domingo, 14 de junho de 2009

Prefeitos paraibanos participarão de mais uma marcha a Brasília

14/06/2009.
Prefeitos da Paraíba participarão da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada de 14 a 17 de junho, em Brasília. De acordo com o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Rubens Buba Germano, todos os anos os gestores municipais do estado marcam presença na Marcha. A expectativa do presidente da entidade é que mais de 50% dos Municípios do estado participem do evento este ano.

Com o tema Alternativas para Enfrentar a Crise, assuntos ligados a finanças, saúde e educação estão pré-definidos na programação, com destaque na regulamentação do Pacto Federativo. Para o presidente da Famup, os Municípios passam por grandes dificuldades e precisam discutir com órgãos públicos medidas que visem amenizar os efeitos da crise. “O corte nas receitas é uma realidade e nós precisamos nos precaver”, analisa.

Sentimento Germano Buba declara: “o sentimento dos prefeitos da Paraíba é entregar, simbolicamente, as chaves das prefeituras ao presidente Lula [presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva] durante esta Marcha”. Ele contou que se reunirá com os prefeitos do estado, dia 17 de junho e um dos itens da pauta será a XII Marcha. Um marco do municipalismo brasileiro, a Marcha conta anualmente com a participação de prefeitos, veadores, secretários, representantes do governo estadual, federal e parlamentares. O presidente Lula também tem sido presença confirmada desde 2003.


Da Redação

sábado, 13 de junho de 2009

Sessão “Tribuna do Povo” debaterá Segurança Pública em Sousa















13/06/2009.
A Câmara Municipal de Sousa irá debater junto à população sousense uma questão de suma importância em nossos dias, a Segurança Pública. O presidente da Casa Vereador Denis Formiga do PMDB, confirmou a data para realização da Sessão Especial, que será neste dia 17 de junho de 2009, às 17 horas no Plenário da Casa de Otacílio Gomes de Sá.

O importante debate atende a uma propositura dos vereadores Ananias Vieira de Almeida e Nedimar de Paiva Gadelha Júnior (Fotos), entre os convidados o secretário de segurança do Estado Gustavo Gominho, que deverá se fazer presente, entre outras autoridades.

O presidente da Casa, atendendo a propositura dos dois parlamentares da Casa Legislativa, espera contar com a participação de toda a sociedade sousense para aproveitar a oportunidade e cobrar maiores investimentos no setor da segurança para que todos possam se sentir mais seguros em virtude da grande onda de violência que também é registrada hoje na Cidade de Sousa, disse Denis.

Mário Gibson

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Coluna Informe de Jornalista do Sistema Correio levanta dúvidas sobre atuação de promotores em Ações Eleitorais de Sousa

12/06/2009.
O jornalista Josival Pereira do Sistema Correio da Paraíba, em sua coluna “Informe”, do último dia 10 de junho de 2010, quarta-feira, na pagina A6 do conhecido Jornal Correio da Paraíba, chega a levantar alguns questionamentos de uma possível dúvida sobre o andamento de Ações Eleitorais movidas contra o Prefeito Fábio Tyrone (foto) do PTB.

Em seu texto, denominado Sem Promotor e Suspeição e Falha, Ele relata o seguinte:

Sem Promotor – Estranho. Em Sousa, pelo menos três promotores eleitorais alegaram algum tipo e impedimento para atuarem numa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra o prefeito Fabio Tyrone (PTB).

Suspeição e Falha – Uma promotora averbou-se suspeita por ser amiga da mulher do prefeito. Duas outras, indicadas como titular e auxiliar do feito, alegaram falhas no procedimento e se quer tomaram conhecimento da Ação.

Perguntar não ofende, de quem o jornalista que atua em João Pessoa recebeu essas informações.

Mário Gibson

Finalmente, Legislativo e Executivo chegam a um acordo para votar Projetos















12/06/2009.
Uma reunião ocorrida na ultima quarta-feira á noite, entre o prefeito Fábio Tyrone e alguns vereadores da oposição e da situação pode ter colocado uma pedra em cima dos impasses que envolvem os dois poderes públicos desde os primeiros meses do ano.

Segundo informações, através de dados o prefeito conseguiu convencer os parlamentares da importância da votação das matérias, e ainda apresentou uma proposta que pode resolver de vez a pendenga dos salários atrasados de 2008 da gestão Gadelha. A idéia é a venda da folha do Bradesco para o Banco Real, parte do dinheiro se pagaria a rescisão do contrato e o restante seria utilizado para pagar os vencimentos em atraso de todos os servidores. O acordo será fechado pelo secretário de finanças Carlinhos de Deodato na presença do presidente da Câmara Denis Formiga e do vereador líder do governo Aldeone Abrantes.

Com relação aos projetos do executivo, a Câmara irá convocar uma sessão extraordinária para a próxima sexta feira dia 19 de junho, onde deverá aprovar todos os projetos do executivo, acabando de uma vez os impasses entre executivo e legislativo em Sousa.

