terça-feira, 5 de maio de 2009

Coremas sangra com lâmina de 97 Centímetros























Fotos da sangria de Coremas no último domingo dia 03 de maio, quando a lâmina atingia 1 metro e 5 centímetros.
05/05/2009.

Outros açudes também continuam sangrando, como São Gonçao e Lagoa do Arroz, este último sangra na manhã deste terça-feira com uma lâmina de 24 centímetros.

Mário Gibson

Prefeitos e Presidentes de Câmaras têm mais dez dias para apresentarem balancetes

05/05/2009.
O Tribunal de Contas do Estado decidiu prorrogar para 15 de maio o prazo de entrega do Relatório de Execução Orçamentária (REO) do primeiro bimestre de 2009 e, ainda, dos balancetes de janeiro e fevereiro devidos por prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, secretários e dirigentes da administração direta e indireta do Estado e Municípios. O balancete de março pode ser entregue até 31 de maio.

A medida também se aplica às Chefias dos três Poderes e Ministério Público. Na Circular nº. 09/2009, na qual autoriza a prorrogação, o presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, esclarece que a providencia atende à solicitação firmada, neste sentido, pela Federação dos Municípios do Estado da Paraíba (Famup).

Concordou ele com a dilatação do prazo em questão - que se expiraria em 7 de abril (para o REO) e nesta quinta-feira (balancetes) - a fim de que os organismos jurisdicionados disponham de maior tempo para adequação ao novo sistema de envio de documentos "on line" ao TCE.

INSPEÇÕES - Equipes de auditores do Tribunal de Contas estarão, de segunda a sexta-feiras próximas, em 16 Prefeituras e, ainda, na Assembléia Legislativa, no Ministério Público e na Secretaria de Estado da Educação.

A iniciativa faz parte de mais um programa rotineiro de inspeções semanais da Auditoria do TCE a organismos públicos paraibanos. Serão visitados os municípios de Bayeux, Cabedelo, Cacimba de Areia, Campina Grande, Campo de Santana, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Juru, Matinhas, Patos, Pedra Lavrada, Pirpirituba, Santa Cruz, Serra Branca e Sousa.

Prefeitos de duas Cidades da Região de Sousa reclamam de cortes nas verbas do Fundeb

05/05/2009.
Os prefeitos das Cidades de Marizópolis e São José da Lagoa Tapada, Jose Vieira da Silva e Evilasio Neto o Neto de Coraci, respectivamente, estão lamentando um possível corte de recursos do Fundeb na ordem de 30 mil reais que teriam sido retirados pelo Governo Federal. Segundo os gestores municipais, estes recursos teriam sido repassados no ano passado e agora foram resgatados pelo Presidente Lula.

Segundo informações os dois estão, pé da vida com a retirada da verba repentina, que deixaram os dois com as mãos na cabeça.

Sousa Esporte Clube é recepcionado com Festa pela sua Torcida

05/05/2009.
Os gritos de "é campeão" ecoaram pelas principais ruas de Sousa, na noite desta segunda-feira (04). Assim que a delegação do Sousa Esporte Clube chegou à cidade, com a taça de Campeão Paraibano 2009, os torcedores não mediram esforços para reverenciar a conquista do Bicampeonato Paraibano da equipe sousense.

Do alto de trio elétrico, os campeões passavam pelas principais ruas, onde muitas pessoas que estavam nas calçadas das ruas vibravam com o time. Outros acompanhavam a passeata e acenavam de seus carros.

Após percorrer várias ruas a carreata foi finalizada no centro da cidade, onde está programada uma festa em comemoração ao título e segundo a organização cerca de 25 mil pessoas comparecerão a avenida para festejar junto com os atletas. A primeira vez que o Sousa foi no ano de 1994, há 15 anos que a torcida estava com o grito de campeão engasgado na garganta. Parabéns ao Sousa Esporte Clube, o único bi-campeão do sertão paraibano.

Da Redação Hidroastro B. Abrantes

PcdoB ajuíza Recurso ao TRE da Paraíba contra decisão do Juiz Eleitoral que arquivou AIME de Marizópolis

05/05/2009.
Os advogados do Partido Comunista do Brasil de Marizópolis ajuizou ontem um recurso inominado junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba recorrendo da decisão do juiz substituto da 35ª Zona Eleitoral da Comarca de Sousa Henrique Jacome de Figueiredo que entendeu pelo arquivamento da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo movida contra o prefeito José Vieira e sua filha a vice prefeita Juliene Jerônimo eleitos no último pleito de 2008.

Na decisão em primeira instancia o juiz eleitoral entendeu que matéria foi ajuizada de forma intempestiva (fora do prazo para ajuizamento) o que provocou o arquivamento da Ação. Segundo o magistrado a AIME teria que ser ajuizada no dia 7 de janeiro e os advogados do PcdoB, só ajuizaram no dia 08 um dia após o prazo porem os denunciantes alegam que no dia 7, o cartório eleitoral não funcionou no horário previsto em lei, e ao invés de fechar as 20 horas, fechou as 15 do mesmo dia o que prejudicou a parte autora da denuncia conforme Certidão acostada aos autos do processo.

Agora resta aos oposicionistas esperar pela decisão do Tribunal Regional Eleitoral, caso contrário terão que procurar uma outra forma para tentar tirar o prefeito do cargo.

Mário Gibson

Assembleia vai homenagear Creusa Pires


05/05/2009.
Uma sessão especial em homenagem à Creusa Pires acontecerá nos próximos dias na Assembléia Legislativa. A propositura é do deputado Leonardo Gadelha que classificou a homenageada como “exemplo que deve ser lembrado por todas as gerações”.

