelos vereadores de João Pessoa, no exercício de 2006, foi retirado de pauta. O relator, conselheiro Fernando Catão, viajou à Brasília. Ao final, o presidente Nominando Diniz anunciou que no próximo dia 28 (quarta-feira) haverá sessão do Pleno. O feriado do Dia do Servidor Público foi adiado para o dia 30, sexta-feira.

Ascom

Audiência pública proposta por Jeová Campos em Cajazeiras debate vários assuntos

22/10/2009.
Com o objetivo de discutir a natureza e concepção das políticas públicas de combate à pobreza praticadas no estado da Paraíba, o deputado estadual Jeová Campos (PT) realiza nesta quinta-feira (22), uma audiência pública no município de Cajazeiras, quando reunirá diversas autoridades, entre elas os dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Humano, de Planejamento e Gestão, de Infraestrutura e Administração, bem como prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais da região. A audiência acontece no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 09h00. Na ocasião, o deputado também discutirá a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional da Paraíba e a mudança na destinação dos recursos do Funcep. O incentivo a projetos na área da agricultura também será abordado, principalmente, em função da presença do coordenador do Projeto Cooperar, Plácido Rodrigues.

A audiência, desta vez em Cajazeiras, integra um conjunto de ações que o parlamentar vem desenvolvendo no interior do Estado, principalmente no sertão paraibano, a exemplo das audiências mais recentes ocorridas nos municípios de Santa Luzia, Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga para a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional. “A cada encontro que realizamos garantimos o nosso objetivo de fomentar uma discussão aberta com a sociedade civil e com representantes de órgãos fundamentais nesse processo, que também estão tendo a constatação de que a concentração de oportunidades na capital e na região da Borborema, causa um grande descompasso no desenvolvimento das demais regiões da Paraíba, ficando os habitantes dessas localidades sem emprego e sem renda, apenas sobrevivendo de ações assistencialistas”, disse o deputado.

Recentemente, Jeová prôpos uma emenda que muda a destinação dos recursos do Funcep. O PL foi aprovado na CCJ, por unanimidade, e aprovado em plenário pelos deputados e espera agora a sanção do governador José Maranhão “A população pobre precisa é de emprego e renda e não pode continuar vivendo de assistencialismoe com essa mudança que fomentará projetos de inclusão produtiva estaremos mudando a realidade destes cidadãos”, argumenta o parlamentar.

Segundo José Fialho, diretor de operações da Cinep e secretário executivo do Funcep, os gastos do Fundo já somam cerca de R$ 30 milhões em 2009 e foram destinados para o programa “Pão e leite”, doação de sementes e piscicultura. Os recursos do Funcep este ano devem atingir cerca de R$ 46 milhões e são oriundos de tributos que incidem sobre alguns produtos.


News - Assessoria & Comunicação

IBOPE aponta vitória folgada de José Serra na Paraíba

22/10/2009.
Intenção de voto para presidente
José Serra 48%
Dilma Rousseff 15%
Ciro Gomes 12%
Heloísa Helena 7%
Marina Silva 5%
Branco/ Nulo 4%
Não sabe 9%


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 48% das intenções de votos na Paraíba. Pelo menos é o que mostra a pesquisa Ibope divulgada esta semana pela Rede Paraíba de Comunicação, a um ano das eleições de 2010. Dilma Rousseff (PT) vem em segundo, com 15%.

A pesquisa traz ainda os números da intenção de votos para Ciro Gomes (PSB), com 12%, Heloísa Helena (PSol), com 7%, e Marina Silva (PV), com 5%. Brancos e Nulo representam 4% e 9% disseram não saber em quem vão votar em 2010. O Ibope ouviu 812 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números ainda podem ser consultados dividindo o estado em cinco Regiões (veja tabela completa abaixo). Em João Pessoa, Serra tem 38%, Dilma e Ciro têm 14% cada, Heloísa Helena tem 10%, e Marina, 9%. Na região da Mata, Serra tem 48%, Ciro e Heloísa Helena têm 9% cada, Dilma tem 7% e Marina, 6%.

No Agreste, José Serra tem 50%, Dilma e Ciro têm 12%, Heloísa tem 7% e Marisa tem 4%. Na Borborema, Serra tem 54%, Dilma tem 19%, Ciro tem 9%, Marina Silva tem 7% e Heloísa Helena, 3%. E no Sertão, Serra tem 50%, Dilma, 23%, Ciro, 15% e Heloísa Helena e Marina Silva têm 3% cada.


