quinta-feira, 18 de junho de 2009

31 Presidentes de Associações Rurais se Reúnem com Tyrone para Reivindicar Melhorias na Zona Rural

18/06/2009.
Na manhã desta quarta-feira (17/06), o Prefeito de Sousa se reuniu com representantes de 31 associações rurais para ouvir reivindicações e sugestões, visando juntos resolverem os principais problemas que vêm passando a zona rural do município de Sousa.

Dentre as várias reivindicações estavam sempre presentes; a melhoria das estradas que interligam as comunidades à zona urbana impossibilitando o escoamento rápido da produção. Outro pedido foi também referente à melhoria na qualidade do abastecimento de água naquelas localidades.

O Prefeito ressaltou a importância de saber diretamente de cada representante as necessidades reais da comunidade. “É importante que o prefeito saiba o que está acontecendo em seu município, não só na zona urbana, mas também na zona rural, é fundamental que o administrador saiba dos problemas e juntamente com os agricultores busque soluções e resolva”, declarou o prefeito.

Um dos representantes destacou que pela primeira vez na história o prefeito de Sousa se prontificava a recebê-los e ouvir os seus pedidos. Também se fizeram presentes á reunião o Diretor da Agência de Desenvolvimento de Sousa, Sergio de Sá Varandas e o Vereador líder do governo na câmara, Aldeone Abrantes.

Decom

Senado aprova apenas proposta que limita gastos de câmaras municipais

18/06/2009.
O plenário do Senado aprovou hoje (17) à noite a proposta de emenda à Constituição (PEC) 47, a PEC dos Vereadores, que diminui o percentual de gastos dos municípios com as câmaras de vereadores. A proposta estabelece que a receita tributária dos municípios deve variar entre 7%, para cidades com população de até 100 mil habitantes, e 3,5% para os municípios com mais de oito milhões de habitantes. Atualmente, os percentuais variam entre 8% e 5%, respectivamente.

Anteriormente, a Câmara havia aprovado a PEC dos Vereadores, que previa aumento em mais de 7 mil vereadores, mas limitava os gastos das câmaras municipais. Na votação da proposta no Senado, a matéria foi dividida e aprovado apenas o dispositivo que aumentava o número de vereadores, sem mexer na diminuição dos gastos das câmaras. Isso gerou um impasse entre as duas Casas.

Hoje, com uma manobra regimental, que permitiu votar e aprovar a PEC em dois turnos no mesmo dia, os senadores superaram as divergências com a Câmara e abriram a possibilidade para que os deputados retomem a votação de outra PEC, que aumenta o número de vereadores de 51.749 para 59.302.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) lembrou aos suplentes de vereador, que acompanhavam a votação da galeria da Casa, que a proposta que aumenta o número de vereadores está tramitando na Câmara e que a PEC aprovada no Senado apenas reduz o teto dos gastos das câmaras municipais.

O líder do PT, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), também observou que o aumento do número de vereadores será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelas próprias câmaras. “Essa votação não dá a vocês o direito de ser vereador”, disse Mercadante.

“Se a Câmara dos Deputados alterar a matéria, volta para cá. Se a Câmara aprovar, também não comemorem ainda, porque vai depender do Supremo [Tribunal Federal - STF] interpretar se a nova regra vale para a eleição passada ou para a próxima. Somente o Supremo pode interpretar o passado. A decisão de hoje está muito longe de resolver o problema criado pelo TSE”, afirmou Mercadante.

Agência Brasil

STF declara inconstitucional obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo

18/06/2009.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje(17), por oito votos a um, que é inconstitucional a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista no Brasil. Os ministros acolheram o recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF) contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que tinha afirmado a necessidade do diploma.

O voto do relator - o presidente da Corte, Gilmar Mendes -, segundo o qual a formação específica em curso deve ser dispensada para a garantia do exercício pleno das liberdades de expressão e informação, foi seguido pelos demais ministros presentes, com exceção do ministro Marco Aurélio Mello. Os ministros Menezes Direito e Joaquim Barbosa não participaram do julgamento.

"Nesse campo, a salvaguarda das salvaguardas da sociedade é não restringir nada. Quem quiser se profissionalizar como jornalista é livre para fazê-lo, porém esses profissionais não exaurem a atividade jornalística. Ela se disponibiliza para os vocacionados, para os que têm intimidade com a palavra", afirmou o ministro Ayres Britto.

O ministro Cezar Peluso disse que experiências de outros países demonstram que o jornalismo sempre pôde ser bem exercido sem qualquer exigência de formação universitária. "Não existe no exercício do jornalismo nenhum risco que decorra do desconhecimento de alguma verdade científica", afirmou.