Mário Gibson com fontes

Deputado Federal do PMDB da Paraíba diz que desejo de Lula é ver Ricardo e Maranhão no mesmo palanque em 2010

12/06/2009.
O deputado federal Wilson Santiago (PMDB) manteve encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e garantiu, que se depender da vontade do presidente, a Paraíba terá apenas um palanque entre seus aliados. Santiago disse o presidente assumiu que é preciso repetir a mesma aliança de 2004 na Paraíba, formando uma grande aliança com todas as forças. Em 2010, José Maranhão, Ricardo Coutinho, Veneziano Vital e Luiz Couto estarão em um mesmo palanque, mantendo a aliança feita em 2004. Este é o desejo de Lula, de Zé Maranhão e de todos os Paraibanos” revelou Santiago.

Para Wilson Santiago, não existe nenhum motivo para mudar o rumo desta aliança que vem dando certo: “O prefeito Ricardo Coutinho tem feito um bom trabalho, graças a todo apoio recebido por todos esses partidos que fazem parte desta aliança. O PMDB tem recebido apoio do PSB e tem retribuído. Não há razão para uma divisão” disparou Santiago.

O deputado disse ainda que o grupo detem a liderança dos maiores colégios eleitorais do estado, Ricardo Coutinho(João Pessoa), Veneziano Vital(Campina Grande), Nabor Wanderley(Patos), Jota Júnior(Bayeux), Marcos Odilon(Santa Rita), Fátima( Guarabira e Leo AbreuCajazeiras), isto representa um grupo vitorioso.

Segundo especula-se, Lula teria confidenciado a Santiago, que buscará entendimentos para garantir o apoio do PT paraibano a reeleição de Maranhão para isso se reunirá com o deputado federal Luiz Couto para orientar-lo a permanecer nesta aliança, em troca Lula garantiria ao petista uma vaga na chapa majoritária, seja como vice, ou como senador. Por outro lado o presidente já manterá um encontro com o prefeito da Capital Ricardo Coutinho, no intuito de também consolidar a mesma aliança das eleições de 2006, quando PMDB, PTB e PSB macharam juntos, comenta-se que Lula proporá a Ricardo, que ele dispute o senado, formando assim uma chapa forte, Maranhão governador, Couto Vice, para o senado, Ricardo Coutinho e Wilson Santiago.

Esta composição agradaria e muito o presidente Lula, que busca a união para que o grupo sai fortalecido em 2010.

Diário do Sertão

Sargento assassinou Major com 5 tiros de revolver em Cajazeiras

12/06/2009.
Uma tragédia aconteceu na tarde de ontem quinta-feira, 11 de junho, na vizinha Cidade de Cajazeiras. O primeiro sargento Valdiram Pereira da Silva de 38 anos, casado, natural de Cajazeiras, assassinou com 5 tiros de revolver calibre 38 a queima roupa, o Major Aldair de Sousa Albuquerque (Major Albuquerque - Foto), natural de Patos, que já foi comandante da antiga 2ª Companhia de Sousa, o fato aconteceu por volta das 15h00, na sede do próprio Comando do 6º Batalhão de Policia Militar.

Major Albuquerque que tinha 44 anos, era natural da cidade de Patos, mais atualmente residia na capital do estado, na Rua Paulino Santos Coelho, 421 - Edifício Zona Sul no bairro dos Bancários. A vitima era casado com Maria Albuquerque e tinha 2 filhos, Arthur (14 anos) e Maria Alice (16 anos).

O fato

Segundo os levantamentos preliminares, houve durante a semana uma pequena discussão entre o subcomandante Albuquerque e o sargento Valdiram, conforme os relatos, os motivos que levaram a este desentendimento teria sido “a escala de trabalho para as festividades juninas", fato que já teria sido contornado.

Na tarde a quinta-feira (11), por volta das três da tarde, o sargento Valdiran que se encontrava em um evento social na Cidade, se dirigiu até a sede do 6º BPM, à paisana, e chegando lá procurou informações do paradeiro do Major Albuquerque, sendo informado que o mesmo encontrava-se no alojamento em repouso. O sargento Valdiram, deslocou-se até o local e sem conversa, disparou 5 tiros contra o Major, que estava dormindo, não teve reação e morreu na hora.

Valdiram que atualmente, estava exercendo a função de auxiliar da Coordenação do Curso de Formação de Soldados do 6º BPM foi preso em flagrante e se encontra em um das celas do próprio Batalhão.

O Comandante do 6º BPM, Coronel Wilson Dutra, que estava em viagem a Capital do estado, ao tomar conhecimento da tragédia, retornou a cidade de Cajazeiras para conduzir os procedimentos, tendo em vista ser um crime envolvendo membros da corporação.

O Major Ronildo (ex-subcomandante) do 6º BPM foi designado para conduzir os procedimentos iniciais, com a autuação da prisão em flagrante delito, do 1º Sargento, o inquérito policial para apurar o crime será aberto ainda esta semana.