Jornal da Paraiba e Paraíba 1

Prefeito é acusado de agredir Eleitor por conta de 30 Reais em Ipaumirim

22/10/2009.
O prefeito da cidade de Ipaumirim no interior do Estado do Ceará – Dr. José Geraldo dos Santos (PMDB), está sendo acusado de agredir fisicamente com uma garrafada, o agricultor identificado pelo nome de Raimundo Feliciano, conhecido popularmente por “Birro”, residente no Bairro Fazendinha – saída para o vizinho município de Baixio. Segundo informações a vítima havia solicitado ao prefeito que o mesmo pagasse uma dívida de apenas R$ 30,00, oriunda da campanha passada, pois, o mesmo, passa por dificuldades financeiras. Outras informações dão conta que o jovem Rafael Feliciano, 15 anos, filho da vítima tentou denunciar na imprensa paraibana, porém, o mesmo foi impedido de falar.

Rafael informou também que Dr. Geraldo só teria cessado a agressão mediante interferência dos amigos do prefeito, que estavam bebendo com ele no Sítio Santa Bárbara. Populares que lá bebiam com o chefe da Edilidade municipal, informaram que Dr. Geraldo apresentava fortes sintomas de embriaguez alcoólica. O fato tem repercutido na imprensa cearense de tal maneira que um grupo de pessoas residentes se juntaram para linchá-lo, a Polícia Federal e o Delegado Regional de Icó, o Dr. José Gonçalves de Almeida já ouviu a vítima, porém, outros desdobramentos estão aguardados.

A nossa equipe de reportagem foi informada que pessoas amigas da mencionada vítima, o agricultor Raimundo, fazem visitas constantemente a sua residência para levar alimentos e doações diversas para a família que é carente. Uma fonte nos revelou ainda, que o temperamento explosivo do prefeito de Ipaumirim se mostra a cada dia mais, á flor da pele, essa mesma fonte fez questão de ressaltar que, em todas reuniões pelas quais Dr. Geraldo participa, ele faz questão de dizer em alto e bom som que é homem antes de ser prefeito, possivelmente uma maneira de intimidar e coagir qualquer pessoa esteja presente nas reuniões e, que aborde algum assunto desagradável aos seus “ouvidos”.

Sobre o incidente ocorrido no último domingo (18), de outubro do corrente ano envolvendo o prefeito, ele vem usando do silêncio das pessoas e, sua assessoria de imprensa e jurídica para dar explicações para a população, que está revoltada com aquela ação inescrupulosa, usando um grito de guerra em Ipaumirim, pacata cidade do Centro Sul cearense. “Em Ipaumirim, para conseguir falar com Geraldo é preciso e aconselhável usar capacete”. Devido aquela Edilidade manter contratos publicitários com diversas emissoras de rádio da região, principalmente de Cajazeiras, o fato não tomou dimensões maiores. É do nosso conhecimento, que um dos filhos da vítima tentou se pronunciar numa emissora de Cajazeiras, o mesmo foi impedido de relatar o acontecido. Da redação com informações de Rafael Feliciano – (filho da vítima)


folhavip

Vereadores aprovam requerimento convidando Prefeito de Sousa a retomar negociações dos salários atrasados de 2008

22/10/2009.
A Câmara Municipal de Sousa aprovou ontem após muita polêmica, um Requerimento de autoria do vereador peemedebista Ananias Vieira de Almeida (foto). Que apesar do bate boca foi aprovado por unanimidade durante sessão desta quarta-feira 21 de outubro.

De acordo com o que foi aprovado, o Prefeito de Sousa, Fabio Tyrone do PTB fica convidado a retomar as negociações dos salários atrasados de 2008, deixados pela Gestão Gadelha, conforme o que foi determinado em documento assinado na Câmara pelo próprio Prefeito e Vereadores.

Mesmo com aprovação os vereadores Ananias Vieira de Almeida e Dedé Veras do PSDB voltaram a trocar insultos na Casa, porem a matéria terminou sendo aprovada.