Leonardo justificou a homenagem lembrando que “Creusa Pires foi uma pessoa singular, uma unanimidade na política paraibana e um ícone de toda uma geração”. Para o deputado, com a realização da sessão a AL vai prestar “uma justa homenagem a uma pessoa que foi capaz de transitar entre as mais diversas correntes políticas que isso levantasse qualquer crítica; algo absolutamente raro na política brasileira e prova inequívoca do seu bom caráter”.

O parlamentar ainda salientou o lado social e empreendedor da homenageada. “Além de ter militado na política, ela foi uma empresária bem-sucedida e ganhou ainda mais destaque no brilhante trabalho que realizou a frente do Clube da Melhor Idade”. Para Leonardo, Creusa Pires é uma pessoa a ser reverenciada, uma história que deverá ser levada às novas gerações.

“A Paraíba e as gerações futuras precisam conhecer o legado de Creusa Pires como exemplo a ser seguido. Até mesmo em função disso é de extrema importância que a Assembléia preste esta justa homenagem a uma pessoa de tanto valor”.

Secom

PEC que aumenta número de vereadores volta a tramitar

05/05/2009.
A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no País volta a tramitar na Câmara (PEC 336/09). O texto é o mesmo aprovado no Senado em dezembro do ano passado. A PEC eleva a quantidade de vereadores dos atuais 51.748 para 59.791, além de criar 24 faixas para a composição das câmaras municipais, dependendo do tamanho da população - quanto mais habitantes, maior é o número de vereadores. O mínimo será de 9 vereadores para cidades com até 15 mil habitantes, e o máximo, de 55 vereadores para municípios com mais de 8 milhões de habitantes.

A PEC 336 é oriunda da PEC 333/04, conhecida como "PEC dos Vereadores" e aprovada pela Câmara em maio de 2008. O texto adotado pelos deputados ampliava o número de vagas nas câmaras de vereadores e, ao mesmo tempo, limitava as despesas dos legislativos municipais, proporcionando uma economia anual de cerca de R$ 1,2 bilhão.

Durante a análise no Senado, a parte que tratava da redução de despesas foi extraída da PEC, sendo aprovado apenas o aumento das vagas. É esse texto que os deputados voltam a analisar agora.

Tramitação zerada Como a PEC foi substancialmente alterada, recebeu um novo número e a tramitação foi "zerada". Ou seja, ela vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para análise da admissibilidade. Se aprovada, segue para exame em comissão especial, antes de votação em dois turnos no Plenário.

Crise A proposta de ampliação do número de vereadores foi pivô de uma crise política entre a Câmara e o Senado no ano passado. O então presidente Arlindo Chinaglia, com apoio dos demais integrantes da Mesa Diretora, recusou-se a promulgar o texto aprovado pelos senadores, com o argumento de que ele era diferente do analisado pelos deputados.

A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial da PEC 333.

Em março deste ano, as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram que os senadores vão analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta, para então remetê-la à Câmara. O Senado também desistiu do mandado de segurança no STF

Agencia Câmara

Maranhão estreou hoje seu Programa Semanal de Rádio

05/05/2009.
O governador José Maranhão estreou hoje terça-feira dia 05 de maio ás 7 da manhã, o seu programa semanal de rádio “Palavra do Governador”. Gerado pela Rádio Tabajara o programa é retransmitido toda terça-feira por cerca de 30 emissoras de rádio em rede estadual.

“Palavra do Governador” é um programa de trinta minutos de duração, sendo que nesta terça-feira de estréia, excepcionalmente, transcorreu com uma hora de duração, das 7h00 às 8h00 e ainda na abertura a participação de jornalistas convidados.

Já os jornalistas Lenilson Guedes e Edileide Villaça serão os apresentadores do programa de rádio semanal do governador que terá novo formato. A cada semana José Maranhão anunciará novidades, boas notícias de ações administrativas do Governo, contribuindo com o desenvolvimento da Paraíba.

Secom

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sousa é o único Bi-Campeão Estadual do Sertão - Valeu Dinossauro


Mais uma vez Sousa é destaque Nacional pelo seu Futebol






















04/04/2009.
Mesmo desacreditado por alguns o Sousa Esporte Clube mostrou garra e competência para conquistar o Bi-Campeonato Estadual de 2009, depois de 15 anos de jejum.

O titulo do Dinossauro Verde do Sertão foi mais do que justo, a equipe tinha a melhor Campanha, ganhou o primeiro turno, relaxou é verdade e acabou não sendo vencedor no segundo, mais tinha o artilheiro Edmundo, que marcou 2 vezes para garantir o titulo estadual. A conquista do Alviverde levou o nome de nossa Cidade Sorriso mais uma vez ao auge, foi destaque no Faustão, no Fantástico, no Bom dia Brasil e em vários outros meios de comunicação da mídia nacional.

Além da alegria estampada no rosto dos torcedores impedidos de prestigiarem o seu time na decisão pela federação que vetou as decisões em nosso Estádio Marizão e mais uma vez a raça de todos os jogadores, precisamos reconhecer a força de um Guerreiro, que fora de Campo é incompreendido por alguns, ou talvez invejado, pouco reconhecido, mais que é a grande fortaleza e alicerce do Sousa, que é o nosso eterno Presidente Aldeone Abrantes, que provou para tudo e para todos que o Sousa Esporte Clube é sua vida e não tem preço.

Mário Gibson