A decisão atende à tese da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e contraria a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), para quem foi justamente a exigência do diploma para o exercício do jornalismo, prevista no Decreto-Lei 972 de 1969, que permitiu a profissionalização e a maior qualificação da atividade jornalística no Brasil.

O patronato e as entidades representativas da categoria sempre estiveram em campos opostos na discussão. Uma liminar do STF já garantia, desde novembro de 2006, o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área de jornalismo.

O parecer do Ministério Público Federal também foi pela não obrigatoriedade do diploma . O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse que isso evitaria os obstáculos à livre expressão garantida pela Constituição Federal.

Vencido no julgamento, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que o jornalista deveria “ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral”.

Agência Brasil

Prefeito visita mutirão de recuperação no Bairro Zú Silva

18/06/2009.
O prefeito Tyrone esteve visitando na manhã desta quarta-feira (17/06), o bairro Zú Silva, aonde vem sendo executado o mutirão de recuperação dos bairros, também acompanharam a visita do prefeito, o Secretário de Infra-Estrutura, Gerlando Linhares, e o líder do governo na Câmara Municipal de Sousa, Aldeone Abrantes.
O trabalho que vem sendo executado tem por finalidade a recuperação urbana, através de reposição de lâmpadas, podagem, capinagem, coleta de lixo e tapa-buracos.

O prefeito aproveitou o instante para ouvir as sugestões dos moradores daquele bairro. No momento da visita Tyrone foi abordado por um garoto, Tiago dos Santos (foto) , 11 anos, estudante da Escola Municipal Rômulo Pires, e fez uma declaração no mínimo inusitada ao prefeito: “Tyrone, agora a gente tem merenda todos os dias”, e o prefeito perguntou ao garoto: “Você está gostando?”, o garoto respondeu ao prefeito: “Claro. Aqui a gente come todos os dias, e no ano passado a gente só via pratos limpos”, o prefeito ressaltou o importante trabalho desenvolvido pela Secretária de Educação, Neumira Abrantes.

Decom

Presidente Arthur descarta convocação de Sessão Extraordinária para votação de Empréstimo do BNDES

18/06/2009.
O presidente Arthur Cunha Lima (PSDB) descartou, nesta quarta-feira (17/06), a possibilidade de convocação extraordinária da Assembleia Legislativa para apreciar o Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado a contrair empréstimo junto ao Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na ordem de R$ 191,5 milhões. O deputado criticou a inclusão dos ativos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cagepa) como garantia da operação financeira.

Arthur disse que não há porque acontecer a convocação extraordinária, caso a matéria não seja apreciada até esta sexta-feira (19/06), uma vez que a validade do empréstimo vai até o dia 31 de dezembro. “Portanto, não vejo urgência em votar a matéria, mas se o presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) der o seu parecer, não há problema em votar. Do contrário, não convocarei sessão extraordinária para apreciar essa matéria”, asseverou.

O parlamentar lembra ainda que a bancada de oposição (maioria em plenário) não concorda com o termo de garantia dada pelo governo ao BNDES. “Colocar a Cagepa como garantia desse empréstimo, primeiro é preciso saber o que pensa a população, daí a necessidade de realização de audiências públicas para ouvir a população”, enfatizou.
´
ALPb

Prefeitura inicia trabalhos de recuperação de calçamentos em Santa Cruz

18/06/2009.
O prefeito da Cidade de Santa Cruz, Raimundo Antunes do PT, iniciou esta semana os serviços de recuperação de calçamentos de Ruas Pavimentadas que se encontravam sem nenhuma condição de tráfego.

Os serviços já foram iniciados, sendo os trabalhos desenvolvidos de início na Rua Polidório Seixas no Bairro São Francisco, sendo que as demais também serão beneficiadas.

Segundo informações, além dos serviços de recuperação nos calçamentos, o prefeito Dr. Raimundo Antunes está resolvendo algumas pendências junto aos órgãos federais deixados pelas ex-gestões municipais do qual possibilitará a liberação de recursos federais para que a prefeitura possa iniciar em breve um amplo projeto de pavimentação na Cidade de Santa Cruz.

Mário Gibson - foto folha do sertao

Vereador de Aparecida denuncia obras inacabadas da Gestão Júlio César

18/06/2009.
O vereador Washington Figueiredo (PMDB) denunciou ao Portal Progresso.com uma série de obras inacabadas do ex-prefeito da cidade de Aparecida, há 18 km de Sousa. Segundo o parlamentar, “as obras foram iniciadas às vésperas do pleito de 2008 e foram completamente abandonadas, também pelo sucessor”.