Mário Gibson

Presidente da Câmara de Cajazeiras aciona a Justiça para garantir pagamento dos Servidores e dos Vereadores

22/10/2009.
O Juiz da 4ª Vara, Dr. Edivan Rodrigues Alexandre, na manhã desta quarta-feira(21) deferiu a liminar requerida em sede de Mandado de Segurança impetrado pela Câmara Municipal de Cajazeiras, cujo Presidente é o vereador Marcos Barros (foto) no sentido de determinar o imediato bloqueio de verbas do FPM do Município e ICM, e conseqüente repasse ao legislativo mirim.

O bloqueio se refere ao repasse constitucional do duodécimo do mês de outubro de 2009. Na ação a Câmara de Vereadores demonstrou que o município não efetuou o repasse total dos recursos, razão pela qual pleiteou a tutela estatal para cumprimento de norma constitucional.

A agência do Banco do Brasil local já foi oficiada para dar cumprimento imediato e integral a decisão judicial.


Diário do Sertão

Plantão Policial - Quarta para Quinta-feira dia 22 de Outubro de 2009


Quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mulher é presa quando tentava levar maconha para dentro do presídio

Na manhã de ontem (21), às 10h20, o Comandante da Penitenciária de Segurança Máxima Romero Nóbrega, foi solicitado pelos agentes penitenciários, pois segundo eles a acusada Maria Aparecida de Sousa, 42 anos, tentou entrar no presídio com um pacote de vitamilho alegando que tinha que entregá-lo para Gilvan Amaro, que está cumprindo pena no presídio.
Ao ser feita uma revista no produto alimentício foi encontrado aproximadamente 30 (trinta) gramas de “maconha”. A guarnição da polícia militar conduziu a acusada juntamente com a maconha apreendida até a 5ª SRPC, para os procedimentos cabíveis.


Polícia Militar procura acusados de Roubo em Tavares

Durante a noite de ontem (21), por volta das 19h, a Guarnição de Radiopatrulha da cidade de Tavares realizava rondas quando foi informada que no Sítio Extrema, localizado naquele município, havia ocorrido uma tentativa de roubo.
Ao chegar ao local, os Policiais Militares constataram a veracidade do fato, onde duas pessoas não identificadas efetuaram dois disparos de uma espingarda calibre 12 na fechadura da residência da agricultora Maria Aparecida da Silva, 48 anos. A vítima ainda sofreu um corte no braço causado pelos estilhaços de vidro. Após os disparos, Maria Aparecida percebeu que os dois infratores fugiram em uma moto sem levar nada. A Polícia Militar iniciou diligências nas proximidades do local, no sentido de identificar e prender os autores do crime mas até o momento não foi obtido êxito na ação policial.


Bandido é morto em troca de tiros com a PM do Rio Grande do Norte

A pessoa morta em confronto com o Grupo Tático de Combate (GTC) da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu-RN na tarde desta quarta-feira, 21/10, ainda não foi identificada completamente pela polícia, sabendo-se apenas que o seu nome é DAMIÃO PEREIRA DA SILVA, com aproximadamente 22 anos de idade, natural da cidade de Alexandria-RN e que atualmente residia na cidade de Umarizal-RN. Na oportunidade a vítima trafegava numa moto ao lado de JOSÉ JOSIMAR DE AZEVEDO, mais conhecido por JOSIMAR DE MAINHA, o qual trafegava em outra moto. Este último é suspeito de participação no homicídio de um mototaxista ocorrido há uns dois meses atrás no centro da cidade de Umarizal-Rn, onde a vítima foi morta por disparos de armas de fogo e a pauladas.A dupla é suspeita de participação em furtos de gado na zona rural de Olho D'Água do Borges-RN, delito que vem se intensificando nos últimos meses.Os dois foram flagrados na zona rural entre os municípios de Olho D'Água do Borges-RN e Patu-RN, onde ocorreu o confronto e DAMIÃO PEREIRA DA SILVA foi alvejado e mesmo conduzido às pressas para o hospital em Patu-RN, já deu entrada sem vida.O corpo foi encaminhado para ITEP em Mossoró-RN onde ocorrerão os exames de praxe. José Josimar de Azevedo conseguiu escapar do cerco policial, mas há suspeitas de que o mesmo tenha sido alvejado também.Foram apreendidas duas motos e um revólver calibre 38 que estava em poder da vítima fatal.


