quinta-feira, 30 de abril de 2009

Governo estuda privatização de hotéis do Estado

30/04/2009.
O governo Maranhão III deverá privatizar os hotéis pertencentes ao Estado, a exemplo do Brejo das Freiras (Cajazeiras), Bruxaxa (Areia), além de outros dois localizados nos municípios de Pedra Branca e Monteiro. A justificativa para a venda é que são instrumentos que causaram prejuízos ao erário público.

Também o Garden Hotel ( foto), localizado em Campina Grande, também poderá ser vendido pelo governo do Estado. Atualmente, está sendo administrada por uma empresa, dentro da parceria público-privada estabelecida pela então gestão administrativa estadual.

O projeto de privatização dos hotéis paraibanos está em curso desde que o governador José Maranhão (PMDB) assumiu a administração do Estado, em 18 de fevereiro. A iniciativa, porém, não é pioneira da atual gestão, responsável pela venda da Saelpa e do Paraiban.

Falou-se na privatização da Cagepa, mas o governador José Maranhão negou, tendo afirmando que "não passa de balela da oposição". Já em relação aos hotéis, o chefe do Executivo paraibano ainda não se posicionou oficialmente a respeito do assunto.

Paraiba.com.br

Definição política no Lastro pode sair antes do esperado

30/04/2009.
A eleição só começa em 2010, mais os acordos políticos já estão bem presentes em nossa região. No Lastro, por exemplo, as negociações estão bem avançadas e mesmo antes das definições exatas dos nomes e até das coligações estes acordos podem estar mais perto do que se imagina.

Se olharmos bem o quadro político de nosso Estado observamos que se quer foram definidos os candidatos, principalmente ao Governo, mais no Lastro o apoio do Prefeito Vivaldo Diniz, da Vice Prefeita Isabeli Abrantes e do Advogado Johnson, já estão praticamente definidos, dúvida, então confira á lista:

Para o Senado, um dos candidatos é o ex-governador Cássio Cunha Lima, o outro deverá ser definido em Maio, a conversa já esta agendada com o Deputado Federal Wilson Santiago do PMDB, que também disputará uma vaga para Senador da República.

Para Deputado Federal, continua mantido o apoio a Armando Abílio, porem em caso de uma investida do petebista a vôos mais altos, como vice que é o que ele almeja, um outro candidato será procurado. Já para Deputado Estadual o nome é o do Democrata Lindolfo Pires e não se fala em mudança.

Bom e por último, para Governador, vai depender de Cássio, o que for indicado receberá o apoio de todo o grupo. Pode ser Cícero, Efraim e até o Coutinho.

Mário Gibson

Em Situação de Emergência por conta das enchentes, Prefeitura suspende Programação ao Dia do Trabalhador

30/04/2009.
A Prefeitura Municipal de Sousa vem de público informar que no dia 1º de Maio "Dia do Trabalhador" em virtude do Estado de Emergência em que se encontra a cidade de Sousa, não irá realizar eventos públicos, pois não seria justo com os desabrigados, que pela força das chuvas estão fora de suas casas.

O evento que acontecerá na Fundação Antonio Mariz, nesta sexta-feira (01/05), apartir das 9h00 da manhã, marcará a comemoração deste dia.

Desde já, gostaríamos de informar que assim que as chuvas cessarem, e nossa querida cidade de Sousa voltar a sua normalidade, e que seus filhos estejam em suas casas, no conforto dos seus lares, faremos eventos públicos para juntos com todos os trabalhadores, comemorarmos o seu dia.

Decom

Secretária de Ação Social denuncia desvio de mais de 300.000 reais nos programas Compra Direta e Comercialização Direta em 2008

30/04/2009.
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), através da representante, Rúbia Gabrielle de Souza, esteve presente no município de Sousa, nesta quarta-feira (29/05), a fim de apurar denúncias relativas aos programas federais: Compra e Comercialização Direta que são geridos pela Secretaria de Ação Social.

Conforme a denúncia formulada pela Secretária de Ação Social, Johanna Estrela, os recursos destinados aos agricultores do programa “Compra Direta” foram desviados da sua finalidade, ou seja, os recursos que poderiam beneficiar os agricultores tiveram um destino inverso do objetivo do programa.

O desvio financeiro do programa chega a RS 223.000,00 (duzentos e vinte e três mil reais) e o débito com os agricultores R$ 46.000,00 (quarenta e seis mil reais).

Outra denúncia que recai sobre a administração anterior é em relação ao programa “Comercialização Direta”, iniciativa que prevê a realização de uma “Feira” de produtos dos beneficiados pelo programa, quando no ano passado foi repassado ao município, R$ 80.000,00 (Oitenta mil reais) do Ministério do Desenvolvimento Social a Prefeitura Municipal de Sousa, onde não se tem notícia da aplicação desses recursos para o beneficiamento de qualquer agricultor do município.

A representante do MDS, diante das denúncias, Rúbia Gabrielle de Souza, fará um relatório referente a cada programa específico e enviará para análise, sendo que os programas ficarão suspensos até que as irregularidades da gestão anterior sejam apuradas. A representante do MDS também manteve contato com o Procurador do município, Fernando Botelho, onde o mesmo comprometeu-se de acionar juridicamente os responsáveis pelo suposto desvio dos recursos federais.

No fim da tarde, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Coordenador do Programa “Compra Direta”, José Ehrich de Sousa, a representante do MDS e a Secretária de Ação Social reuniram-se para tratar das soluções e alternativas para que Sousa não perca os dois programas federais, que segundo as denuncias, os desvios chegam a mais de R$ 300.000,00 (Trezentos Mil Reais).