“Foi iniciado o calçamento de uma rua no distrito de Prensa durante o mês de julho do ano passado e a obra foi paralisada, inclusive o sucessor do ex-prefeito Júlio César, o Deusimar Mendes, parece que não tem conhecimento que a rua está interdita até hoje”, disse.
“Outra obra inacabada é o que seria uma lavanderia, não sabemos ao certo, ninguém sabe explicar. Embora alguns digam que seria uma lavanderia. O fato é o que o Sítio Alegre entra na estatística das obras inacabadas dos dois amigos, o ex e o atual prefeito de Aparecida”, concluiu o Vereador Washington Figueiredo.

Fonte - Portal Progresso - Foto obeabadosertao.com.br

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Advogado sousense é nomeado pelo Governo do Estado

17/06/2009.
O advogado José Paulo Torres Gadelha (Zé Paulo), foi nomeado para exercer o cargo em Comissão de Gerente de Execução da FUNDAC na Cidade de Sousa. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira dia 17 de junho de 2009.

PORTARIA Nº. 157/2009-GP, 15 DE JUNHO 2009.
O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE “ALICE DE ALMEIDA”, no uso de suas atribuições, conferidas pela Lei 3.815, de 25 de novembro de 1975, combinada com a Lei 6.060, de 13 de junho de 1995, RESOLVE: NOMEAR JOSÉ PAULO TORRES GADELHA, para exercer o cargo em comissão de Gerente de Execução, símbolo CCS-6/FUNDAC/PROAFESOUSA-PB.

Mário Gibson

Marcos Barros é reeleito Presidente da Câmara de Cajazeiras de forma antecipada

17/06/2009.
Na noite desta terça-feira(16), a Câmara Municipal de Cajazeiras, reunida na ultima sessão ordinária do período legislativo, realizou a eleição antecipada da mesa diretora para o biênio 2011/2012. Os vereadores reconduziram Marcos Barros de Sousa (PSDB) para a presidência da mesa diretora, com oito votos. O vereador Chagas Amaro(PMDB), líder do governo se absteve de votar, enquanto que o vereador Severino Dantas (PT) abandonou a sessão de votação como forma de protesto. Severino não acatou a decisão da maioria dos vereadores, de antecipação das eleições.

Severino Dantas, fez um forte pronunciamento e voltou a afirmar que a antecipação da eleição era uma armação, um golpe contra a democracia. O petista disse que a reeleição de Marcos Barros é um absurdo. Em tom de desabafo, o vereador propôs a criação do cargo de presidente vitalício para o vereador Marcos Barros.

Para o presidente reeleito, a proposta de antecipação das eleições da Mesa Diretora teve como principal objetivo dar uma maior tranqüilidade administrativa ao Legislativo, tendo em vista as eleições do próximo ano para não acontecer o mesmo que aconteceu nas últimas eleições quando a Câmara saiu fragilizada em virtude do acirramento político vivido nas eleições municipais.

A chapa " Gestão Democrática e União", encabeçada por Marcos Barros (PSDB) foi a única inscrita a concorrer a eleição, não havendo assim disputas, o que garantiu a reeleição do atual presidente pela sexta vez consecutiva, tornando-se o vereador com o maior número de mandatos como presidente do Legislativo cajazeirense.

A Composição:
Presidente: Marcos Barros (PSDB)
Primeira Vice Presidente: Léa Silva (DEM)
Segundo Vice Presidente: Delzinho (PT)
Primeiro Secretário: Lopão (DEM)
Segundo Secretário: Humberto Pessoa (PP)


JOSELITO FEITOSA

PEC dos Vereadores poderá ser votada hoje

16/06/2009.
Os líderes partidários decidiram deixar para esta quarta-feira (17) a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 47/08) que define limites para os gastos das Câmaras Municipais. A matéria deverá ser o primeiro item da pauta de votações da ordem do dia, que deverá começar ás 15h.

A decisão foi tomada após ter sido verificada, na votação nominal de uma indicação de autoridade, a presença de apenas 52 senadores em Plenário - para aprovar uma PEC são necessários 49 votos favoráveis.

De autoria do senador César Borges (PR-BA), a matéria, aprovada sob a forma de emenda substitutiva, foi relatada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS). O texto final é resultado da análise de duas emendas apresentadas em Plenário durante a discussão da proposta.

A chamada "PEC Paralela dos Vereadores" tem longo trajeto no Congresso. Foi primeiramente votada pela Câmara como PEC 20/08, e, ao chegar ao Senado, foi modificada e desmembrada, a partir da aprovação de requerimento dos senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Cesar Borges. A PEC 47/08 é resultado, portanto, do desmembramento de um dos artigos da PEC 20/08 - e por isso é conhecida como "PEC paralela".

A PEC 20/08, que aumenta o número de vereadores, tramita agora na Câmara dos Deputados, enquanto a PEC 47/08 ficou para ser analisada no Senado. Se aprovada em dois turnos de votação, a matéria também será examinada pela Câmara.

Agência Senado