Polícia prende servidor da AL da PB

Está preso na Central de Policia da Capital o professor de informática e funcionário da Assembléia Legislativa da Paraíba, Olinaldo Oliveira Baracho, 36 anos.
O servidor público foi preso na tarde desta terça-feira (20) em cumprimento a um mandado de prisão expedido em 2001 pela comarca de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Segundo o delegado da delegacia de capturas, Carlos Alberto, Olinaldo foi condenado há 16 anos de prisão por homicídio qualificado, mas após condenação fugiu permanecendo foragido desde então. A prisão de Olinaldo ocorreu em frente ao prédio da Assembléia, no Centro de João Pessoa, após uma minuciosa investigação entre as policias da Paraíba e do Rio Grande do Sul. Olinaldo deverá ser transferido para o Rio Grande do Sul tão logo a Justiça determine.


Polícia prende acusado de envolvimento em sequestro-relâmpago de casal em São José de Piranhas-PB

Um casal foi vítima de sequestro relâmpago na madrugada desta quarta-feira (21), na Rua Domingos Leite, em São José de Piranhas. O fato aconteceu quando a moça de nome, Laíz Pedrosa de Figueiredo, 23 anos, se encontrava na calçada de sua casa com o namorado Lucas Vialle Castelo de Oliveira, 18 anos.Segundo as vítimas, um homem de cor negra e estatura alta, encapuzado e com uma arma de fogo em punho, chegou e anunciou o assalto. Em seguida, ordenou que os dois subissem na moto, uma Honda Biz de cor preta, placa HPU-4282, e seguissem com ele até as imediações do ginásio Cícero Lucena, saída para Monte Horebe. As vítimas foram amarradas, sendo que Lucas conseguiu fugir e acionar a Polícia. Já por volta das 8h00 desta quarta-feira (21), uma guarnição da PM que realizava buscas na região, sob o comando do Cabo D. Oliveira e os soldados Nogueira, Rivanilson, Dias, André Luis, com o apoio do sargento Souza Neto, prenderam um homem suspeito. Ele está sendo acusado de ser o autor da ação e outras do gênero que vinham ocorrendo no município, já que as vítimas reconheceram o acusado. O acusado (foto) trata-se de Emanuel Oliveira de Sousa, 31 anos, solteiro, residente a Rua João Gonçalves em Bonito de Santa Fé.O fato movimentou a Delegacia de Polícia Civil de São José de Piranhas que, durante toda manhã, atraiu curiosos e envolvidos.


Garoto de 14 anos morre vítima de afogamento em Piscina da AABB em Cajazeiras-PB

Faleceu na manhã dessa quarta-feira (21), vítima de afogamento o menor das iniciais L.S.R, 14 anos, que residia na Rua Antônio Fernandes no bairro Vila Nova. O menor foi até o clube da Associação Atlética Banco do Brasil, onde era realizado um evento para os idosos. De repente, o garoto foi visto dentro da piscina desacordado, sendo socorrido por populares e pelos Bombeiros, já que o clube fica vizinho ao Batalhão da corporação. Mesmo com toda a dedicação dos bombeiros para tentar salvar a vida do menor, ele não resistiu e já chegou sem vida no HRC.O corpo do garoto foi conduzido para o IML de Patos no inicio da tarde.


Em operação PF prende membros de perigosa quadrilha de traficantes de drogas e assaltantes de bancos

Policiais Federais da Superintendência Regional do DPF no Estado da Paraíba prenderam em flagrante na tarde de ontem,(21/10), uma mulher e 8 homens pertencentes a uma perigosa quadrilha de traficantes de drogas e assaltantes de bancos.

A mulher presa na rodoviária de João Pessoa vinha do Acre transportando cerca de 4kg de cocaína em uma mala e três homens a aguardavam. Em Bayeux foram presos mais 5 homens também integrantes da quadrilha. Foi apreendida com o grupo também uma pistola 380mm.

No mesmo dia no período da noite foram ainda apreendidos na casa dos integrantes da quadrilha armamento diverso como metralhadora, fuzil, revólveres cano longo, grande número de munição diversa, inclusive munição traçante utilizada para tiro noturno, bala clavas e sacolas cheias de “sapatinho de cristal”, artefato utilizado para furar pneus de carros, que são sempre utilizados por quadrilhas de assalto a banco.