Decom

Arthur diz que Verbas Sociais na Assembleia Legislativa é prática Legal e Antiga

30/04/2009.
O presidente da Assembleia Legislativa, Arthur Cunha Lima (PSDB), esclareceu ontem denúncias de utilização indevida de recursos pelos deputados. Segundo ele, valores elevados são empenhados em nome de um só parlamentar (a cada mês) ou de servidor para facilitar o trâmite burocrático de liberação das verbas de manutenção das atividades parlamentares dos gabinetes.

De acordo com Arthur, o dinheiro é liberado em nome de um deputado ou de um servidor, mas rateado entre todos os 36 parlamentares. Segundo ele, o procedimento é legal e histórico e ocorre “desde mil novecentos e bote força”.

Arthur disse que não seria louco para prestar contas ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) de procedimentos irregulares. Ele disse que faz tudo com transparência e a prova seria o fato de disponibilizar todas as informações no sistema Sagres Online do Tribunal de Contas.
“Portanto, não foram liberados 600 mil contos para Nivaldo Manoel ou para Jeová Vieira, mas para todos os deputados”, disse Arthur.

Portal Correio

Açudes cheios e Lagoa do Arroz está a 18 centímetros de atingir o seu nível máximo

30/04/2009.
Os nossos principais reservatórios de água do Sertão estão aumentando a cada dia as suas capacidades de acumulação. Coremas, o maior de todos eles está com uma lamina de 84 centímetros de sangria, Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, já se aproxima dos 180 milhões.

Quanto a São Gonçalo este continua sangrando com lamina de 22 centímetros e finalmente Lagoa do Arroz (foto) esta a 18 centímetros de atingir o seu nível máximo de acumulação que é de 80.220.750 m3 de água.

Mário Gibson

Primeiro jogo da Decisão entre Sousa e Treze termina empatado

30/04/2009.
A primeira partida da decisão do Campeonato Estadual de 2009 foi realizada em baixo de muita água e partida terminou empatada em 1x1. A equipe do Galo conseguiu um resultado importante e manteve a vantagem de jogar pelo empate, já para o Sousa resta apenas uma vitória dentro do “Amigão” tarefa esta que não é impossível, mais difícil.

Nos confrontos atuais o Sousa, leva vantagem e venceu o primeiro turno lá mesmo em Campina, mais também foi lá que acabou perdendo o segundo turno para o Treze.

A tarefa do Dinossauro, ficou complicada, mais ontem o Sousa, já não foi mais aquele time apático da Decisão do último Domingo e mostrou que tem condições e futebol para derrota o Galo de Campina, nada está perdido, mais é preciso primeiro jogar e só após do resultado comemorar. Ainda confio no Sousa Esporte Clube e vou ficar torcendo pelo bi-campeonato.

Mário Gibson.

Pela 4ª vez consecutiva - Prefeitura de Sousa paga salários dos servidores dentro do próprio mês

30/04/2009.
A secretaria de finanças do Município de Sousa anunciou no início da tarde desta Quarta-feira (29/04) o pagamento dos salários dos servidores municipais referente ao mês de Abril.

Segundo o Secretário Carlos Alberto (Carlinhos de Deodato) o comando será enviado logo na manhã desta Quinta-feira (30/04) aos bancos do Bradesco, e Brasil. Já os servidores que recebem por programas específicos do governo Federal, terão seus salários pagos, na próxima semana, quando forem disponibilizados os recursos.

O Prefeito Tyrone (PTB) declarou: "é um compromisso do governo municipal, sempre pagar os salários em dia, fazendo assim com que o município, e o servidor tenham credibilidade. E que melhora o comércio, e a alto-estima do bem mais precioso da Prefeitura, que é o servidor."

Decom

Prefeitos tem até hoje para entregarem balancetes de Janeiro, Fevereiro e Março

30/04/2009.
Encerra-se hoje, 30 de abril, o prazo estabelecido pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba para que as prefeituras entreguem os balancetes com os gastos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.

Com isso, alguns prefeitos ganharam mais um tempo para exibir a população como anda gastando o dinheiro público em suas gestões. O elástico prazo dificultou os trabalhos dos vereadores, que é de investigar e fiscalizar os gastos das prefeituras.

Governador vai homologar Decretos de Situação de Emergência em outros quatro municípios

30/04/2009.
A Gerência Executiva Defesa Civil estadual encaminhou para publicação no Diário Oficial decretos de situação de emergência assinados pelo governador José Maranhão para os municípios de São João do Rio do Peixe, Santarém, Triunfo e Poço José de Moura.
Segundo o gerente operacional de Defesa Civil, Antônio Cavalcante de Brito, estão sendo preparados para homologação do governador, os decretos dos municípios de Uiraúna, Bernardino Batista e Aroeiras. Já foram homologados e publicados no DO os decretos de Patos, Catingueira, Poço Dantas e Sousa.
Brito informou que a Defesa Civil recebeu solicitação de socorro para verificação de instabilidade de das barragens Passagem de Madre e do Estado, respectivamente, em Santa Terezinha e Piancó.

População recebe cestas e mantimentos
Por determinação do secretário executivo da Infraestrutura, Francisco Sarmento, a Defesa Civil mobilizou pessoal da área de barragens da AESA e da Secretaria para auxiliar as comissões municipais de Defesa Civil de Piancó e Santa Terezinha.
Equipes da Defesa Civil estadual, sob o comando do coronel Sinval Pinheiro Borges, continuam na área do Sertão paraibano fazendo levantamento da situação das áreas atingidas pelas chuvas e ao mesmo tempo distribuindo cestas básicas, mantimentos e kits de limpeza. Nesta quarta-feira (29) a ajuda foi levada a desabrigados de São João do Rio do Peixe e Santarém.

Secom