Na tarde de ontem, por volta das 17h30, o corpo do subcomandante Major Albuquerque, foi conduzido ao IML de Patos por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para a necropsia, que deverá elucidar a quantidade de tiros que foram disparado pelo autor, como também a principal causa morte.

A Avenida Leonardo Rolim foi invadida por centenas de populares, que residem nas proximidades do 6º BPM, tendo em vista a crueldade e a forma como foi assassinado o Militar.

A esposa do Major, Maria Albuquerque, tinha viajado às 13 horas em companhia do filho Arthur para Cajazeiras a convite do marido para passarem juntos, o “dia dos namorados”, como também participar da abertura dos festejos juninos de Cajazeiras, que esta previsto para começar nesta sexta-feira dia 12 de junho.

Mário Gibson com informações da Imprensa Cajazeirense

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Concluída mais uma enquete sobre a Administração Tyrone em Sousa

11/06/2009.
Os internautas que participaram da última enquete feita pelo nosso Blog na Internet encerrada neste dia 10 de junho, em sua maioria, consideraram positiva a administração do Prefeito de Sousa Fabio Tyrone. De acordo com os internautas, 31% consideram como ótima a atual gestão, outros 31% consideram boa. Ruim, foram 8% e Péssima 19%. Outros 8% analisaram que ainda é cedo para opinar.

Ótima 31 (31%)
Boa 31 (31%)
Ruim 8 (8%)
Péssima 19 (19%)
Ainda é cedo para analisar 8 (8%)

O resultado foi bastante positivo, comparando aos números, de uma outra enquete, realizada por este mesmo Blog, no começo da atual Administração. Conforme os dados, òtima somava apenas 7% e Boa 13%. Já Ruim, eram 10% e Péssima 46%. Outros 31% admitiam que era Cedo para opinar.

òtima 3 (7%)
Boa 5 (13%)
Ruim 4 (10%)
Péssima 14 (36%)
Ainda é cedo para analisar 12 (31%)

Os númros demonstram uma melhora, pelo menos na opinião dos Internautas, mais ainda a muita coisa para mudar na atual administração. Mais de qualquer forma algumas opiniões já mudaram nestes últimos meses.

Mário Gibson

Leonardo Gadelha diz que ainda acredita em aliança PMDB/PSB e defende prévias para escolha do candidato ao governo

11/06/2009.
Eleito pelo PSB do prefeito Ricardo Coutinho, o deputado estadual Leonardo Gadelha defende que a realização de prévias para que as legendas da base do governador José Maranhão (PMDB) decidam quem será o candidato ao governo do Estado do grupo em 2010.

Ele reafirmou a legitimidade do prefeito Ricardo Coutinho, a quem chamou de “a maior expressão do PSB na Paraíba”, disputar o posto de candidato ao governo, mas disse que o grupo deve trabalhar no sentido de sair unificado contra a oposição.

“O PSB entende como legítimo o movimento do prefeito Ricardo Coutinho, a maior expressão do PSB estadual, mas é necessário conformar uma chapa que contemple todas as legendas que estiveram juntas em 2004, em 2006 e em 2008”, disse o deputado, que é filho do deputado federal Marcondes Gadelha.

Leonardo Gadelha disse estar cedo para antecipar a definições de nomes. “Temos que trabalhar agora pela unidade”, completou. E declarou que a Paraíba inteira perde com a antecipação do debate eleitoral.

Segundo Gadelha, Maranhão e Ricardo tem potencial eleitoral para vencer as eleições. “Se forem regulamentadas as prévias internas é salutar”, declarou.

Mário Gibson

Em Cajazeiras, Sargento mata Major em Quartel

11/06/2009.
Um crime bárbaro foi registrado na tarde desta quinta-feira dia 11 de junho de 2009, na vizinha Cidade de Cajazeiras, o Sargento Valdiran assassinou na sede do quartel do próprio Batalhão daquela Cidade o sub-comandante Major Albuquerque.

Segundo informações a movimentação é grande na Cidade, mais até agora a policia ainda não emitiu uma nota oficial explicando o caso, mais deta-lhes amanhã no FM Alerta.

Mário Gibson com informações de fontes

Polícia recaptura 3º fugitivo da Colônia Penal

11/06/2009.
Depois das prisões de Adailton Alves de Lima o “Queixo de Tamanco”, Antônio de Sousa Sobrinho, conhecido também por "Antônio de Patos", a polícia militar acaba de prender, Antonio Berto Filho, o “João Tarado”, a prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira por volta das 15h00min, próximo aos “Sem Terra” as margens da BR 230 entre Sousa e Aparecida. João Tarado é o 3º fugitivo recapturado após a fuga do último dia 31 de maio deste ano ocorrido na Colônia Penal de Sousa. Agora, resta apenas a localização do Fagner Barbosa de Barros, vulgo Jogador, que de acordo com informações extra-oficias teria sido detido na operação Conexão do Sertão, mais como não foi identificado teria sido liberado.

Mário Gibson