A quadrilha era de Pernambuco, da região de Cabrobó. Segundo o delegado que conduziu as investigações tudo indica que o grupo estava reunido para realizar um assalto.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal na Paraíba.

Setor de Comunicação Social


Mário Gibson com 14º BPM. Blog´s da PM de Pombal, Patos, Sertão Informado e Outros

Vereador que foi preso durante Operação da Polícia Federal preside Comissões Importantes da Câmara de Vereadores

22/10/2009.
O Vereador Gilberto Ismael do PMDB, o “Beto Xau” que é acusado de envolvimento com operações ilícitas na Agencia do INSS de Pombal, onde também é servidor, mesmo enrolado em escândalos, o vereador peemedebista preside nada mais, nada menos, do que presidente de várias comissões de suma importância da Casa Legislativa, de acordo com informações repassadas pela Imprensa pombalense. Xau preside as comissões de Finanças e Obras e Serviços na Casa de Avelino de Queiroga Cavalcante. O vereador do PMDB ficou cerca de três meses preso no presídio regional de Patos, e só foi solto depois de conseguir um habeas corpus, no Tribunal Regional Federal, no Recife, após o pagamento de uma fiança de R$ 8 mil, onde foi denunciado à Justiça Federal, pelo Ministério público Federal da cidade de Sousa, sob acusação de conseguir para várias pessoas vantagem ilícita em prejuízo do INSS, mediante a realização de entrevistas fraudulentas e/ou uso de documentos ideologicamente falsos. Ainda de acordo com a denúncia, o vereador praticou os delitos descritos no artigo 171 (estelionato), parágrafo 3°, combinado com o artigo 71, caput, todos do Código Penal.

Beto Xau, que também é servidor da agência do INSS da cidade, foi um dos presos pela polícia federal, durante a operação “Gerião”, deflagrada em setembro de 2008, que desarticulou um esquema fraudulento de concessão irregular de benefícios previdenciários. Além dele, outros quatro funcionários e dois “atravessadores” foram presos.


Da Redação com Naldo Silva de Pombal

Quase 30 dias depois, Bancários da Caixa encerra Greve

22/10/2009.
Os bancários da Caixa Econômica Federal (CEF) decidiram em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (21) encerrar o movimento de greve na Paraíba e em todo país.

Com o fim do movimento, o banco vai reabrir suas portas nesta quinta-feira (22), após 28 dias de greve.

A decisão só foi tomada após o fim da reunião de representantes da direção da CEF com o Comando Nacional dos Bancários que decidiu aceitar a nova proposta da empresa, que prevê reajuste salarial de 6%, sendo 1,5% de aumento real, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que varia entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, contratação de 5 mil bancários por meio de concurso público e abono de R$ 700 para todos os trabalhadores no mês de janeiro.

Com a retomada das negociações, a audiência que estava marcada para acontecer na manhã desta quarta-feira na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília foi remarcada para a próxima sexta-feira (23).

Cabeça Erguida
Na Paraíba, o presidente do Sindicato dos Bancários no Estado, Marcos Henriques afirmou que a mobilização foi válida e que os economiários voltarão ao trabalho de cabeça erguida.

Já os bancários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) só vão decidir se vão ou não encerrar o movimento de greve, durante uma assembleia geral que já está marcada para acontecer no fim da tarde desta quinta-feira, na sede do Sindicato da categoria, localizada à Avenida Beira Rio, 3100, em João Pessoa, na Paraíba.


Portal Correio

Mega Sena acumula e próximo prêmio será de 18 milhões de Reais

22/10/2009.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.119 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira, e o prêmio acumulou em R$ 14.740.142,18. Com isso, a loteria pode pagar um prêmio de R$ 18 milhões no próximo sábado (24), segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

Os números sorteados hoje em Timbó (SC) foram: 10 - 34 - 41 - 44 - 45 - 54.

Ao todo, 22 bilhetes acertaram a quina e vão receber R$ 61.156,09, cada um. A quadra teve 2.684 apostas premiadas com R$ 716,11 cada uma.

Quem quiser tentar a sorte no concurso 1.120 da Mega-Sena tem até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio para fazer suas apostas. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

Desde a criação da loteria, o maior prêmio saiu em 1999, quando um apostador de Salvador ganhou R$ 64,9 milhões.


Folhaonline